Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Menu animado para DVD


Posts recomendados

Nightwatcher

O c u b o é um editor de video o máximo que faz é fusão no audio quando se aplica fusão no video, desde que o audio esteja multiplexado. Tem lá o básico, tipo normalize, volume, mute, nada de especial.

Quanto ao Imaginate. Bom eu me preocupo com a parte que ele sabe fazer muito bem que é os efeitos das fotos. Não me preocupo com áudio, pois isso fica a cargo de outros programas. Eu uso pra edição de áudio o Nuendo 3.0 da Steinberg que a meu ver é um dos melhores programas do mercado e possui inclusive plugin para exportar diretamente em DTS ou AC3 2.0 ou 5.1. Quando estou fazendo algo no imaginate, coloco um audio somente pra facilitar a composição daquilo que eu quero mas na exportação eu removo todo o audio.

Rusimar

O Imaginate exporta o arquivo no formato AVI e portanto esse AVI pode ser importado por qualquer editor de video. O detalhe é que na exportação voce deve selecionar o Codec correto, caso contrário nenhum outro programa vai conseguir abrir o arquivo. Na hora que se vai exportar o default dele é o Codec Canopus DV e com esse codec e não consegui abrir o arquivo nem no premiere. É melhor exportar usando o codec Microsoft AVI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro,

obrigado pelo envio da ajuda mas não consegui. Acredito que o meu problema todo esteja no Maestro. porque a parte do Premiere não tem problema. Crio o clip, com botão no Title, tudo certinho. Mas na hora do Maestro a coisa não funciona. Se for pra fazer um menu normal, sai tranquilo. Mas a coisa de colocar o botão em uma parte já mais adiantada do clip é onde estou apanhando. Eu chego até fazer com que apareçam e funcionem mas somente se eu apertar o botao do Title no Navegation Simulator do Maestro...Tenho certeza que estou apanhando em coisa muito boba mas até agora, infelizmente não consegui mais nada além disso.

E isso sem tentar ainda a segunda maneira e mais completa de fazer, como me explicou no post anterior...

Eu não sei se seria abusar, pedir uma explicação mais detalhada, pois acredito que sem alguma informação a mais, eu não vá conseguir mesmo, portanto desde já me antecipo em me desculpar por tanta amolação.

Um abraço

Sérgio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha amigo, no maestro é nessa tela acima que voce marca o inicio do loop. O final é determinado pelo final do clip. Feito isso o proprio maestro vai criar o script para que o menu fique em loop dentro dessa sequencia marcada.

Agora não esquece que para o menu aparecer no dvd, é necessário fazer o link dele em connections

post-29525-138849310455_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro,

Acabei de ler a sua resposta à minha questão. Eu uso a orelha do Playback Control, no Maestro...mas eu devo estar fazendo outra besteira qualquer...porque o que acontece é que se eu deixar nas conexôes pra iniciar no menu, em First Play, o menu funciona que é uma maravilha....mas o problema tá em eu conseguir que o botaõ apareça depois: se eu colocar o botão para aparecer com 20 segundos, depois de iniciado o filme, ele não aparece mais...vai do inicio ao fim do clipe e nada dele aparecer. Eu não estou conseguindo entender onde estou fazendo a besteira. Fico até sem jeito, e agradeço a sua ajuda...vou continuar tentando por aqui....

Sérgio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro,

saio do premiere com o arquivo m2v e o de som.

entro com os dois arquivos no Maestro e os coloco em suas respectivas trilhas.

faço a marcação dos capitulos.

vou ao DVD Studio ou no PS e crio o botão...

no Maestro, em menus eu coloco o arquivo m2v e o botão.

vou na orelha de Playback Control com Loop marcado..

após isso vou para o painel de conexões.

Eu acredito que o problema esteja ai...Eu, para efeito de simplificação, coloco somente um ou dois capitulos num clip pequeno de 3 minutos no máximo com um botão somente. Acredito que o problema deva estar ai ou então no colocar o botão...Não tem mais onde ser ( eu acho, ou melhor, já não acho mais nada ). Eu vou fazer um outro aqui para lhe dizer como ficam as minhas conexões, ok ?

