Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Orgão eletrônico


goldvec

Posts recomendados

  • 2 semanas depois...
oi ,preciso do esquema elétrico do orgão solina, A210 , se alguém tiver agradeceria que me enviassem , pois a pedaleira não funciona , todos os lá bemois também não e alguns lá natural e si natural , e não consigo verificar pois não conheço este esquema.

Também não conheço esse orgão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • mês depois...

Boa tarde a todos!

Sou Técnico em Eletrônica, trabalho com manutenção industrial (não entendo de orgão eletrônico), mas uma amiga pediu para olhar o órgão Minami M4-R dela que está com problema, observei que a ultima oitava do teclado superior e também a ultima oitava do teclado inferior não funcionam, as demais teclas do teclado inferior estão falhando e com o som muito baixo, também a pedaleira está com o som direto como se estivesse travada, abrí o orgão e percebí que algumas placas eletrônicas estão com zinabre, em especial as placas CE 7055A e a placa CE 7070, os senhores poderiam me ajudar a solucionar este problema e me informar onde posso conseguir peças para este modelo de órgão, pois pesquisei na net e não encontrei nada até agora...

Se alguém puder me ajudar eu agradeço!

Fabrício Godoy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Colega,

Com essa referência (da MINAMI)fica difícil.

Qual o numero do CI?

Iriel

Prezados, Tenho um orgão minami mIVR meus sobrinhos ligaram ele em 220v com a chave celetora em 110. desde então estou tentando consertá-lo. Já tive progressos mas para continuar agora somente com o esquema das placas. Alguém poderia me ajudar?

Att

Antônio Pereira Cândido - Fpolis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

apec,

Com um pouco de sorte o problema deve estar somente na placa da fonte e do amplificador.

O primeiro passo é restabelecar as tensões da fonte (+5Vcc; +12Vcc;+18Vcc, etc...)

Verifique os reguladores de tensão se estão recebendo e enviando as tensões adequadas.

Bom trabalho.

Sds.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom dia a todos.

Estou com um orgão eletrônico da Diatron Eletronica modelo M/49, bem antigo.

O caso é que ele não liga, e segundo o antigo proprietário estava funcionando normalmente, depois do transporte é que parou de funcionar.

Não sou expert em orgãos eletronicos, mas gostaria de saber se alguem tem como me auxiliar com dicas, diagrama eletrônico, manual e/ou qualquer outra documentação deste equipamento. Desde já agradeço a atenção de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colegas, fui ver um Gambitt BX-40 de um amigo que não sai som nenhum; liga, acende os led´s do painel mas nada de som em nenhum teclado. Medi 10V em alguns CI´s mas não sei se é esta a tensão correta. Trouxe a fonte prá analisá-la melhor. Alguém sabe as tensões que tem que sair desta fonte ou alguma outra dica para este defeito? Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, completando as informações referentes ao Gambitt BX40: a fonte gera 12V e 5V Alguém sabe se é só isso mesmo? Tem um pino do conector que vem do coletor de um dos 2N3055 (são dois) que não sai tensão nenhuma. Será que está correto? Abraços!

Domenor,

Fiquei um bom tempo sem acessar o fórum...

2N3055 é um transistor amplificador. Dica, troque os dois. É muito barato para se preocupar com eles. Antes de instalar teste os componentes junto a eles pois são dois.

Veja os reguladores da fonte se estão regulando as tensões especificadas. Geralmente +12Vcc; -12Vcc e 5Vcc.

Bom trabalho.

Sds.

Iriel

Gostaria de aprender a conserta orgão musical. Alguem pode me Ajudar me indicando um curso,apostilas e sites ?

Edverton,

Veja nas fábricas TOKAI e GAMBIT em S. Paulo ou nos respectivos sites.

Sempre em setembro tem a Feira da Música em S. Paulo no Shoping Center Norte (próx. a rodoviária do Tietê). Todas as empresas relacionadas a música e órgãos tb estão expondo lá.

