Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Silvio12,

O Bcpetronzio tem razão. É muito difícil encontrar alguma informação organizada sobre esse tipo de equipamento.

Mas vamos lá...

Vi numa das livrarias técnicas da Sta Efigênia há muito tempo atrás um Esquemário de orgãos eletronicos da GIANINI pois ela fabricou alguns órgãos no passado. 

Outra fonte de informação é negociar com as fábricas um curso de técnico e aí eles poderão tb te fornecer os esquemas.

Na minha época não tive oportunidade ($) de fazer esses cursos.

Como eu tinha feito curso de eletrônica, fui "garimpando" sozinho, e como disse o Bcpetronzio, foi demorado obter a experiência necessária.

Lembre-se que órgão eletrônico usa a eletrônica convencional em muitas partes. Somente nos circuitos geradores de sons é que os componentes mudam um pouco.

Comece estudando eletrônica convencional (pode até ser por correspondência) que você poderá ter condições de ir analisando e aprendendo a manutenção de órgãos (ou de qq outro equipamento eletrônico) ok?

Outra dica é ir na EXPOMUSIC 2014 em S Paulo entre 18 a 21 de setembro no EXPOCENTER NORTE.

Lá estarão com certeza todos os fabricantes de instrumentos musicais e muito possivelmente os de órgão tb.

Assim você vai poder negociar os treinamentos que precisa, ok?

Abraços e sucesso!

Sds.

Iriel

Postado

boa tarde pessoal alguem pode por favor mim enforma qual a funçao da quela bateria que tem na chave de liga desliga  do orgao se ela estiver fraca interfere em que ? obrigado.

boa tarde alguem por favor sabe qual é a funçao da bateria na chave liga desliga, e se ela estiver fraca o que pode acontecer?

Postado

boa tarde pessoal alguem pode por favor mim enforma qual a funçao da quela bateria que tem na chave de liga desliga  do orgao se ela estiver fraca interfere em que ? obrigado.

boa tarde alguem por favor sabe qual é a funçao da bateria na chave liga desliga, e se ela estiver fraca o que pode acontecer?

Silvio12,

Se é o que eu estou pensando aquilo não é bateria. É um capacitor para atenuação de picos de tensão elétrica no momento de ligar e desligar o equipamento. Evita o tradicional e incomodo "tuc" no alto falante. Muito utilizado em som tb..

Sds.

Iriel

• 2 semanas depois...
Postado

boa noite amigos meu orgao estava com varios problemas mais graças a ves estou resolvento o problema da chave era um capacitor de 600VL a oleo muito antigo. arora o pedal de expressao nao esta funciondo aperto ele e nada, o som tambem esta meio estranho ja tentei regula mais ele nao resolve, como fazer para funciomar o pedal de expressao. obrigado.

Postado

boa noite amigos meu orgao estava com varios problemas mais graças a ves estou resolvento o problema da chave era um capacitor de 600VL a oleo muito antigo. arora o pedal de expressao nao esta funciondo aperto ele e nada, o som tambem esta meio estranho ja tentei regula mais ele nao resolve, como fazer para funciomar o pedal de expressao. obrigado.

Silvio,

O pedal de expressão funciona com um LDR e uma lâmpada que possivelmente está queimada ou o LDR está com algum fio rompido ou com trilha obstruida por poeira.

Sds.

Iriel

Postado

onde fica esre LDR OU AS OUTRAS auternativas

Silvio12,

Dentro de pedal de volume, ok?

Precisa desmontá-lo.

O LDR parece uma pastilha .... (nunca dá problema mas a fiação sim) e a lâmpada (maioria de 6V) a maioria das vezes está queimada.

Sds.

Iriel

Postado

Bom dia pessoal, vei o tecnico aqui em casa e infelizmente o ***** não entendia de nada....

e to com problena na placa de audio, pois a pedaleira esta com som como se fosse do teclado superior,

me ajudem ai?

att; 

Luiz Felipe

Postado

Luiz,

Vamos a uma "receita de bolo" de informações básicas para que eu possa tentar ajudá-lo, ok?