Posto em seguida. Obrigado mais uma vez.

Sérgio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro,

Tô com 2 problemas que devem ser alguma coisa muito boba que eu to passando por cima. Quando eu vou criar o menu animado seguindo o seu tuto, passada a parte do Photoshop, quando trago o arquivo pro Imaginate ele traz o "Título do DVD" com um fundo branco atrás ou seja sem aquele aspecto quadriculado do seu tuto e não to entendendo o porque disso já que a figura salva no Photoshop fica com esse aspecto no final, já fiz e refiz algumas vezes e nada.

E o outro é já na parte do uso do Premiere, no passo de se fazer os botões em File-->New-->Title, não consigo diminuir o tamanho da fonte de jeito nenhum, eu tento alterar mas ela parece ter um valor fixo. se você puder me ajudar aí eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nightwatcher,

no caso do titulo do dvd, você está excluindo a camada de background antes de salvar o arquivo, no PS ?

E com relação ao tamanho da fonte, eu também tinha esse problema. O que fiz foi o seguinte: digitei e após isso cliquei na seta preta, acima da de texto. Criou aqueles pontos pra aumentar ou diminuir o tamanho. Em vez

de alterar ali, fiz isso la no tamanho da fonte, alterando o valor...Funcionou e a partir dai, nunca mais tive

problemas. Mesmo abrindo novamente o Premiere, agora é so digitar o valor e já altera o tamanho dela, naturalmente.

Bom, não sei exatamente o que fêz acontecer essa mudança mas foi assim que consegui. Espero ter conseguido auxiliar em alguma coisa.

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OgroShrek,

Pois é eu excluo a camada de background e fica somente o texto e o fundo fica quadriculado, so que quando abro no imaginate ele coloca um fundo branco não entendi ainda muito bem o porque. Quanto a dica da alteração da fonte, fiz o botão. escolhi a ferramenta de texto, depois cliquei com o botão direito no campo onde deveria digitar o texto, abriu uma janela com várias opções onde uma delas era a Size, fui até ela e consegui alterar o tamanho da fonte. Mas mesmo após isso só consigo alterar ai e não consigo alterar o valor diretamente nas propriedades da fonte que aparecem do lado direito.

Não entendi bem se foi exatamente isso que você fez.

Mas de qualquer maneira,valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nightwatcher,

eu com relação ao texto no Premiere, fiz o seguinte: digitei o que queria, com o tamanho aquele que aparecia lá na direita e não conseguia alterar. Após haver digitado, cliquei na seta preta, logo acima da do ícone de texto. Ai abriram aquelas marcações pra se alterar manualmente o tamanho do texto que digitei. Em vez de alterar ali, eu fui ao painel de propriedades e onde estava o tamanho da fonte, cliquei no valor que antes não conseguia alterar e funcionou tranquilamente. E desde então, não precisei mais fazer esse procedimento todo porque agora funciona a opção de alterar o tamanho, inclusive após mesmo a troca da fonte. Eu acredito sinceramente que não seria exatamente esse o procedimento mas como foi dessa maneira que deu certo aqui, não fiquei nada chateado...Tente dessa maneira que vai conseguir, com certeza.

Com relação ao Imaginate, eu vou ficar te devendo. O Lauro ou outro colega com certeza vai saber te ajudar melhor. Eu tive um probleminha meio parecido com isso quando fiz o tuto, mas era porque eu não havia habilitado a opção Show Preview Options que mostra 5 quadradinhos acima de onde fica nosso texto à direita, onde a última opção é a de mostrar a imagem com o canal alpha...essa opção, fica em Window na barra de ferramentas do Imaginate. Se por acaso isso resolver, ótimo. Caso contrário, é como falei, espere pelos colegas, que eles vão te ajudar com certeza...

Um abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OgroShrek,

Testei aqui a sua solução e realmente funcionou perfeitamente e ficou redondo agora. Valeu mesmo pela ajuda. To apanhando um pouco nesse começo mas é assim que a gente vai aprendendo....

