Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cool’n’Quiet + Overclock = Problema


Porval's

Posts recomendados

Eu tenho o pc da assinatura e faço um bom over no meu athlon 64 3000+, aumentando de 1800Mhz para 2540Mhz. A temperatura agora tá mantendo cerca de 40ºC em aplicativos normais e chega 50ºC em jogos.

Isso porque o cooler tá lotado de poeira.

A minha dúvida é se ligar o Cool’n’Quiet junto com um overclock pode dar problema? :blink:

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Cool’n’Quiet é um sistema que tem por objetivo reduzir tanto o consumo de energia como o uso do processador quando o mesmo não estiver sendo usado em sua totalidade ou em parte, dependendo do aplicativo que estiver sendo rodado.

Dessa forma Over e o Cool’n’Quiet, se tornam incompativeis, pois mesmo que seu processador estiver em over, o Cool’n’Quiet, forçará ele a trabalhar em freqüências menores daquelas setadas para over.

Consequentemente poderá e posso afirmar que haverá problemas tanto de travamentos do sistema, como de resets aleatórios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma lá! Muitos usuários desligam o CnQ pra fazer o over, mas tem muitos casos de Over + CnQ funcionarem perfeitamente. O CnQ baixa o multiplicador do processador, então, se você tem um 3000+ (9*200=1,8GHz) e fizer over pra 2,6GHz (9*300), o CnQ vai limitar-se a baixar, quando sem uso, para (4*300=1,2GHz). Ele também baixa consideravelmente o VCore (e é essa a grande razão de desligarem o CnQ), que pode não suprir as necessidades do processador @1,2GHz. Sim, o Vcore pode cair até abaixo de 1V.

Há um tutorial, perdido aqui nesse fórum, que usa o programa WCPUID, se não me engano, ele pasa a gerenciar, de forma programada, o CnQ. No caso, você programa três estágios para o processador, entre freqüência e vcore. Assim, sabendo maneirar o vcore, o processador não vai ter falta de energia e travar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Porval's, Tenho um micro parecido com o seu e quero fazer overclock. você poderia detalhar quais alterações exatas você fez no seu? FSB a 282 x 9 (Nao pode aumentar o mult do CPU mais que 9 nao é?). Aumentou o Vcore para quanto? Diminuiu a configuração da memoria? Esta é a parte mais complicada para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...