Ir ao conteúdo

Onboards X low-end

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá amigos :-BEER

Hoje fui ver um pc pra uma amiga minha, usuário comum (internet, word..) e preferi configurações com VGA off-board (mx4000 e fx5200) bem fracas.

Isso pois uma outra amiga colocou off-board e garantiu que a imagem é melhor.

Eu prefiri assim por uma experiência ruim com video on-board não conseguir boas hertagens/resoluções mantendo as cores, mas não sei como estão os vídeos de hoje.

Minha dúvida é: os videos integrados hoje mantém uma qualidade de imagem, pra uso cotidiano, tão boa quanto as placas off-board ?

Não conto desempenho em jogos. Só uso cotidiano, filmes e talvez TV.

Obrigado !

Postado

velho depende muito da configuração... ha onboards como a linha 6100 e 6150 com chip Nforce4 que da um excelente caldo... se bobear anda melhor que a fx5200 64bit. se tu for comrpar algo melhor com skt 754 ou 939, leve esse, e no futuro ela comrpa uma vga melhor para jogos, agora, se for comprar uma com skt 462( extinto), 478.... vai de off-board sem duvida nenhuma. só a titulo de curiosidade, eu consigo jogar jogos mais leves tipo NFSU2 com a 6150 a uma res media,, sem muita coisa..

• Membro VIP
Postado
  Citação

velho depende muito da configuração... ha onboards como a linha 6100 e 6150 com chip Nforce4 que da um excelente caldo... se bobear anda melhor que a fx5200 64bit. se tu for comrpar algo melhor com skt 754 ou 939, leve esse, e no futuro ela comrpa uma vga melhor para jogos, agora, se for comprar uma com skt 462( extinto), 478.... vai de off-board sem duvida nenhuma. só a titulo de curiosidade, eu consigo jogar jogos mais leves tipo NFSU2 com a 6150 a uma res media,, sem muita coisa..

"ha onboards como a linha 6100 e 6150 com chip Nforce4 que da um excelente caldo... se bobear anda melhor que a fx5200 64bit."

você ainda tem duvidas disso? uma 6100 e 6150 destroe bastante as FX 5200

• Membro VIP
Postado
  Citação

"ha onboards como a linha 6100 e 6150 com chip Nforce4 que da um excelente caldo... se bobear anda melhor que a fx5200 64bit."

você ainda tem duvidas disso? uma 6100 e 6150 destroe bastante as FX 5200

a palavra destruição não foi bem empregada, que tal Extinção!?! Tinha uma Asus A7x8X-X com uma Geforce fx5200, quando mudei para o vídeo geforce 6100 on-board, colocou a FX no chinelo (até embaixo dele). Só o PureVídeo (decodificador de DVD) já vale a pena.

Só para ajudar na escolha do 6100 com um ótimo vídeo on-board, veja a lista de jogos que jogue com ele (tenha em mente que alguns no minimo outros no médio):

Battlefield 2, Patch Special Forces, Euro Force e Armored Fury (800x600:Efeitos e High, textura medio, e resto em low, sem AA);

Need For Speed Most Wanted (640x480: Tudo médio, Geometria em high e Overbright em high, aquele breguete de efeitos em high também);

The Matrix Path of Neo: (800x600: efeitos em 5);

Call of Duty 2: (800x600: medio, AA, direct x 9);

Max Payne 2: 1024x768: tudo high, Ansinotropic, 2x AA);

F.E.A.R: (640x480: Efeitos e Shaders em high o resto em low);

Medal of Honor: Allied Assault: (800x600, tudo em medio sem AA);

Far Cry: (800x600: tudo high "menos as sombras que estavam no medio", sem AA);

Tem mais mas esqueci como configurei....

Como pode ver esse vídeo on-board consegue "rodar" mais games que uma placa off mixuruca.

• Membro VIP
Postado

Obrigado amigos !