1- De qual a sua cidade?

2- Qual a marca e modelo do órgão?

3- O que houve com o órgão quando ocorreu o defeito pela primeira vez? Qual o histórico do defeito.

3- O órgão está aberto? Tem como tirar fotos e nos enviar?

4- Qual seu conhecimento de eletrônica?

5- Se a pedaleira toca o som do teclado superior então qual o som que sai do teclado superior? O da pedaleira ou continua seu som normal?

6- O ritmo está funcionando?

Peço uma gentileza a você. Não deixe nenhuma pergunta sem resposta para eu não precisar ter de reenviar novamente a mesma pergunta. Muitas vezes a resposta de uma complementa a outra, ok?

Nos ajude que a gente ajuda você, beleza?

Então vamos lá..... mãos à obra!

Abraços.

Sds.

Iriel

Postado

então vamos la 

Sou de Resende

O orgão e um Gambitt dx-250

Ele esta com a tampa aberta

o som do teclado esta normal esta tudo normal, so a pasalerira que ficou ruim,

O problema foi algumas teclas que ficavam agarradas,

Mas o tecnico sismou de mexer em um xiado que veio de fabrica, o orgão dave ter +ou- uns 20 anos

ele trocou a placa de audio pois o pedal de expressão parou, trocou tb o LDR,

Sei muito pouco de eletronica.

Me passa seu e-mail pois as fotos são grandes e não da pra anexar

Postado

obrigado iriel

Silvio12,

Obrigado pelo que?

Fiquei curioso.

Conseguiu consertar?

Abraços.

Iriel

Iriel

então vamos la 

Sou de Resende

O orgão e um Gambitt dx-250

Ele esta com a tampa aberta

o som do teclado esta normal esta tudo normal, so a pasalerira que ficou ruim,

O problema foi algumas teclas que ficavam agarradas,

Mas o tecnico sismou de mexer em um xiado que veio de fabrica, o orgão dave ter +ou- uns 20 anos

ele trocou a placa de audio pois o pedal de expressão parou, trocou tb o LDR,

Sei muito pouco de eletronica.

Me passa seu e-mail pois as fotos são grandes e não da pra anexar

Luiz,

O xiado modula com o pedal de volume, isto é, ele aumenta e diminui a medida que você atua no pedal de volume?

Que placa de audio é essa que ele trocou?

Sds.

Iriel

• Coordenador
Postado

Luiz,

Pode mandar as fotos pelo forum, veja os procedimentos com o Moderador.

Assim vários outros técnicos poderão tentar ajudá-lo nesse conserto.

Caso não consiga postar meu email é [email protected]

Sds.

Iriel

Sim, se clicar no ícone "Mais Opções" no lado direito e abaixo da janela de resposta, você terá uma opção de "anexar" fotos para o seu post.

Se as fotos forem de muita qualidade, hospede elas em um servidor na net e coloque o link no post, Hoje o que mais uso é o: http://www.4shared.com/, existia um outro muito fácil de usar que era o (https://imageshack.com/faq#subscriptions ) mas ficaram gananciosos!!!!... hoje, só pagando para usa-lo!...

E tem o recente: https://www.flickr.com/#section-4

Esse eu ainda não usei!....

Postado

Então Iriel,

Isso mesmo quando o pedal  de volume esta baixo o xiado não aparece,

Essa pergunta eu no sei te responder, sei que ele tirou a placa original e colocou essa que não funciona...

Sds

Luiz

Luiz,

Se modula o xiado então não entendi o que o Técnico quis consertar. É sinal que o amplificador está funcionando.

Se me permite a pergunta, então porque ele não recoloca a placa original? 

Qto ao defeito, veja na placa principal (siga a fiação dos teclados) se esse órgão usa 2 CIs M208, um para o teclado superior e outro para o teclado inferior e pedaleira.

