Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onda de 19 hz


poletto

Posts recomendados

olá, eu estava dando uma olhada neste topico:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=493621

e estava pensando: será que alguem teria um programa que gerasse uma onda de 19hz e a transformasse em um arquivo MP3 para que ele pudesse ser tocado em um cd-player mp3, ipod ou outro player qualquer sem que se tenha que montar um circuito eletrõnico só para gerar esta onda???

mais uma coisa:

achei este texto explicativo muito interessante:

A NATUREZA DO SOM

O som é uma vibração que é passada de um ponto ao outro através de átomos em um mesmo meio, ou de um meio ao outro. Quando produzimos um som em um violão, na realidade estamos apenas aplicando um efeito vibratório nas cordas distendidas através do toque de nossos dedos. O resultado que se ouve é o da corda vibrando e tal vibração ao cortar o ar circundante e ser transmitida às moléculas desse ar, atinge nossos ouvidos e é percebida como um tom sonoro. O interessante é que mesmo que não dispuséssemos de ouvidos aptos a ouvir, a vibração ainda assim seria perceptível na caixa do próprio violão, uma vez que esta também é composta por átomos e estes recebem a vibração da mesma forma, sendo o som, portanto, perceptível por nós através do contato com a mesma. Imaginemos então o que se passa com sons inaudíveis. Nossos ouvidos não os percebem diretamente mas da mesma forma que o corpo do violão, nossos corpos são feitos de átomos passíveis de serem estimulados pelas vibrações e estas "ressoam" em nossos órgãos.

A pergunta chave é: qual o efeito desse "ressoar" inaudível? Infra e ultra sons estão freqüentemente cruzando nossos caminhos: o cricrilar dos grilos à noite oferece um bom exemplo de borderline sonoro uma vez que captamos apenas a parte audível de seqüências de cri-cris que extrapolam nossa acuidade auditiva. Quando ouvimos o morcego emitindo seus guinchos, da mesma forma apenas ouvimos uma parte mínima do som que foi realmente emitido na forma ultra-sônica. E os infra-sons? Os sons "surdos", aqueles que apenas fazem vibrar nossas caixas torácicas ainda que não sejamos capazes de distingui-los, invadem nosso sistema físico a todo momento. O oceano de magma sob nossos pés é uma fonte de tais sons, assim como o movimento constante da Terra, explosões, batidas de tambores, tons graves num órgão de igreja, as batidas de nosso coração, terremotos...

Mas bem... e quais seriam os efeitos de tais vibrações percebidas de forma indireta? Não são audíveis, portanto não há limites de suportabilidade de tais sons que sejam perceptíveis em termos de sentidos mas... o que aconteceria caso fôssemos expostos a este tipo de som por um tempo suficientemente longo e numa freqüência perceptível como uma vibração poderosa em nossos corpos?

A pesquisa mais documentada sobre os efeitos dos infra-sons no corpo humano foram levadas a cabo pela NASA, nos idos anos 60, época da corrida espacial. Estudou-se os efeitos que o barulho dos foguetes poderia produzir nos corpos dos astronautas, especialmente durante o lançamento e seus testes confirmaram que a certo volume, os infra-sons causavam várias reações fisiológicas. De acordo com os resultados divulgados pelo pesquisador GH Mohr, uma pessoa exposta a freqüências entre 0 e 100 Hz aos 150-155 dB percebe vibrações na caixa torácica, mudanças no ritmo respiratório, sensação de náusea, dor de cabeça, alterações visuais, tosse e fadiga. Pesquisas subsequentes determinaram que a freqüência em que ocorrem alterações visuais, em conseqüência da vibração do globo ocular, é da ordem de 19 Hz.