Quanto ao problema de levar a imagem para o imaginate, eu imagino que eu devo estar cometendo algum erro bobo na hora de usar as camadas e tô passando batido, tô quebrando a cabeça pra resolver, mas chego lá.

De novo valeu aí pela ajuda e se algum amigo ai souber a solução do meu problema no imaginate eu tb já agradeço.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom vamos tentar matar tudo numa única vez:

Nightwatcher Veja no topo da tela do imaginate no lado direto tem 5 botões abaixo do sliderbar.

O último é do canal alpha. Se no preview estiver mostrando o fundo preto na foto, clique nele que o fundo some, ele vai considerar somente o layer da imagem.

Com relação ao tamanho de fontes no premiere. Assim que pegar a ferramenta texto e clicar em qualquer área pra digitar, a caixa de atributos é aberta e portanto mesmo antes de digitar o texto, voce pode escolher a fonte, tamanho, entrelinha, leader (espaço acima das letras), sombra, contornos, distorções, preenchimentos, etc...

Você pode também pegar um padrão já definido na caixa abaixo da area de titulos e depois na caixa de atributos alterar tamanho, cor, sombra, etc...

post-29525-1388493121387_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, sou novo no Forrum e iniciante na área de videos...

Primeiro queria agradecer a todos os que estão aqui para ajudar, principalmente ao "Lauro e ao Paulo".

Bom, como é difícil achar uma alma que ajude queria pedir a todos uma força; E que estou querendo entrar neste mercado de verdade e queri saber se algum de vocês podem me dar essa força!?

Queria um tuto ou dica que como começar; Por exemplo q maquinario tenho que comprar, como tipo de gravador que posso usar, o q, e como, uso para capiturar de VHS, qual software que vou usar e como fazelo etc.

Estou pensando em trabalhar proficionalmente com videos...

Se alguem poder me ajudar serei muito agradecido...

Lauro, grande tuto cara, ficou show!

Se quiserem mandem resposta para o meu E-mail gilson_melo"aroba"msn.com.

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tentando fazer um menu mais ou menos animado, só com um efeito razoavelmente simples, mas não estou conseguindo.

O que eu quero é o seguinte:

Um menu onde tem o título de uma série e um label escrito "Episódios". Gostaria que depois de alguns segundos aparecesse uma figura do lado do label e assim que eu apertar o enter no controle remoto, entre na página dos episódios. O subpicture está no label e não na figura que eu quero que apareça. É que fiz um efeito no label pra ele dar uma piscada em vários tons da mesma cor (usando vários subpictures), assim que se apertar o enter. Porém queria que isso ocorresse após a figura aparecer. Então é o seguinte, como fazer pra figura aparecer depois de alguns segundos e ficar na tela indefinidamente?

Acho que estou com um bloqueio nesses dias.

Eu uso o DVD-Lab pra autorar os DVDs e o menu em questão está pronto, com o background e os subpictures. Só falta esse efeito pra ficar totalmente pronto. Se alguém puder me ajudar agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro,

Vou dando um alow para você e o OgroShrek que estão me ajudando bastante nessa nova empreitada.

Quanto ao problema das fontes você e o OgroShrek me deram a solução redondinha. Quanto ao imaginate eu penso que a falha deve estar acontecendo na criação ainda no photoshop, pois o seu tuto é muito claro e fácil de acompanhar, acho que devo estar fazendo alguma confusão no tratamento da imagem, pois tb não sou um expert nessa área. Depois que passo pelo processo do photoshop, já obtive 2 resultados diferente no imaginate. Ou o texto está lá e aparece um fundo branco, ou o texto esta la e aparece um fundo preto nos dois casos deixei marcado a opção alpha e esses "fundos" não desaparecem dando lugar à aquela imagem quadriculada. Acho estranho pois removo o fundo no photoshop. Mas me respondendo isso você talvez possa me ajudar, quando você salva a sua imagem no photoshop ela já fica com aquele aspecto quadriculado ou ele so aparece após ativar a opção alpha no imaginate? Mas esses problemas são bons porque tão me fazendo quebrar a cabeça, testar algumas coisas, aprender algumas coisas novas.

valeu pela ajuda.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nightwatcher

