Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial - Como fazer BDVD


Posts recomendados

Poxa paulohvs, assim não dá, parece praga, faz meses que eu tento fazer um DVD bom, mas sempre dá algum pau, assim não dá. Por favor, peço sua ajuda mais uma vez.

O pau é o seguinte: eu uso o powerdvd pra fazer os testes dos DVDs pra ver se eles prestaram ou não. quando terminei o bendito DVD e fiz o teste no power os menus ficaram ótimos, os dois primeiros vídeos ficaram belezinha, mas o restante ficaram mega hyper ultra lentos e sem audio ainda por cima. Fquei muito ######, então gravei no meu DVD-RW e testei no meu DVD player, advinha, pegou muito bem, todos os episódios sem nenhum erro. Então você me pergunta, ta e por que você tá aqui então. Pelo simples motivo de o segundo menu não funcionar a música.

Explicando como foi feito o DVD: segui todos os passos na conversão dos vídeos exatamente como pediu, exceto que deixei a qualidade em 25 ( OPV settings ). O audio fui mesmo de AC3 falso. No labpro fiz do jeito que você me ensinou no post anterior ( Folow End Link to Next Movie e Go to previous movie ), como estou convertendo um anime, coloquei 14 episódios, ou seja, 14 movies. Também coloquei dois menus, os dois com músicas, o primeiro tem link pra começar do início e link para o segundo menu, já o segundo tem links para cada episódios, ou seja, cada movie.

Pois bem, é isso, por favor me ajude a me livrar dessa praga que me assola por 10 meses. Brigadão também paulohvs pelo post anterior, caso eu ache um programa que demuxe mp4 eu posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito estranho a música não funcionar no segundo menu. Em todos os casos que vi isso acontecer foi porque estava sendo usado tipos de áudios diferentes para os menus (entre menus) e para os movies. Teóricamente acho que isso não era pra acontecer. Entretanto vi todo mundo resolvendo o problema codificando todos os áudios de menus para o mesmo formato (AC3 2.0, por exemplo). O grande problema é que acho que você já fez isso, não é?

Se já tiver feito mesmo, poste umas screens do seu projeto pra eu teruma noção exata do que você fez. Passe todas as configurações que você fez para os menus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi, os áudios dos menus estão diferentes do 1º áudio dos movies. Para tentar resolver o problema, esperimente codificar também os áudios dos menus no mesmo padrão exato usado nos áudios dos movies. Não era pra ser, mas talvez isso resolva.

Fora isso, acho que a única coisa que poderia impedir o áudio de tocar é algum erro no arquivo fonte do áudio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem paulohvs, tentei mais outros testes, mas infelizmente não deu. Tentei usar todos os áudios no mesmo formato ( AC3 falso ), tentei trocar a música do segundo menu para ver se era erro com o arquivo do outro, mas tudo não deu certo. Bem, obrigado pela ajuda, vou continuar tentando, pois a esperança é a última que morre, alguma novidade eu te aviso. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bons dias caro paulohvs... Pelo que vejo ai você é umas das pessoas mais prestativas e pacientes que eu conheço... alem lógico de saber do que ta falando... hehe

Deixando os elogios de lado vou descrever meu problema.

Sempre tive curiosidade de saber como e de fazer esses dvds com filmes gigantes, mas não tinha tido a oportunidade de aprender, o maximo que eu conseguia era transformar os avi em vcd, colocar esses arquivos no dvdlab e o dvdlab transformava em arquivos pra autorar, isso numa qualidade péssima.

Li seu tutorial, achei muito interessante, parabéns... Mas to com um problema. Que já devem ter perguntado pra você.

O CCE SP Trial cria o vídeo com aquele logotipo embaixo... O CCE SP Works (essa versão crakeada da net) não funciona no EclManager(pelo menos aq não).

Tem alguma solução para esse impasse ai?? Uma que não seja: compre o CCE, custa só 50 dólares.

Tem algum outro programa que substitua o CCE com a mesma qualidade de tamanho dos vídeos?

