Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Iriel preciso novamente de ajuda, eu fiz a limpeza, porém agora nao funciona mais a pedaleira nem nehumas das teclas, passei a tarde toda procurando algum fio que pudesse estar solto, ou sem solda..mas nada...o alto falante funciona normal pois esta funcionando o metronomo e os ritmos, o pedal de volume, os leds, liga e desliga também...apenas as teclas e pedaleira que nao tem mais som...ajude-me por favor!

Postado

Thais,

Muita calma nessa hora ....rsrsrsrs... Vamos por partes...

1- Além da pedaleira qual teclado não funciona? Só o inferior? Só o superior? Ou ambos?

2- Preciso que você me conte exatamente como foi feita essa limpeza, o que foi utilizado e em quais locais você limpou. É possível que a limpeza tenha causado o defeito mas tb é possível que por coincidência tenha ocorrido o problema independente da limpeza..

3- Alguns tipos de órgãos (não me lembro se o Grace tb é assim) se ficar alguma agulha encostada no barramento mesmo que de leve o teclado não funciona. Com o órgão desligado veja agulha por agulha e afaste as que estiverem encostadas ou muito próximas, tanto do teclado superior qto do inferior. Após afastar as agulhas ligue o órgão e venha acionando as teclas e conferindo uma a uma.

4- O ritmo funcionando já é um sinal que a etapa de amplificação está funcionando.

5- O pedal de volume está modulando o volume do ritmo sem o zumbido?

Att.

Iriel

Postado

Então Iriel,

1- ambos teclados não funcionam;

2- limpei as agulhas e o barramento com bombril, mas lebrei de tirar todos os restos de bombril pra não dar curto...eu toquei nas agulhas com a mão, mas não na placa de circuito impresso;

3- com o zumbido ainda, porque eu nem cheguei na etapa de limpeza pra corrigir esse problema...eu estava olhando, parece que meu orgão está cheio de gambiarras, soldas a mão e horriveis, então achei por bem apenas limpar as agulhas, pra evitar problemas...mas rsrsrsr

vou olhar se tem alguma agulha encostando no barramento...

Tudo certo com as agulhas...mas nada de som...
Postado

Então Iriel,

1- ambos teclados não funcionam;

2- limpei as agulhas e o barramento com bombril, mas lebrei de tirar todos os restos de bombril pra não dar curto...eu toquei nas agulhas com a mão, mas não na placa de circuito impresso;

3- com o zumbido ainda, porque eu nem cheguei na etapa de limpeza pra corrigir esse problema...eu estava olhando, parece que meu orgão está cheio de gambiarras, soldas a mão e horriveis, então achei por bem apenas limpar as agulhas, pra evitar problemas...mas rsrsrsr

vou olhar se tem alguma agulha encostando no barramento...

Tudo certo com as agulhas...mas nada de som...

Thais,

O correto era usar a lixa 600 pois não soltam fagulhas. Bombril é desaconselhável devido a soltar micro partículas metálicas que podem fechar algum curto.

Nessa nova limpeza use aspirador de pó e um pincel e use o pincel junto com  o aspirador como se estivesse "varrendo" as agulhas, placas e tudo em geral.

Veja na placa principal qual o número dos CIs, por exemplo: S10430; M208; M108; S50242, etc... e quantos deles tem na placa.

Teste as tensões na fonte que devem ser reguladas por exemplo: +12VCC ou - 12VCC, etc...

Veja se essas tensões tb alimentam os CIs.

Att.

Iriel

• 2 semanas depois...
Postado

ola uma Boa Noite a todos os companheiros técnicos,pessoal sou novo no grupo mais tenho umas dúvidas a tirar, minha esposa comprou a uns anos atrás e ele comessou a tocar a pedaleira diretamente quando aperto elas o som muda mais continua direto o orgão é um Tokai.

Obrigado desde já.

Postado

Henrique,

Tem de abrir a parte traseira do órgão para ver.

É possível que a tecla da pedaleira esteja acionada direto.

Tem de ver se a agulha da nota está encostada no barramento.

É só afastar um pouco.

Se a pedaleira for com chaves tem de trocar a chave da pedaleira que está tocando direto.

Valeu.

Iriel

• Curtir 1
Postado

Olá amigos,

Encontrei um órgão à venda, modelo M-III-R da minami - ele está com defeito, 3 teclas no teclado superior e 1 no inferior não fazem som nenhum. Além disso ao ligar ele fica com o som muito baixo, se esperar algum tempo, o som aumenta mas aí começa a chiar quando toca, não tem um padrão. na pedaleira, também tem uma tecla que não funciona.

O caso é que o preço dele no estado é baixo, 300 Reais, quero saber se compensa comprar para arumar, sei que é um modelo antigo e o som dele é muito bonito, pois minha mãe tinha um igual. Quanto acham que gastaria para consertar um órgão desses?

