Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Orgão eletrônico


goldvec

Posts recomendados

Olá Gonza, não sei se já resolveu o seu problema, trabalho aqui na minha cidade só com instrumentos musicais. e tenho um órgão dessa marca mas não sei o modelo. Caso ainda não tenha sido resolvido estou disposto a ajudar segundo a minha capacidade. Só estou na minha oficina segunda feira, quando posso lhe passar alguma informação acerca desse órgão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flavio,

Pio 6 e 8 tensões de alimentação e pino 1 entrada.

Sim Iriel Testarei , mas andei pesquisando e reparei que a renovaçao da placa , trocando todos os componentes saiu 40.00 achei barato , O problema so pode ser oriundo da placa , voce concorda em que troca todos os componentes e uma solução ? e quais cuidados devo ter ??

Desde já agradeço

Flavio Catelli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Iriel Testarei , mas andei pesquisando e reparei que a renovaçao da placa , trocando todos os componentes saiu 40.00 achei barato , O problema so pode ser oriundo da placa , voce concorda em que troca todos os componentes e uma solução ? e quais cuidados devo ter ??

Desde já agradeço

Flavio Catelli

Flavio,

É possível, desde que a fonte do problema esteja na placa, ok?

Se o problema for a falta de sinal (antes da placa) ou a saída do som nos alto falantes (depois da placa) mesmo trocando a placa o problema vai continuar.

É preciso garantir esses dois requisitos para evitar um gasto desnecessário.

Concordo que devido ao baixo custo e falta de tempo, a própria troca da placa pode também ser uma estratégia de conserto, pois será um item a menos para causar preocupação.

Mesmo assim desejo sucesso.

Sds.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Marcos,

Depende da marca e modelo do órgão.

Qual o seu?

Tem alguns modelos que tem um indutor variável junto ao CI oscilador.

Ao ajustar uma ferquencia, automaticamente ajusta todas as notas.

Mas tem orgão que tem uma regulagem para cada nota da oitava...

Sds.

Iriel


Marcos,

Eu uso um afinador eletrônico meio antigo da BOSS modelo TU 12H.

Fica bem mais simples.

Sds.

Iriel

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal !!!

 

meu órgão é gambitt ex 200 se eu nao me engano !!!

 

Pra afinar, devo abrir o órgão e dentro dele tem uma espécie de uma chave reguladora, é isso mesmo ? 

 

Obrigado !!!

É isso mesmo Marcos.

Localize a placa principal, seguindo os cabos que saem do teclado e analise os componentes da placa.

Muitas vezes é uma bobina tipo bobina de FI de rádio postado pelo BCPetronzio Moderador do tópico.

você vai precisar de um som padrão, tipo diapasão (Lá maior=440hz) e girar levemente a bobina acompanhando as variações do som.

Caso não tenha experiência em afinação com diapasão recomendo ter um afinador eletrônico.

Pelo que me lembro desse modelo a afinação é única, isto é, ao afinar o 1 nota todas as outras são afinadas automaticamente.

Sds.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Ola meus colegas , gostei do topico de vocês e gostaria de me apresentar a vocês , na verdade sou mecânico nada a ver com tecnico de eletrônica , mas gosto de mais de mexer nessas partes , mas meu conhecimento e bem pouco , mas no que precisarem de mim estarei aqui ok , bom , gostaria de uma ideia de vocês , já que tem varios tecnicos de grandes conhecimentos , tenho em minha casa um ORGÃO MINAMI SM 33A  e esta acontecendo o seguinte ,  esta falhando todas as notas si natural  dos 2 teclados e pedaleira , e a pedaleira quando aperta a nota ela fica tocando direto , troca a nota e fica direto , já desmontei os teclados para testar se era mau contato e tambem limpei todos os contatos  mas  não achei o final ainda  , gostaria  se possivel  da ajuda de vocês ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...

Estou Com Problemass No OrgÃo Minami Modelo Md 700 - H07. Ambos Teclados NÃo Funcionam Quando Precionadas As Teclas. Mas Os Ritimos AutomÁticos EstÃo Funcionando E Mudam De Tom Quando Precionadas 3 Teclas Do Teclado De Baixo(3 Notas De Cada Tom). Pode Me Dar Uma Dica? Tenh0 Bom Conhecimento De Eletronica E Parece Que A Fonte Esta Funcionado Bem?

AbraÇo

Jorge

Colega,,

você deve estar com algum comando de acompanhamento acionado. Verifique no painel do acompanhamento automático que algum botão do acompanhamento automático (no painel da esquerda se não me engano) deve estar acionado ou apertado acidentalmente.

Sds.

Iriel

boa noite tenho um orgao gambite que esta fazendo um barulho tipo zuuum junto com o som o que pode ser. obrigado.

boa noite meu orgao é gambite e esta saindo um  barulho tipo zuuuum junto com o som alguem pode me ajudar por favor,

Silvio,

Verifique se alguma nota da pedaleira não está acionada acidentalmente (agulha fechando o contato da nota ou mola do pedal desregulada). A dica é com o pé "puxar" a pedaleira de baixo para cima ou verificar cada nota da pedaleira olhando os respectivos contatos. Para isso tem de retirar a tampa traseira (aproveite e faça uma limpeza rsrsrsrs).