Não conheço quase nada dessas conversões ai, o máximo que eu fazia era usar o AVIxDVD e autorar pelo dvdlab... Não tenho dificuldade na autoração, já ate fiz uns dvds muito legais, com filminho no menu e tudo...

Agora to querendo gravar usando esse tutorial seu ai, mas esse logotipo ta me tirando do serio.

Espero que você possa me ajudar... desde já obrigado! e desculpa o trabalho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe vários encoders free que podem ser utilizados junto ao EclManager, basta olhar na lista do Eclmanager v0.10b (não recomendo a 11b). Desses eu destaco o HCEnc e o AQE (AutoQmatEnc). São encoders de primeira.

O único problema ao utilizar esses encoders é que não será possível utilizar o modo QFator (no AQE até que dá, mas a qualidade fica terrível). Por causa disso, só será possível fazer encodes no modo multipass que levará um tempo maior. No entanto, se bem configurado, o modo multipass irá produzir vídeos de melhor qualidade.

Em resumo ao que você me perguntou:

Sim, existe várias alternativas free, sendo o HCEnc e o AQE os principais. Configurados de modo adequado, podem produzir vídeos até melhores do que os do CCE, só que em um tempo de encode consideravelmente maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o CCE sem chance de existir um metodo de tirar aquele logotipo sem registar ele direitinho???

Deve haver um jeito!! Mas mesmo se tiver não se pode falar aq né?!

Mesmo assim obrigado pela resposta... Vou testar esses encoders q você falou ai e continuar procurando um jeito de usar esse tal de CCE.. Rs!!

Gracias!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulohvs, finalmente eu consegui descobrir o problema que não estar dando certo, bem é claro que eu quase me suicidei depois que descobri, pois você sabe né, estava tentando até pouco etempo atrás. Bem, simplesmente é o meu DVD player ( o de mesa ) que é fulero, testei o DVD no DVD player de um amigo meu e deu certinho. Meu DVD player é um Rex, daí o motivo de ele não pegar.

Consegui fazer dois DVDs e ta belezinha, mas então, estou aqui só pra dizer que deu tudo certo??? Nada na vida da sempre certo, que pena. Bem, o meu CCE SP Trial expirou, infezlimente, então peguei um novo registrado sem problemas quanto a isso. Problema, o programa aparenta estar incompatível com o ECLManager 0.11b ( que é o que eu uso ), quando eu mando ele converter o enconder não reconhace o arquivo ECL.

Algumas imagens para você ver minha situação:

Desde já grato pela ajuda. :D

post-61053-13884931173101_thumb.jpg

post-61053-13884931173245_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, vi que na época que você fez o tutorial, você usou outra versão do Eclmanager. Imaginei que você não "fizesse" pulldown por ele porque o mesmo não tinha essa opção na versão usada.

Estou usando a versão 0.11b e gostaria de saber se há alguma diferença entre fazer pulldown no Ecl ou com DGPulldown.

Obrigado e parabéns!!! Este tutorial é a melhor coisa que encontrei desde que comecei a autorar DVDs!! Fantástico!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dausen

As configurações me parecem estar todas Ok. O único problema que poderia estar ocorrendo é se você tivesse instalado duas versões do CCE-SP e, no EclManager, estivesse apontando a versão errada.

Recomendo você a reonar para a versão 0.10b do Eclmanager.

MafeuH

Quando se seleciona o pulldown no Eclmanager essa operação será feita pelo encoder selecionado. Assim sendo, ao fazer isso, tenha certeza de que o encoder suporte o pulldown (o CCE suporta).

A diferença em se fazer o pulldown por um ou por outro é a seguinte: você provavelmente reparou que há duas formas de pulldown, a 2:3 e a 3:2. Sinceramente não sei dizer qual é a diferença, mas posso afirmar que há casos em que se deve usar um tipo e casos em que se usa o outro tipo. Felizmente o DGPulldonw seleciona o melhor modo automomaticamente (já comprovei que ele seleciona metódos diferentes quando importei os vídeos no DVD-lab PRO). Contudo, ao fazer pelo EclManager, você deverá saber qual modo escolher e marcar o correto. Fora isso, acho que não há diferenças.

