Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso ligar duas fonte AT de 300 para alimentar o meu som.


Edvaldo J. Frederico

Posts recomendados

  • Membro VIP

Então galera eu tenho um sistema de som que é empurrada por uma corzus PR3100 que consome no maximo 50A(2X100WRMS e 160WRMS) e o mesmo é alimentado por uma bateria de 60A que esta no porão de casa abaixa do meu quarto, só que essa bateria não esta como antes mais perde carga muito rápido e não esta segurando nem 10V :goff:, e eu tenho uma fonte de 250w AT eu coloquei pra tocar o meu som e fez bonito só que chega em um determinada altura do som principalmente quando coloco bastante graves a danada desarma, então eu estava pensado em compra duas fonte ou três da TRoni de 300w pra fazer uma fonte boa Fonte de PC em fonte de 13.8V 20A.

Agora eu queria saber se eu posso montar esse esquema e ligar els em paralelo.

Abs :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Então galera eu fez um teste aqui e deu certo, mais percebi que melhorou uma coisa e piorou outra :( .

Eu tenho um fonte de 250w at ligado no meu som só que não estava aguentando o tranco, quando puchava muito ela desligava, então peguei uma outra fonte de 300w at que tinha aqui e liguei em serie com a figura do lado esquerdo.

Como liguei agora.

Pot neg - <----> - AT250 5V+ <----> - AT300 12V+ <---> Pot pos + : essa ligação ficou moito boa a menos tensão que da com o som alto com bastante graves fica entre 13.6 ~ 16,50V só que a potencia esta esquentando mais que antes e de vez em quando a fonte de 300 que fornece os 12V desliga pois a corrente dela é menor:(

Como pretendo ligar.

Pot neg - <----> - AT250 5V+ <----> - AT300 5V+ <---> - AT300 5V+ <---> Pot pos + :15V sera que com essa tensão a potencia vai continuar esquentando?

Abs :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Então galera comprei as fonte que estavão faltando e fez o esquema pra ligar as três linha de 5V em serie, o som melhorou pacas só que a danada da potencia esta esquentando mais de quando esta só com 10V, e não esta tão frio assim sera que pode danificar a potencia.

O som ficou tão bom só que essa esquecimento esta esquentando tbem minha cabeça :(

Abs :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gerelmente para ligar essas fontes em série, você tem que deixar o fio negativo das fontes (preto) flutuando, ou seja, você tem que desconectá-lo do TERRA e da CARCAÇA DA FONTE.

Bom, mas o seu amplificador está esquentando o quanto?

Valeu amigo pela resposta eu liguei do modo que você viu na imagem eu peguei a linha de um fonte de 5+ e liguei no negativo da outra fonte e as três estão separado por um quadrado de plastico, pois esta um em cima de outra.

Eu medi com o multimetro sem carga e esta dando 15.50V e com o som em maximo volume com bastante graves chega 12,80V.

Tem com diminuir um pouco a tensão pra 14V eu acho que já deve melhorar.

Ta esquentando não pra queimar a mão mais não da pra ficar mais do que uns 2 minutos

Abs :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bom... esses modulos foram feitos pra trabalhar em uma tensão media de 13,5V... acho q 15V é demais para eLa...

por isso ela está esquentando...

tente fazer uma ligação com q a tensão não ultrapasse os 14V ...

abraços!

Se a fonte AT tive-se um linha de 3V como a ATX ia cair certinho no 13V, eu fez tbem essa liagação dos 5V pois ela que tem a aperagem maior.

Alguem tem algum ideia com diminuir esses 1.5V

A sub esta até batendo mais do que antes e não desarma mais com antes.

Abs :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Liga sempre as fontes de potências iguais, ok?

Bom, ele tá dando 15V porque você tá medindo a resistência sem carga. Experimenta medir a tensão enquanto o módulo estiver ligado.

Eu comprei duas fontes de 250W no ML e pedi pro cara eu quero as duas da mesma marca e potencia e AT e o viad* me mandou duas de 300Watts de marca diferente <_< .

