Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador reiniciando/congelando


jpassing

Posts recomendados

Olá!

Bom, tenho uma daquelas dúvidas sem respostas objetivas. Possuo a seguinte configuração:

- Placa-mãe: SOYO KT400 DRAGON ULTRA (PLATINUM EDITION)

- Processador: AMD ATHLON XP 2400+ (~ 2.0 GHZ)

- Cooler: THERMALTAKE VOLCANO 10+

- Memória (1 pente): MARKVISION 512 MB PC2700 (333 MHZ)

- Placa de vídeo: MSI GEFORCE4 TI4800SE (128 MB)

- Segunda placa de rede: REALTEK 8139

- Disco rígido primário (Windows XP): SAMSUNG (160 GB)

- Disco rígido secundário (Linux): SAMSUNG (80 GB)

- Armazenamento óptico: LG DVD/CD-RW (COMBO)

O problema é que o computador congela (sem erros, simplesmente trava) em lugares aleatórios, ou seja, já aconteceu no BIOS, no POST, no carregamento do Windows XP, dentro do Windows XP, dentro do Linux, etc. Assim, descarta-se problemas de configuração nos sistemas operacionais. Também gostaria de deixar claro que não é temperatura, pois já aconteceu logo após ligar o computador, sendo que o cooler está em perfeito estado (a temperatura fica em torno de 45 graus).

Já realizei os seguintes procedimentos, todos sem sucesso (o problema persiste):

- Remoção da segunda placa de rede

- Troca da placa de vídeo (utilizei uma GLADIAC GEFORCE4 MX400)

- Remoção dos dois discos rígidos e do drive óptico

- Limpeza dos contatos de todos os componentes

- Troca do gabinete (podia ser algum curto com a placa-mãe ou um botão defeituoso)

- Troca da fonte

- Troca da memória

- Desativação do cache interno do processador

- Desativação do ECC checking (algo assim, agora não estou lembrado)

- Aumento da tensão do slot AGP para 1.6 volts e, depois, para 1.7 (pesquisei e li que algumas pessoas tiveram problemas em voltagens padrões do slot AGP)

Resumindo, já troquei tudo, menos processador e placa-mãe. Há uma particularidade interessante, o SOYO HARDWARE MONITOR e o EVEREST indicam que a tensão do slot AGP está em 1.7 volts. No entanto, no BIOS a tensão está normal (1.5 volts). Será um simples erro de leitura? Porque antigamente (quando não havia problema) nunca notei tal diferença (no software da SOYO fica marcado em vermelho, então eu teria notado).

Meus últimos testes serão:

- Trocar o estabilizador (não sei, talvez eles esteja dando quedas de tensão)

- Underclock (baixar a tensão do processador)

Alguma ideia? Já estou vendo orçamentos... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uhm interessante!!

estude as possibilidades de ver se as voltagens da suas RAMs estão OK isso também causa travamento (as minhas estavam 2.5 e tive que colocar 2.7 para ficar 100% estavel) ..verifique se as memos aguentam uma pequena tensão maior !!!

Provavelmente é alguma instabilidade de energia .... embora quando isso ocorre geralmente dá tela AZUL mesmo no XP !!! você instalo todos os drives novos né ??? você tomo cuidado ao instalar o Linux ... já testo só com o Windows no HD ????? O linux adora dominar a MBR (o indice do HD)... e é preciso do Boot magic (estou viajando um pouco mais tudo é possivel) ...

Algum drive que está causando conflito também pode ser !!! O processador é meio antigo !! já testo ligar só as RAMs o processador (sem rede ou outras placas ..... :joia: e veja se o problema volta !!!

A Fonte é Generica .. não adianta nada você ter testado outra fonte sendo que ambas são ruins !! tem que pegar uma de 420 W reais etc....

você mora em São Paulo ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, xSQUALLx.

Sobre aumentar a tensão da memória, esqueci de citar em meu post (vou editá-lo), mas li algo a respeito sobre slots AGP. Algumas pessoas estavam com problemas em jogos, resultando em travamentos, onde foi necessário aumentar a tensão para 1.6 volts e em alguns outros casos, 1.7. Aí o problema foi resolvido. Então, acho possível que aumentar a tensão da memória ajude, embora a instabilidade tenha surgido há algum tempo, sendo que passei cerca de 2 anos sem problemas.

Como falei, estou fazendo outro teste, diminuindo a tensão do processador. Estou com o computador ligado há 5 horas e 55 minutos sem problemas. Espero que continue! Não estou mais jogando mesmo, então um clock menor não me preocupa por enquanto.

Já testei tudo que você possa imaginar, ou seja, dezenas de esquemas diferentes, todos sem sucesso. A fonte já troquei por uma decente sim, mas não deu em nada. Sobre os sistemas operacionais, descarto a possibilidade, pois o problema já ocorreu no BIOS, em boots, dentro dos sistemas, etc. Ah, moro em Santa Catarina, mas qual o motivo da pergunta? Temperatura? :)

Valeu pela ajuda, vou tentar mexer na tensão da memória!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

algo esta mal no seu pc

vai ter de verificar todo o hardwaree faça isso passo a passo

desligue todo o hardware possivel excepto o processador

limpe os terminais da memoria , e coloque apenas uma memoria

limpa a placa grafica e coloca a mesma

ligue o teclado e o monitor

arranque o pc

se não arrancar ou der beeps repare como sao estes curtos longos e numero

e veja se consegue ir ao bios , e coloque o setup de default

agora ligue a diskete e com diskete de arranque do win 98 verifique se arranca e corre

passe ao disco e verifique

va adicionando outro hardware sempre passo a passo

ate encontrar a causa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconselho que use um programa de teste como o hotcpu

www.7byte.com

Teste cada elemento separadamente.

Isto é teste o cpu no máximo

Depois teste a memoria no máximo , aqui ajuste para testes de 250 mbytes ou 512mbytes

E assim sucessivamente

Se encontra falha fica a saber o problema

Se não encontrar o programa permite ainda fazer o que se chama burn-in teste

Isto significa levar todo o pc ao máximo

Se aqui falhar e não falhar nos testes anteriores comece a pensar numa fonte nova , de maior potencia total e distribuída e de qualidade superior

Nota a medida que faz os testes convêm ir verificando a temperatura do cpu com um dos utilitários que encontra nos downloads deste site ou com os do seu motherboard se os tiver.

-----------------------------------------

outra hipotese é testarcom cd de testes com arranque por cd

como o ulltimate

http://www.ultimatebootcd.com/

aqui não tem influencia de hardware como discos etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra saber pois .... eu moro em são paulo e ajudo muita gente sem cobrar nada !! ai eu poderia ver seu pc etc....

o nico deu umas dicas legais !! tem uns programas que testam todos componentes do PC (ainda bem que seu PC ainda liga) heheheh

se não teria que ser só pelos barulhos do Speaker ou você teria que levar num técnico que tem uma placa de Post (ela fica no slot pci e indica o que está com defeito (são muito karas e só técnicos geralemente tem)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu nico! Já fiz alguns testes com alguns programas, mas não usei o que você citou. Vou tentar!

xSQUALLx, esse é o pior problema, sou técnico, tenho uma placa para ler o código do POST e não adianta. Não dá um erro específico, o congelamento sempre apresenta erros diferentes na placa POST, é complicado. Não ajudou em nada até agora, só para alguns clientes.

Obrigado pela ajuda, vou testar e ver o que acontece. Postarei os resultados aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!