Os efeitos dessa freqüência específica foram confirmados ainda pelo engenheiro Vic Tandy, em sua tentativa bem sucedida de desmistificar a "assombração" que perturbava a paz de seu laboratório na cidade inglesa de Coventry. As aparições do "fantasma" eram marcadas pela sensação de desconforto e vislumbres de uma vaga silhueta acinzentada... Quando foi determinado o ponto em que tais aparições aconteciam, Tandy percebeu que correspondia ao local onde havia sido instalado um novo exaustor que, após medições, percebeu-se vibrar na freqüência dos 18,9 Hz... Esse evento fez com que o engenheiro vislumbrasse a possibilidade de pesquisar outros locais "assombrados" a fim de detectar a freqüência dos 19 Hz, a que provoca alterações visuais pela vibração do globo ocular. Acredita ele que outras sensações como arrepios na nuca e a de mudanças na temperatura ambiente podem estar associadas ao efeito dessa freqüência específica no corpo humano.

Ah... uma luz ao fim do túnel... então é isso! Fenômenos que a ciência não admite como realidade, a famigerada PES - Percepção Extrasensorial pode acontecer apenas pelo contato com freqüências abaixo de nossa capacidade auditiva. Estaríamos portanto à mercê desses efeitos quando freqüentando um terreiro de Umbanda por exemplo? Bastam medições... atabaques e surdos em batidas feéricas a fim de produzir sons que estimulam o transe e a perda dos sentidos, a "alegria do terreiro"! E os mantrans orientais? Sons nasais, OM contínuo... numa freqüência baixa, fazendo nosso interior tremer, a vibração primeva do cosmo... Parece que uma chave para a compreensão do que se passa além dos 5 sentidos básicos foi achada. Assim, não adianta negar que fenômenos que fogem do hodierno ocorrem. Não adianta fechar-se para o desconhecido na esperança de que nada de paranormal ocorra. Há a necessidade sim de estudos sérios que busquem respostas às questões... e acima de tudo, o respeito para com aqueles que experimentam tais fenômenos. Afinal, ninguém está isento de tomar contato com freqüências infra-sônicas e experimentar os arrepios na espinha e visões fantasmagóricas...

"Ora direis ouvir estrelas"... e até mesmo elas são audíveis. Os radio-telescópios que captam o som de suas entranhas continuamente dão mostras de que o Universo é uma grande sinfonia e já não somos surdos às harmonias celestes... E o místico em suas evocações mântricas já não pode ser tomado por apenas um lunático quando alega tomar contato com outras dimensões... O fato é que estamos imersos num oceano de vibrações e a mente humana avança a descobrir que o verbo se fez carne, ou, pelo menos, que a carne sofre os efeitos do verbo... por volta dos 19 Hz.

retirado de: http://joaogil.ideology.com.br/som-pes.php

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito massa esse tópico!!! Quanto ao famigerado arquivo de audio, é possivel você gera-lo, é só procurar por algum editor de audio um pouco mais profissional que vai ter a função de gerar tons... tem o Cool Edit, que faz isso de uma forma bem completa, podendo você até alteras a forma de onda (senoidal, quadrada, triangular...). Eu sei que existe tb um outro que dá pra fazer isso e ainda é freeware, mas não merecordo o nome...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Complicado reproduzir sons subsonicos, geralmente ocorre excesso de excursão do cone do falante, além da potencia nescessária para penetrar o ar ser consideravel.

É isso, é verdade... principalmente, que nem mesmo a faixa de sub-woofers chegam a reproduzir os 20Hz limites da audição humana :bored:

PS: Se desse, dava toque de celular interessante :P !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez vocês estejam certos quanto a reprodução nas caixas, mas agora me toquei... se alguem conhece a metodologia de compressão mp3 vai se lembrar que ela trabalha suprimindo as faixas de onda inaudiveis e as freqüências de pico que na grande maioria das vezer não tem importancia nas musicas, por tanto o formato mp3 não serve para isso, talvez um wma , cda , mid.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixo dezenas de arquivos do Emule e, raramente aparece vírus. Já com o Kaaza é direto.

A propósito, só tem 1 pessoa no Emule compartilhando este arquivo. Tá difícil de chegar na minha vez. :ZZZ:

talvez vocês estejam certos quanto a reprodução nas caixas, mas agora me toquei... se alguem conhece a metodologia de compressão mp3 vai se lembrar que ela trabalha suprimindo as faixas de onda inaudiveis e as freqüências de pico que na grande maioria das vezer não tem importancia nas musicas, por tanto o formato mp3 não serve para isso, talvez um wma , cda , mid.......

