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LED no interruptor


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......2 - Trocar o interruptor que é de 1 polo - 1 posição que chamam de simples para um de 1 polo 2 posições.

Eis o circuito.

<a  href=%7Boption%7Dhttp://img808.imageshack.us/img808/9030/circuitocorreto.jpg' alt='circuitocorreto.jpg'>

Sua solução é coerente eletricamente mas exige que se tenha, na caixa do interruptor, a presença do fio neutro, que na maioria absoluta dessas caixas pode não estar presente pois ele não é necessário ali. Só estará presente se essa caixa estiver no caminho e por ali passar esse neutro para alimentar alguma outra ponta... Nessa hora, sen neutro, tem de puxar fio extra, que não é uma solução amigável..

Ficando isso dai muito claro, ai não tem problema nenhum.. É só trocar o interruptor realmente e nas caixas aonde não estiver presente o neutro, puxar a fiação...

Se abrires a caixa do interruptor e lá tiverem só dois fios, com certeza absoluta não estará presente o neutro ai... Se tiver mais fios pode (falei pode..) estar presente o neutro também..

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Sua solução é coerente eletricamente mas exige que se tenha, na caixa do interruptor, a presença do fio neutro, que na maioria absoluta dessas caixas pode não estar presente pois ele não é necessário ali. Só estará presente se essa caixa estiver no caminho e por ali passar esse neutro para alimentar alguma outra ponta... Nessa hora, sen neutro, tem de puxar fio extra, que não é uma solução amigável..

Ficando isso dai muito claro, ai não tem problema nenhum.. É só trocar o interruptor realmente e nas caixas aonde não estiver presente o neutro, puxar a fiação...

Se abrires a caixa do interruptor e lá tiverem só dois fios, com certeza absoluta não estará presente o neutro ai... Se tiver mais fios pode (falei pode..) estar presente o neutro também..

Isso mesmo faller. De fato. Na caixa onde se tem somente o interruptor, têm-se somente a fase e o retorno. Se tiver mais de 2 fios, tem que investigar o que representam esses fios a mais. Só no caso onde se tem interruptor e tomada é que se tem o neutro. Nesse caso, seriam 3 fios e se a tomada está funcionando, é bom sinal. Se tem 3 fios sem tomada, aí sim, tem que saber o que ele representa. Principalmente se ele estiver "solitário".

Eu entendo que é chato fazer isso. No caso, por um fio para se ter o neutro para ligar o circuito indicador mas é o único jeito de se ter tal circuito funcionando sem ligar em série com a lâmpada fluorescente. Esse fio que sai do circuito indicador para o neutro, não precisa ser um fio de 1 mm. Pode ser menor já que o circuito de indicação à LED ou neon consome uma baixa corrente. O único problema como você relatou é o fato de passar um fio e não se tem guia para puxar o fio e muitas vezes, a pessoa não tem paciência ou não sabe como passar ou outro problema qualquer. Já no entanto, caixa com tomada, fica mais fácil porque o neutro está na tomada.

Achar uma solução para o interruptor simples, sem ter problemas com a lâmpada fluorescente vai dar muita dor de cabeça. Porque não tem como fazer tal tipo de ligação sem ligar o circuito indicador em série com a lâmpada.

E claro, não se tem problema com a lâmpada incandescente porque o filamento da lâmpada é parte do circuito indicador e a corrente desse circuito não é suficiente para incandescer esse filamento. Isso já foi dito, eu sei.

É mais fácil implementar isso quando a construção está no começo e se antevê tal circuito e já se coloca o fio neutro justamente para isso. Depois de tudo passado(os fios), fica a critério da pessoa que quer isso, passar o fio ou não.

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  • Membro VIP

Por isso tudo que citaste, colega Jambao, não são duas unicas formas não..

A colocação de resitor adicional de 10 K mais ou menos, em paralelo com a lâmpada deve resolver o problema sem ter de passar fiação..

Esse resistor adicional de 10K forma com aquele outro resistor, de 100K, em série com o led, um divisor de tensão de modo a jamais se ter uma tensão residual superior a 15 Volts sobre a lâmpada. Tensão na qual ela, a lâmpada eletrônica, não consegue partir seu oscilador para dar sequer aquela piscada..

Sem o resistor de 10K não se estabelece esse divisor de tensão a a tensão da lâmpada acaba ficando cumulativamente maior até que ele parte e dá a piscada que zera seu capacitor...

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Andei futucando na rede e achei um site onde tem diversos esquemas de lâmpadas fluorescentes compactas. É bom para pode usar como base para fazer o circuito indicador funcionar com o interruptor simples baseado na corrente mínima de operação dele junto com a entrada da lâmpada fluorescente compacta. De cara, já se vê que em todas elas se tem uma ponte retificadora e na saída dela, o capacitor de filtro que vai aliemntar o circuito da lâmpada.

