Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

80C é uma boa temperatura certo?


rph-rj

Posts recomendados

Olá galera, em primeiro lugar eu gostaria de me desculpar por mais um tópico "Socorro meu processardor está muito quente!" (devem aparecer uns 5 desses por dia aqui) mas eu passei um tempinho na pesquisa e acabei não indo muito longe...

Bom, o negócio é que meu processador sempre foi meio esquentado. Eu acabei de botar mais um HD no meu PC e isso, pelo jeito, piorou a circulação de ar deu uma esquentada a mais nele.

O que aconteceu foi que eu estava trabalhando e de repente meu PC desligou. Eu esperei alguns minutos e liguei de novo aí mandei o Asus Probe dar uma olhada enquanto eu rodava um jogo não muito pesado. Passados uns 3 minutos o Probe pulou na tela indicando que o processador estava a 80+ graus!

Aqui vão alguns fatos resumidos:

- Eu abarrotei um pouco mais o interior do meu PC e o processador bateu 80C

- O CPU tem como vizinhos 2 fans jogando ar para fora (fonte e case)

Dados:

AMD Athlon XP 2400+ (a 2GHz)

Thermaltake Volcano 8 Slim

Ok, então o que eu devo fazer:

Passar mais pasta térmica?

Inverter o fan da case?

Comprar um cooler novo (qual?) porque esse não dá conta do trabalho?

Valeu!

PS: meu PC está agora com a case aberta e um ventilador apontado pro processador e a temperatura (de acordo com o Asus Probe) está estável em 51C (só tem Firefox rodando) meio alto ainda né?

post-72187-13884910682275_thumb.jpg

post-72187-13884910682734_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rph-rj@21 de abril de 2006, 19:25

Dados:

AMD Athlon XP 2400+ (a 2GHz)

Thermaltake Volcano 8 Slim

Ok, então o que eu devo fazer:

Passar mais pasta térmica?

Inverter o fan da case?

Comprar um cooler novo (qual?) porque esse não dá conta do trabalho?

Valeu!

PS: meu PC está agora com a case aberta e um ventilador apontado pro processador e a temperatura (de acordo com o Asus Probe) está estável em 51C (só tem Firefox rodando) meio alto ainda né?

Em 1º lugar dá uma limpada no dissipador, pelo que pude ver na foto, está bem sujo e isso atrapalha a ventilação.

Passar mais pasta térmica não resolver, você pode trocá-la, sempre lembrando que você deve passar apenas uma fina camada, mas bem fina mesmo, o excesso vai apenas atrapalhar.

Esse cooler da traseira o ideal é que fique como exaustão, mas nada impede você de inverter, porém ele irá direto pra fan da fonte.

Não troque o cooler por enquanto, limpe, se possível faça a lapidação da base, passe uma boa pasta térmica, Akasa ou AS5 e faça o teste.

Pelo fato de, com a lateral aberta, a temperatura baixar assim, de 80º pra 51ºC, com certeza você poderá melhorar bem a ventilação interna, organize os cabos e leia outros tópicos sobre o assunto.

ABS e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, obrigado pelas dicas!

A ventilação interna não parece ser O grande fator pois a temperatura caiu para ~50C porque eu coloquei um ventilador virado pra dentro do PC, desligando esse ventilador a temperatura volta para os 60 e poucos graus idle e passa dos 70 em stress, mas com certeza abrir a case ajuda.

Bom, eu vou tentar limpar o dissipador a trocar a pasta térmica e volto a postar os resultados aqui.

Valeu!

PS: 2250MHz é over ou é o clock máximo normal do AXP 2400+?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

troque esse cooler AGORA!, e use artic silver 5 ou akasa ak-450.

aqui vai um modelo completo de refrigeração:

cooler de boa qualidade para o processador (zalman cnps 9500cu, 7700cu, 7000cu.)