É um gasto só e uma ótima oportunidade de conversar com eles.

Boa sorte.

Sds.

Iriel

Bom dia a todos.

Estou com um orgão eletrônico da Diatron Eletronica modelo M/49, bem antigo.

O caso é que ele não liga, e segundo o antigo proprietário estava funcionando normalmente, depois do transporte é que parou de funcionar.

Não sou expert em orgãos eletronicos, mas gostaria de saber se alguem tem como me auxiliar com dicas, diagrama eletrônico, manual e/ou qualquer outra documentação deste equipamento. Desde já agradeço a atenção de todos.

ejdo,

Se realmente é verdade o que o outro dono disse então é possível que algum conector tenha se soltado no transporte. Lembre-se que a vibração é inimiga de contatos e conexões elétricas.

Tente reapertar todos os conectores, faça uma verificação visual cuidadosa nas placas e fiações, principalmente na fonte, verifique o fusível, veja a chave seletora de tensão. Geralmente problema é mais "mecânico" do que elétrico ou eletrônico. Bom trabalho.

Sds.

Iriel

oi ,preciso do esquema elétrico do orgão solina, A210 , se alguém tiver agradeceria que me enviassem , pois a pedaleira não funciona , todos os lá bemois também não e alguns lá natural e si natural , e não consigo verificar pois não conheço este esquema.

cirlei,

Faça uma verificação das fiações da pedaleira.

Quanto aos bemóis não funcionarem me dá a impressão que é o divisor de frequencias.

Não conheço esse órgão por isso é necessário fazer um estudo mais detalhado do circuito oscilador e divisor de frequencias.

Sds.

Iriel

Boa tarde a todos!

Sou Técnico em Eletrônica, trabalho com manutenção industrial (não entendo de orgão eletrônico), mas uma amiga pediu para olhar o órgão Minami M4-R dela que está com problema, observei que a ultima oitava do teclado superior e também a ultima oitava do teclado inferior não funcionam, as demais teclas do teclado inferior estão falhando e com o som muito baixo, também a pedaleira está com o som direto como se estivesse travada, abrí o orgão e percebí que algumas placas eletrônicas estão com zinabre, em especial as placas CE 7055A e a placa CE 7070, os senhores poderiam me ajudar a solucionar este problema e me informar onde posso conseguir peças para este modelo de órgão, pois pesquisei na net e não encontrei nada até agora...

Se alguém puder me ajudar eu agradeço!

Fabrício Godoy.

Fabrício,

Quanto a não funcionar 1 oitava inteira tem cara de mau contato no conector, um em alguma porta lógica. Quais são os CIs da placa geradora? Siga a fiação que sai do teclado que você identifica essa placa.

Corrigiu as trilhas interrompidas?

Sds.

Iriel

tenho um orgao saema modelo s300 dmr que esta com problema na placa pa 300 queimou um componente e nao consigo identificar preciso de esquema se puder me ajudar por favor eu sou leigo no assunto e nao sei consertar preciso de ajuda sou agradecido obrigado

Milto, tire uma foto bem nítida da placa e uma foto mais longe para eu identificar a posição dela no orgão e poste aqui ou mande no meu email pessoal. Não sei se posso colocar o email aqui.

Sds.

Iriel

Por favor, gostaria de saber se alguém pode me ajudar?

Tenho um orgão SAEMA S130, e nao esta funcionando, chamei uma pessoa para consertar e ele detectou o defeito, mas... me cobrou 300 reais pelo serviço, ele me mostrou a peça que queimou, é um CI, que fica localizado olhando de frente as costas do orgão na primeira placa da esquerda pra direita. Mas depois que eu falei que não

tinha esse dinheiro ele pegou o CI e apagou os números e sem esses numeros é impossivel conseguir arrumar o orgão, pois já tentei comprar este CI e sem os números não consigo. Será que alguém poderia me passar esses numeros por gentileza? Estaria me ajudando grandemente. É um CI com oito pernas de cada lado. Aguardo resposta. Desde já, agradeço muito.

