Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Orgão eletrônico


goldvec

Posts recomendados

Marcelo, isso não é um ruído, é uma nota musical que está tocando direto, concorda?

Procure identificar qual nota SI do órgão não toca quando você aciona a tecla por já estar tocando e veja os contatos da nota, depois veja a trilha do circuito impresso dessa nota e se existir algum diodo na trilha veja se ele não está em curto ou aberto, ok?

Trocar os capacitores da fonte não vai resolver esse problema.

Sds.

Iriel

adicionado 22 minutos depois

Pessoal,

Quanto ao meu DX200R com click nas notas do teclado superior passei boa parte do dia na oficina fazendo vários testes que vou relatar abaixo.

Como eu tenho na oficina um DX250R para conserto verifiquei que as placas dos dois órgãos são exatamente iguais, então decidi trocar para isolar o problema.

Lembro que o DX250R as teclas não apresentam um click junto com as notas quase imperceptível. A intenção é trocar placa por placa até isolar o defeito....

Então vamos lá...

1- Troquei a placa dos presets pois não tenho o CI3080. O defeito continuou....

2- Inverti os 2 osciladores M208. O defeito continuou.

3- Troquei a placa dos osciladores M208. O defeito continuou.

4- Inverti os cabos flat do teclado superior com o teclado inferior e os clicks passaram a soar no teclado inferior. Fiquei animado pois presumi que o defeito estaria no teclado superior pois o defeito tinha trocado de teclado..

5- Troquei todo o teclado superior .... e para minha surpresa o defeito continuou. Vejam que esse teclado estava bom em outro DX250 mas no DX200 deu click....

6- Por último troquei a placa do amplificador ..... o defeito continuou.

Acho que não sobrou mais nada para trocar.....talvez o órgão... (ou o Técnico ) kkkkk

 

Conclusão.... estou quase jogando a toalha.... rsrsrsrs

 

adicionado 24 minutos depois

Corrigindo.....

o DX250 apresenta click quase imperceptível junto com as notas.

Saiu a palavra "não" indevidamente.

Sds.

adicionado 37 minutos depois

Video do DX200R com click....

Sds.

Iriel

 

DX200R_com_click_20160908_145801.mp4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite a todos...

Peguei um órgão Gambit GMX e ele  está com  ruídos e chiados quando aumenta o volume ,

Não sai som na tecla nenhuma ...

Os ruídos e chiados sao constantes. .

Diminuir o volume o ruído e chiados diminui , se aumentar ele aumenta. 

Mas nao tem som o órgão .só esses ruídos e chiados. 

Alguém pode me ajudar..

Desde ja agradeço a atenção. .

Sds.

Marcelo Andrade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Barbosa, você está certo.

Eu que coloquei o potenciômetro de volume pois as organistas reclamam da falta dele. 

Fiz uma cópia fiel do DX250R que está na oficina e instalei o potenciômetro que funcionou perfeitamente.

quando notei o click até pensei que tinha feito algo errado. Desliguei as adaptações e religuei novamente na forma original.

O click continuou independente do potenciômetro estar ligado ou não.

Sds.

Iriel

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jose Barbosa de Araujo Boa noite!  Você se refere ao minami ou ao gambit? 

Por gentileza,  quando vocês falam de pci principal (geradora) como localizo?  

Perdoa sou leigo nessa área? 

Se  puderem ajudar , ficarei muito agradecido. ..

Desde já agradeço pela atenção! !

Sds

Marcelo Andrade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Iriel Iriel eu consegui digitalizar o esquema do dx 200R, más não estou conseguindo enviar a você, pois não estou conseguindo copiar e enviar, em breve te envio, você se lembra do esquema da base melodia que enviei fórum, busque esse esquema que você matará esse defeito, valeu.

adicionado 11 minutos depois

@Marcelo Andrade da Silva  Fica difícil passar mais informação, pois a pessoa precisa conhecer um pouco de eletrônica, pois quando trabalhava na fábrica da Gambitt, uma vez a cada 3 meses, dávamos um curso para os técnicos autorizado da mesma, um técnico lá de Goiás me perguntou como se chamava aquela pecinha preta de 3 perninhas, fiquei apavorado e vi como estava sendo feito a assistência da Gambitt fora da fábrica, tivemos que fazer uma reciclagem para melhorar o nível técnico da Gambitt, não sei se é o teu caso, pois fica difícil para a gente passar algumas informações mais precisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Barbosa, enquanto não acho o esquema estou enviando fotos da placa e da adaptação que eu fiz no DX200R. De repente pelas fotos você pode me dar alguma uma dica.

Nunca entendi porque a Gambit não colocou botão de volume nem tampa nesse órgão.

Na época foram comprados muitos desses órgãos e colocados nas igrejas. 

Obrigado.

Sds.