Eis o site ---> http://www.pavouk.org/hw/lamp/en_index.html

Vamos ver agora como vamos queimar a "mufa" (cabeça) nisso sem queimar as lâmpadas compactas.

Por isso tudo que citaste, colega Jambao, não são duas unicas formas não..

A colocação de resitor adicional de 10 K mais ou menos, em paralelo com a lâmpada deve resolver o problema sem ter de passar fiação..

Esse resistor adicional de 10K forma com aquele outro resistor, de 100K, em série com o led, um divisor de tensão de modo a jamais se ter uma tensão residual superior a 15 Volts sobre a lâmpada. Tensão na qual ela, a lâmpada eletrônica, não consegue partir seu oscilador para dar sequer aquela piscada..

Sem o resistor de 10K não se estabelece esse divisor de tensão a a tensão da lâmpada acaba ficando cumulativamente maior até que ele parte e dá a piscada que zera seu capacitor...

De fato.. Concordo. São três. A primeira é a drástica. A segunda, saber os valores certos para usar com o interruptor simples e a terceira, usar o interrptor de 1 polo 2 posições no lugar do simples e sem tomada, já que com tomada, fica fácil de fazer. Por isso que informei mais algumas coisas interessantes sobre circuitos de lampadas fluorescentes compactas.

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  • Membro VIP
Vamos ver agora como vamos queimar a "mufa" (cabeça) nisso sem queimar as lâmpadas compactas.

Todas as lâmpadas fluorescentes compactas vão apresentar tipicamente aquela ponte e um capacitor na entrada. Logo após vai ter um circuito que necessita oscilar para gerar a 25 khz, mais ou menos, uma tensão para ionização da lâmpada.. Algumas necessitam romper a barreira de um diac para começar a oscilação..

É só não deixar esse oscilador oscilar..

Para quem já exercitou lâmpadas desse tipo sabe que algumas até acendem com 50 Volts na entrada e outras até apresentam o piscar se a tensão no capacitor de sua fonte chegar a uns 30 Volts. É só não deixar o capacitror chegar lá...

Por isso a sugestão que fiz... 100 K do resistor série com 10 K em paralelo com a lâmpada não vai deixar a tensão do capacitor subir acima de 15 Volts mais ou menos..

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Rafael.R

testei o circuito que você falou só que um resistor de 220k pois não tinha de 100K

só tenho a dizer que funciona perfeitamente

o led acendeu vou usar sempre agora

o led dura muito ou sua vida é diminuida por isso?

Meça a corrente que passa no LED. Aí você vai saber se ele vai ter sua "vida" encurtada ou não. Aproveita e mede também a queda de tensão no LED. Faz um desenho do circuito e veja as quedas de tensão nos resistores. Só pra adiantar... A corrente nominal dos LEd's é por padrão 20 mA. Existe um limite mínimo que na maioria é 10 mA, depende do tipo usado, afinal, são centenas de tipos de LED's. A maioria exibe uma corrente nominal de trabalho de 20 mA. Como estamos falando de um comum, um vermelho, aproveita e verifica a queda de tensão nele e a corrente que passa por ele. Essa corrente que é importante. Se estiver entre 20 mA pra baixo, ele(o LED) vai dar de 1000 a zero em Matusalém em termos de longevidade.

Nada melhor que medir pra saber das coisas certo? Ou tô errado? (Numa boa ok?)

PS - Esse termo que usei "prá baixo" ficou meio suspeito. Existe um valor mínimo de corrente que o LED acende. Na maioria é 10 mA. Abaixo do valor mínimo, ele não acende de jeito nenhum..

Só mais uma lembrança... A tensão aplicada no circuito é CA. A corrente que vais medir no LED é a mesma que passa nos resistores e o LED por ser um diodo, só deixa passar a corrente num sentido, portanto, a corrente tens que medir em DC e a queda de tensão nos resistores é medida em CA.

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KKKKKKK! Funcionou? Um barato né. Pois é funciona mesmo. O led acende em corrente alternada. Se alguém tiver uma boa explicação me avise, gostaria muito se saber.

Se o LED vai durar muito, não sei dizer. Acho que sim pois tenho um aqui ja mais de 2 anos funcionando direto, 24hs.

A primeiora vez que fiz o teste usei um resistor de 560K e o led acendeu meio fraco. Cheguei a baixar o valor do resistor para 30K e (na época) sem muita teoria defini um valor padrão de 100K. Mas você pode ver que o brilho é praticamente o mesmo com 100K ou 220K de resistência.

