Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Orgão eletrônico


goldvec

Posts recomendados

Que região que você se encontra? tem muita umidade? fala mais detalhes de como se encontra esse órgão? ele trabalha com 5232 que dá acesso aos teclados e o 8255 pedaleira, me fala mais detalhes, trabalho já com ´´orgão desde 89, entendo um pouco desses instrumento, dei assist. em floripa e agora tô dando assist. em Marilia São Paulo.

tenho um problema com meu orgão minami sm33 ele esta com mal contato nos registros e a pedaleira parou de funcionar estar muda!queria alguma resposta sobre o assunto pois procurei técnicos nessa parte mais nenhum se intereçaa em mehcer queria sabeer o que pode ser? Aguardo resposta, vai me ajudar muito, ja tenteei limpar ele mais o problema continua do mesmo jeito!\ agradeço muito se me ajudarem

Ver Mensagens

tenho um problema com meu orgão minami sm33 ele esta com mal contato nos registros e a pedaleira parou de funcionar estar muda!queria alguma resposta sobre o assunto pois procurei técnicos nessa parte mais nenhum se intereçaa em mehcer queria sabeer o que pode ser? Aguardo resposta, vai me ajudar muito, ja tenteei limpar ele mais o problema continua do mesmo jeito!\ agradeço muito se me ajudarem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, ando em busca de fotos nítidas dos órgãos Saema, principalmente dos S170, S200, S300 e S400.

Se alguém puder explicar as diferenças entre eles, eu agradeço.

Até agora só sei que os 170 e 200 são baseados nos Farfisa e os 400 são baseados no Hammond. Mas e as peças, eram nacionais ou havia alguma coisa importada?

Como faz para afinar um órgão desse? Quais ferramentas eu preciso ter?

É isso aí...

:)

valeu!

Fotos do modelo Saema S-200

szagcl.jpg

1zxtcua.jpg

Espero ter ajudado ; )

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre e Iriel,

obrigado pelas fotos e pelas dicas.

Bom, o meu Saema está mudo, infelizmente. :(

Mas parece que ele não possui ci ou eu não encontrei aonde eles ficam. O meu parece ser todo transistorizado... É um S220 bem antigo, o número de série dele é 309. Está meio zuado, as teclas estão gastas (!!!).

Nossa, por onde eu começo a verificar esse treco? Pelo menos a lâmpada acende, heheh.

Como faz falta um esquema elétrico!

:)

Olhei novamente o meu Saema por dentro e não achei CI, apenas transistores. Como ele está 100% mudo, acho que vou ver se consigo checar os transistores de saída.

Alguém indica algum outro lugar para começar a checar? Algum capacitor, sei lá. A fonte faz um ruído bem baixo. O ruim desse troço é que é fio demais. Se um soltar, já era... rs.

Opa, lembrei de perguntar outra coisa: As teclas dos Minami eram as mesmas dos Saema? Como é bem mais fácil achar uma sucata de Minami do que uma de Saema, essa informação seria muito valiosa pra mim, pois preciso trocar as teclas do meu, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wandov8,

Siga os fios dos teclados. Aonde chegar é a placa osciladora.

Se não tem CI oscilador significa que o circuito oscilador é transistorizado.

Observe que deve existir 12 circuitos exatamente iguais, 1 para cada nota da oitava.

Depois de gerar o sinal, ele vai para o circuito divisor de frequencias. Ele divide cada frequencia gerada em 4 harmonicos.

A dica é iniciar pelas tensões da fonte.

Depois veja se as agulhas não estão "coladas".

Veja se o pedal de volume está funcionando.

Dificilmente as teclas serão iguais mas vale a tentativa.

Bom trabalho.

Sds.

Iriel

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iriel preciso de um suporte seu rsrs.

Adquiri um órgão Diatron e ele possui esse soquete

34i4945.jpg

*vou remover o zinabre rsrs

xli5ht.jpg

e seu pedal o mesmo tipo de entrada. O que eu quero saber qual fiação usar para liga lo do pedal (foto acima) para o teclado? Qual fio seria o mais apropriado para ele?

desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iriel preciso de um suporte seu rsrs.

Adquiri um órgão Diatron e ele possui esse soquete

34i4945.jpg

*vou remover o zinabre rsrs

xli5ht.jpg

e seu pedal o mesmo tipo de entrada. O que eu quero saber qual fiação usar para liga lo do pedal (foto acima) para o teclado? Qual fio seria o mais apropriado para ele?

desde já agradeço

Alex,

Nunca vi esse tipo de soquete. você vai ter de usar o conhecimento de eletrônica. Analisar o que tem dentro do pedal. Possivelmente alguns cabos são de tensão CC e terra; sinal de audio com malha, e tensão CA devido a esse fusível aí.

Siga a fiação para dentro do pedal e também para dentro do órgão.

Cabo de audio com malha é inconfundível, cabo de CA irão fatalmente para circuito da fonte, e assim por diante.

Use a lógica e bastante observação.

Lembre-se que um pino de um plug terá um equivalente no outro plug. Existe até um polo avulso que dá essa noção de simetria e polaridade.

Minha sugestão é você usar um fio de cada cor para cada pino para não se confundir.

Poste o resultado.

Vai ser divertido matar essa charada....

Bom divertimento.

Sds.

Iriel

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Alex,

Nunca vi esse tipo de soquete. você vai ter de usar o conhecimento de eletrônica. Analisar o que tem dentro do pedal. Possivelmente alguns cabos são de tensão CC e terra; sinal de audio com malha, e tensão CA devido a esse fusível aí.

Siga a fiação para dentro do pedal e também para dentro do órgão.