Minha filha está aprendendo e preciso comprar um órgão para ela, quero comprar um barato, mas bom, não me importo que seja antigo e usado, pois quero comprar para ela aprender mesmo. E quando estiver tocando bem, penso em comprar um top de linha. Se alguém souber de uma oportunidade, por favor avise. meu email é [email protected] e moro em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba. Também não conheço ninguém por aqui que faça manutenção em órgãos e ainda não fui perguntar para os irmãos da igreja que faz manutenção nor órgãos.

Postado

Hugo,

São muitos defeitos e o orgão é bem antigo.

O conserto pode ser simples e barato mas pode ser caro também, é difícil dizer.

É bom consultar um técnico da sua região.

Abraços.

• Curtir 1
Postado

Obrigado Iriel, pela resposta.

Eu encontrei hoje um outro órgão, Gambitt BX-30, este não tem.nenhuma tecla falhando, nem pedal. Mas os botões do ritmo não estão bons, eles nao permanecem apertados, o ritmo funciona, mas não da pra usar porque você aperta e ele sobe novamente. Esteticamente também está bem bonito. E eu notei também que quando.mexo em um registrador do teclado inferior, acontece um chiado no alto falante. São os únicos problemas que achei.

Ah, tem q apenas mais um detalhe, os pedais também estão um pouco moles, funciona tudo, mas esta muito fácil de apertar sabe?

Eu acho q estes problemas q falei são fáceis de resolver, né?

Só não sei se é fácil encontrar aquele painel de ritmos.

Neste órgão consigo pagar 400, se chorar bastante, talvez 350...

O que acha deste amigo Iriel?

Postado

hugo

Esse já me parece mais simples de resolver.

O chiado do registro um spray de WD40 tende a resolver o problema.

O dos botões do ritmo  tem uma trava embaixo que fica presa numa guia da armação dos botões.

Tem de abrir, analisar e tentar refazer a trava.

Bom trabalho.

Postado

Esqueci de falar também que o volume do pé (não sei como se chama), também não funciona, ele não diminui nem aumenta o som. Pelas mensagens que já li neste tópico, acredito que também não é difícil resolver, certo?

Meu medo é só saber onde encontrar peças, não tenho medo de abrir e me aventurar para consertar...

Mais uma vez, obrigado pelas respostas.

Então você acha q vale a pena este, por este preço?

Postado

Hugo,

O volume do pé pode ser tb uma coisa simples, pois em geral é só trocar a lâmpada que possivelmente está queimada.

Gostaria de reforçar que o que tenho escrito é baseado na experiência, ok? De repente os problemas poderão ser muito mais graves e caros.

O importante é você levar um técnico para avaliar o órgão antes de comprar, pois você precisa considerar que não é só o preço do órgão, tem tb o preço do conserto e o tempo.

Considere tb uma possível "dor de cabeça" de idas e vindas do técnico com novos reparos pois ao mexer com equipamentos antigos podem aparecer mais defeitos e consequentemente mais custos.

Dependendo do valor final (dinheiro, tempo e stress) valeria a pena você analisar a possibilidade de comprar um órgão novo.

Não quer dizer que um órgão novo não dá problema, mas convenhamos que a probabilidade é muito menor, além do que existe a garantia, ok?

Fale com sua filha e busque dela um comprometimento sincero nos estudos. De repente ela vendo seu empenho em comprar um equipamento novo, aumenta nela o compromisso e a vontade de estudar, concorda?

E no final caso ela não consiga, você poderá vender um equipamento em condições de "zero" sem perder muito o investimento.

Sei que não é uma decisão fácil, mas é importante analisar o problema de vários ângulos.

Pense bem.

Att.

Iriel

Postado

Caro Iriel, eu entendo que suas opiniões são baseadas na sua experiência, e na verdade é isto mesmo que importa.

Eu agradeço pelas suas dicas e vou sim analisar a possibilidade de comprar um novo. Você me indica alguma marca? você como tem experiência no assunto, deve saber qual ou quais marcas que dão menos defeito. Acredito que o que dá menos defeito seja um Yamaha, rs, mas aí também já está alem de minhas possibilidades.

Vi também que você é de Curitiba, você trabalha com manutenção de orgãos? talvez você mesmo pudesse ir avaliar pra mim? rs

Qualquer coisa, deixe seu telefone ou email que conversamos.

Mais uma vez, obrigado pelas dicas.

Postado

Hugo,

É difícil indicar uma marca pois depende de gosto de cada um. É preciso analisar a sonoridade e tb a parte financeira .... rsrsrsrs.

É um trabalho de "garimpagem" até encontrar o instrumento adequado.

Não me sinto confortável para fazer indicações pois a empresa me transferiu para o Rio de Janeiro e me afastei de conserto de orgãos a mais de 4 anos.

Estou bastante desatualizado.

Att.