cooler na parte de cima jogando o ar para fora

cooler na lateral juntamente com um duto jogando ar para dentro

cooler frontal jogando o ar para dentro

cooler traseiro jogando o ar para fora

verifique a aplicação de pasta termica se possivel substitua-a por uma artic silver 5 ou uma akasa AK-450

cooler de cobre para placa de video (evercool você-re)

dissipadores para memorias da placa de video

dissipadores para mosfets da placa mãe

dissipadores para memoria ram

cooler de hd

se ficar muito barulhento experimente:

forrar o gabinete internamente com EVA ou cortiça ou manta

colocar coolers maiores e baixar a tensão dos mesmos ou usar controlador de fan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rph-rj@21 de abril de 2006, 20:41

A ventilação interna não parece ser O grande fator pois a temperatura caiu para ~50C porque eu coloquei um ventilador virado pra dentro do PC, desligando esse ventilador a temperatura volta para os 60 e poucos graus idle e passa dos 70 em stress, mas com certeza abrir a case ajuda.

Geralmente, quando a temperatura interna cai dessa maneira com a lateral aberta, mesmo com ventilador ligado, é um indicativo que a ventilação interna pode ser melhorada, mas cada caso é um caso.

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, primeiramente eu removi o cooler+dissipador e descobri que havia pasta térmica o suficiente para encher um tubinho vazio

Então, separando o cooler do dissipador eu percebi que havia uma bela camada de poeira carbonizada nas paletas que eu tentei remover com jato de ar mas acabou que não adiantou muito

(percebe-se também que eu sou um excelente fotógrafo e que lembrei de ligar o macro da câmera)

Depois de limpar e repassar pasta no que devia eu remontei e liguei de novo. Botei o jogo para rodar e observei a temperatura se estabilizar em 60 graus (case aberta e ventilador em cima). aí fechei a case e desliguei o ventilador:

(tente advinhar o ponto no gráfico em que eu fechei a case)

Bom, é isso... pelo jeito eu vou seguir na outra direção, vou comprar um cooler melhor e talvez até esburaque a lateral da case pra botar um fan pra entrada de ar e mais um nos HDs talvez...

O negócio é que esses coolers que o Daniel indicou, por exemplo, são um pouco salgados :( chegam a ser mais caros que o próprio HD que eu comprei! Mas se não tem jeito... eu vou procurar por esse zalman 7000cu e ver se é isso mesmo

Valeu!

post-72187-138849106975_thumb.jpg

post-72187-13884910697871_thumb.jpg

post-72187-13884910698498_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como se eu já não tivesse problemas o suficiente eu vou precisar de algumas alternativas além desses zalman pois a minha placa mãe (Asus A7V8X-X) possui um X bem grande na coluna Incompatible no site da zalman! :angry:

Obrigado pela paciência...

PS: andei procurando e achei o akasa ak-827, alguma opinião?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu uso o Akasa Ak-729 se eu não me engano q eu troquei a pouco tempo e ele tá se saindo bem cara, com um tempo normal, nem muito quente nem muito frio a temperatura é a seguinte:

CPU: 37~39Cº Usando 100% da CPU durante um tempo sobe para 41~44Cº

MB : 28~30Cº Usando 100% da CPU durante um tempo sobe para 32~35Cº

Detalhe, eu tenho mais 2 coolers auxiliares, um na parte traseira, e outro na parte dianteira do gabinete. Pra mim, esse Akasa q eu coloquei é bom cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rph-rj@21 de abril de 2006, 23:46

Como se eu já não tivesse problemas o suficiente eu vou precisar de algumas alternativas além desses zalman pois a minha placa mãe (Asus A7V8X-X) possui um X bem grande na coluna Incompatible no site da zalman!  :angry:

Obrigado pela paciência...

PS: andei procurando e achei o akasa ak-827, alguma opinião?

Bom, como decidiu trocar o cooler vou lhe dar algumas opções em vista da placa-mãe não aceitar o Zalman, esses fazem um pouco mais de barulho (dependendo da rotação utilizada) mas resolvem, Volcano 11 ou 12(apenas para soquete 462), utilizo o 11 no meu AXP 2800 com variação de 30º~45ºC (Idle e Full) ou Tt Polo 735(serve em vários soquetes 462, 754, 939 e 478), funciona tão bem quanto os demais mencionados, porém terá a opção de utilizar em vários soquetes conforme venha a fazer upgrade.

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rph-rj@22 de abril de 2006, 09:36

Po, tipo, eu não consegui achar esse ak-729 na internet não. Nem no site da akasa nem no google, tem certeza que é isso mesmo?

