Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Eu trabalho com manutenção de fontes chaveadas AT e principoalmente ATX, e estou familiarizado com todas as cores dos fios de saída delas, menos um.

Alguém poderia me explicar pra que diabos serve o fio cinza, no conector que vai a placa mãe? Ele é denominado pelos fabricantes "+5V/+3,3V ok". ´

- Qualquer dúvida sobre a manutenção de fontes AT/ATX, postem aqui também, será um prazer responder!

Muito obrigado a todos!!

Postado

Não, cara não sabia pra que serve o dio cinza, ou acha q só porque trabalho com essas fontes tenho que saber absolutamente tudo sobre elas???

Ao amigo Silvio, obrigado pelo esclarecimento. Mas quanto ao uso deste fio, se eu levá-lo ao nível alto a fonte não dá a partida, é isso? Uma vez que a fonte opera normalmente com este fio desligado... Muito obrigado!

• Curtir 1
Postado

Amigo,não é por nada mais ,você diz que trabalha com fontes atx e não sabe pra que serve o fio cinza(power good )???

Amigão, eu achei antiético questionar isso, eu mexo com fonte a uns 13 anos e até hoje apanho de algumas e por incrivel q pareça eu também não sabia disto! será q sou menos entendido q você? eu fico indignado de algumas pessoas questionar da capacidade de outras pessôas!

Amigão, só mais uma coisa: eu estou aqui pra aprender se eu soubece de alguma coisa nem aqui eu estaria!

Postado

Amigão, eu achei antiético questionar isso, eu mexo com fonte a uns 13 anos e até hoje apanho de algumas e por incrivel q pareça eu também não sabia disto! será q sou menos entendido q você? eu fico indignado de algumas pessoas questionar da capacidade de outras pessôas!

Amigão, só mais uma coisa: eu estou aqui pra aprender se eu soubece de alguma coisa nem aqui eu estaria!

Meu amigo Kaarell,

Fico muito agradecido pelo apoio. Eu trabalho com isso faz só um ano e meio mais ou menos, você tem MUITO mais experiência do que eu. Vejo outros posts seus aqui no fórum e percebo o quanto você entende de eletrônica. Apesar de tudo, deixo aqui um oferecimento de auxílio, se necessitar de qualquer ajuda com as fontes ATX, é só postar, talvez eu possa ajudar. []'s! :-BEER

Postado

Acho que os amigos levaram por outro lado o meu comentario.Quem sou eu pra questionar o conhecimento de qualquer um aqui do forum.Se ofendi alguem eu peço desculpas ,tbem to aqui pra aprender.

Postado

Não, cara não sabia pra que serve o dio cinza, ou acha q só porque trabalho com essas fontes tenho que saber absolutamente tudo sobre elas???

Ao amigo Silvio, obrigado pelo esclarecimento. Mas quanto ao uso deste fio, se eu levá-lo ao nível alto a fonte não dá a partida, é isso? Uma vez que a fonte opera normalmente com este fio desligado... Muito obrigado!

Está a confundir os sinais de power good (cinzento) com o Power on ( verde ).

O power good é uma saída da fonte para a placa e como indicado atrás serve para indicar à fonte que as condições de power estão prontas e a placa mãe pode arrancar.

Como é uma saida não pode colocar a nível alto ou baixo , isso pode ser feito com entradas de sinal não com saídas.

Postado

Obrigado, Zurca,

É exatamente essa a minha dúvida, se é um fio de entrada ou saída de sinal, se soubermos como usá-lo, poderemos aplicar esse uso em projetos. O verde eu sei, é tranqüilo, só aterrar para a fonte ligar. Essas características, como baixo custo, leveza, facilidade de aplicação e grandes capacidades de corrente, além de boa confiabilidade tornam essas fontes muito mais interessantes em alguns projetos. Gostaria de saber, bem como disponibilizar a todos o CONHECIMENTO de como utilizar tais dispositivos, usando o MÁXIMO de todos os seus recursos, sejam funcionais ou de segurança, como é este fio...

Muito obrigado a todos que estão colaborando!! :-BEER:-BEER

• 2 anos depois...
Postado

Ola galera, não sei se estou errado de ressucitar o tópico, acho que não pois segue o assunto do mesmo, meu problema é o seguinte, eu trabalho com manutenção em computadores, minha especialidade não é recuperação de fontes mas tento também.

Tenho 2 fontes aqui que consegui recuperar, elas ligam aterrando o verde, porém na placa mãe ligam mas não dá sinal de vídeo, todas as tensões estão OK +12, -12, +5, -5, +3,3, +5vsb etc, somente o fio verde que não, fica apenas com 0,16v +-, e em todas as outras fontes que testei da 5v nesse fio quando ligadas, queria saber se posso fechar este fio com o vermelho, sendo que os 2 dão 5v quando a fonte esta ligada.

