Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que a NVidia e a ATI trarão com a G80 e a R600?


OPTIMUS PRIMUM

Posts recomendados

Postado Originalmente por fcontato@23 de março de 2006, 18:56

Essas especificações do R600 são puras especulações... com a R580 e o G71 não se sabia nem que a R580 teria 48 pixel shaders e 16 pipes e nem que a G71 teria 24 pipes faltando apenas umas duas semanas para o lançamento, imagina de uma gpu com mais ou menos um ano e meio antes de ser lançada.

Este post é exatamente para especular e falarmos sobre especulações; vamos lembrar que sobre o último lançamento da ATI muitas das informações tidas como especuladoras foram confirmadas e muitas outras também não. Se não fossem as especulações, que na verdade são informações não confirmadas, não teríamos sequer a noção do que viria por aí. Não esqueçamos que esta também é uma oportunidade propiciada pelo espaço dos fóruns trocar informações etc.

Vejo também como positivo que tal ação cria uma atmosfera propicia a aprendermos mais sobre os novos produtos bom como este segmento de mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpe, mas sobre o último lançamento da ATI e também o último da nVidia quase todas as especulações que saíram eram falsas. Tem 3 especulações que tem grande chance de serem reais, suporte a dx 10 (sm4), suporte a gddr 4 e arquitetura em 65nm, fora isso, duvido muito das outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por fcontato@23 de março de 2006, 20:26

Desculpe, mas sobre o último lançamento da ATI e também o último da nVidia quase todas as especulações que saíram eram falsas. Tem 3 especulações que tem grande chance de serem reais, suporte a dx 10 (sm4), suporte a gddr 4 e arquitetura em 65nm, fora isso, duvido muito das outras.

Sobre os 65nm não sei mas as placas serão dx10(sm4.0) claro, isto é certeza pois é requisito pra ser placa Dx10, também chamado Direct3D10 mais recentemente e originalmente chamado Windows Graphics Foundation 2.0.... GDDR4 é uma grande possibilidade, quase certo... E sobre 65nm eu como falei não sabia, mas seria uma ótima notícia... Não tinha lido nada ainda sobre isto a não ser pela suposta especulação das especificações da r600 que saíram ainda no meio do ano passado...

E claro, é certo que o R600 terá Shaders Unificados já que já se sabe a um bom tempo que o tecnologia aplicada no Xenos só seria passada pros pcs no r600...

A respeito do R520 e r580 eu fiquei sabendo um tempo antes de sair ainda o rt520 como seria as proporções de pixel pipelines / shaders pois no forum da futuremark já se falava nisto, tem um usuário que já tinha falado ainda antes do r520 como seria o r520 e como seria o r580, não clocks especificos mas que seria 16 pipelines / 16 shaders e depois 16 pipelines pra 48 shaders, ou seja, 1:1 e depois 1:3...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Nossas suposições quanto ao impacto do atraso do lançamento do Windows Vista estão sendo confirmadas: conforme o Boletim 540 - 07/04/2006 do Clube do Hardware (por e-mail) A ATI planeja manter o R580+ como seu chip mais

avançado até o lançamento do R600, que foi adiado para o fim do ano, devido ao

atraso do Windows Vista.

Espero termos mais noticias sobre o G80 daqui para frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pois é depois de algum tempo serm informações, surge agora uma novidade:

Conforme o site www.hardware.com.pt :

@ A nVidia já anunciou que o seu G80 não irá ser um verdadeiro GPU DX10, uma vez que não vai usar arquitectura unificada de shaders. Tambem já confirmou que o G80 iria ainda ser fabricado a 90nm, e que deverá ser lançado no final do verão. Mas não confirmou mais nada.

@ Já a ATI não confirma nem nega nada anonver que o seu R600 irá possuir 64 shaders unificados, cada um com capacidade para processar 2 ou 3 pixeis/vertex. No entanto, e pela mao do The Inquirer, chegam nos o rumores que o R600 será fabricado a 65nm e, consequentemente, terá a capacidade de funcionar a 1GHz.

qualquer novo rumor ou informação estaremos comentando aqui abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só por curiosidade.....alguem sabe como sera o sistema de dissipação de calor dessa nova geração de placas, pois ao que tudo indica elas devem vir com clock's bem altos tanto na GPU como nas memorias???? :blink:

Se realmente os cores forem feitos em 65nm, não vai ser muito diferente de hoje, se deixar a dissipação de calor até diminui, veja o exemplo dos Pentium D com 65nm da Intel, qualquer cooler box dá conta até de um overclock mais moderado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li umas notícias que diziam que as primeiras placa R600 serão 80nm, para posteriormente, apressentação ao mercado das 65nm. Só achei uma coisa estranha. Nesta mesma notícia, especulava-se que as freqüências seriam a mesma da X1900XTX. Mas falava-se que viriam com GDDR4. Se isto for verdade, porque não utilizar toda a freqüência das GDDR4? Elas não tem freqüência bem maior que as GDDR3? A Nvidia com certeza não vai deixar de aproveitar de um recurso extra como este . . .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Saíram algumas notícias no Inquirer sobre o R600, uma especulando que o R600 possa vir com 1000Mhz de clock no núcleo ou até mesmo acima disto, e com isso também se especula se ele virá com processo 65nm... A outra notícia das ultimas que vi é que o R600 permitirá crossfire sem master card, portanto sem nenhuma conexão entre as duas placas e podendo colocar duas r600 "normais" em crossfire...

