Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LED no interruptor


Posts recomendados

  • 2 anos depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Mas a tensão é bem alta.

E a resistência também... Na dúvida calcule a potência em um resistor se você coloca-lo (resistor de 220K) em 220 Volts, direto na tomada, quanto daria..

A potência total seria 220 x 220 / 220000 = 0,22 Watts, isto é menos do que 1/4 de Watt. E ainda teria a lâmpada neon.. então a potência dissipada seria menor ainda..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Olá amigos.

esse tópico começou em 2006 e parou em 2008 resolvi subir ele agora em 2011 pelo fato que montei o circuito e estou com duvidas...

Bom é o seguinte.

Nosso amigo jefersonap sugeriu um circuito utilizando uma lampada neon mais uma resistencia de 100k em paralelo com o interruptor.

montei o dito cujo...

mas o neon fica oscilando seu brilho, e a lampada fluorecente fica piscando !

e agora ? tem como solucionar isso ou fica descartado a ideia de se usar neon sem série com a fluorecente ?

Eu entrei na internet procurando justamente esse circuito que o faller postou.

com capacitor diodo etc... eu já o tinha visto quando comecei a mexer com eletrônica a ums 12 anos atrás...

mas como o amigo cabteixeira já adiantou que esse também vai da problema nas Fluorecentes, o que eu faço?

O interruptor aqui é simples,(externo, 1 sessão com 1 tomada femea).

ou seja , eu já tenho fase e neutro a disposição. vou então deixar o neon aceso direto.

Faller, qual resistor eu uso nesse neon para deixar ele ligado direto na rede. consumindo o minimo possivel.

Á...

á lampada que estou usando é da marca Golden

30W,127V/6500K

FN50/60hz FP>0,5

Tc 65°C Ta 0 a 45C°

I=401mA BF10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte: Quando o interruptor estiver aberto, a corrente passará pela lâmpada florescente e terá uma resistência ai. Faça o seguinte teste: Substitua essa lâmpada por uma incandecente.

Eu ligo leds em 110/220V com um resistor em série apenas entre 100K e 220K, tanto faz, sem diodo e até agora funcionou perfeitamente nas cores azul, vermelho, amarelo e verde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael.R

Eu sei que com a incandecente o problema se resolve....

mas quero para a fluorecente mesmo.

Agora me diga.

qual circuito tem menos consumo?

um led ou uma neon ?

qual tem maior vida util para ficar ligado direto ?

até porque quero colocar ele dentro do interruptor e esquecer dele lá !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara os interruptores tem três posições faça tipo assim quando estiver em uma posição liga o led com o circuito postado pelo faller e quando estiver na outra liga a lampada fluorescente não vejo como prejudicar os reatores com esse jeito de fazer

vi que o led tem que estar ligado quando a lampada estiver desligada esse modo atende o que quer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a minha discreta experiência em eletrônica eu colocaria um led, pois até hoje já vi muitos neons queimarem por tempo de uso, mas nunca vi um led queimar.

Quanto ao led no interruptor me ocorreu a seguinte ideia agora. Tente montar da seguinte forma como na imagem abaixo, eu testaria com prazer mas não tenho tempo agora, se você puder nos diga.

Em meus teste antigos ja liguei um led em 110V com um resistor de 220K, sendo assim, um resistor ficaria em paralelo com a lâmpada e o outro em série com o led. É possivel que se possa remover o resistor em séri com o led ja que tem aquele em paralelo com a lâmpada. Mas como eu disse precisava fazer testes. Por curiosidade farei no final de semana.

lednointerruptor.jpg

Montei algumas extenções para tomadas com um led indicando se ela esta plugada ou não. Sem diodo, sem nada. Só com um resistor. Funciona assim a mais de ano. Uma delas fica 24Hs ligado. Curioso né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro rafael.R a um problema no circuito que postou

led é um diodo então ele conduz polarizado de um lado e do outro ele bloqueia a tensão como um diodo comum ai que ta o problema a tensão reversa que ele aguenta é em torno de 5V ou até um pouco mais mas no teu cisrcuito ele tera que dar conta de 179 volt's que é a tensão de pico da onda senoidal em 127V

me desculpa se de alguma forma pareci grosseiro:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De maneira alguma colega mister nintendo. Eu sei que o led é um diodo e que funciona polarizado, mas se possivel faça um teste com um led vermelho fosco por exemplo. Eu ja fiz vários e os tenho funcionando como escrevi acima.

