Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AM3


johannesrs

Posts recomendados

Fiquei sabendo pela própria lista de novidades do Clube do Hardware, e estranhei não ter nenhuma discussão sobre isto ainda.

Que que vocês acharam? Será uma jogada de mestre... ou a maior bola fora? Eu, sinceramente, não consegui decidir:

<div class='quotetop'>QUOTE("http://www.dailytech.com/article.aspx?newsid=3169")</div>

HardwareSocket AM2 Forward Compatible With AM3 CPUs

Kristopher Kubicki (Blog) - July 6, 2006 12:00 AM

AM2 motherboard owners rejoice, AM2 has a long future

AMD has released details of its next-generation desktop CPU interface, Socket AM3, to its OEM partners. In a mildly surprising move, AMD has revealed that AM2 will accept AM2 or AM3 CPU packages. Additionally, recent roadmaps have confirmed that AM3, AMD's upcoming desktop CPU socket, will not be backwards compatible with AM2-package CPUs. Roadmaps and memos have also confirmed that this AM3 package will be for AMD's "K8L" architecture, and not for the upcoming 65nm AM2 Brisbane CPUs scheduled for launch this December.

The most recent AMD roadmap is also very clear to state AM3 "supports either DDR2 SDRAM or DDR3 SDRAM, but not on the same motherboard." This is great news for upgraders, as there is a very clear upgrade path: CPU, motherboard, and then memory. This also infers that AM3 CPUs will have both DDR2 and DDR3 support on the integrated memory controller. DDR3, like DDR2, has 240-pin, but the two formats are not pin-compatible.

As we also mentioned earlier, Greyhound will be the first desktop processor to support HyperTransport 3.0. Part of the specification for HT-3 is backwards compatibility with older revisions of HyperTransport, and the forward compatibility of the AM2 socket confirms that. However, it’s important to mention that even though AM3 CPUs will work in the AM2 socket, HT-3 allows for 5.2 Giga-transfers per second, while current AM2 motherboards top out at 2.0 Giga-transfers per second. Even though the additional headroom is likely not completely necessary, quad-core CPUs will certainly benefit from the additional bandwidth to additional CPUs or co-processors.

There is no word yet on the number of pins the new socket will require, but since AM2 sockets are forward compatible with AM3 CPUs, we can at least deduct that AM3 will have fewer than 940 pins. Furthermore, since Socket AM2 is forwards compatible with AM3 CPUs, it is also safe to say that AM3 is not a land-grid array (LGA) socket. AMD will switch its Opteron platform to an LGA-1207 socket on August 1, 2006. AMD has not announced when Socket AM3 will be released, although since it would be the first HT-3 "ready" socket design, it seems likely that K8L and AM3 for the desktop will launch simultaneously.

Acho q quase todo mundo leu, mas ninguém discutiu. Q q vocês acharam? Boa tacada, má tacada, que que isso pode significar pra AMD, pra plataformas e pros upgrades? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quem sabe o 2.0 não venha com uma futura revisão do AM2, mae isso vai implicar na troca de placa mãe.. mais $$

Bem, se isso diminuir os gastos com PC eu acho bm legal, mas se for só pra poder fazer um upgrade "diluído", comprando de pouqinho, aí fica só como interessante..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho uma tremenda falta de respeito com o consumidor final. A AMD mal lançou o Socket AM2 e já pensa em Socket AM3... Sem contar que os processadores de 939 pinos já são considerados mortos e tiveram uma bruta desvaloriação em razão dos AM2.

Para os usuários de processadores AMD (Eu também sou um, afinal tenho um K6-2): Nunca mais teremos um Socket tão duradouro como o Socket A, que aceita desde um mirrado Duron 600MHz até um poderoso e overclockável Athlon XP-M 3200+...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

supersonix,

acho que você não leu toda a matéria... As CPUs AM3 podem ser usadas no socket AM2...

O AM3 é uma extensão do AM2 para poder usar as DDR-3,

E não existe mágica, as placas mãe hoje não possuem slots para DDR-3 para alguem usar DDR-3 tera que trocar a placa mãe de qualquer jeito...

Agora em relação ao HT, o HT 1.0 ia até os 800MHz (754P), o HT2.0 até 1.4GHz, acho que o 939P usa o HT2.0 mas a "apenas" 1.0GHz, mas não tenho certeza, se alguem souber essa pode ajudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

supersonix

Compreendo bem sua revolta, eu já me senti assim diversas vezes, para voce

me entender melhor tenho AMD 386 33MHz, AMD 40MHz, K6 233, 2xK6 II 500,

Duron 1200, Athlon XP 1700, Athlon XP 2200, Sempron 2200+, Sempron 2600+

e para encerrar Athlon XP 3200+, estou montando agora um Athlon 64 3800+

para meu filho e vou ficar com o Athlon XP 3200+ dele para mim.

O problema que eu vejo é que a evolução dos processadores hoje em dia vem

com muita rapidez, como de todo hardware em geral, isso nos leva a duas

situações, o custo de um upgrade torna-se quase que impraticável, pois temos

que trocar placa mãe, processador, memória, talvez HD, placa de video e fonte,

por outro lado os componentes que estão saindo de linha normalmente tem seus

preços muito reduzidos, pois todos correm para livrar-se de seus estoques, não

fosse isso não teria condições de montar o Athlon 64 3800+ Venice para meu

filho, pelo paragrafo anterior voce pode verificar que não me desfaço dos micros

anteriores, sendo que na relação não citei os Intel e um Cyrix, hoje tenho 18.