ATI's R600 reaches for 1000MHz clock

R600 is ATI's first cable-less Crossfire

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... pelo visto como andam ATi e nVidia, placas de vídeos bi e/ou multi-núcleares estão cada vez mais longes de nossos pensamentos... Talvez quando chegarmos aos processadores (CPU) com oito ou mais cores, aí começaremos a ter/ver VGA's com mais que um núcleo.

Imagina uma GPU que processa 64 Shaders Unificados com uma velocidade de 1.0GHz vai consumir... :unsure:

-Bruno Inf-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

enquanto não utilizarem 512bits não vai haver nenhum salto gigantesco de desempenho . . .

concordo e digo mais,todo mundo se importa com vga e vga mas se esquecem que o maior gargalo de hoje se encontra nos processadores e ram's,sem falar do HD <_< ,então acho eu que não adianta termos um salto significativo nas vga's se o resto do micro não acompanhar.

pegue o exemplo dos consoles,o 360 tem um processador com tres núcleos simetricos com capacidade de calcular 115,2 GFLOPS,qual processador que vocês conhecem que tenha essa capacidade?(memo quando sair essas novas vga's acho que não vai ter cpu que processe tudo isso)

sem falar do ps3 que cujo cell tem absurdos 218 GFLOPS!

o barramento de memoria do 360 tem 22,4 gb/s,quanto tem hoje a memoria ddr2 1ghz?(eu não sei)

o do ps3 tem 25,6 gb/s.

o desempenho do sistema do ps3 tem 2 TFLOPS e na gpu 1,8 TFLOPS.

não estou aqui pra compara console x pc,so estou dizendo que nos console não ha nenhum gargalo.

e se as novas vga's tiverem mesmo 512bits com uma taxa de tranferencia de 200gb/s com gddr4?acho que nem mesmo um core 2 extreme vai dar conta dela nem mesmo com a ajuda da phisix.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente esta nova geração de videogames se superou no quesito potência, maquinas realmente incríveis. A pergunta é: já há tecnologia disponível para colocar um x86 com um potencial destes no mercado?

O interessante também é que cada vez mais os videogames vem disputando espaço com o PC: a ideia agora é que o PC se transforme numa espécie de "central de entretenimento familiar" e o mesmo ocorre com os novos videogames eles não servem só pra jogos.

E voltando para o tópico, a principal questão das novas placas é a relação das mesmas com sistema oper 64 bits, e consequentemente todas as atividades relacionadas ao desenvolvimento, produção e edição de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

já não é hora de aposentar o x86?

Ainda não, mesmo arquiteturas como RISC sendo superiores a x86, a maior parte dos programas atuais só é compativel com essa arquitetura(a começar pelo principal sistema operacional...), fora o fato que todos os hardwares atuais (processadores), iriam se tornar obsolentos, pela mudança de arquitetura, e incompativeis com os programas(emulação de risc é bem complicada, vide emuladores de consoles que usam processadores RISC), e a arquitetura x86 já tem uma base bem consolidada de usuarios e clientes, para comparação, seria o mesmo que querer que todos mudem para o linux, sendo que o windows é o que tem a maior de parte dos programas, e suporte, provavelmente não daria certo...

Outro detalhe é que a maior parte dos dispositivos eletronicos(excluindo-se pcs) usam processadores de instruções Risc ou cisc, processadores x86 fora dos computadores desktop não é muito usado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo e digo mais,todo mundo se importa com vga e vga mas se esquecem que o maior gargalo de hoje se encontra nos processadores e ram's,sem falar do HD <_< ,então acho eu que não adianta termos um salto significativo nas vga's se o resto do micro não acompanhar.

pegue o exemplo dos consoles,o 360 tem um processador com tres núcleos simetricos com capacidade de calcular 115,2 GFLOPS,qual processador que vocês conhecem que tenha essa capacidade?(memo quando sair essas novas vga's acho que não vai ter cpu que processe tudo isso)

sem falar do ps3 que cujo cell tem absurdos 218 GFLOPS!

o barramento de memoria do 360 tem 22,4 gb/s,quanto tem hoje a memoria ddr2 1ghz?(eu não sei)

o do ps3 tem 25,6 gb/s.

o desempenho do sistema do ps3 tem 2 TFLOPS e na gpu 1,8 TFLOPS.

não estou aqui pra compara console x pc,so estou dizendo que nos console não ha nenhum gargalo.

e se as novas vga's tiverem mesmo 512bits com uma taxa de tranferencia de 200gb/s com gddr4?acho que nem mesmo um core 2 extreme vai dar conta dela nem mesmo com a ajuda da phisix.

acho que o problema de gargalo em jogos de PC será resolvido com a geração Dx10. Os jogos vão ficar muito mais centrados na placa de video e menos dependentes do processador. Além da placa de simulação de fisica que vai liberar o processador dessa tarefa. Mesmo com a evolução lenta dos processadores , acho que não vai atrapalhar muito a evolução dos games.