Jmar,

"Técnico" bem "amigo da onça hein?" Apagar a referência do CI do cliente nunca tinha visto isso. Se ainda não tiver conseguido a informação tire uma foto da placa e poste aqui.

Se for um CI dedicado dificilmente você irá conseguir. Mesmo com a referência já é difícil....

Sds.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um problema com meu orgão minami sm33 ele esta com mal contato nos registros e a pedaleira parou de funcionar estar muda!queria alguma resposta sobre o assunto pois procurei técnicos nessa parte mais nenhum se intereçaa em mehcer queria sabeer o que pode ser? Aguardo resposta, vai me ajudar muito, ja tenteei limpar ele mais o problema continua do mesmo jeito!\ agradeço muito se me ajudarem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Um historia triste...adquiri um teclado Yamaha PSR500 com defeito (sabia disso), consegui restabelecer o processamento sobre a CPU MN18801A depois de resoldar o belo (SMD). Infelizmente sinto falta de mais alguns sinais (para a interface do teclado por exemplo) e não sei se é dano no integrado ou pane da rom do belo (firmware). Encontrei o manual de serviço com o esquematico mas não ajuda muito mais. Até encontrei quem comercializa a placa completa mas fica mais caro que um teclado de mesmo modelo usado. Quem tiver alguma sugestão ou dica, será muito bem-vinda !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Iriel e pessoal dos órgãos! Já troquei os dois 2N3055 da fonte do Gambitt BX-40 que citei acima, mas não resolveu. Nesta fonte só tem dois reguladores, 12V e 5V e estão ok. Fiz um teste com um CI M208B1 mas também não adiantou, continua mudo. Teriam mais alguma dica?

Vamos começar do início novamente.

Se as tensões da fonte e amplificador estão bons vamos continuar...

1-Tem algum som de fundo no alto falante quando você atua no pedal de volume ou potenciometro? Tem que dar aquele som tipo rádio fora da estação.

Se sim o amplificador está funcionando. Se não então o amplificador continua ruim.

Vou considerar que sim.

2- O ritmo funciona?

3- Experimente colocar fone de ouvido no órgão e confira se tem som.

4- Se nada disso resolver o problema poderá estar nesse M208B1.

Sds.

Iriel

tenho um problema com meu orgão minami sm33 ele esta com mal contato nos registros e a pedaleira parou de funcionar estar muda!queria alguma resposta sobre o assunto pois procurei técnicos nessa parte mais nenhum se intereçaa em mehcer queria sabeer o que pode ser? Aguardo resposta, vai me ajudar muito, ja tenteei limpar ele mais o problema continua do mesmo jeito!\ agradeço muito se me ajudarem

Para o mau contato nos registros tente um spray desengraxante.

Para a pedaleira não funcionar pode ser alguma agulha ou contato quebrado ou conector fora da posição.

Veja que o CI da teclado inferior é o mesmo que dá som na pedaleira.Se o TI está funcionando então o problema da pedaleira é mais simples.

Veja a referência dos CIs do Tecl. Sup. e do Inf.

Sds.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um historia triste...adquiri um teclado Yamaha PSR500 com defeito (sabia disso), consegui restabelecer o processamento sobre a CPU MN18801A depois de resoldar o belo (SMD). Infelizmente sinto falta de mais alguns sinais (para a interface do teclado por exemplo) e não sei se é dano no integrado ou pane da rom do belo (firmware). Encontrei o manual de serviço com o esquematico mas não ajuda muito mais. Até encontrei quem comercializa a placa completa mas fica mais caro que um teclado de mesmo modelo usado. Quem tiver alguma sugestão ou dica, será muito bem-vinda !!

Onde encontro o integrado (3 pinos, encapsulamento TO-18) MN1381-p (3v6) ???

