Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Só dá pra usar VNC atrás de roteador se redirecionar portas?


doraimom

Posts recomendados

Olá... Tenho procurado em tudo quanto é canto algum programa que permita-me conectar a um VNC server atrás de um roteador, porém não acho nada.

O UNICO JEITO de conectar num vnc server atrás de roteador é fazendo redirecionamento de porta no roteador??

Realmente não tem nenhum outro jeito que qualquer altista consiga receber ajuda sem ter de pedir intervenção do administrador nas regras do roteador????

Obrigado

===========================================

UM RAPAZ, EM OUTRO FORUM, relacionou esta pergunta minha com FIREWALL.. Acho interessante colar minha resposta aqui para deixar mais claro o meu problema:

===========================================

Olá Loopy....

Na minha pergunta eu não relacionei o problema do VNC com problema necessariamente em firewall.. Você deve perguntar por que? Simplesmente devido ao PROBLEMA1 e PROBLEMA2 (abaixo) que são problemas com o servidor VCN estando atrás modem speedy configurado como servidor DHCP por exemplo. Não há regra de firewall nenhuma. Não chega nem a existir firewall. Apenas o roteador/servidorDHCP/modemspeedy (tudo na mesma coisa) entre a internet e o servidor VNC.

Por exemplo- PROBLEMA 1:

Na minha casa em SP, eu deixei o modem speedy roteando, ou seja, para que as pessoas apenas ligassem o PC e já navegarem na net sem precisar conectar... O problema é que tentei acessar por VNC e não deu exatamente porque o modem speedy estava desse jeito. E o PC que eu queria acessar era o único, ligado diretamente ao modem!!!! Ou seja, não havia regra de firewall, não havia se quer firewall.. nada... Simplesmente o PC estava atrás do modem speedy que estava funcionando como servidor DHCP... Então o VNC tinha que funcionar neste caso. Tem de haver uma solução...

PROBLEMA 2:

Tentei dar suporte a uma menina que tinha internet banda larga do prédio, ou seja, no caso dela muito provavelmente também só havia um MODEM speedy e nada mais, configurado como DHCP pra compartilhar a internet. E também neste caso não consegui usar o VNC.

Em ambos os casos mencionados acima, você semplesmente tem o modem speedy como DHCP para um ou mais PCs. MEsmo tendo apenas 1 PC ligado diretamente ao modem speedy neste estado (DHCP) o VNC não funciona. Até onde eu sei, nem tem como você configurar redirecionamento de porta no modem speedy, portanto deve haver outra solução. Eu sinceramente não acredito que só dê para usar VNC, nestes casos, colocando um roteador de verdade que permite a inserção de regras de firewall (redirecionamento de porta) ou um PC como roteador entre o modem speedy e os computadores da rede local. Deve ter outro jeito.

É isso...

Espero que tenha ficado mais claro.

VALEU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Camarada,

Não sei se entendi muito bem seu problema, mas vai o que eu acho que entendi.... me corrija se eu estiver errado. você quer acessar seu micro remotamente via VNC certo??

Em primeiro lugar o Speedy ou outros do tipo não te dão um IP fixo pra internet então você precisa saber o seu IP de internet (200.x.x.x) e não o de rede local (192.x.x.x / 10.x.x.x) pra poder acessar de fora...

Como o endereço de internet pode mudar com muita freqüência recomendo tb que você use um servidor de DNS dinâmico público, como o NO-IP (http://www.no-ip.com). O que esse cara faz é instalar um client na sua maquina que vai ficar sincronizando o IP de internet com um nome válido na internet, como www.meucomputador.no-ip.org por onde você vai tentar o acesso depois que o teu modem estiver autorizando requests na porta específica necessária....

Em segundo, como mencionado antes, você tem que configurar o teu modem pra aceitar requisições na porta específica do VNC. A maioria dos modems tem essa opção, mas normalmente você precisa entrar no menu de configuração para habilitar que é bloqueado quando o modem é alugado.

Neste menu você vai falar ao modem para ele trabalhar como um roteador, o que vai te dar umas opções legais de segurança e redirecionamento de porta que é o que você precisa pra fazer o que você quer....

Pra começar primeiro descobra qual a marca e modelo do seu modem, e depois da uma buscada na internet por tutorias ensinando como ativar as configurações de modo router...

Uma boa fonte, se não a melhor pra descobrir isso é o site da ABUSAR (http://abusar.org/)

Espero ter ajudado.

Abraços,

Felipe Silveira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Felipe Silveira. Obrigado pela sua resposta.

Eu realmente achei que tinha colocado bastante informação (até repetida) pra ficar fácil de entender, mas parece que não funcionou bem assim, não é?!