O fundo quadriculado deve aparecer já no photoshop, pois ela indica a ausência de pixels naquela área. No proprio imaginate tem um exemplo do uso do canal alpha. Se a imagem aparece com fundo branco, significa que voce criou no photoshop uma imagem em layer mas com fundo branco. Quando abrir uma nova pagina no Photoshop sempre selecione fundo transparente (embora o background que o PS cria, voce vai descartar na hora da gravação). Eu não posso me aprofundar no photoshop devido não ser este o próposito do post mas do uso combinado do imaginate com o premiere. Tanto é que voce pode gerar o seu titulo no coreldraw e exportar como eps que o premiere vai importar sem problemas e os gráficos EPS não carregam o background a não ser que faça parte da composição e esteja selecionado na hora da exportação. O uso do photoshop acho mais indicado devido aos inúmeros recursos e filtros que possibilita além dele trabalhar em 3D enquanto que o corel trabalha com 1D. quem domina bem o corel pode ate fazer títulos fantásticos nele combinando os gradientes e alguns filtros que ele possui mas a facilidade do photoshop eu acho mais apropriado.

Quem quiser dicas sobre o photoshop, eu indico o http://forum.imasters.com.br onde tem dicas fantásticas sobre esse programa que até a gente que trabalha diariamente com o photoshop acaba aprendendo e fazendo uso delas.

No PS não é necessario gravar qualquer seleção basta que a imagem desejada esteja num layer (camada) e claro com áreas transparentes para deixar aparecer o clip ou outra imagem que vier por baixo no premiere.

San-R Eu nunca sequer abri um DVD LAB, portanto não sei os recursos dele mas pelo que o pessoal diz deve ter os mesmos recursos do maestro e como eu expliquei no Nightwatcher no post anterior, no maestro quando se está criando os links para os botões no botão avançado voce determina onde começa o loop do menu e a partir dai apos a compilação, ao entrar no menu, o mesmo fica em loop dentro daquela área definida. É provável que o LAB também tenha esse recurso talvez com nomes diferentes. Quanto a apertar o botão capitulos, ser carregado um segundo menu, deve ser feito diretamente no botão (pelo menos no maestro) direito do mouse e apontar para Menu Tal ou Movie Tal ou digitar diretamente na caixa target abaixo.

Eu noto que a tecnologia do DVD é similar à tecnologia da internet, os botões são como os links das páginas portanto no quesito audio do menu eu acredito que assim como na internet não é possivel mudar de página e continuar ouvindo o mesmo audio, exceto claro quando se trata de paginas em flash. Acredito que mesmo usando command não seja possível manter a continuidade do audio quando se muda de menu, a gente observa isso nos menus comerciais que são planejados cuidadosamente para que o audio fique em loop sem mudanças drásticas no início ou no final.

Morpheu-RJ - Bem vindo ao balaio como se dizia antigamente...

Primeiro indicar qualquer coisa é muito complicado porque nem sempre o que é bom pra um é bom pra outro e vice-versa. Aqui procuramos trocar experiência e cada um opta um sistema de captura, um programa de edição, um programa de autoração. Aqui no forum tem muito material, muita dica sobre programas, placas, gravadores, técnicas, etc...

O que posso fazer por você é dizer o meu processo que não é o da maioria pois como disse, cada um se adapta melhor com este ou com aquele programa....

1) Captura:

Tenho um JVC S-VHS (que so le NTSC) porém tem a qualidade de mais de 400 linhas de varredura além de uma qualidade bem superior ao você (Video composto) dos VCR comuns.

Tenho também um Philips Stereo 7 cabeças que lê qualquer coisa (PAL, PAL-M, NTSC, etc...) mas so dá saída em você. Muitas vezes aparecem fitas filmadas em PAL-M e neste caso tenho que optar por ele pois no JVC fica em PB as imagens.

A captura é feita num Samsung R121 em midia DVD-Ram, que gera um arquivo VRO de tamanho próximo aos 4GB para fitas de 120minutos.

Após finalizada a captura, essa midia é inserida no leitor do micro e copiada para uma pasta geralmente com o nome do cliente ou da fita.