Este safado é o que gera um pulso de reset...tem que ser pulso mesmo, senão a CPU não processa. Confesso que ele estava funcionando, pifou sem dizer porque ! (rs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só me tira uma dúvida: o amplificador de que você fala é aquele junto à fonte? E respondendo a sua pergunta, não sai som nenhum. Só faz o ruído do potenciometro, como se ele estivesse ruim, com sujeira, entende? Aquele som meio recreccrec ! No pedal não faz nem este ruido.

Domenor, sim, é junto a fonte.

Se você ouve algo então o amplificador está bom.

E o rítmo tb não funciona?

O ritmo usa +5Vcc.

Qtos CIs M108B1 e M208B1(40 pinos) tem a placa geradora?

Siga a fiação dos teclados que você vai até a placa geradora.

Me liste quais os CIs que tem nessa placa. Por exemplo: S50242; S10430; Z80CPU; 8255; etc... (esses são os mais comuns).

Encoste o dedo sobre um a um nos capacitores junto ao amplificador como se você estivesse injetando um sinal. É claro que orgão deve estar ligado né (rsrsrs).

Se ouvir um zumbido nos autofalantes é mais um sinal de que o amplificador está bom.

Não desanime.... vamos até o final....

se puder poste uma foto da Placa geradora de som para eu ver a posição dos CIs.

Bom trabalho.

Sds.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Iriel, o ritmo também não funciona. Só acende os led´s do painel. Eu tenho um CI do M208B1 que está com outro defeito (não toca algumas notas) e testei ele na placa geradora de som, mas também não funcionou. Esta placa tem dois CI´s de 40 pinos: M208B1 e AL80467 . Não fiz o teste do "dedo", não tirei a foto e não listei os CI´s porque ainda não deu prá voltar na casa do irmão, dono do órgão. Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Iriel, o ritmo também não funciona. Só acende os led´s do painel. Eu tenho um CI do M208B1 que está com outro defeito (não toca algumas notas) e testei ele na placa geradora de som, mas também não funcionou. Esta placa tem dois CI´s de 40 pinos: M208B1 e AL80467 . Não fiz o teste do "dedo", não tirei a foto e não listei os CI´s porque ainda não deu prá voltar na casa do irmão, dono do órgão. Grande abraço!

Ok Domenor,

Aguardaremos sua resposta quando form possível.

Sem pressa...

quando for na casa dele não esqueça de levar um fone de ouvido (plugão mono P10). Vai ajudar a testar o amplificador.

Não encoste os dedos nas pernas do M108 e do M208, são muito sensíveis a estática e podem queimar.

Abs.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, ando em busca de fotos nítidas dos órgãos Saema, principalmente dos S170, S200, S300 e S400.

Se alguém puder explicar as diferenças entre eles, eu agradeço.

Até agora só sei que os 170 e 200 são baseados nos Farfisa e os 400 são baseados no Hammond. Mas e as peças, eram nacionais ou havia alguma coisa importada?

Como faz para afinar um órgão desse? Quais ferramentas eu preciso ter?

É isso aí...

:)

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, ando em busca de fotos nítidas dos órgãos Saema, principalmente dos S170, S200, S300 e S400.

Se alguém puder explicar as diferenças entre eles, eu agradeço.

Até agora só sei que os 170 e 200 são baseados nos Farfisa e os 400 são baseados no Hammond. Mas e as peças, eram nacionais ou havia alguma coisa importada?

Como faz para afinar um órgão desse? Quais ferramentas eu preciso ter?

É isso aí...

:)

valeu!

Wando,

Não sei das diferenças. Talvez os tipos de recursos.

Para afinação você precisa de um afinador eletrônico e atuar no trimpot ou indutor varável (lá=440hz) que está na placa geradora de oitavas.

Em geral os CIs geradores eram os S50242 ou S50240 e os divisores de frequencia os S10430.

Sds.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!