Se é assim, então não adianta eu baixar este MP3 né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

talvez vocês estejam certos quanto a reprodução nas caixas, mas agora me toquei... se alguem conhece a metodologia de compressão mp3 vai se lembrar que ela trabalha suprimindo as faixas de onda inaudiveis e as freqüências de pico que na grande maioria das vezer não tem importancia nas musicas, por tanto o formato mp3 não serve para isso, talvez um wma , cda , mid.......

Cara, isso é verdade mesmo... mas agora o que eu fiquei curioso é que gerei o tom no cool edit, salvei em mp3 e reproduziu :blink:, não que você esteja errado, mas acho que o algoritmo de compressão do mp3 deve levar em consideração pra fazer os cortes das faixas a significância do que vai ser cortado... como só tem uma única faixa, provavelmente ele não corta nada :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu queria saber como entrar na fila no emule

pois o status fica só---agurdando---

O status fica em aguardando mesmo. Para ver a sua posição na fila, dê um duplo clique no nome do arquivo. Mas, tá difícil, pois, só tem um cara que tá compartilhando o arquivo e ele nem sempre está online.

Acho melhor criar o arquivo com algum programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez vocês estejam certos quanto a reprodução nas caixas, mas agora me toquei... se alguem conhece a metodologia de compressão mp3 vai se lembrar que ela trabalha suprimindo as faixas de onda inaudiveis e as freqüências de pico que na grande maioria das vezer não tem importancia nas musicas, por tanto o formato mp3 não serve para isso, talvez um wma , cda , mid.......

isso é verdade, as faixas "menos" audiveis serao apagadas... visto q a de 19hz não é audivel...

bom mas se o algoritmo levar em conta q so tem essa freqüência na faixa, ele ira manter, so q não sei se isso realmente ocorre... e se ocorer? como saber se ta com 19hz la? sendo q não escutamos isso, ou a maioria das pessoas não escuta?? tenho disponibilidade de um gerador de funcoes na facul, daria pra gerar uma 19hz senoidal, triangular e quadrada... mas não sei se daria pra gravar ela, eu teria q jogar em um dispositivo q reproduzise a e depois gravar o som de algum jeito... complicado??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

baixei o programa, coloquei os tais 19hz em uma caixa amplificada

dessas multi uso e de ligar contra baixo...

escutei a onda, vibrando... na verdade escutei ate uma de 0.5hz, não sei porque...

mas enfim, não vi nada de diferente, a não ser as pessoas perguntando se eu era louco..

:angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Baixei o arquivo.

Liguei a saída de áudio do PC no meu aparelho de som, que possui caixas com autofalantes de 20cm.

Não ouvi nada. Também não tive minha visão distorcida ou coisa parecida.

<_<

Se o seu som tiver filtro sub sonico você não vai escutar mesmo, esses filtros servem para cortar os graves mais baixos e evitar danos ao falante por excesso de excursão ou potencia (pode fica com caracteristicas de uma continua pulsante),

baixei o programa, coloquei os tais 19hz em uma caixa amplificada

dessas multi uso e de ligar contra baixo...

escutei a onda, vibrando... na verdade escutei ate uma de 0.5hz, não sei porque...

mas enfim, não vi nada de diferente, a não ser as pessoas perguntando se eu era louco..

:angry:

Cara, ressonancia nos ossos, reverberações nos moveis ou mesmo harmonicos, mas você mais deve ter sentido o grave do que ouvido.