2) Esse VRO é carregado no programa Womble Mpeg Video Wizard o "C U B O". Esse arquivo já traz o video em 720x480 e áudio já comprimido em AC3 2.0. É feito uma rápida verificação no video pra ver se precisa de cortes (partes comidas da fita, o vcr perde o tracking e fica alguns trechos em azul). Essas partes devem ser removidas, assim como a palavra play do inicio. Essa verificação deve ser feita cuidadosamente arrastando o slider na timeline do programa.

Uma vez verificado e estando o video já recortado com os excessos pois se começa a capturar antes do inicio e termina um pouco depois, neste momento já se decide se vai ser preciso menu ou um clip de abertura, ou seja algo que de inicio ao DVD antes de entrar no video principal. Vamos imaginar que fosse uma fita de casamento e tivessesmos além da fita de casamento o álbum de casamento tambem. Poderiamos fazer um belo slideshow com as fotos dentro do imaginate e portanto teriamos dois videos pra o dvd e neste caso teriamos que ter um menu pra selecionar um ou outro video ou ambos na sequencia.

Então ainda nesse programa eu seleciono um trecho de 30 segs ou mais para servir background para o menu. Também se não tenho fotos (a maioria das vezes) eu seleciono uns 10 quadros que servirão pra compor a capa e o label do dvd. (label é o que vai impresso na midia).

É feito uma exportação da timeline já separando o audio do video para posterior autoração. (programas profissionais de autoração exigem que o audio seja separado do video, devido a voce poder montar a estrutura do DVD de acordo com o que o projeto exija. Mudança de angulo, diversos áudios, diversas legendas, etc...

3) São criados títulos, menus, finais, créditos geralmente no premiere devido aos recursos dele que não têm no programa citado acima.

4) Com os arquivos de video e audio principal, arquivos e audio de menu, extras, créditos etc e tal, tudo é carregado no programa de autoria que no meu caso é o Maestro que tem topico excluisivo neste forum com tutorial bastante ilustrado. No maestro é feito a montagem do DVD, criado os links no menu e é ele quem gera o dvd final que sãoa os arquivos VOBS que ficam na pasta VIDEO_TS.

Relação de programas geralmente utilizados:

1) Womble MPEG Video Wizard (http://www.womble.com) - Pequenas edições de video. Ele também tem a capacidade de dividir em captitulos, gerar menu mas muito limitado. Só permite uma pista de video, uma pista de audio (stereo ou 5.1), uma pista de diálogos que ele mixa junto com a pista de audio principal e uma pista de legendas.

2) Adobe Premiere Pro (http://www.adobe.com) - Inúmeros recursos para edição de video e allguns recursos básicos para edição de áudio. É um programa considerado profissional e muito utilizado em agencias de porte médio pra baixo. Porém é um programa que exige máquinas rápidas, muita memória e bom conhecimento em edição digital. dominando este programa e com uma máquina de bastante rápida dá pra se obter resultados bem próximos ao que a gente vê nos comerciais de TV basta imaginação.

3) Imaginate - http://www.canopus.com - Excelente programa pra criação de slideshows e como mostrei no post dá pra se usar também pra criar bons titulos e aplicar no video principal. Claro que o que o imaginate faz é possivel também fazer diretamente no pro desde que se tenha um bom domínio no uso dos keyframes e filtros. A vatagem do imaginate é a facilidade de se criar movimentos e a funcionabilidade que ele propoe ao ser considerado um plugin do premiere. Ou seja, não é necessário renderizar nada no imaginate, somente criar o salvar o projeto e renderizar tudo no premiere, pois ele importa o projeto *.IVP criado pelo imaginate. já em outros programas será necessário renderizar no imaginate e exportar no formato DV/AVI para ser importado pelo outro programa mas neste caso, não sei como ficaria o fundo alpha, num fiz este teste, normalmente se usa ele pra fotos e fotos não tem áreas transparentes e ocupam toda a área da tela.

4) Photoshop - também da adobe. É um dos melhores programas para tratamento de imagens 3D (qualquer foto é uma imagem 3D - um desenho geralmente é uma imagem 1D). Dá pra criar títulos fantásticos nele, combinando os filtros existente, principalmente títulos com efeitos metálicos, entre tantos outros.