Iriel

 

DX200R 20160906_152918.jpg

DX200R 20160906_152933.jpg

DX200R 20160908_145604.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jose Barbosa de Araujo José Barbosa, bom dia!

Desculpe acho que me expressei mau. Realmente tenho muito pouco conhecimento em eletronica..

O que fiz , foi baixar uma apostila de 500 pag e 8 hrs de videos de eletronica , porém a maioria sobre placa de computadores..rsrsrs

Eu aprendi muito aqui pelo forum, consigo saber sobre capacitores , transistores , diodos etc...

Mas tem cosias que não consigo saber ... uma delas é como retirar a ci !!

Sobre a placa geradora, acho que é a placa que fica depois da fonte..rsrsrs

Se puderem me ajudar !!!

Agradeço muito!!!

 

Hoje , fui ver 2 órgãos ...

1 - Minami 7000

  . Tudo funcionando ( teclado superior , inferior, pedaleira, acompanhamento, mudanca de instrumento)

Defeito: Todas as notas Ré do orgão não funciona...

 

2-  SISTEN SRII

Funcionando ( teclado superior , inferior)

Defeito - As notas G# do teclado inferior e a pedaleiras não funciona..

 

Desde ja Agradeço a colaboração e ajuda !!!

 

Sds

Marcelo Andrade

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

você não está precisando de dicas, você está precisando de um curso.... kkkkk

Sugiro a você tentar um contato com a TOKAI e GAMBIT e ver a possibilidade de um curso rápido, ok?

Soube que a TOKAI tinha um curso de oito horas formando Auxiliar Técnico. Veja com eles.

 

Quem sabe o colega Barbosa não monta um curso intensivo de manutenção de órgãos, hein? Algo do tipo um fim de semana, sábado e domingo, o dia todo, com e exigência que o candidato tenha conhecimentos de eletrônica.... Vai aqui minha sugestão....

 

Mesmo assim vamos lá:

- Retirar CI da placa. Tem de ter ferro de solda, sugador de solda e muita paciência rsrsrs. Isso se não for SMD, solda de superfície.... aí a história é outra.

- Placa Geradora: dica: siga a fiação dos teclados. Onde eles chegarem é a placa geradora. Casualmente poderá estar próximo da placa da fonte.

- Todas as notas RE não funcionam. Ou o CI oscilador não está fornecendo o RE, ou o CI divisor de frequências não está recebendo o RE, ou ele mesmo não está dividindo o RE. Pode ser mau contato nas trilhas do RE ou em algum soquete na placa geradora.

- Idem para as notas G#. Possivelmente tem duas placas geradoras, uma para cada teclado. Veja qual é a do teclado inferior e faça a mesma verificação acima, Normalmente é o CI M208 ou AL80468. Dica, coloque o M208 do teclado superior na placa do teclado inferior só para testar. ok? Se o defeito sumir significa que o CI do teclado inferior está ruim mesmo. Mas cuidado em não tocar nos pinhos do CI pois poderá queimar com sua energia estática. Cuide também com a posição.

 

Barbosa, primeira aula já está dada..... rsrsrsrs 

Bons estudos.... isso vai cair na prova, ok? rsrsrs

 

Abraços.

Iriel 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Iriel Obrigado Iriel, 

realmente se o Barbosa fizer esse curso serei o primerio...kkk

Bom , ferro de solda  , solda e sugador eu tenho..kkk

Então, sobre o CI m208 , tenho que tirar a solda e soldar invertido como você falou? ou ele é retirado ( desencaixado)..

Verifiquei visualmente e realmente não é mau contato na trilha...

E sobre a pedaleira que não funciona do Sisten SRII ?

Desde ja Agradeço!!

Marcelo Andrade

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

Se o CI estiver no soquete então é só desencaixar. Cuide com a posição do pino 1 que tem uma marca no CI ou tem um chanfro ou rebaixo num dos lados do CI. Muito cuidado nessa hora....  

Se ele estiver soldado não vale a pena retirar devido sua pouca habilidade em solda. É melhor comprar outro.

Mesmo assim ates de trocar veja a questão de algum mau contato ou trilha ou fio interrompido.

O CI que fornece o RE para o teclado inferior manda tb para a pedaleira, ok?

Consertando um defeito o outro você ganha outro conserto de brinde.... kkkk

Sds.

Iriel

 

adicionado 2 minutos depois

Barbosa, você já ganhou um aluno.... kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Iriel Verdade Iriel, já vou fazer minha matricula.kkk

Iriel agradeço muito a ajuda ..(mini curso)kkk

Assim, o Orgão sisten que esta falhando as notas G# e pedaleira, vou verificar se encontro o ci M208 ou AL 80468.

O órgão Minami 7000 são as notas ré que seria os mesmo M208 ou AL 80468.

Ok?