Iriel

• 4 semanas depois...
Postado

Boa tarde a todos,

Trabalho com manutenção de teclados Eletrônicos a alguns anos e cheguei a trabalhar com orgãos tbém nos anos 90's,

mas devido a falta de informação e componentes ficou cada vez mais difícil.....além disso, por conta dois clientes acharem "tudo caro" (peças, mão de obra, deslocamento/visitas, etc) acabei por dar preferência aos teclados eletrônicos,

Porém, eventualmente aparece algum orgão que o cliente traz até mim (pois não faço mais visitas) e tento "salvar" algumas raridades...

No momento estou com um Minami DP7070 com defeito da nota Ré não funcionar (todas oitavas) nem no teclado de cima, nem no debaixo e nem na pedaleira...tinha varias notas falhando mas, eram apenas as agulhas de contato sujas,

acredito que seja no gerador de tom mas, tenho dificuldade de identificar o IC responsável para tentar substitui-los...alguém poderia me auxiliar?

Muito obrigado,

Ricardo

Postado

Eu gosto de consertar orgãs eletrônicos tenho esquemas e peças trabalho a mais de 30 amos , mexo com quase todas as marcas estou em itaquera zona leste são paulo meu email [email protected] ou 11 20713106

Colega eu tenho esquemas e peças para orgão eletrônico ,trabalho a mais de 30 anos Meu email [email protected] 11-20713106

Olá pessoas gosto de mexer com orgão conserto a 30 anos tenho esquemas e peças  11 20713106

Olá pessoas gosto de mexer com orgão conserto a 30 anos tenho esquemas e peças  11 20713106

• 2 semanas depois...
Postado

Boa tarde a todos

Tenho um órgão Minami MD 7000, há bastante tempo. No ano passado, caiu um raio perto de casa e ele estava ligado na tomada. Como eletricidade não é muito o meu ramo (sou engenheiro mecânico), deixei pra lá, para chamar um técnico qualquer dia.

Neste final de semana me invoquei e fui lá fuçar o porque do não funcionamento (nem a luz acendia).

O mais óbvio aconteceu: fusível queimado . Troquei por outro, de 0,5 A e queimou. O órgão ligou, acendeu a lâmpada e morreu.

Coloquei um fusível maior (5A), ligou e não desligou, mas está com um ronco muito alto. Nenhuma tecla funciona. Só a que liga/desliga.

Devo crer que alguma coisa na fonte foi pro espaço (capacitor talvez )?

Postado

Ricardo,

Já consertei esse defeito trocando o CI 8255 ou o CI 5232. O CI 8255 é relativamente barato e fácil de achar nas lojas de eletrônica mas o CI 5232 é mais caro (dobro do 8255) e mais difícil de achar.

Luiz,

Esse ronco significa que tem alguma coisa em curto-circuito no órgão. É preciso fazer uma revisão geral dos componentes da fonte de alimentação (capacitores, diodos e transistores, principalmente). Veja também o aspecto dos resistores que são estão meio "chamuscados" ou escurecidos devido ao calor gerado.

É possível também que o CI amplificador (STK080) tenha queimado também.É um CI grande, preto, com 10 pinos todos de um lado só e preso por um dissipador de calor de alumínio.

Volte o fusível para o valor original. É preferível queimar o fusível do que queimar componentes mais caros.

Só ligue novamente após confirmar que os componentes da fonte estão ok.

Espero ter ajudado a ambos.

Abraços.

Iriel

Postado

Obrigado a vocês pela pronta resposta.

É melhor chamar mesmo um técnico. Já liguei para a TOKAI, e me indicaram um técnico perto de minha casa em São Bernardo-SP.

O órgão está em excelente estado, acho que vale a pena consertar.

Parabéns pela dedicação de vocês em ajudar os outros.

Abraços

• Curtir 1
Postado

Pois é !

O técnico já esteve em casa, pessoa muito atenciosa, gentil, mas a facada vai ficar em R$ 450,00.

PARA INFORMAÇÃO DO PESSOAL DO FORUM :

por causa da queda do raio , fonte danificada, STK080 queimado, placa mãe queimada.

• Coordenador
Postado

Pois é !

O técnico já esteve em casa, pessoa muito atenciosa, gentil, mas a facada vai ficar em R$ 450,00.

PARA INFORMAÇÃO DO PESSOAL DO FORUM :

por causa da queda do raio , fonte danificada, STK080 queimado, placa mãe queimada.

Realmente, quando o aparelho é vítima de raios, o estrago é grande!...

Postado

Luiz,

A regra é clara! rsrsrsrsrs....

"Na possibilidade de se residir num local favorável a raios sempre deve-se deixar os equipamentos importantes desligados da tomada."

A única exceção aceitável é a geladeira (por motivos óbvios .....rsrsrsrs).

Não confiar em filtros de linha, estabilizadores, etc....etc....etc.... Valorize o seu bolso.

Concordo que é uma questão cultural e de disciplina.

Sds.

Iriel

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...