5) DVd Maestro - Não é mais comercializado mas ainda se encontra para downloads. A meu ver é um excelente programa além de fácil assimilação para autorar dvds profissionais. Existem outros como DVD Encore da Adobe, DVD LAB, Scenarist da Sonic que me parece é o top desse tipo de programas.

6) Steinberg Nuendo ou Sonar: São dois excelentes programas para tratamento e criação de áudio 2 ou 6 canais. Eu prefiro o Nuendo pelo fato dele trabalhar com todos os plugins existentes na máquina e já permite a exportação em AC3. Mas o nuendo tem um inconveniente. Ele é muito exigente no quesito hardware. Ele não aceite placas 5.1 virtuais (a maioria do mercado). Eu tenho uma genius 5.1 que pra ele é uma placa stereo, já que a divisão de canais é feita mediante software e não hardware. Ele busca o hardware e até aqui a unica placa que conheço e é reconhecida por ele como multi é Platinum Plus que na ultima cotação de mercado eu achei por meros 800 paus enquanto que uma genius 5.1 custa 40,00.

O sonar já não é tão exigente e reconhece essa placa como sendo 5.1 e mostra o resultado em tempo real nas 6 caixas porém tem o inconveniente de não exportar diretamente em AC3. Nele é preciso exportar em 6 canais separados no formato Wav e usar um encoder separado pra gerar o AC3 final para o DVD. É tudo questão de gostar ou não do programa. Os dois usam os mesmos plugins instalados na máquina. Claro que tem lá os seus recursos próprios.

7 - Finalmente um programa pra queimar a midia. Eu so uso o Nero Express e somente pra isso.

Bom é isso agora é voce correr os post ai e se basear pelos relatos de cada um e tirar as suas conclusões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eta disposição, hein, Gladiador!!!

Meninos, estou de volta!! Renovado e pronto pra detonar nos vídeos!!!

Antes de mais nada, o CUBO foi uma coisa muito boa que peguei com o Gaivota Depenada!!(um forte abraço, amigo) !!!

Outra coisa, Lauro!! Baixe e instale IMEDIATAMENTE o MainConcep Mpeg HD 2.0 no seu Premiere Pro 1.5, roda na boa e é bem mais poderoso que o anterior!!!

Estarei por aí!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Dinho, espero que tenha descansado bastante pra gente retomar novamente as autorações e descobrir novos caminhos. Sei que você já está a frente do nosso tempo mas vamos de rabeira mesmo. Acho que pra muitos de nós por algum tempo ainda vai ser sonho autorar blue rays mas os seus ensinamentos sobre o convencional já é de grande valia pra nós.

Obrigado pelo retorno e na medida do possível sabe que pode contar sempre comigo que naquilo que souber e puder ajudar estamos por aqui.

Valeu amigão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro,

Essa é pra você, como agradecimento pela força e paciência nas explicações. Tudo resolvido, finalmente. E é como você diz, com dedicação, empenho e usando os neurônios, que se chega lá...Mais uma vez, obrigado por sua boa vontade em ajudar não só a mim como a todos que estejam na busca dos mesmos objetivos.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá Lauro!

Primeiro parabens pela dica,mas eu tô com uma pulga atrá da orelha.

Geralmente eu capturo e edito meus vídeos pelo premiere6.5 e atualmente estou usando o Encore DVD para fazer os menus.A pergunta que me encabula é a seguinte:como faço pra colocar os videos nos menus que você criou no tutorial?Posso ser talvez um ignorante no assunto,mas pra mim tudo isso ficou em um vídeo montado em forma de menu mas faltou dizer como funciona os botões criados,ou seja,pra que meu cliente clique no botão e exiba o seu conteudo.O Encore como você deve conhecer,é só criar o menu e arrastar o video pra dentro do botão,e eu fiquei sem entender como será feito com seu projeto ensinado.Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro e OgroShrek,

Fiquei uns dias ausentes mas tô passando para agradece-los pela ajuda, e para tb dar um retorno sobre o meu problema.