A potencia ligada nas fonte sem nem um som, fica em 14.88V cravado.

Se eu consegui baixar 1V eu acho que já resolve.

Os graves melhorou tanto que meu pai já deu uns 3 berro, abaixa isso ta tremendo tudo aqui que derruba a casa :bye::P

Abs :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. O ideal seria se as fontes fôssem da mesma marca. Mas deixa para lá. O negócio é não ligar fontes com potências diferentes.

Se com os amplificadores fica em 14,88V, com o som ligado em um volume razoável deve cair para uns 13,5V.

Para medir tensão de fontes com potência grande, deve-se medir com carga.

Outra coisa, os amplificadores estão esquentando o quanto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta esquentando quase que o mesmo de uma lampada de 60W ligada um pouco menos, , essa tensão esta com a pontencia ligada e com a potencia desligada da fonte vai pra 15,50+/-.

Abs :-BEER

14,88V é uma tensão boa. Mas experimenta aumentar bem o volume e ver qual a tensão.

Experimenta pingar umas gotas de água em cima de onde esquenta (é de alumínio né), vê quanto tempo +- a gota evapora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara.. apenas com amarelo + preto de UMA fonte você já arrasta uns 100wrms de ampli numa boa.. se você fizer o esquema citado acima.. consegue uns 15A a 13.8vcc (não viaja.. pra tirar 14.88vcc vai ser trabalhoso demais e não vai ter corrente suficiente.. os sinais de 3.3vcc, e etc não sao da mesma potencia (em termos de corrente) dos molex!). faz o esqueminha do diodo + capacitor.. e tem um esquema na internet q ensina como 'cascatear' fontes atx pra conseguir mais de 15A... é q perdi o valor do diodo.. mas.. qualquer coisa... www.google.com.br ;)

EDIT.: Ah.. esse lance de potencias diferentes, marcas diferentes.. não tem nada a ver! não estamos falando de SLI.. estamos falando apenas de somar correntes numa mesma tensão! você pode ter 15 fontes.. todas de modelos/marcas/potencias diferentes... se todas estiverem com o diodo (pra impedir retorno indevido da corrente) da pra somar a corrente de todas elas (vai dar no minimo 10A por fonte!) ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei duas fontes de 250W no ML e pedi pro cara eu quero as duas da mesma marca e potencia e AT e o viad* me mandou duas de 300Watts de marca diferente <_< .

A potencia ligada nas fonte sem nem um som, fica em 14.88V cravado.

Se eu consegui baixar 1V eu acho que já resolve.

Os graves melhorou tanto que meu pai já deu uns 3 berro, abaixa isso ta tremendo tudo aqui que derruba a casa :bye::P

Abs :-BEER

Amigo, acredito que se você colocar dois diodos de potência em série, conseguira adicionar a queda que deseja.

Neste link tem uma tabela de diodos http://www.burgoseletronica.net/tabeladediodos.htm

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá loco! Para que ligar em série??? Liga em paralelo com diodos!

Só isso, acabou, vai fornecer a mesma tensão lá em torno dos 14 sem carga e com carga de uns 15 ampéres vai no mínimo pra 12 volts...

Mosfet esquenta muito fácil quando passa da tensão de trabalho do amplificador.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá loco! Para que ligar em série??? Liga em paralelo com diodos!

Só isso, acabou, vai fornecer a mesma tensão lá em torno dos 14 sem carga e com carga de uns 15 ampéres vai no mínimo pra 12 volts...

Mosfet esquenta muito fácil quando passa da tensão de trabalho do amplificador.

Abraços!

Não tem problema ligar as fontes em série. Mas tem que deixar o negativos delas flutuando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ai galera desculpa da demora, falei com um camarada meu e ele deu a ideia de montar um regulador de tensão mais ele passou pra mim um valor de um transistores que não lembra pra dar 12V só que eu quero que de 14V alguem ai sabe o valor :blink:

transistor.jpg

Abs :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!