Sds.

Marcelo Andrade

adicionado 32 minutos depois

Boa Tarde!!

Entrei em contato com a Tokai, realmente tem o curso de 6 horas e será realizado no sábado.

Mas como não sou técnico, meu perfil não foi escolhido..mandei um email no dia 2/8/16...

Mas está bom!!!

Vamos lutar para conseguir algum curso !

Quem sabe o nosso amigo BARBOSA  abre essa oportunidade!!

Sds.

Marcelo Andrade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Iriel  Já que você fez a mudança, porque não usou o potenciômetro de 47ka com chave e substituiria a chave liga e desliga do orgão, vou ver se acho os esquemas do DX 200R e enviarei no fórum. pois segundo alguns técnicos diz que para volume devemos usar os pot. logarit.(KA) e grave, médio e agudo o linear (KB), guardem bem isso pessoal.

adicionado 8 minutos depois

@Jose Barbosa de Araujo  Pelo que sei e desconheço que alguma dessas marcas de orgãos dão cursos atualmente, pois o dono atual da Gambitt é meu primo e fui técnico autorizado da Minami  por 17 anos e hoje sou técnico free lance da Tocai e Tamie e nunca cogitaram dar esse tipo de curso, porque não é interessante para a fábrica, pois só dá trabalho e pouco resultado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Barbosa,

Vou contar como foi o planejamento desse serviço.

Até pensei em colocar o 47K com chave inutilizando a chave atual. O detalhe é que como o órgão já tem chave liga desliga, ficaria uma chave sem uso no painel, dando margem a comentários que eu tinha feito uma "gambiarra" .... rsrsrsrs   ... conheço meu "eleitorado".... kkkk

Remover a chave ficaria a marca no painel e tb não ficaria bom.

Por isso preferi manter a chave liga/desliga original e coloquei apenas o potenciômetro de volume que faz bastante falta.

Mas o volume ficou bem legal, o meu problema agora é o click que aparece bem forte quando aperto qq nota do teclado superior.

 

Várias vezes mandei vários à Gambitt sobre vários problemas de órgãos na minha região, inclusive sobre essa adaptação, pedindo orientações e esquemas e nunca me deram retorno.

Por isso esperei chegar um DX250R na Oficina e fiz a instalação exatamente igual no DX200R (exceto a questão da chave L/D).

 

Quanto ao curso, se as fábricas não se interessam, abre espaço para que Técnicos qualificados possam iniciar mais essa atividade que além de ser uma fonte de troca de informações, poderia ser também fonte de renda.

Bem, essa é a minha opinião.

Abraços.

Iriel

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Iriel Iriel tire o ci m 3080 e coloque soquete e faça um teste com esse ci, pois peguei muitos com defeito bem parecido a este, você experimentou solta o cabinho da placa do ritmo ou experimente ajustar os trimpots 470K dos instrumentos. Esse ci na Sta Efigênia/SP custa em torno de 10,00 reais. esse defeito se ouve um som metálico 

adicionado 1 minuto depois

@Iriel O ci I7 é a saída dos teclados.

adicionado 2 minutos depois

@Iriel O ci I7 é a saída dos teclados.

adicionado 4 minutos depois

@Marcelo Andrade da Silva Entre no M.L. e verifica que tem um técnico em MG que vende o M208 barato e com garantia.

adicionado 9 minutos depois

@Marcelo Andrade da Silva  É difícil fazer algo nessa esfera, pois você precisa conhecer também um pouco de eletrônica digital, pois como podemos falar de um processador, memórias, etc..., se não tem conhecimento, assim fica difícil a linguagem técnica.

adicionado 16 minutos depois

Iriel você tirou a entrada do sinal em que lugar ou placa, sendo que você ligou a saída do pot. na entrada pci do amplificador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DX200R com click no teclado superior .... a saga continua.... rsrsrs

Fiz a troca do 3080 e o defeito continua....

Fiz a troca do potenciômetro com chave L/D de 47 K e o defeito continua....

Desfiz toda a adaptação, retornando ao sistema de volume original e o defeito continua...

Fiz as sugestões do fórum e o defeito continua.....

Já estou "jogando a toalha".... estou achando que esse click já existia antes de eu trazer para a oficina, eu é que não tinha percebido.... Mesmo assim vou enviar mais um email à Gambitt relatando o problema e ver qual a solução que eles vão me propor. Espero que dessa vez me respondam...

Caso alguém tenha mais alguma sugestão me avise...

Abraços.

Iriel

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite, amigos!!!

Em relação ao órgão minami , não consegui encontrar o Defeito..

Ja verifiquei todas as notas B do órgão e não tem nenhuma nota que está ativa (apertada).

Preciso entregar esse órgão , peço aos amigos que me ajudem!!

Sds..

Marcelo Andrade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!