Era realmente um problema na utilização das camadas no Photoshop(Uma falta de atenção minha na verdade).

A Boa notícia é que o problema foi resolvido e tudo seguiu exatamente como no seu tuto Lauro.

Fiquei te devendo um retorno sobre o Gimp, pra ver se o processo tb poderia ser feito por um software "alternativo" ao Photoshop. Pelo que andei lendo sobre o Gimp a princípio me parece razoável e possível que ele tb realize os passos destinados ao Photoshop no seu tuto, pois ele salva arquivos com extensão .psd e possui um plugin chamado layer effects que contém as opções de Blending do Photoshop. Quero aqui deixar claro aos amigos do fórum que não utilizo o Gimp e não sou especialista neste. Apenas estou dando a minha opinião baseado no que andei lendo, caso esteja errado fiquem à vontade para me corrigir.

Como o Ogro já lembrou aqui e como você mesmo diz...

Com dedicação, empenho, botar os neurônios para trabalhar e a ajuda de pessoas como você e o Ogro a gente chega lá.

Valeu a ajuda de vocês dois!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério Barros

.O Encore como você deve conhecer,é só criar o menu e arrastar o video pra dentro do botão

Rogério é exatamente ai onde tá a diferença.

No premiere temos a liberdade de fazer o nosso menu da forma que desejamos, sem qualquer limite ou seja, o limite é a nossa imaginação.

Fazer um botão com um video é simplesmente voce colocar o video numa pista acima da pista principal do video na timeline e reduzí-lo o suficiente para para tamanho do botão desejado...

O premiere para isso dispõe de n pistas de video diferente da maioria dos programas que dispoem de no maximo 1 pista overlay.

Ex:

Temos um menu com um clip rolando. Primeiro aplicamos alguns filtros nesse clip podemos passar ele pra pb, aplicar ruidos pra criar efeito de filme antigo, etc... e tal...

Por cima deste video aplicaremos numa pista um video de tamanho 100x60 que será um botão...

em outra pista acima, colocaremos outro video do mesmo tamanho que seria outro botão....

e assim sucessivamente.

Ou seja teriamos 1 video em tamanho normal e por cima varios videos pequenos para os botões

No proprio premire podemos aplicar máscaras por baixo desses videos delimitando-os externamente com efeito de sombras por exempo ou podemos criar uma mascara no photoshop e aplicar os videos sobre essa máscara.

Feito isso é so renderizar tudo no premiere e exportar.

Recentemente eu publiquei um link com tuto sobre keyframes que explica bem esses recursos do premiere mas o 4shared tirou do ar porque ficou muito tempo sem downloads.

O cuidado disso tudo é que o maestro cria links de formas retangulares portanto se quiser botões em forma elíptica por exemplo, teria que usar recurso tipo underline nos botões emvez de alterar seu aspecto.

Tudo parte do seguinte princípio. O menu nada mais é que um clip bem trabalhado e projetado inclusive de acordo com a música se quiser ou seja, aplicar efeitos no clip conforme o tom da música.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro!

Acho que Você não entendeu minha dúvida!

Veja bem.Eu uso o premiere 6.5 já faz uns 3 anos,já mando bem nele.Eu crio clipes com n efeitos etc...

O problema não é a criação do menu ou seja a arte em video que você demonstrou,até aí tudo bem,o lance das pistas de vídeo e tudo mais eu tiro de letra.A questão é que eu edito por exemplo um vídeo de casamento e gosto de divider em clipes capítulos etc... para ter interatividade para meu cliente.No caso eu faço todo o projeto no premiere e depois exporto para mpeg pra fazer o DVD,aí eu uso o Encore DVD que tem varios menus prontos podento ou não adicionar botões.A grande questão é que no Encore eu pego um trilha de vídeo e arrasto pra dentro do botão do encore ,ou seja ele recepciona dentro do botão esse vídeo,mas não entendi como vou fazer isso com esse menu criado ao meu ver em maneira de vídeo.Como é que vamos clicar no botão pra que ele mostre o que tem dentro dele?