Em vídeo eu não sei Danilo, porque minha antiga 598 rodava filmes.. mas o som ficava pra trás..

Preferi uma offboard básica pra 754, porque os 939 aqui são mais caros.. e se ela fosse jogar aí sim escolheria um 6100 com certeza..

Postado

Na imagem pode não dar diferença, mas da no desempenho geral.

A onboard além de roubar memória reduz o desempenho geral do pc uns 20% acho. Mas aí vai depender da diferença de preço e da exigência dela.

Além disso as placas off como uma k8n são bem melhores que essas onboard como pc-chips. Lembra que num sempron64 com uma boa mb voce pode fazer um belo over super estável, frio e deixar sua amiga com um pc de bom desempenho pagando menos.

Claro que se você usar uma onboard boa com 6100 você tera uma boa placa com bom over, mas ainda terá a perda de memória e desempenho.

Com peças do paraguay eu montei um sempron64 pro meu tio usando uma mb da evga nf3 (u$46) e uma radeon7500 (u$15). Preço de onboard, só que offboard com bom chipset e over pra fsb 250mhz (limite da mb).

Resultado: 2600+@3300+, memória ram intocada, desempenho offboard com nforce3, boa vga offboard. Estável, frio, rápido e barato hehaeu.

Abraços!

Postado

to pensano monta o 939 3000+ e acho q a asus a8n-vm é a melhor opção pra mim, já q não tenho $$ pra compra uma boa vga off....

pelo q vi, a 6100 é muito boa...melhor q minha atual 5200, eu fico pensano q ainda tem gente q prefere compra uma placa-mãe pra 939 com agp pra por a 5200....

• Membro VIP
Postado
  Citação

to pensano monta o 939 3000+ e acho q a asus a8n-vm é a melhor opção pra mim, já q não tenho $$ pra compra uma boa vga off....

pelo q vi, a 6100 é muito boa...melhor q minha atual 5200, eu fico pensano q ainda tem gente q prefere compra uma placa-mãe pra 939 com agp pra por a 5200....

pois é..

Mas que compra 939 geralmente quer mais desempenho..

fred, valeu pela dica ! Agora eu sei la que a mina vai fazer..

Eu sei la porque trocaram todos os micros da sala dos alunos da facu, colocaram uns itautec com P4 3.0 e video onboard, e pra ser sincero, as maquinas rodam muito bem.. pra inerntet, word e tal ta sossegado.. e pra vídeos também foi sossegado..

Postado

desempenho eu qrohehe, qm não qr né!

mas essa 6100 é pra aguenta até o fim do ano...ou até eu arruma 550 conto pra compra uma 6800xtreme ou 7600gs....

enqto isso quero fica de boa com a 6100...

pelo q vi com o GusGraf, acho q vou consigui jogar legal un nfsu2 nela, ou então gta3...ehasuiehasiu

abraços

Postado
  Citação

Nfsu2, Gta san andreas e cs source você rodará tranquilamente no médio.

Abraços!

hauhaiuha ótimo, era isso q eu queria cara...

até porque eu não consegui rodar nem HL2 com fps aceitavel aqui na minha fx5200

• Membro VIP
Postado

Mas a mina mal sabe o que é um computador, quem dirá vai jogar..

Só queria mesmo saber sobre a qualidade na imagem pra uso comum.. porque eu vejo muita diferença do meu PC pra outros, mas acho que além da VGA o monitor também ajuda bastante..

Bem,

Obrigado a todos pelas respostas ! :bandeira:

(ela já comprou o PC..)

Postado
  Citação

Mas a mina mal sabe o que é um computador, quem dirá vai jogar..

Só queria mesmo saber sobre a qualidade na imagem pra uso comum.. porque eu vejo muita diferença do meu PC pra outros, mas acho que além da VGA o monitor também ajuda bastante..

Bem,

Obrigado a todos pelas respostas ! :bandeira:

(ela já comprou o PC..)