A propósito minha case não tem como botar fan na frente, eu teria que esburacar a lateral mesmo!

Valeu!

###### cara, uma correção aí o meu cooler é o Akasa ak-795 e não "724" liq você não achou e resulvi vre a caixa pra ter certeza. É esse então cara. ak-795. falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, eu dei uma pesquisada e pelo que percebi esses thermaltakes são muito superiores ao akasa (inclusive em preço!) mas de acordo com o The Nomad este (o ak-795) tem um desempenho excelente! Eu gostaria de saber mais sobre ele... se alguem mais tiver um me diga o que você acha dele. E diga também que outros fans você tem na case, por favor :joia:

Eu estou com um pé atrás para comprar um Tt Volcano 12 em primeiro pelo preço mas também pelo peso dele. Eu soube que o peso máximo de um cooler que a placa suporta é de 300g mas o V12 pesa mais de 700! Será que eu corro o risco de estar na frente do computador e ouvir um 'crack!' do cooler quebrando o slot do processador e caindo em cima da placa de vídeo? :wacko:

Valeu!

PS: ainda aceito outras boas alternativas, se houverem :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Vcore tá padrão 1.68.

Po, o negócio é que eu não quero ir gastando R$30 num cooler aí troca por um de $50 (exatamente o que aconteceu aqui) e acaba não ficando suficiente nunca. Não que eu esteja menosprezando a sua sugestão, eu ainda nem pesquisei por ele!

Eu só quero que o bicho dê conta do recado sem ficar no limite. Mas com certeza sem um de R$30 for o que eu preciso então não irei gastar R$200 em outro.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rph-rj@22 de abril de 2006, 18:08

O Vcore tá padrão 1.68.

Po, o negócio é que eu não quero ir gastando R$30 num cooler aí troca por um de $50 (exatamente o que aconteceu aqui) e acaba não ficando suficiente nunca. Não que eu esteja menosprezando a sua sugestão, eu ainda nem pesquisei por ele!

Eu só quero que o bicho dê conta do recado sem ficar no limite. Mas com certeza sem um de R$30 for o que eu preciso então não irei gastar R$200 em outro.

Valeu!

Existem vários tópicos aqui sobre o 21B e em sua maioria muito bem, quanto ao peso, a mais de dois anos uso coolers com mais de 500g e nunca aconteceu nada, basta que você fixe corretamente e se for movimentar o micro tenha cuidado de não fazer movimentos bruscos.

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tinha um T-Bred B 1700+ que operava cotidianamente em 2.2GHz, 1.65v. Utilizava um VCOM 19B lapidado, no problems, dava conta direitinho do recado. O VCOM 21B e 39B são melhores que o cooler que utilizava, então acredito que não haverá problemas aí.

Agora, se quiser comprar um cooler melhor e mais caro, você é quem decide. Só acho que para este seu CPU isto não é necessário.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

######, o Akasa é bom sim cara, mas eu comprei meio no desespero, porque a temperatura do meu processador estava passando dos 52Cº em ful, daí nem ví muito na hora de comprar não. Só depois q eu lí aqui q você estava ou tá usando a 70Cº ..... Caramba, então eu me preocupei atoua ^^ Mas eu ainda sim tô querendo baixar mais, esse akasa q eu coloquei aqui gira a 5200~5450 rpm aqui no meu PC segundo o próprio Asus PC probe, mas eu quero ver se consigo arrumar um q ventile mais, eu quero um q gire acima de 6500rpm, será q é possível ??? Tô procurando.... T+ cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po, fiquei meio bolado agora. O Phoenyx falou do meu overclock, aí eu fui no Google e descobri que o Vcore padrão do XP 2400+ é de 1,65, não 1,68 (eu tinha um overclock sem saber?).

Então eu fui na bios e mudei o Vcore de 'Auto' para 'Manual' e botei 1,65 (detalhe: não há opção 1,68) e reiniciei. Agora o Asus Probe tá mostrando 1,632.