Desculpe!mas até onde eu tô podendo enxergar eu sóvou poder assistir a exibição do menu(clipe)mas não vou ter interatividade com ele.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério Barros

Entendi a sua dúvida porém não conheco do Encore.

Agora toda essa tratativa explicada parte do principio de que você vai autorar num programa tipo DVD Maestro ou Scenarits, acho que o DVD LAB também. O Encore não tenho ideia dos procedimentos dele.

Nestes programas mencionados você é livre pra montar o seu dvd com a estrutura que desejar inclusive dividindo o video em capitulos de tamanhos variados, os diversos clips não precisam estar necessariamente em arquivos separados e você controla tudo pela connections que é responsável pela navegação. Você pode por exemplo cria playlists para que o dvd volte ao menu ao final de cada capitulo, porém atraves da playlist, pode executar de forma sequencial.... O Encore permite isso?

Posso estar errado mas para que o Encore arraste um clip como botão, a principio voce teria que separar todos os clips, um pra cada botao?

Pelo menos era assim no UVS, no UMF que usei muito tempo atrás.

O UVS e UMF permitiam somente uma imagem de background e os botões trechos dos clips linkados, o Encore permite uso de videos pra background?

Como voce cria os links ou ele traz um preset já definido e não permite que altere as posições dos botões?

Realmente não sei....

Bom no Maestro, eu crio a (s) pasta(s) do menu(s) e arrasto pra la o(s) clips destinados. Para criar um botão basta eu clicar com o mouse numa área qualquer e abrir o retângulo na largura e altura desejadas que ao soltar o botão do mouse, o maestro já cria o botão que não passa de um link como temos na internet.

Uma vez criado esse link (botão) eu posso dar uma cor com opacidade 30% por exempo pra quando o cursos estiver sobre ele e outra cor quando for pressionado play, definir a partir de onde o menu deve ficar em loop, se o menu vai ser com timeout (de 0 a 255 segs) ou se o menu ficará em loop. Acredito que o Encore não possibilite isso... Daí é que vem a minha insistência: Um menu nada mais é que um clip de 30s ou mais bem trabalhado e geralmente os efeitos seguem o rítmo da trilha sonora. Constantemente vemos também (O Lost é um bom exemplo) videos de transição entre o Menu "X" e o capitulo selecionado. Neste caso, ao se clicar no menu, é direcionamento para um video de transição que inicia no ultimo frame do menu fazendo transição com os primeiros frames do capitulo selecionado e ao final deste video de transição é que se direciona para o capitulo propriamente dito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro!

Novamente volto a insistir.Acho que estamos falando em linguas diferentes.Veja bem :

A grande questão em jogo é que você criou no seu tuorial um menu em que os botões entraram na tela com efeito, se não me falha a memória, pela esquerda, ou seja os botões que você criou está em forma de clipe,vídeo,quer dizer:não é um botão interativo .O encore DVd permite dividir o filme em quantos capítulos quizermos,posso fazer o botão no desenho que eu quiser,mas é um botão fixo.Quer dizer:Eu vou ter que montar todo o clipe no premiere com os efeitos etc... depois de tudo pronto eu vou importar no Encore montar o fundo do menu etc... mas quando se trata dos botões não dá pra usar aquele criado no premiere,vou ter que usar os botões do encore,e é aó que tá o trastorno,ou seja,o fundo vai ficar uma maravilha mas os botões estáticos!Não vai ficar legal.A pergunta é:

Como você faz pros botões entrarem em movimento tendo lógico a possibilidade de colocarmos videos dentro desses botões?

VAmos imaginar o menu:

O cliente coloca o DVD no aparelho,vai aparecer um menu com fundo em movimento,efeitos,o título vai entrar de maneira estratégica de acordo com minha criatividade,e os botões com o filme e os capítulos vão entrar tavez um da esquerda o outro pela direita,vai fixar na tela(no menu) e o cliente vai clicar no botão desejado(making off,clipe,filme todo,capitulo 1,2,3etc...)e o filme vai ser exibido.

É esse o projeto que quero fazer.E agora?

Obs:Quase todos os filmes de locadora tem os menus montados com essa mentalidade(com os botões interativos em movimento)

Como Você faria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!