Quanto ao EclManager 0.11b, essa foi uma versão que sugeri ao Latsilva (Fórum do VMesquita) fazer para oferecer suporte ao CCE-SP2 (é o sucessor do CCE-SP). No entanto, por causa de um problema, essa versão diz oferecer esse suporte mas, infelizmente, não funciona. Além disso, aparentemente surgiram alguns bugs que não existiam na versão 0.10b, a que eu uso atualmente.

Sem mais, até!

Ps: não estranhem eu estar demorando para responder agora. Como estou fazendo um curso, fiquei praticamente sem tempo para mexer no PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulohvs, consegui solucionar o meu problema, era o seguinte: como a minha versão do CCE SP passou a ser autorizada e não mais a trial o arquivo de projetos ( .ECL ) mudou um pequeno detalhe que foi crucial e que fica no início das configurações do arquivo, quando é a versão trial aparece " ; CCE SP Trial Version -- Encoder Control List " diferente da versão autorizada que aparece " ; Cinema Craft Enc. SP -- Encoder Control List " , se você alterar então somente isso a conversão dará certo, pois com isso o CCE SP vai reconhecer o arquivo normalmente. Fica então a dica, já fiz uns testes e dá certinho, garantia by dausen. :D

Bem Paulohvs, com isso eu tenho uma dúvida, já que para fazer as configurações pelo próprio CCE SP é muito limitado e não dá de fazer do jeito que você ensinou, eu ainda preciso do ECLManager no processo para fazer as configurações ao meu estilo, mas infelizmente o bandido do programa faz aquele arquivo ECL errado para o meu caso ( versão autorizada ), teria como eu mudar alguma configuração ou algo do tipo para ele começar a fazer os arquivos ECL certinhos para o meu caso? Por que ele não fazendo como eu quero eu tenho um longo processo pela frente: uso o ECLManager pra fazer o ECL com minhas configurações > modifico o ECL para o encoder aceitar ( passos do 1° parágrafo ) > depois de fazer todos os ECLs, uno todas as configurações em um só ECL ( para fazer batch list com o próprio encoder ). Como vê é um processo longo e chato, por isso recorro de sua ajuda, bem se não der agradeço de qualquer forma. :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Na verdade, pelo menos com o CCE SP2, tem como fazer um template com todas as configurações que o EclManager faz. A quesão é que dá bastante trabalho. Em um post anterior eu coloquei o template que fiz para essa versão do CCE.

O que revomendo é que você abra no CCE SP um ecl criado pelo EclManager e depois tente salvar o template em um arquivo de texto com o próprio CCE SP. Daí você terá que fazer alterações no arquivo de texto. Uma delas é apagar as resoluções (resize) para que o CCE SP automaticamente assimile a resolução vinda do script (Isso não funciona com o framerate, esse, infelizmente, deverá ser alterado de acordo com a necessidade, além do formato de vídeo tb 4:3 ou 16:9). Fique bastante atento as configurações de Picture quality e tb as matrizes que provavelmente deverão ser inceridas manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem Paulohvs, muito obrigado pela ajuda, é meio que difícil, mas vou fazer uns testes e dependendo dos resultados eu volto a postar aqui.

Eu estava assistindo meus DVDs e percebi que eles não conseguem avançar corretamente, digo, avançar avança, mas do nada quando esta avançando ele trava e vai para o menu, isso ocorre em todos os DVDs, já fiz uns testes. Gostaria de saber por que. Isso é um problema que sua origem está nesse método de conversão, ou será na hora de autorar o DVD. E esse problema não é pequeno não, por que ele não aceita que eu avance em qualquer velocidade que daí já trava e volta para o menu.

Não sei se esse problema só acontece comigo, mas não sei como resolvê-lo, por favor me ajude Paulohvs, estou aberto a qualquer sugestão. Esquenta não cara, eu esperei bastante na última vez, posso esperar mais, hehe. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Paulo, parabens pelo tutorial, já já transformei alguns arquivos AVI's para DVD.