Não funcionou com led de alto brilho. Este sim vai um diodo e um resistor entre 10K e 30K. Led pisca é mais "esquisito" ainda. Fui instalar um numa máquina de solda elétrica ja que o ruido do maquinário onde trabalho fazia eu esquecer esta ligada, então um led pisca ajuda muito. O estranho é que retifiquei com meia onda e as piscadas ficaram intermitentes e oscilavam mais quando uma lãmpada florescente acendia em cima kkk. Coloquei uma ponte retificadora pequenina ai ficou jóia.

Vixi me empolguei.

Abraços!

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Fica tranquilo que esse LED dura muuuuuuuuuuuuito tempo.

Fiz o desenho do circuito para quando alguém quiser saber como é feito já tá aqui. De acordo com as normas de segurança. Retorno no centro da lâmpada, neutro na rosca da lâmpada. Com base no desenho, analise e saiba por antecipação, principalmente nos pontos A e B qual a tensão presente nesses pontos. Principalmente com o interruptor fechado. Com a lâmpada ligada, qual a tensão presente nesses pontos? E nos pontos C e D? Qual será a tensão presente nesses pontos? Mesmo sem medir? Veja que o ponto D é a fase. E o ponto A é o neutro. veja que o ponto A é um ponto perigoso. Qualquer contacto com esse ponto pode dar problemas, portanto, essa conexão tem que ser isolada por causa do terminal do LED. Se esse terminal encostar na carcaça da caixa metálica pode acontecer um curto. da mesma forma, o terminal do anodo que vai ligado ao resistor. Esses pontos tem que ser muito bem feitos e isolados para não ter problemas. Por isso fiz o desenho para que ele seja bem analisado.

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Quando engatinhava na eletrônica me surgiu a simplória ideia de que se um led é um diodo ele se "polarizaria".

Post #18.

Então o que eu imagina quando entendia menos ainda estava certo. Foi a única explicação plausivel que achei para o led acender em corrente alternada.

Se alguém perceber o led piscar devido a inversão de polaridade da rede AC, pode colocar um capacitor em paralelo com ele. Como o capacitor vai atuar em AC o valor eu passo para os mais experientes.

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O LED acende em CA porque ele é um diodo. Daí seu nome. Light Emitter Diode. Diodo emissor de luz

por isso indaguei o Rafael.R que o led não ia acender e ia fritar

pois ele é um diodo mas um diodo que aguenta apenas 5 V de tensão reversa ou seja na tomada ele vai incarar 179V tensão de pico da onda senoidal entendes

na teoria era para ele fritar ele suporta apenas 5V de tensão reversa (até um pouco mais)

mas ta encarano 179

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Ele não está encarando 179 volts ou mais. Veja que existe uma rede resistiva que além de controlar a corrente que passa pelo LED, esses resistores fazem a queda de tensão para que somente no LED tenha a tensão à ele atribuida. A não ser que eu esteja errado.

Um exemplo com lâmpada incandescente...

Digamos que uma determinada lâmpada tenha queimado, ou seja, o filamento rompeu-se. Por que? Ora... velhice, tensão abrupta, etc, não vem ao caso agora. Aí você precisa trocar essa lâmpada mas não tem a lâmpada apropriada para a tensão de trabalho. Digamos que a tensão da rede seja 220 mas a lâmpada que você tem de reserva seja para a tensão de 110 volts. Mas, você mais que esperto, sabe dar um jeito. Calcula a corrente que passa pela lâmpada em 110 de acordo com a dissipação dela, digamos que seja de 100 watts. O que você faz? Faz um divisor resistivo. Não tem a lâmpada com a tensão de trabalho no momento. É noite e as lojas estão fechadas mas você tem um punhado de resistores de várias dissipações e vários valores. Então você calcula o resistor adequado para passar a corrente devida pela lampada de 110 volts e ao mesmo tempo divide a tensão também. Saber calcular e entender redes resistivas é um passo para começar a entender os circuitos transistorizados. É muito bom fazer exercicios tanto no papel quanto começar a "brincar" com resistores justamente para entender essas coisas. Não há segredo. E é um passo, um grande passo para entender o "veio" Ohm, o "veio" Kirchoff e logo após titio Tevenin e Norton.

Com base nisso, vejam qual o valor que tenho que usar para uma lâmpada de tensão de trabalho em 110 volts de 100 watts de dissipação para usar numa rede em 220 volts e me digam qual o valor do resistor e sua dissipação. vejam bem. Isso é provisório porque é noite e nenhuma loja está aberta.

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  • Membro VIP

Ligar led em AC somente com resistor equivale a decretar sua morte prematura.. Grande parte dos filtros de linha do mercado, principalmente esses mais comuns de R$ 10 a R$20, se valem desse expediente para ligação do led..

