Ir ao conteúdo

XP64 é viável instalar agora?

Diba

Posts recomendados

Postado

O XP64 iria rodar a todo vapor em maquinas 64bits executando os aplicativos também de 64bits, mas como ainda não estão no mercado os prog. como: Office, players, navegadores e outros básicos que não devem faltar no micro e que ainda não são de 64bits, (eu ainda não vi!) o XP64 tem que trabalhar EMULANDO para 32bits, deixado-o com o freio de mão puxado, resultando em uma velocidade menor que o XP32. <_<

Postado

Na verdade não é bem assim. O sistema operacional em si já é mais rápido, uma vez que ele se comunica a 64 bits com o hardware. Além do mais, quem gerencia a utilização da memória é o sistema e, mesmo rodando uma aplicação de 32bits, se comunica a 64 com ela. Quanto a aplicativos, é verdade que existem poucos, mas o navegador, o antivirus e o antipragas que uso são em 64 bits.

Fiz um tópico para o pessoal colocar os programas que usam nele, e os que testaram e não são compatíveis também. Dê uma olha aqui nos tópicos e ajude colocando seus programas. Quanto mais a comunidade conhecer, melhor será pra todos.

Postado

Obrigado pelo esclarecimento, mas na primeira tentativa de instalar o XP64, tive problemas com as Barra de rolagem, elas não deslizavam suavemente e sim com saltos, como se meu equipamento tivesse com pouca memória de vídeo. Devido a esse inconveniente, instalei o XP32.

Postado

Olá ! estou usando o windows professional x64 (inglês)

por sinal é muito bom, a minha placa-mãe e outros componentes tirando a multifuncional já vem com os drivers para x64.

EDITADO: Achei o driver pra a minha multifuncional... agora ta funcionamdo legal!

Abraço

:-BEER

Postado

Após achar o driver para a minha multifuncional, tudo ficou beleza. O boot é rapidíssimo e já estão surgindo funcionalidades para 64 bits. O half life2, por exemplo, já utiliza os 64 bits. Todos os jogos que comprei funcionaram maravilha. O único medo é na hora de comprar hardware.

Postado
Postado Originalmente por carlosrb4@25 de abril de 2006, 19:06

Após achar o driver para a minha multifuncional, tudo ficou beleza. O boot é rapidíssimo e já estão surgindo funcionalidades para 64 bits. O half life2, por exemplo, já utiliza os 64 bits. Todos os jogos que comprei funcionaram maravilha. O único medo é na hora de comprar hardware.

Uma forma de se ter segurança quanto a isso ao comprar hardware, e é a que eu uso, primeiramente eu pego o modelo, vou ao site do fabricante e procuro se tem drivers para o XP 64. Em caso afirmativo, compro o modelo em questão.

Postado

Vale a pena instalar numa outra partição ou disco rígido,para ir sentindo o esquema desse novo sistema.Mas acredito não ser nada tão assustador assim não.

Vou instalar aqui,mas acho que de cara vou ficar sem internet,pois uso a rádio,com uma placa samsung swl 2300p.Achar o drive pra isso vai ser uma jornada longa.Outro problema é a placa de tv pixel view mpeg2.Outra batalha longa atras dos drives.Mas vamos a luta né?O negócio é ficar atualizado.

Postado

Bem...

Minhas primeiras experiências com o Windows XP x64 não estão sendo tão boas quanto eu esperava.

Antes de mais nada, vou passar a configuração da minha máquina, pois isso é muito importante nesse assunto aqui discutido:

AMD Athlon 64 3200+ 939

Asus A8N-SLI (será trocada por uma A8N-SLI Premium)

2x512MB DDR 400 a 128bits (Dual Chanel)

HD 80 GB Samsung modelo HD080HJ (nativo SATA II)

Geforce 6500 256MB da XFN

Som e rede on-board

Obs: Primeiro utilizei o Windows XP Professional SP1 sem atualizar nada do S.O, só atualizei a suite completa do McAfee 2006. Só depois de testes é que instalei o WinXP Pro x64 para poder traçar um comparativo.