Alguns de vocês já sabem que trabalho com som automotivo (projetos e intalações) e a galera gosta de graves, caixas de sub com sintonia muito baixa mantendo o SPL faz qualquer um passar mal dependendo da musica, enjôos inicialmente e até vomitos se o periodo de exposição for longo. E é claro, fadiga auditiva, só não precisa se preocupar em ficar surdo porque quem costuma fazer isso são as altras freqüências...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não consegui fazer o programa chegar nessa freqüência ai q você falou, mas fussando por ai acabei descobrindo que freqüências de 9 a 14hz te deixam em estado de alerta..., perfeito para viajar e deixar o vizinho com insônia!!!!!!!!!!, mas fogindo um pouquinho do assunto, será que alguem teria a famosa tabela das freqüências que incomodam as pragas urbanas tipo: pombo, morcego, moscas, pernilongo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera, muito interessante esse tópico.

Criar sons nessas freqüências baixas é fácil com circuitos eletronicos... pegando a tensão da tomada, passando por um transformador pra baixar a tensão, você continua com 60Hz ou 120Hz dependendo do tipo de filtro q usar.

Depois é só usar CIs 74923 pra dividir a freqüência que você tem até chegar na freqüência que você quer... só não sei que tipo de equipamento consegue reproduzir essas ondas... pelo que vi vocês falando, caixas de som afinal não funcionam...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP
eu não consegui fazer o programa chegar nessa freqüência ai q você falou, mas fussando por ai acabei descobrindo que freqüências de 9 a 14hz te deixam em estado de alerta..., perfeito para viajar e deixar o vizinho com insônia!!!!!!!!!!, mas fogindo um pouquinho do assunto, será que alguem teria a famosa tabela das freqüências que incomodam as pragas urbanas tipo: pombo, morcego, moscas, pernilongo...

Tb gostaria de saber, especialmente para espantar pernilongos :P...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um sinal de áudio pode ser representado por uma sequencia de bytes (palavras) de 8 bits, por exemplo, representando os valores de tensão do nível mais baixo da forma de onda 00000000 o nível mais alto da forma de onda senoidal 11111111 São 256 valores correto? voce convenciona que de 0 até 127 são tensões negativas, o nível 128 representa a tensão zero e o nível máximo seria representado pelo número 256.

Taxa de amostragem: se você utilizar uma taxa de amostragem do dobro daquela frequência que você quiser gerar já é o suificiente, é possível provar. 19 x 2 = 48 Hz..

Só para simplificar vamos tomar uma frequência de amostragem da ordem de 100 Hz... Isso significa que vou gerar palavras que significam tensões da forma de onda do áudio, num rate de 100 palavras por segundo.

Vou gerar como. É necessário o estabelecimento de uma função seno para gerar essa amostragem (pode ser feito no excel) Há também que informar a função seno a frequência de sua variação, ou seja os 19 Hz desejados....

Juntando tudo isso você terá um arquivo constituido de 100 Bytes a cada segundo da duração de seu sinal. Esse arquivo, vamos supor que você o deixe sendo gerado por 1 minuto.. 60 x 100 = 6000 Bytes, será um arquivo wave de 1 minuto de seu tom de 19 Hz. Ai se você quiser encodar em MP3 ou outro coder qualquer é só aplicar um conversor de arquivo.

Não é necessário pois aquele arquivo do tipo wave já toca até no Winamp se você rotular no cabeçalho do mesmo coisas do tipo... Arquivo mono, com rate de 100 Hz.. etc...

Fácil se você sabe... É só ir por ai, estude, desenvolva, pesquise.. Isso é só a ponta do Iceberg de uma teoria complexa de amostragem de sinais..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Pessoal, só hoje baixei o arquivo.

Ouvi com fones de ouvido a faixa de 4 a 40.000 (tudo!)

Mas não significa que eu seja o super homem ou coisa assim...

o que acontece, é que ao emitir por exemplo os 40.000Hz, o amplificador emitiu junto uma uma interferencia mais baixa que que deu pra ouvir.

Pra reduzir eventuais interferências coloquem o alto-falante direto na saida do pc. Ao fazer isso só ouvi até 22000. MAS e os 4Hz? Acho que ninguém vai ouvir 4Hz! - Não com o tímpano - eu ouvi foi outro barulho emitido pelo alto-falante (um barulho bem estranho!) Esses auto falantes normais não são capases de reproduzir menos de uns 15Hz com fidelidade.

Alguém mais ouviu essas interferencias???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!