Problemas:

1) Seu brilho será fraco, com certeza, pois 127 Volts divididos por 100k que seja, resulta em corrente menor que 2 miliAmperes. Agregue-se a isso o fato do led trabalhar, acender, por meio ciclo somente, em função da corrente alternada..

2) Leds são especialmente vulneráveis a tensão reversa. 100% das vezes que um led morre, nesses casos dai, é por causa da tensão reversa sobre o mesmo. Claro que o resistor série atenua um pouco o problema, mas muito pouco. Não fosse ele (fosse um resistor corretamente dimensionado para 20 mA) a queima seria imediata..

É por isso que se vê tanta gente reclamando por ai nos fóruns de que seus filtros de linha ainda funcionam mesmo o led tendo apagado.. (claro, ele queimou por tensão reversa...). Só eu já respondi inúmeros tópicos citando o mesmo problema...

Funciona??? Sim, funciona..

Vai durar??? Com certeza absoluta, não vai durar mesmo.. Às vezes é questão de semanas.. Ou seja, um led que é dimensionado para durar 100.000 horas com corrente nominal de 20 mA acaba durando menos de 500 horas e isso com correntes de menos de 10% de sua corrente nominal..

O modo correto de se ligar um led em AC 127 Volts por exemplo, passa por:

Alternativa 1) Retificar em onda completa, para diminuir o cintilar desse led, com uma ponte de diodos e colocar um resistor dimensionado para oferecer 20 mA. R=127/0.02=6k8. Potência do resistor = 127 x 127 / 6.800 = 2,4 Watts (coloque então um de 6k8 x 5 Watts..

Eventualmente se pode reduzir o brilho do led pela metade. R= 127/0,01 = 12.000 ohms

P= 127x127/12.000 = 1,4 Watts. Coloque 12k x 2 Watts

Alternativa 2) Tolerar o cintilar do led colocando somente um diodo em antiparalelo com o mesmo (para proteção contra a tensão reversa)

Alternativa 3) Para minimizar a dissipação térmica, sobre o resistor série com o led, usar parte da limitação de corrente com a aplicação de Xc equivalente( Xc é a reatância capacitiva de um capacitor, ou seja, a resistência a passagem de corrente alternada de determinada frequência que esse capacitor oferece. )

Ai é algo como isso dai:

Ledem127VAC.jpg

A reatância capacitiva pode ser calculada desse modo: Xc = 1 / [2 x pi x f x C]

Xc = 1 / [ 2 x 3,1416 x 60 x 0,00000033 ]

Xc = 1 / 0,000124344

Xc = 8.042 ohms

Agregando os 1k5 fica uma resistência total de 9.542

Corrente do led = 127/9.542 = 13,3 mA

Desse modo, cuidado.. Leds sim funcionam direto no AC com resistor de alto valor em série e nada mais. Não duram muito, mas funciona.

Diria, é a maneira errada de projetar.. Não atende minimamente as exigência e limitações desse led..

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O Fôrum tem o lado bom e o ruim. O lado bom é o compartilhamento de conhecimento. O lado ruim é o compartilhamento de ignorância. Eu sabia que um led ligado somente com um resistor em 110V AC não é correto. Só não sabia explicar! Mas funciona.

Tive duas ou três situações em que a caixa do interruptor estava tão apertada que a solução para um led indicativo foi a do modo em questão. Nunca disse que era a melhor ou a mais correta maneira de faze-lo, mas sim que era mais uma opção. Faller explica isso de modo competente e catedrático no post acima.

Apesar do tópico ter inclinado um pouco nesse fato curioso, eu mesmo recomendo fazer como manda o figurino: Alimentar o led com corrente contínua sempre. Se usar com um capacitor em série (como também no desenho acima) ainda elimina o problema de dissipação do resistor.

Essa sim é a maneira correta de funcionar um led em 110/220V. Mesmo eu tendo uns funcionando somente com um resistor a mais de dois anos.

Abraço a todos.

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  • 4 anos depois...

Sempre esta falando no circuito do led para ligação em 110/220 volts 50/60hz, porém tem uma coisa que ninguém ainda não resolveu.

 

1 - o led fica piscando no interruptor (você nota mais a noite no escuro).

 

2 - a lâmpada econômicas quando esta com interruptor desligado fica piscando, este é o problema do circuito, tenho lido várias postagens sobre o tópico de LIGAR LÂMPADA LED EM 220V, mais até o  momento não consegui achar a solução. se alguém tiver a solução posta neste post. obrigado.

 

3 - nas lâmpadas incandescente não tem problema.. funciona 100%.. mais não existe mais este tipo de lâmpadas e gastam.

 

obs. estou usando lâmpadas econômicas Osram, Empalux,  220 volts 30 w 6400 lux.

 

 

outra coisa, tem fórum que fala em colocar interruptor bipolar, etc.

 

 

 

 

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