Primeiramente, achei muito estranha a questão do boot. Eu imaginava que seria um boot estremamente rápido devido ao sistema ser de 64bits e também pelo que vi em fóruns. Contudo, isso não foi o que aconteceu. O boot do x64 foi muito mais lento do que o do Pro SP1. Levando, no mínimo, 4 vezes mais tempo.

Depois do boot, o desempenho do S.O é ótimo, no mínimo igual ao do SP1. Como acontece e já tem dito em alguns tópicos, há programas que funcionam e outros não funcionam. Aqui eu só gostaria de ressaltar o melhor funcionamento de alguns programas, como o Nero 7 Ultra Edition. Somente no x64 é que apareceu uma tela na instalação para se desabilitar o Nero Scout. Nem no SP1 e nem no SP2 essa tela aparece. O único inconveniente é ter que alterar o idioma depois de instalado, mas isso é o de menos. Outro programa que funcinou melhor foi o jogo Need For Speed Underground 2. No SP1, sempre que se abriam as SMSs do jogo, dava uma pequena travadinha. Já no x64 não há nenhuma travada, tudo flui normalmente. É importante ressaltar que isso não tem nada have com as configurações de detalhamento do gráfico que, por sinal, devem ser iguais nos dois sistemas (o x64 não melhora o desempenho gráfico desse jogo, pelo menos no que eu percebi). O Underground também me pareceu beneficiado rodando sem nenhum engasgo de processamento.

Agora, o principal motivo que me fez testar o x64 é para encodamento de vídeos AVI para o formato de DVD. Utilizando o mesmo conjunto de programas (Avisynth+EclManager+CCE SP 2.70) nos dois S.O, o desempenho no x64 foi pior. Enquanto obtive uma velocidade média de 1.66 para um determinado vídeo no SP1, no x64 a velocidade média foi de 1.30 para o mesmo vídeo (quando falo vídeo, estou me referindo ao script AviSynth). Só para não ficarem perdidos, o CCE média a velocidade de tal modo que 1 equivale a 100%, ou seja, encodando com velocidade igual a 1 irá demorar o mesmo tempo de duração do vídeo, ou seja, um vídeo de 30min demorará 30min para ser encodado nessa velocidade. O mesmo vídeo em uma velocidade de 0.5 demoraria 60min (1h). Só para se ter uma ideia, nas mesmas configurações, só que reduzindo a velocidade da memória de 400 para 200, o desempenho no SP1 é de 1.40, ainda superior ao do x64 trabalhando com a memória a 400.

Sei perfeitamente que o CCE é um aplicativo 32bits e acredito que uma versão dele em 64bits teria um desempenho muito melhor (espera-se teóricamente o dobro). Contudo, fica ressaltado aqui de que nem todos os aplicativos de 32bits rodarão com o mesmo desempenho que possuem quando instalados no XP Pro SP1. Já outros rodarão levemente melhores, mas nada impressionante. Creio que, para impressionar, só mesmo os aplicativos nativamente de 64bits. Pelo menos por enquanto, não estou vendo uma vantagem prática em se migrar para o x64 (pelas ferramentas que utilizo), algumas coisas pioraram, outras melhoraram, mas acho que, de um modo geral, é preferivel manter o SP1.

Essas são as minhas primeiras impressões. Quando a trouxerem a minha máquina de volta (como disse, foi trocar a placa-mãe), continuarei testando o x64 para formar uma conclusão mais concreta.

Sem mais, até logo.

Postado

Instalei aqui num sempron 2800+ com 512mb de memória e não achei esta maravilha que se divulga por ai não.Não deu aquela revolução que deu na mudança do 98 para o NT.Ta quase que a mesma coisa do xp 32.Posso esta enganado,mas essa foi minha primeira impressão.

Postado
Postado Originalmente por renercarvalho@27 de abril de 2006, 12:48

Uma forma de se ter segurança quanto a isso ao comprar hardware, e é a que eu uso, primeiramente eu pego o modelo, vou ao site do fabricante e procuro se tem drivers para o XP 64. Em caso afirmativo, compro o modelo em questão.

Valeu. É que dá uma preguiça navegar nesses sites. Alguns deles são extremamente difíceis de você achar qualquer coisa, mas é o jeito.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!