O mais importante que é eu querer acessar remotamente um PC via VNC pelo menos acho que todo mundo entendeu. Segundo, em relação ao IP esse tal de "http://www.no-ip.com" eu já ouvi falar e já até acessei a página, mas foi com interesse em FTP. Nem lembrei disso pra VNC. De todo jeito o IP da internet (dinâmico no meu caso por ser speedy home) eu pego com quem tem acesso físico ao PC, então isso não seria problema, mas essa ideia realmente é muito boa. Eu vou ver se aprendo a usar isso que você falou acima. ELE É PAGO? Eu sei que algumas funcionalidades importantes são pagas. Se puder te explorar nisso também, pode me dizer o que eu consigo sem pagar no http://www.no-ip.com?

Em relação agora ao modem speedy, ele é o Thompson 510. Fica implícito que eu já tenho acesso a ele quando disse que coloquei o modem para rotear funcionando como servidor DHCP. Isso só dá pra ser feito acessando o firmware do modem. Dentro do programa do modem eu tenho até uma tabela de roteamento que infelizmente tá sendo colada toda errada aqui (ia me gastar muito tempo para editar). Vai um pedaço dela:

IP route table

Destination Label Gateway Intf Metric

169.254.141.11/32 - 169.254.141.11 eth0 0

Para inserir alguma nova coisa ai eu tenho os seguintes campos a preencher:

Destination:

Label: (Várias opções com DSCP_AFxx e DSCP_CSx) (Não faço ideia do que seja)

Gateway:

Interface: (Unica opção ETH0)

Metric:

Até onde dá pra ver, sendo essa a única opção de roteamento dentro do firmware do modem, acredito eu, portanto, que não tem como fazer redirecionamento de porta por aí. Discorda???

Mudando para outro ponto então, ainda sim eu insisto na pergunta.... Realmente não tem nenhum programa VNC que permita você acessar um PC atrás apenas de um modem speedy roteado sem inserir regras de redirecionamento de porta no mesmo???

E mais é realmente possível inserir tais regras em um modem speedy? Pelo que vi aqui no meu, aquela única opção de inserir alguma coisa na tabela de roteamento não oferece opções para redirecionamento de portas. Aí provavelmente alguém poderia falar que eu deveria, então, trocar o modem por outro, mas prefiro não caminhar para estes lados.

Prefiro focar neste caso que abrange várias situações em casas e prédios com speedy compartilhado e tentar descobrir se existe algum VNC server que permite esse acesso remoto.

Ficou mais claro agora eu espero, não ficou Felipe? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, realmente é necessário redirecionar as portas para que o VNC funcione.

Problema 1:

Se existe apenas um micro, colocar o modem no modo bridge (discado) talvez seja interessante pois desta forma todas as portas já estarão redirecionadas para o micro.

Problema 2:

Neste caso não tem muito o que fazer, mas existe uma alternativa.

O UltraVNC tem uma solução para NAT onde ele utiliza um servidor "intermediário" para realizar a conexão. Não utilizei este recurso, mas quem sabe ele sirva para você.

http://www.uvnc.com/addons/nat2nat.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Camarada,

Segue o link com o passo a passo para configurar port forwarding no seu modem:

http://www.portforward.com/english/routers...10Alt/eMule.htm

É parte de um outro passo a passo para melhorar ID no emule, então começa a dar uma olhada a partir mais ou menos do meio do tutorial....

Quanto ao NO-IP o site oferece bastante coisa de graça, só que na modalidade gratuita você é limitado a escolher alguns nomes/domínios que ele te sugere, não podendo por exemplo usar .com.br e etc... Sem pagar nada você tb não tem acesso ao suporte nem outras opções para hospedagem e backup....

No geral a modalidade gratuita é muito boa, o Dynu que o Bruno Passos indicou tb é muito bom, mas eu particularmente prefiro o NO-IP.

Um detalhe.... percebi que você não quer complicar muito pra acessar sua maquina de fora.... apesar de que mesmo dando um pouco de trabalho esse tipo de configuração traz outros benefícios bem legais, tipo a possibilidade de você hospedar o seu próprio site, ter o seu próprio servidor de email, acessar os seus dados de qualquer lugar e etc....

Mas para simplesmente acessar remotamente uma outra maquina pela internet tem um cara que eu usava um tempo atrás que é bem legal o nome do software é TeamViewer (http://www.teamviewer.com).

Ele tem trasferência de arquivos, chat e controle remoto altém de ser compatível com VNC... é progido por senha e funciona muito bem.

Talvez a única notícia ruim é que agora a versão gratuita tem uma limitação de 20 minutos por cada seção aberta, na época que eu usava não tinha limite de tempo, mas como você está querendo só pra quebrar um galho acho que já resolve o problema... é só instalar um cliente em cada ponta e conectar, é bem fácil e prático...

De repente vale a pena procurar umas versões mais antigas do TeamViewer pra ver se essa limitação de tempo é coisa só da versão nova.... da uma olhada no link abaixo... vale arriscar ;)

http://baixaki.ig.com.br/site/detail36362.htm

Abraços,

Felipe Silveira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!