Sds.

Iriel

boa noite eu tenho um orgao tokai e nao sai som so faz um barulho como de um som sem audio alguem pode mim ajuda.

Silvio,

Tem som no ritmo?

Experimente colocar um fone de ouvido e veja se tem som normal.

Caso continue sem som mas com ruido o problema poderá ser na placa mãe do orgão. Começe medindo as tensões de alimentação na na fonte, na placa mãe e no CI gerador de som.

Sds.

Iriel

Olá comecei a trabalhar como técnico de orgãos agora porém não sei nada do assunto conheço pouco sobre a área. sou técnico em eletrônica, gostaria de saber se alguém sabe algum site pra curso ou apostilas para tal assunto.

 

Att;

 

Luiz Felipe

Luis,

Tente entrar em contato com os fabricantes pelos sites da Gambitt e TOKAI.As fábricas são em SP.

Sds.

Iriel

Ola meus colegas , gostei do topico de vocês e gostaria de me apresentar a vocês , na verdade sou mecânico nada a ver com tecnico de eletrônica , mas gosto de mais de mexer nessas partes , mas meu conhecimento e bem pouco , mas no que precisarem de mim estarei aqui ok , bom , gostaria de uma ideia de vocês , já que tem varios tecnicos de grandes conhecimentos , tenho em minha casa um ORGÃO MINAMI SM 33A  e esta acontecendo o seguinte ,  esta falhando todas as notas si natural  dos 2 teclados e pedaleira , e a pedaleira quando aperta a nota ela fica tocando direto , troca a nota e fica direto , já desmontei os teclados para testar se era mau contato e tambem limpei todos os contatos  mas  não achei o final ainda  , gostaria  se possivel  da ajuda de vocês ok

Andre,

Grandes possibilidades de que o CI gerador das notas musicais esteja com problemas na nota SI (pode ser uma perninha quebrada ou com mau contato ou trilha interrompida). Tente seguir os fios da nota com problema conforme a dica do Bcpetronzio, ok? Vou ver se tenho nas minhas anotações se tenho algo a respeito.

Sds.

Iriel

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega,,

você deve estar com algum comando de acompanhamento acionado. Verifique no painel do acompanhamento automático que algum botão do acompanhamento automático (no painel da esquerda se não me engano) deve estar acionado ou apertado acidentalmente.

Sds.

Iriel

Silvio,

Verifique se alguma nota da pedaleira não está acionada acidentalmente (agulha fechando o contato da nota ou mola do pedal desregulada). A dica é com o pé "puxar" a pedaleira de baixo para cima ou verificar cada nota da pedaleira olhando os respectivos contatos. Para isso tem de retirar a tampa traseira (aproveite e faça uma limpeza rsrsrsrs).

Sds.

Iriel

Silvio,

Tem som no ritmo?

Experimente colocar um fone de ouvido e veja se tem som normal.

Caso continue sem som mas com ruido o problema poderá ser na placa mãe do orgão. Começe medindo as tensões de alimentação na na fonte, na placa mãe e no CI gerador de som.

Sds.

Iriel

Luis,

Tente entrar em contato com os fabricantes pelos sites da Gambitt e TOKAI.As fábricas são em SP.

Sds.

Iriel

Andre,

Grandes possibilidades de que o CI gerador das notas musicais esteja com problemas na nota SI (pode ser uma perninha quebrada ou com mau contato ou trilha interrompida). Tente seguir os fios da nota com problema conforme a dica do Bcpetronzio, ok? Vou ver se tenho nas minhas anotações se tenho algo a respeito.

Sds.

Iriel

Bcpetronzio,

Estou notando que as respostas postadas estão com grafia diferente da que efetivamente digitei.

O que pode estar acontecendo?

Sds.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Coordenador

Bcpetronzio,

Estou notando que as respostas postadas estão com grafia diferente da que efetivamente digitei.

O que pode estar acontecendo?

Sds.

Iriel

Colega Iriel, O Gabriel Torres tem feito várias mudanças no banco de dados do fórum, o corretor ortográfico tem dado alguns BUG's, acredito que seja isso essa falha notificada por você!

Logo-logo estará tudo resolvido...

 

Desculpe a demora para responder!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite meu orgao so esta funciondando  duas notas si e la da pedaleira  e o som esta desafinado mais nao consigo regular

Silvio12,

Qual a marca e modelo do orgão?

Pode ser mau contato do CI da pedaleira.

Experimente retirar o CI e limpar os contatos.

Cuidado para não tocar nos pinos do CI, ok?

Sds.

Iriel

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

ola pessoal alguem sabe onde posso compra  livros que tenha tudo sobre orgaos eletricos boa noite.

Colega silvo12, acredito que seja mais fácil encontrar tutoriais sobre turbinas de jatos supersônicos militares do que para órgãos Eletrônicos!!!...

Só com o tempo de experiência nessa área fará a diferença!!!...

Nesse tópico a respeito, tiro o Chapéu para o colega Iriel!!!... Ele é o "Cara"...

Tem extremo conhecimento no assunto e auxilia a outros, sem nada receber em troca a não ser um obrigado!!!...

 

Então aguarde! se existir nesse "mundo", um tutorial sobre o assunto, ele saberá te indicar!!!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!