Postado Originalmente por Fabio Luiz

Ainda não, mesmo arquiteturas como RISC sendo superiores a x86, a maior parte dos programas atuais só é compativel com essa arquitetura(a começar pelo principal sistema operacional...), fora o fato que todos os hardwares atuais (processadores), iriam se tornar obsolentos, pela mudança de arquitetura, e incompativeis com os programas(emulação de risc é bem complicada, vide emuladores de consoles que usam processadores RISC), e a arquitetura x86 já tem uma base bem consolidada de usuarios e clientes, para comparação, seria o mesmo que querer que todos mudem para o linux, sendo que o windows é o que tem a maior de parte dos programas, e suporte, provavelmente não daria certo...

Outro detalhe é que a maior parte dos dispositivos eletronicos(excluindo-se pcs) usam processadores de instruções Risc ou cisc, processadores x86 fora dos computadores desktop não é muito usado...

Fabio , você conhece alguma matéria comparando essas arquiteturas (X86 e RISC) ? achei algumas em sites americanos , mais não manjo muito de inglês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa eu não sabia :blink: que RISC era superior ao x86.

uma arquitetura usada no ps1 e n64.

mas um dia o x86 vai ter que dar espaço a outra arquitetura e acho que esse dia esta perto.

pedro gattas não se esqueça que a memoria ram e principalmente o HD sao os componentes que menos evoluem hoje.pelo menos não do jeito que os gamers queriao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como sempre, quando começa a se aproximar o lançamento de uma placa (embora se esperem elas pro final do ano) começam a aparecer possíveis especificações na internet... Portanto, aí vão elas, por sinal muito interessantes:

G80 specs (to be named 8800GTX)

* Arquitetura 65nm

* SM4.0 com shaders unificados

* Suporte ao DirectX 10

* 48 Unified Shader Units

* 950mhz de clock no núcleo

* GDDR4 @ 1.9Ghz

* Controlador de memória 512bit

* 512MB (controlador será capaz de ter até 1Gb em 8 módulos)

* Quad SLI Support

* No Windows Vista, G80 pode ter capacidade de fazer processamento de física

* Score Previsto no 3DMark06 (basedo em um 4800+ X2): 9500 - 10000

Data de lançamento: Esperada para o começo de novembro (próximo ao lançamento do PS3)

G90 specs (to be named 9800GTX)

* Arquitetura 55nm

* Suporte nativo parar placas Dual-core alternativas (Dual-Core G90)

* Mais de 1 Ghz de clock no núcleo

* 64 Unidades de Shader Unificados

* GDDR4 XDR2 @ mais que 2Ghz

* Suporte a Quad SLI

* Pode ter um PPU (placa de processamento de física) onboard

* Score Previsto no 3DMark06 para uma G90 Single Core (basedo em um 4800+ X2): 14000 - 16000

Data de lançamento: Esperada para a metade de 2007

Fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sempre, quando começa a se aproximar o lançamento de uma placa (embora se esperem elas pro final do ano) começam a aparecer possíveis especificações na internet... Portanto, aí vão elas, por sinal muito interessantes:

Fonte

caramba... se isso for verdade pod ser uma jogada e tanta a da Nvidia... especialmente contando com o controlador de 512BIT da memória

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sbre o video em note não falam que são todos ruins pois existe sli de 7800 se vocês quiserem comprar e so entra na www.yottaware.com.br

Realmente, só que dá pra comprar um carro com o que custa um notebook desses...Fora que se a bateria dele durar 1,5h é muito, e notebook sem mobilidade pra mim não é notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sempre, quando começa a se aproximar o lançamento de uma placa (embora se esperem elas pro final do ano) começam a aparecer possíveis especificações na internet... Portanto, aí vão elas, por sinal muito interessantes:

Fonte

ah que isso já tem ate score previsto no 3dmark06 <_< não vou levar a serio essa dai não :naonao:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ah que isso já tem ate score previsto no 3dmark06 <_< não vou levar a serio essa dai não :naonao:

EU postei por curiosidade assim que vi, mas agora vendo as discussões sobre isto nos fornuns gringos que frequento a maioria acha que são falsos mesmo... Até porque pelo que se sabe até agora a Nvidia não lançara uma placa de vídeo com shaders unificados ainda... Não com a g80.... Mas claro, sempre há a apossibilidade de surpresas né...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!