Abraços e um 2010 de muit sucesso a todos!

Postado
Ola galera, não sei se estou errado de ressucitar o tópico, acho que não pois segue o assunto do mesmo, meu problema é o seguinte, eu trabalho com manutenção em computadores, minha especialidade não é recuperação de fontes mas tento também.

Tenho 2 fontes aqui que consegui recuperar, elas ligam aterrando o verde, porém na placa mãe ligam mas não dá sinal de vídeo, todas as tensões estão OK +12, -12, +5, -5, +3,3, +5vsb etc, somente o fio verde que não, fica apenas com 0,16v +-, e em todas as outras fontes que testei da 5v nesse fio quando ligadas, queria saber se posso fechar este fio com o vermelho, sendo que os 2 dão 5v quando a fonte esta ligada.

Abraços e um 2010 de muit sucesso a todos!

Tensão medida no multimetro comum não é certeza de muita coisa devido a ripple.

O power good não deve ser ligado na linha +5V nunca, justamente deve haver queda de tensão para que a fonte ligue.

O motivo da placa-mãe não iniciar corretamente deve ser a má-qualidade da alimentação, que vem a ser basicamente ripple e spikes, causados por capacitores problemáticos e nalguns casos mosfet ou diodo. Fonte generica tem esse problema dos capacitores irem pro lixo mesmo mantendo o bom aspecto externo, se quiser google sobre os medidores de ESR, ESR meter, tem uns circuitos até simples, que indicam com precisão meia boca mais muito melhor do que julgar apenas pelo olhometro.

Postado

Esse fio sinaliza para a placa mãe que a fonte ta ok, nele tem que ter 5 volts para a fonte funcionar certinho e a placa mãe funcionar, quando não tem é porque a fonte tem algum problema, como falta de filtro nos capacitores (mais comum).

• 8 anos depois...
Postado

boa tarde a todos, ajuda mesmo quem esta necessitando é eu.... estou checando uma fonte ATX para substituir a da foto, minha duvida é o fio DG dela, pra mim ele é o mesmo que o cinza da fonte, mais não tenho certeza, na verdade conheço pouco de fonte e eletrônica, podem me ajudar???? a fonte em questão que quero trocar é de uma mixer alesis multimix16usb 2.0, fique com duvidas porque os cinza aparecem como pg nas ATX e nessa do mixer de áudio esta Como DG.

pcb-power-assy-mm-series-2.gif

• Membro VIP
Postado

Isso daí parece um banco de reguladores de tensão. ok quase uma fonte

Tire um foto da sua mostrando o conector, nome dos terminais, tire por baixo, de modo que dê pra ver de onde vem o tal fio cinza. etc Depois faça o mesmo com a fonte que comprou.

me permita... você errou na digitação do seu nome?😕😉

• Curtir 1
Postado

na verdade é isso mesmo que você falou, a fonte é 18 + 18 volts ac e esse conjunto retificador gera as voltagens; +3,3, -15, +15, +12, -12, +48, +5 e tem essa saída DG que não tem tensão, ocorre que desde nova ela aquece demais e já queimou duas vezes, não da ´pra deixar muito tempo ligada. estou tentando/analisando uma fonte ATX de pc que tem algumas voltagens mais baixa no mais é tudo igual, se funcionar beleza, mais vai dar um serviço danado pra instalar a outra no local e arrumar tudo certinho.

WhatsApp Image 2018-10-13 at 22.19.43.jpeg

adicionado 41 minutos depois

Isadora mais fotos

WhatsApp Image 2018-10-13 at 23.13.00.jpeg

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, cezar a borges disse:

isso mesmo que você falou

errou o próprio nome kk. brinc.

Que equipamento ela alimenta? Ah o tal mixer....As tensões são muito diferentes das que a de pc fornece. Portanto o tal sinal DG pode ter função distinta. Apesar que chuto Digital Ground. Ve se está em contato com o gnd-terra-chassi-massa-fio preto

• 1 ano depois...
Postado
2 horas atrás, Carlos dudu disse:

@silvio.a.s @silvio.a.s boa noite queria saber qual a combinação que tenho que fazer com esse fio cinza para funcionar a fonte

Qualquer fio preto com o verde a fonte liga fora do computador. 

Esquece o fio cinza, quem precisa dele é somente a placa-mãe. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Carlos dudu disse:

fio cinza

Lá em 2007 na época do finado amigo talvez seguissem padronização de cores

8 horas atrás, Renato.88 disse:

preto com o verde

Já vi fontes que não era verde e nem mesmo o gnd era preto. Ou seja, se algum dia houveram, as padronizações foram pro espaço (onde há mais exigências técnicas... só não sei como padronizam o fio terra lá ...kk ... aff fraquinha)

Pra ligar por fora, eu gosto de contar 4 do lado da orelha e ele é o power on...

Ligacao-fonte-atx.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...