Cabo de audio com malha é inconfundível, cabo de CA irão fatalmente para circuito da fonte, e assim por diante.

Use a lógica e bastante observação.

Lembre-se que um pino de um plug terá um equivalente no outro plug. Existe até um polo avulso que dá essa noção de simetria e polaridade.

Minha sugestão é você usar um fio de cada cor para cada pino para não se confundir.

Poste o resultado.

Vai ser divertido matar essa charada....

Bom divertimento.

Sds.

Iriel

Olá Iriel desculpe a demora ainda não mexi nele, vou fazer isso esta semana agora, vou seguir a sua dica, como minha noção em eletronica é zero rsrs vou fazer passo a passo acredito que terei que mudar tudo isso pra deixa lo nos padrões de hoje. Vou tirar fotos passo a passo.

Alem desses tenho mais dois órgãos com problemas que breve postarei pra você Iriel dar uma analisada. Seria um Gambit e um Gem Rodeo(italiano).

Desde já lhe agradeço o suporte.

^_^

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Olá a todos, sou novato no forum e vim com a intenção de ajudar no que estiver ao meu alcance e também de ser ajudado na medida do possivel. Sou eletricista de automoveis, mas o meu hobby é comercializar teclados. Não é para ganhar dinheiro, porque como eu gosto de instrumento de tecla, aproveito para sempre ter um modelo diferente comigo. Como sempre aparecem alguns com algum problema, eu mesmo gosto de fazer manutenções simples, como trocar manta de contato das teclas, micro switch (micro chaves), potenciometros, limpezas em geral e outros serviços que não envolvam soldas em placas SMD. No momento tenho aqui comigo um yamaha PSR180 onde eu consigo ligá-lo pelo botão power. Mas para desliga-lo é somente desconectando da tomada. Eu já o abri e vi que não existe nenhuma chavezinha nele. O contato se dar pelo grafite que existe no botão externo liga/desliga na placa mãe. Como devo testar para saber aonde está o defeito? Aguardo retorno dos caros colegas. Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Boa noite.

Estou com um orgão Gambitt 200-R que não está tocando nenhuma nota SI do teclado de baixo e da pedaleira, esse defeito pode ser causado pelo o CI M208B1? Se eu simplesmente trocar este CI as notas SI voltam á funcionar?

Desde já agradeço e fico no aguardo de um retorno.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Boa noite.

Estou com um orgão Gambitt 200-R que não está tocando nenhuma nota SI do teclado de baixo e da pedaleira, esse defeito pode ser causado pelo o CI M208B1? Se eu simplesmente trocar este CI as notas SI voltam á funcionar?

Desde já agradeço e fico no aguardo de um retorno.

Obrigado.

Fabrício,

99% de chances.

Sds.

Iriel

olá pessoal,sou novo aqui,estou procurando o ci do orgão minami mdx15,o modelo do ci é: 0214 ou 0114, se alguém tiver me avise por favor, obrigado!

Will,

Tente ver com a fábrica.

A MINAMI agora é TOKAI. www.tokai.com.br

Entre no site e veja o contato.

Sds.

Iriel

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caros amigos sou novo no forum e gostaria de saber se alguem sabe onde encontro um curso para manutenção de orgão pois ja mexo em algumas marcas mas gostaria de poder trabalhar com gambitt minami tenho uma pequena loja de instrumentos em sorocaba e falta tecnico na região se puderem me ajudar agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caros amigos sou novo no forum e gostaria de saber se alguem sabe onde encontro um curso para manutenção de orgão pois ja mexo em algumas marcas mas gostaria de poder trabalhar com gambitt minami tenho uma pequena loja de instrumentos em sorocaba e falta tecnico na região se puderem me ajudar agradeço

Alcindo,

Tente contato com as fábricas pelos sites.

Bons estudos.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...

Gente,

Possuo um Roland EXR5-s com pouquíssimo uso. Estou esperando me aposentar para obter aulas de teclado, só que eu fui fuçar um pouco com ele, ligar ao note pela USB, teclar alguma coisa, mesmo que pelo music assistance, e reparei que tem 1 (uma) tecla que não está funcionando, somente batendo forte nela.

Entendo bastante de eletrônica, mas nada de teclados. É fácil consertar isso? Seria um tipo de película para fazer o contato?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

ola alguem pode me ajudar estou com um orgão minami sm 33l que esta com seguinte defeito toca as notas do re mi la e sol mas som fora de altura a e a pedaleira não toca

ola alqupode me ajudar estou com um orgão minami sm 33l que esta com seguinte defeito

só tocam as notas do re mi sol e la em ambos os teclados mas soam fora de altura e a pedaleira não toca

Gente,

Possuo um Roland EXR5-s com pouquíssimo uso. Estou esperando me aposentar para obter aulas de teclado, só que eu fui fuçar um pouco com ele, ligar ao note pela USB, teclar alguma coisa, mesmo que pelo music assistance, e reparei que tem 1 (uma) tecla que não está funcionando, somente batendo forte nela.

Entendo bastante de eletrônica, mas nada de teclados. É fácil consertar isso? Seria um tipo de película para fazer o contato?

pode ser que a membrana esteja ruim ou ate mesmo sujeira limpe com uma escovinha e alcool isopropilico

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, peguei um gambitt bx180r com os fios que vem da pedaleira e os fios que vão conectados a placa do teclado inferior desconectados, alguém poderia me ajudar indicando quais terminais são encaixados onde?

Estou tentando efetuar consertos de orgãos pois na região não tem técnicos e tenho algum conhecimento básico e estou disposto a aprender, caso possam me ajudar, agradeço e no que puder estou disposto a colaborar. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!