Mas to com um probleminha em uns arquivos, eu não consigo alterar o frame rate de 23.976 pra 29,27. Eu to usando a versao 1.0.9 do DGPullDown, e já tentei converter de 23.976 -> 29,27 ; 24 -> 29,27 e 25 -> 29,27, mas o frame rate do arquivo final fica variando entre 25.10 e 25.20, é muito estranho isso, e consequentemente se eu transforme em dvd esse arquivo o video fica com slow motion.

voce já passou por essa situacao ?! tem alguma resposta pro meu problema ?!

Agradecido !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dausen

Acho que esse problema mais deve estar relacionado ao player de mesa e a mídia utilizada do que os outros processos. Depois desses é que eu suspeitaria da autoração. Isso nunca aconteceu comigo e nem com nenhum dos meus amigos e pessoas aos quais já passei DVDs neste padrão. Portanto, procure testar os DVDs em outros pleyers e, caso o problema persista, tb tente trocar de mídia, ou até gravar em outra gravadora. De fato, esse problema pode ocorrer por muitos fatores diferentes.

Marco_AM

Esse é um problema bem estranho e que nunca aconteceu comigo. Procure tentar usar alguma versão anterior do DGPullDown ou outro programa que faça isso. Se nada adiantar, o que posso recomendar é que você altere o framerate por meio do comando ChangeFPS no próprio script.

Por fim, duas observações:

1ª O frame rate padrão de vídeos NTSC é 29.97, e não 29.27 como você escreveu;

2ª você conferiu qual o framerate do vídeo de origem? Pode ser que seja 25fps e você esteja usando o programa para converter de 23.976fps para 29.97, enquanto que deveria estar configurado de 25fps para 29.97.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No próprio site do AviSynth tem um link pra baixar o manual em português; pelo menos baixei por lá e, só depois, descobri que foi um cara do Vmesquita que traduziu.

Marco_AM

Eu tenho a versão 1.0.7 aqui tb, apesar de que uso a 1.0.9 sem problemas. Manda-me uma PM com o teu e-mail que eu envio o arquivo para ti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

eu coloquei a funcao changeFPS no script como você falou e assim eu consegui alterar o framerate para 29.97, só que o arquivo ficou uns 100 mb maior. Mas mesmo assim ainda ficou bom pra mim, se eu não consegui alterar com DGpulldown eu vou deixar assim mesmo. E mais uma pergunta, você usa algum programa pra mexer no audio, principalmente pra aumentar o volume ?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso o GoldWave para fazer edições nos áudios, mas só o uso quando a fonte é stereo; quando a fonte é 5.1 eu não altero nada. Acho o GoldWave um programa muito bom. Quando faço alterações visando DVDs eu costumo usar a função "Match Volume" com o preset "Modern" para aumentar o volume e, principalmente quando são vários vídeos, nivelar o volume tb. Interessante ressaltar que no menu "Arquivo" do GoldWave existe uma função de "Batch Process" para converter vários áudios de uma só vez. Por fim, não é necessário fazer demux quando se usa o GoldWave, na maioria das vezes ele abra o áudio diretamente do vídeo.

Depois de fazer essas converções eu uso o Plugin AC3 do TMPGEnc no DVD-lab PRO para converter todos os áudios Wave para AC3.

Quanto ao K-lite, tenho usado sempre a última versão. No tuto eu recomendava uma versão anterior devido a ela ser mais leve e funcionar melhor no meu PC antigo. Com o PC novo isso não é mais necessário e estou podendo usufruir das melhorias e correções. Pela sua assinatura você tem um PC muito parecido com o meu, mudando apenas o processador (o meu é um Athlon 64 3200+), a placa-mãe (ASUS A8N-SLI Premium) e a fonte (Leadership Game 700W, também dizem ser uma Merd#; eu concordo mas até que ela tem resistido bem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!