Se usa, então troque-os, isto é, retire o CI do teclado superior e coloque no lugar do CI do teclado inferior, entendeu a jogada?

Ao retirar observe a situação das perninhas deles se não estão oxidadas ou quebradas, ok?

Depois ligue o orgão e veja se o defeito sumiu ou "trocou de lugar", ok?

Se trocou de lugar é sinal que o CI do TI está danificado. Compre um CI novo.

Se continua igual é sinal que os CIs estão bons e que o defeito está em outro lugar,

"Captou a mensagem?"

Mas somente faça isso se os dois CIs forem exatamente (percebeu o negrito?) da mesma numeração (M208), ok?

Muito cuidado para não tocar nas perninhas dele que são muito sensíveis a eletricidade estática do corpo humano e podem queimar.

Cuidado também com as posição dos CIs na placa. Anote onde fica o pino 1 que não tem erro.

Não sei se fui claro. Em caso de dúvidas poste.

Não faça nada antes de ter certeza absoluta do que vai fazer ok? Esses CIs são caros e difíceis de achar.

Sds.

Iriel

• 3 semanas depois...
Postado

Bom Dia Galera, tudo bem?

Tenho um orgão phinker.

Infelizmente está desafinado.

Ex: A nota Dó está igual a Si. A nota, LÁbemol, está igual a Sol. Como faço para resolver?

A pedal de volume não funciona.

Espero que me ajudem!

Obrigado!

Att

Lucas.

Postado

Bom Dia Galera, tudo bem?

Tenho um orgão phinker.

Infelizmente está desafinado.

Ex: A nota Dó está igual a Si. A nota, LÁbemol, está igual a Sol. Como faço para resolver?

A pedal de volume não funciona.

Espero que me ajudem!

Obrigado!

Att

Lucas.

Lucas,

você vai precisar de um afinador eletrônico?

A afinação depende de cada modelo de orgão.

Tem de abrir para ver.

Tem orgão que na placa do teclado existem 12 trimpots, 1 ajuste para cada nota de uma"oitava padrão".

Ao afiná-la toda as notas do orgão tb estarão afinadas.

Tem orgão que tem 1 único trimpot ou bobina na placa principal. Ao ajustar 1 única nota, automaticamente todas as outras estarão afinadas tb.

Qto ao pedal de volume tem de abri-lo e ver se a lampada ou led estão acendendo.

Sds.

Iriel

• Curtir 1
Postado

Ok Uriel, já fiz a afinação das Notas(Oitava Padrão). Teclas Brancas certo?

Através de um trimpots consegui afinar.

E agora as pretas(bemol) e (#) ? Como irei fazer?

No aguardo.

Att

Lucas

Lucas,

As pretas da mesma maneira. Também tem seus respectivos trimpots.

No total são 12 trimpots para 12 notas de uma "oitava padrão".

Sds.

Iriel

• Curtir 1
Postado

Olá, tenho um orgão eletrônico Grace GR 10 (orgão antigo) e ultimamente algumas teclas apresentam falhas no som e ao aumentar o volume com o pedal percebe-se um barulho, um ruído, como "zuum" de abelha. Como sou técnica em automação industrial e sei um pouco de eletrônica, pretendo abrir o instrumento e arrumá-lo, porque acredito que seja apenas um mal contato, algum desgaste...Alguma dica, sugestão pra mim?  :)

Postado

Oi Thais,

As falhas das notas pode ser eliminada através de uma limpeza nas "agulhas" de cada nota que fazem o contato com o barramento, usando uma lixa de água bem fininha de número 600.

Qto ao pedal de volume tem de ver de que tipo ele é, por exemplo, se é de LDR ou potenciômetro. 

Se for de potenciômetro é questão de se fazer uma limpeza com grafite de lápis.

Bom trabalho.

Att.

Iriel

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...