Será que o 'Auto' da bios é 1.70 e o Asus Probe tem um erro de leitura? (ou o programa lê corretamente mas a tensão real difere da nominal?) Porque seria o 'Auto' da bios diferente do padrão? :blink:

---------------

Mas então, resumindo um pouco, as minhas opções são basicamente:

Akasa ak-795 - R$40

Tt Volcano 12 - R$170

VCOM 21B - R$30

Também vi falarem bem desses:

Tt Silentboost - R$100

Akasa ak-825 - R$60

Sinceramente eu ouvi falar muito bem do VCOM 21B mas eu acho o bicho muito feio e pela cara dele não impõe muito confiança. Mas eu obviamente estou julgando o livro pela capa pois parece ser um cooler de excepcional reputação.

Eu estava pensando realmente nesse ak-825 (melhor que o 795 não é? - ainda com a vantagem de ter controle de velocidade) que me parece ser muito bom (pelo que eu li) e com um preço não tão alto. (Opiniões são bem vindas! :D )

Se eu optar por um desses coolers de menos de R$70 eu provavelmente estarei comprando amanhã logo já que preciso desse computador bom o mais rápido possível e por isso estou postando direto.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara.... Agora q você disse essa parada de Vcore aí eu também fiquei bolado. O meu Athlon é 2200+ ~1.8Ghz não sei se é a mesma coisa, mas o meu Vcore segundo a Asus Probe tá marcando 1,76 . ###### o seu ainda tá bom he he he o meu tá mais acima. Mas acho q tá certo cara.... Alguém aí sabe ??? Ajude por favor, mas tenho quase certeza q o Vcore em 1,7 tá certo..... Bem vamos ver. falou galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rph-rj, qual o seu cooler? Me parece ser um thermaltake...

Não acho que precise trocá-lo...

Esta sua placa A7V8X-X e a on-b A7V400-MX SE esquentam bastante, mas bastante mesmo!

Tenho o mesmo processador q você mas sem over, leve isto em conta pra sua temp, numa A7N8X-X e a temp esta em 45~47ºC em full não passa de 52ºC.

Uso apenas um exaustor na parte de trás e um cooler vcom 39B lapidado com pasta Akasa AK-450.

Também tenho um cooler no Hd e pl. vídeo.

Recomendo q organise os fios e lapide a base do cooler e depois dê uma boa lavada nele pra tirar a sujeira. Depois então passe uma FINA camada de boa pasta térmica como sempre é recomendado na cpu e espalhe um pouco até desaparecer na base do cooler.

Tenho no meu gabinete um cooler de baia Akasa q originalmente é para HD, porém não subi o HD para a baia prendendo-o no cooler como deveria ser. Deixei apenas o cooler na baia jogando ar para dentro do gabinete. Este cooler foi baratinho, acho q paguei uns R$ 20,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vcore dos athlon xp q eu saiba é 1.65v

mas asus probe é asus probe né, talvez seja melhor ir na bios e acompanhar por la

so uma coisa dps q você setou pra 1.65v na bios, a temp continua alta?

talvez por ta mandando mais tensão pro processador poderia ta eskentando ele, não??

sei la

e 80c é mtu alto ta doido... onde se mora, equador??

hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po, meu cooler é um Thermaltake Volcano 8 Slim.

Eu sei que ele devia aguentar mas eu notei que ele anda trepidando bastante (inclusive fazendo barulhos estranhos) e os RPM variam de forma completamente aleatória, ele deve estar morrendo coitado :cry:

Olha o eletrocardiograma dele:

pi pi piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...

Não acho que seja legal tentar dar um jeito no cooler que tá agora porque o trabalho que vai dar não compensa e eu não quero arriscar que ele morra de repente (o Asus COP é muito bom mas é melhor não dar chance para o azar)

Depois que eu diminuí a tensão na bios (botei 1.65 mas o Asus Probe diz que tá 1.632) a temperatura caiu mas continua nos 60 e pocos em full, o que é um pouco alta demais.

Eu já estou providenciando comprar round cables para os HDs, CDs e floppy e ainda botar um fan na lateral jogando ar pra dentro... além de botar o ak-825. Isso deve melhorar bastante... Se não melhorar eu volto a encher o saco de vocês aqui no fórum :D

Valeu!

post-72187-13884911102362_thumb.jpg

post-72187-13884911102444_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!