Alguem sabe me dizer se com essa placa com uma 6100 on...tem perda de desempenho se colocar uma OFF?

Postado

Eu posso dar uma opinião boa porque tenho uma PC-Chips (já tive várias anteriormente) que tem video on-board e usei muitas placas de video, nVidia geForce 256, MX, Ti, FX, 6600GT, 6200, etc e da Ati também: Rage Radeon VE7000, 8500, 8500le, 9000, e 9800.

As on-board antigamente realmente deixavam um pouco a desejar na qualidade de imagem, mas atualmente a qualidade de imagem em 2D é muito próxima, o que muda são as tecnologias. Por exemplo, as geForce atuais possuem um decodificador para video em separado, o que proporciona melhor qualidade de imagem em filmes e DVD's. Porém, essa qualidade de imagem não é tão berrante assim, afinal, o video on-board também acelera MPEG.

Se pretende montar um PC para funcionar em stock, para aplicções como office e assistir videos e DVD's uma placa on-board básica é o suficiente. É interessante até porque se precisar de uma placa de video mais poderosa, as placas on-board atuais oferecem um slot AGP 8Xe em alguns casos até PCI-X 16X.

É claro que uma placa mãe com um video off-board vai funcionar melhor que uma com tudo on-board. Colocando um video off-board na placa on-board o desempenho fica sendo o mesmo (em stock). o diferencial das placas mais caras é o overclock atualmente.

Mas vamos lá, olhem a comparação, não queiram comparar uma placa que custa 150 Reais com video on-board contra outra de 250.

Se pretende montar uma placa na plataforma 754, pelo que vejo não existem muitas opções de video on-board bom. Por volta de 150 Reais você encontra várias placas com video on-board e slot AGP 8X, 160 é por quanto encontro uma PC-Chips A31G que possui também um PCI-X 16X. Com uma A31G, o máximo que consigo com o video on foi brincar um pouco com AoE3 e NFSU2, não testei muita coisa.

Para a plataforma 939 há melhores opções, uma placa com uma geForce 6100 on-board sai por 250 Reais em média. Há também as com uma Radeon X300 que saem por menos de 200 Reais, mas o desempenho é inferior.

Como eu disse, uma placa 754 com um Sempron 2600+, numa M871 ou A31G é o suficiente para sua amiga. (e se falta de dinheiro é problema, é o jeito)

* Com certeza a 6100 é inferior a uma 6200 64bits off (dá para ver que na numeração a nVidia já dá a ideia), mas é o melhor on-board atualmente. o Problema fica pela memória ser compartilhada com o sistema, e que a memória do sistema possui latências maiores, o núcleo creio que seja muito parecido com o da 6200TC (NV44TC).

Postado

Aqui já usei o video on board da minha Intel 865 PERL ( slot 478 ) q é uma Intel extreme grafics 2 ( 1 pipe, 166 mhtz de clock de GPU e 16 Mb de RAM compartilhada do sistema e suporte a DirectX 7, ou seja, lixo p/ jogos!!! ) q com o driver especifico p/ ela q vem com o CD da placa-mãe, rodou videos de diferentes formatos bem. Vale salientar q ela só rouba 16 Mb de RAM e não acho significativo se você tiver 512Mb de RAM p/ cima.

Para videos e aplicaçoes 2D, uma on board atual dá conta do recado, como uma X200 q vem com as placas ASUS p/ soquete 754 e quebra um galhao p/ jogos ( 2 pipes, 300 mhtz de clock de GPU e suporte a shader 2.0 + 64Mb de RAM compartilhada do sistema )

• 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
  Citação

Alguem sabe me dizer se com essa placa com uma 6100 on...tem perda de desempenho se colocar uma OFF?

Nos teste do Clube do Hardware, mostram que placas baseadas no Geforce 6100 (754 ou 939), tem um desempenho similiar a placas mãe todo de linha quando colocados vídeos off nelas.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...