Quando engatinhava na eletrônica me surgiu a simplória ideia de que se um led é um diodo ele se "polarizaria". Eu também não sabia os cálculos da lei de ohms, mas queria colocar um led em 110V. Então fui fazendo testes com resistores de 560K e baixando. Sem diodo polarizando. Funcionou na primeira tentativa logo de cara. Então eu baixei até 100K e tanto o led como o resistor permanecem frios.

Tenho um estabilizador antigo que atraves de um relê alimentado pela fonte de meu pc, chaveia meu aparelho de som. Se eu ligo o pc, ele liga o som. Se programo o pc para desligar sozinho, ele desliga o som também. E nele esta mais um led, 24hs. Estou convencido que funciona

Sei que é muito curioso e nunca vi ninguém indicar algo assim. Isso saiu da minha "cachola". Mas insisto, faça o teste e vai dar risada.

Obs: Não funciona com led alto brilho nem led pisca-pisca. Este ultimo eu só consegui ligar em 110v com retificação de onda completa em série com um resistor de 10K x 10W.

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem.. Com lâmpadas incandescentes todos já concordaram que funciona com led, com neon, o que seja..O problema é operar com lâmpadas eletrônicas..

Ai tem de testar.. Lâmpadas eletrônicas tem de cara uma fonte de tensão (retificador e filtro) Qualquer que seja a razão da passagem da corrente, via resistor ou led, sempre vai existir uma corrente a carregar o capacitor de entrada da fonte da lâmpada. Claro que ela não vai acender mas o mais comum é ela piscar de tempo em tempo, pois o capacitor vai se carregando e tão logo atingida uma tensão mais ou menos alta (vai variar de lâmpada para lâmpada, de fabricante para fabricante, ela a lâmpada, vai dar uma piscada aonde se descarrega seu capacitor e o ciclo reinicia. Se isso não atrapalhar, é uma alternativa, tanto para led quanto para neon..

A lâmpada neon pode ser usada com corrente menor que a do led, minimizando o problema..

A saída que o Rafael.R apresentou é boa mas tem de baixar o valor do resistor em paralelo com a lâmpada, aumentando portanto o consumo.. Talvez um resistor de 10K x 5 Watts para 127 Volts, e de 22k x 5W para 220 Volts, em paralelo com a lâmpada, elimine esse piscar da lâmpada eletrônica quando desligada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tem 2 formas de resolver esse problema. Uma é drástica e a outra é a troca do interruptor simples por um adequado aos circuitos com lâmpadas fluorescentes.

1 - Drástica

Não usar lampadas fluorescentes ou o que for semelhante e sim usar lâmpadas incandescentes. Acaba-se o problema e continua-se com o mesmo interruptor, o simples ou de 1 polo - 1 posição.

2 - Trocar o interruptor que é de 1 polo - 1 posição que chamam de simples para um de 1 polo 2 posições. Esse interruptor é usado nos sistemas de ligação threeway. A fase liga-se no polo central do interruptor. Um dos polos vai ao retorno da luminária, seja fluorescente ou não e o outro polo vai para o circuito da lampada indicadora seja a neon ou LED. Óbvio que se um dos polos é usado para a lampada indicadora, a outra ponta do circuito da lampada indicadora vai para o neutro. Aí acaba-se o problema pois quando se liga a lâmpada principal (seja fluorescente ou não) o circuito da lâmpada indicadora não atua. Quando se desliga a lâmpada principal, atua-se o circuito de indicação. Essa informação foi dada a tempos atras mas não entrou-se em detalhes. É a única maneira de se ter a indicação com lâmpadas fluorescentes pois o circuito de indicação está separado e obviamente, não fará parte do circuito principal.

Eis o circuito.

<a  href=%7Boption%7Dhttp://img808.imageshack.us/img808/9030/circuitocorreto.jpg' alt='circuitocorreto.jpg'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!