Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema de dissipação da Asus M2N-E


Acidjed

Posts recomendados

acidjet, primeiro vou te explicar como funciona a "tecnologia" heatpipe.

Bom o heatpipe ele é um caninho que é prenchido com um liquido, e ele tem como função fazer a troca de calor, este liquido faz um ciclo conforme esquenta e esfria, como você deve saber o calor sobe e o frio desce, então o liquido quando esta quente sobe que ai é onde esta o dissipador que fica em cima dos reguladores de tensão da placa, e é onde ocorre o resfriamento.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí acho que sobra uma segunda dúvida...

Se bem me lembro, a parte mais quente de uma motherboard que eu tinha eram os reguladores de tensão. A coisa ali fritava! Aí você tira um heatpipe do chipset e lava ao regulador de voltagens. Não estão os dois quentes? Então como funcionará o heatpipe?

A hipótese que eu tenho (hipótese de quem ainda não botou os olhos numa placa dessas ao vivo e a cores é de que o regulador de tensão, já mais eficiente e melhor projetado esquente menos, e que o dissipador sobre ele seja muito grande, permitindo o efeito já explicado pelo ltgennari.

Mas aí surge outra dúvida que não se cala... Não é em load, quando os componentes estão mais quentes, que o regulador de voltagens operará em situação mais crítica, podendo forneceer voltagens alteradas? Aí, então, com esta configuração a Asus não estaria arriscando instabilidade na placa mãe e até danos nos componentes caso a circulação de ar do gabinete não seja assim tão boa?

É que eu reparei que modelos de placas-mãe como a A8N-SLI Deluxe trazem cooler de chipset ativo, e um cooler de reguladores aparentemente tão grande como esse da M2N-E. E o chipset é semelhante, com consumo semelhante, não? Aí será que esse design fanless da Asus é realmente vantajoso, ou será que o sistema operará sempre a temperaturas mais altas?

Alguém já verificou a eficiência térmica disso, ou conhece reviews?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí colega, eu confio de olhos fechados no que a Asus fizer.

Provavelmente muitos engenheiros pensaram nesse sistema antes de colocar ele para vender. A Asus não é uma empresinha de fundo de quintal, ela tem um nome para preservar.

Bom o heatpipe ele é um caninho que é prenchido com um liquido...

Boa explicação... Eu tinha na cabeça que eram tubos maciços de cobre fazendo a troca de calor uma extremidade com a outra.

Mas por esse método de liquidos como funcionariam os heatpipes de notebook, já que eles ficam em um nível plano?? Um notebook na mesa não permitiria a troca de calor no líquido por convecção, então...!?!?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Calma amigos !

O heatpipe é um tubo de cobre "recheado" com gás de geladeira (que é um condutor de calor felomenal e por ser líquido/gás conduz melhor ainda), que pressurisado fica líquido, porém quando aquecido ebule, e gás o sobe pro dissipador (no caso dos notebooks ele não precisa subir, no próprio tubo há espaço para convecção e movimento dos fluidos, mas lembrem da condutividade térmica boa, ele vai levar o calor mais rápido pra ventoinha), que têm aliás uma bela estrutura de dissipação ali, e não se esqueçam que o cooler do processador dá uma soprada ali.

Aqui em casa o dissipador dos MOSFETs quase nunca esquenta, no máximo fica temperatura ambiente, mas o chipset esquenta, tanto que ele têm cooler ativo.

Das placas com Nforce 5 que eu vi não lembro de nenhuma com cooler, só soluções passivas, porque esse coolersinho aqui é um "fiofó", barulho constante e chato, dificílio de limpar e deu chifre pra asus nas primeiras A8N.

Como diz o GT nas suas avaliações, o ruido cai mas a peça esquenta mais.

Eu complemento, que se o gabinete for bem ventilado não há com o que se preocupar.

Abrass !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!