Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Jose Barbosa de Araujo e @Iriel

Prezados Senhores, boa noite. Tudo bem? Tenho um Spark SR 2000 que não está ligando. O histórico dele é que foi ligado numa tomada 220 e era pra ser 110.

Tentamos ligá-lo, mas acabamos queimando 2  resistors e 1 diodo. rsrs.. amanhã vou à cidade comprar esses componentezinhos pra repor, mas não tenho capacidade técnica pra identificar o problema... acho que ta indo muita energia... porque queimou os resistors, e depois que tiramos os dois queimados ele queimou o iodinho... detalhe: não há qualquer menção de tensão no transformador.. 

Resumindo:

José, estamos próximos geograficamente, moro no porque. Imperial (ZN de Barueri, Divisa com Osasco). Se eu não conseguir nada de sucesso aqui, gostaria de saber quanto você cobraria pra avaliar e resolver o problema.. minha esposa está aprendendo a música e ficamos muito felizes com a chegada do órgão.. ficaremos ainda mais quando ele estiver funcionando...

Desde já agradeço seu tempo, compreensão e ajuda.

Agradeço também a colaboração de todos os moderadores do fórum.. muito nobre este espaço.

Deus vos abençoe grandemente!

• Coordenador
Postado

Aguarde instruções do colega @Iriel

Um grande agravante é de ter ligado em 220 sendo selecionado 110V!

Pode ter queimado vários circuitos do aparelho, não somente na fonte dele, mas no amplificador de saída dele também!...

Postado

Davi,

Peço que dê uma lida com calma nas páginas aqui do fórum pois várias vezes debatemos essa questão de ligar o órgão em 220V erradamente.

Muitas vezes a queima é só do fusível mas outras, conforme seu relato, pode ter queimado componentes da fonte de alimentação.

Se não tem muita habilidade em eletrônica, aguarde o contato com o nosso colega do fórum José Barbosa.

Comente conosco depois de consertado o que realmente aconteceu.

Servirá de aprendizado aos demais colegas.

Abraços.

Iriel

Postado

Bom dia!

Moro na regiao de Teofilo Otoni Mg, estou tendo problemas com o orgao itsom, bem antigo, todas as notas mi dos dois teclados nao estão funcionando, e o som da pedaleira esta saindo muito rouco, Gostaria de contar com a ajuda de alguem aqui do forum.

Postado

@Tuco40 Verifique como está o reset desse orgão, o ci z80, 8255, (74ls04 que faz o reset desse orgão).

@ronaldo marinho verifique o reset desse orgão, 74ls04,z80, 8255

@TUNYKKO Esse orgão está usando qual gerador,m208,10430,etc?

@ronaldo marinho A memoria se estiver com defeito não irá funcionar os teclados e pedaleira e o ritimo funciona.

@ronaldo marinho Se precisar desta memória eu consigo gravar na Santa efigenia pra você, só que eles cobram 60,00 reais

@TUNYKKO Pelo que eu li no texto acima trata de um CI 50242 ou 50240.

Postado

Pessoal,

Repasso uma dica importante nos órgãos MINAMI que usam agulhas nos teclados.

Caso alguma agulha esteja encostada no barramento, mesmo sem a tecla estar acionada, ao ligar o órgão não toca nenhuma nota.Como a distância entre a agulha e o barramento é pequena algumas vezes pode ocorrer esse "colamento". É só "descolar" a agulha, religar o órgão que funciona normalmente, caso seja essa a causa do problema, é claro né...... rsrsrsrs

Isso ocorre mais nos órgãos antigos, que ficaram muito tempo sem funcionar ou que tenham sido movimentados para transporte ou nas mudanças de casa.

Nas outras marcas quando as agulhas ficam encostadas no barramento, ao ligar o órgão a respectiva nota toca  automaticamente. Assim fica fácil de identificar o problema.

Sds.

Iriel

Postado

Obrigado pelas dicas Jose Barbosa e Iriel para órgão minami sm 33.

Verifiquei as situações acima, mas ainda não funciona.

Vou fazer um histórico : Este órgão estava funcionando normalmente, mas havia muito chiado e diminuía o volume sozinho. Quando abri, os componentes estavam completamente cheio de fezes de rato, barata morta, etc.

Fiz uma limpeza com álcool isopropílico e a partir daí não funcionou mais, nenhum teclado , nem o ritmo e nem a pedaleira. Apenas liga o led de power e o ritmo acende os leds, como se estivessem funcionando.

A fonte está fornecendo energia normalmente. 

Já verifiquei as trilhas, estão inteiras. Capacitores nenhum estufado. 