As vezes me ponho a pensar como será daqui a dois anos o upgrade de um

socket 754, com memória DDR 400 e placa de video AGP 8x ou mesmo de um

socket 939 com a DDR 400 e PCI-E 16x, ambos com HD IDE ????

Realmente é revoltante, me solidarizo com voce quanto as mudanças radicais

no hardware, onerando demasiadamente quaisquer possibilidade de upgrade.

Pergunto, quanto voce gastava há cinco anos para sair de um K6 II 500 para

um Athon 1200 ou Duron 1100 ?? Um processador e uma placa mãe. Hoje, como

já disse antes tem que trocar tudo, até gabinete, se duvidar.

Abraços

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

è incrivel como a evolução vai indo rápido (e o dinheiro nosso também) muito revoltante as vezes porque n temos mais como acompanhar...

até onde eu cheguei deu pra ir indo (vide pc assinatura), mas daqui em diante está difícil, além de ser tudo muito caro, quando você pens em gastar algo já aparece uma solução + interesante e você vê q n vale a pena.;..

negocio mesmo é esperar ficar totalmente obsoleto pra trocar, dai gasta, mas sente um grande diferença...

estou unm asituação meio parecida com a sua.. e ainda creio q meu xp3200+ vai longe, então que fique aqui mesmo..

certo!!! é isso até + :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema que eu vejo é que a evolução dos processadores hoje em dia vem

com muita rapidez,

è incrivel como a evolução vai indo rápido (e o dinheiro nosso também) muito revoltante as vezes porque n temos mais como acompanhar...

como eu disse antes...

pára esse mundo que eu quero descer!!!

nos últimos 18 meses tem sido impossível acompanhar a tecnologia

vou fazer uma breve linha do tempo pra vocês verem como foram muitas coisas importantes e simultâneas:

- fevereiro/05 -- P4 (linha TOP) prescott 2M com suporte a 64 bits

- fevereiro/05 -- Pentium 4 EE 3.73 (alguém lembra dos recordes de 7GHz?)

- março/05 -- Turion 64

- abril/05 -- CPUs K8 revisados (Venice, SanDiego, Palermo)

- maio/05 -- Pentium D

- maio/05 -- Pentium (D) Extreme Edition 840 **

- maio/05 -- Athlon 64 X2

- junho/05 -- novos P4 prescott (linha 5xx) revisados para EM64T+XDbit

- junho/05 -- Athlon 64 FX57 **

- novembro/05 -- P4 HT 662/672 (virtualização)

- dezembro/05 -- Pentium D 805 (a febre)

- janeiro/06 -- P4/Pentium D em 65nm

- janeiro/06 -- Core Solo/Duo (a era "CORE")

- janeiro/06 -- Pentium (D) Extreme Edition 955 **

- janeiro/06 -- Athlon 64 FX60 **

- março/06 -- Pentium (D) Extreme Edition 965 **

- maio/06 -- Celeron D 65nm

- maio/06 -- AM2/S1, FX62 **, Virtualização e suporte ao DDR2 pela AMD

- julho/06 -- Core 2 Duo/Extreme

** acho importante citar esses por serem a realidade do desvalorizamento, sempre lançados com preços em torno de 999$, até hoje são extremamente caros e não valem nem metade do que se paga...

sem contar as previsões de lançamentos futuros:

- ????/?? -- AM3, Socket F, Core 2 Solo, DDR3, K8L, QuadCore, 45nm, etc, etc, etc...

acho que mal da tempo de decidir o que você vai comprar e já tem coisa nova na área... você junta dinheiro pra comprar o que quer, daí nem deu tempo de juntar todo o dinheiro e o preço cai, você fica feliz, mas sadicamente seu sonhado equipamento "novo" ficou ultrapassado :bravo:

dados sobre lançamentos retirados da wikipedia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa, infelizmente, é a era digital!

Além dos que precisam(empresas de médio e pequeno porte) sempre de máquinas superprocessadas, imaginem todos os profissionais de TI que são praticamante obrigados a saberem cada vez mais sobre essas tecnologias que velozmente se multiplicam a cada ano (ou cada semestre). Além de toneladas de dinheiro investido, nós, da área de informática e usuários de PCs, sabemos que é necessário está sempre preparado profissionalmente com toneladas de informaçães na cabeça! Portanto se dinheiro é problema para acompanhar essas incessantes tecnologias, a nossa saúde se abalando também é.

http://www.sinpromg.org.br/jec117saude.html

Infelizmente, enquanto existir empresas, organizações, indústrias, etc, reponsáveis pelo surgimento dessas tecnologias, teremos toda a "vontade" de nos mantermos ligados a elas.

Não é sarcasmo, mas eu sempre tento encontrar respostas viáveis para essas 2 perguntas:

1- Como a humanidade vai sobreviver nos próximos 100 anos?

2- Onde, quando e como será o desfecho das tecnologias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou custando a acompanhar a evolução, e acho que só tende a "piorar" vamos ver onde vai dar!

E sim, o HT2.0 vai até 1.4ghz mas só é usado 1.0ghz, onde qualquer velocidade acima é irrisória e até instabiliza o sistema, ht que também já foi chamado de ldt(lightning data transport)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...