Postado
Em 29/02/2016 às 21:57, Jose Barbosa de Araujo disse:

@Tuco40 Verifique como está o reset desse orgão, o ci z80, 8255, (74ls04 que faz o reset desse orgão).

@ronaldo marinho verifique o reset desse orgão, 74ls04,z80, 8255

@TUNYKKO Esse orgão está usando qual gerador,m208,10430,etc?

@ronaldo marinho A memoria se estiver com defeito não irá funcionar os teclados e pedaleira e o ritimo funciona.

@ronaldo marinho Se precisar desta memória eu consigo gravar na Santa efigenia pra você, só que eles cobram 60,00 reais

@TUNYKKO Pelo que eu li no texto acima trata de um CI 50242 ou 50240.

Boa noite.

Eu vou na casa do cliente esse final de semana proximo, aí te falo, mas eu acho que é esse 50242.

Postado

Ronaldo,

Se após a limpeza o órgão ficou mudo então a causa está na destruição provocada pelo ácido que existe nas fezes e urinas de ratos e baratas.

Muito cuidado com a sua saúde com essa limpeza. Use máscara e luvas. Lembre-se que a leptospirose é letal.

Vai ser bem trabalhoso até descobrir qual trilha da placa está interrompida ou conector. Esse ácido pode chegar a cortar os pinos dos componentes de forma imperceptível. Se olhar muito rápido dá a impressão que os pinos estão bons mas não estão. Uma soldagem geral vai garantir essa integridade.

Será preciso medir a continuidade dessas trilhas, refazer as soldas dos componentes,

Inicie medindo as tensões nos circuitos integrados, É a maneira mais rápida de saber se as trilhas de alimentação estão ok.

Meça também a continuidade nas trilhas de terra desde os CIs até a fonte.

Boa pesquisa.

Abraços.

Iriel

Postado

YNIKKO,

Concordo com o Barbosa.

Eu começaria pelo CI Circuito Integrado gerador de oitava (S50240 ou S50242) pois você comentou que o defeito ocorre em todas as oitavas da nota MI.

Sds.

Iriel

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Olá a todos. Entrei nesse tópico pois preciso de ajuda pra avaliar um órgão eletrônico que tenho pra vender. É um Kustom Kombo II anos 70. Também uma caixa Leslie Sold State 760. Tudo funcionando. Alguém sabe avaliar o valor desses produtos? Obrigado.

P_20160224_172956.jpg

P_20160224_173111.jpg

Postado

Marcio,

Desculpe não poder ajudar.

Venda não é a minha praia rsrsrsrs

Sugiro analisar os recursos e fazer uma comparação com os órgãos nacionais de mesmos recursos para ter uma base do preço.

Não sei se vai compensar.

Gostei da cara dele, viu? Meio futurista.... principalmente a questão dos pés. Bem legal.

Abraços 

Sds.

Iriel

Postado

Olá Samuel,

Acho que nunca peguei um problema desse tipo..... rsrsrsrs

Talvez seja algum defeito no amplificador ou nas tensões da fonte.

Conte a história do órgão. O que aconteceu para ele dar esse tipo de defeito? Algum transporte? alguém mexeu? descarga elétrica? umidade? rato? etc...

Sds.

Iriel

Postado

@Iriel @Samuel Barros de Souza  Verifique os capacitores eletrolíticos da (fonte + amplificador), costuma dar esse tipo de defeito, verifique se o defeito aparece no ritmo também, se não aparecer o defeito está na pci geradora, se precisar enviar esta placa para a TOCAI, eu te enviarei o endereço do fabricante do orgão.  Aliás www.tocai.com.br 

Postado
Em 17/03/2016 às 20:18, Jose Barbosa de Araujo disse:

@Iriel Procure o Claudio da NTA assistência da Yamaha em SP, 11-33214380, ele terá o prazer em atende lo.

Barbosa,

Desculpe mas não entendi a mensagem acima.... rsrsrsrs

Poderia esclarecer melhor?

Abraços.

Iriel

Postado
7 minutos atrás, Samuel Barros de Souza disse:

OK vou dar uma olhada, obrigado.

Há, iriel esse órgão estava normal ai do nada começou a falhar.

Samuel,

Use um fone de ouvido e veja após o órgão ficar mudo se no fone ainda existe som.

Em alguns órgãos o pré amplificador do  fone é separado do amplificador do órgão pois nesses casos você poderá ter som num sistema e não ter som em outro. É uma dica, ok? Talvez ajude a analisar melhor o defeito.

Sds.

Iriel

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!