Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

{REVIEW}: Intel Core Duo vs AMD Turion X2 vs Intel Core 2 Duo


Daigonet Corporation

Posts recomendados

  • 2 semanas depois...
Alguém saberia me informar se todos os Turion X2 são SS2 ou se há algum que seja SS3???

Tipo de processador Mobile DualCore AMD Turion 64 X2 TL-56, 1800 MHz (9 x 200)

Alias da CPU Tyler

CPU Stepping BH-G1

Conjunto de instruções x86, x86-64, MMX, 3DNow!, SSE, SSE2, SSE3

Velocidade de clock original 1800

Multiplicador Mín / Máx da CPU 4x / 9x

Código de cache L1 64 KB per core (Parity)

Dados de cache L1 128 KB

Cache L2 512 KB per core (On-Die, ECC, Full-Speed)

Multi CPU

CPU #0 AMD Turion 64 X2 Mobile Technology TL-56, 1808 MHz

CPU #1 AMD Turion 64 X2 Mobile Technology TL-56, 1808 MHz

Fabricante do processador

Nome da empresa Advanced Micro Devices, Inc.

Informação sobre o produto http://www.amd.com/us-en/Processors/ProductInformation/0,,30_118,00.html

Uso da CPU

CPU 1 / Núcleo 1 3 %

CPU 1 / Núcleo 2 6 %

(CPUID) Revisão 00060F81h

(CPUID) Revisão extendida 00060F81h

(AMD) Identificador da marca 059Bh (Turion 64 X2 TL-56)

Identificador da plataforma D6h (Socket S1g1)

(IA) Número de série da CPU Desconhecido

Unidades HTT / CMP 0 / 2

Conjunto de instruções

Extensão x86 de 64 bites (AMD64, Intel64) Suportado

AMD 3DNow! Suportado

AMD 3DNow! Professional Suportado

AMD 3DNowPrefetch Suportado

AMD Enhanced 3DNow! Suportado

AMD Extended MMX Suportado

AMD MisAligned SSE Não suportado

AMD SSE4A Não suportado

Cyrix Extended MMX Não suportado

IA-64 Não suportado

IA MMX Suportado

IA SSE Suportado

IA SSE 2 Suportado

IA SSE 3 Suportado

IA Supplemental SSE 3 Não suportado

VIA Alternate Instruction Set Não suportado

Instrução CLFLUSH Suportado

Instrução CMPXCHG8B Suportado

Instrução CMPXCHG16B Suportado

Instrução Conditional Move Suportado

Instrução MONITOR / MWAIT Não suportado

Instrução POPCNT / LZCNT Não suportado

Instrução RDTSCP Suportado

Instrução SYSCALL / SYSRET Suportado

Instrução SYSENTER / SYSEXIT Suportado

Instrução VIA FEMMS Não suportado

Características de Segurança

Advanced Cryptography Engine (ACE) Não suportado

Prevenção de Execução de Dados (DEP, NX, EDB) Suportado

Hardware Random Number Generator (RNG) Não suportado

Montgomery Multiplier & Hash Engine Não suportado

Processor Serial Number (PSN) Não suportado

Características de Gerenciamento de Energia

Automatic Clock Control Não suportado

Digital Thermometer Suportado

Enhanced Halt State (C1E) Não suportado

Enhanced SpeedStep Technology (EIST, ESS) Não suportado

Frequency ID Control Suportado

Hardware P-State Control Não suportado

LongRun Não suportado

LongRun Table Interface Não suportado

PowerSaver 1.0 Não suportado

PowerSaver 2.0 Não suportado

PowerSaver 3.0 Não suportado

Processor Duty Cycle Control Não suportado

Software Thermal Control Suportado

Temperature Sensing Diode Suportado

Thermal Monitor 1 Não suportado

Thermal Monitor 2 Não suportado

Thermal Monitoring Suportado

Thermal Trip Suportado

Voltage ID Control Suportado

(CPUID) Funções

1 GB Page Size Não suportado

36-bit Page Size Extension Suportado

Address Region Registers (ARR) Não suportado

CPL Qualified Debug Store Não suportado

Debug Trace Store Não suportado

Debugging Extension Suportado

Direct Cache Access Não suportado

Fast Save & Restore Suportado

Hyper-Threading Technology (HTT) Não suportado

L1 Context ID Não suportado

Local APIC On Chip Suportado

Machine Check Architecture (MCA) Suportado

Machine Check Exception (MCE) Suportado

Memory Configuration Registers (MCR) Não suportado

Memory Type Range Registers (MTRR) Suportado

Model Specific Registers (MSR) Suportado

Page Attribute Table (PAT) Suportado

Page Global Extension Suportado

Page Size Extension (PSE) Suportado

Pending Break Event Não suportado

Physical Address Extension (PAE) Suportado

Secure Mode Extensions (SMX) Não suportado

Secure Virtual Machine Extensions (Pacifica) Suportado

Self-Snoop Não suportado

Time Stamp Counter (TSC) Suportado

Virtual Machine Extensions (Vanderpool) Não suportado

Virtual Mode Extension Suportado

Usando Windows Vista Ultimate com aero

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

No site da AMD o processador Turion X2 tem Tecnologia SOI de 65 nanômetros, portanto semelhante a do intel.

Fonte:

http://www.amd.com/br-pt/Processors/ProductInformation/0,,30_118_13909_13911,00.html

Para mim o Turion X2 e Core 2 duo são praticamente iguais com ligeira vantagem para o intel. Já o Core duo da intel é inferior a ambos os processadores citados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, vendo os números sou forçado em dizer q a Intel está na liderança quando se diz tecnologia. O problema aqui é o marketing, a AMD teve uma época que éra BEM mais barata q a Intel e mais rápida, poorém aquecia mais e consumia mais também. Acho q a Intel conseguiu aproximar e muito seu preço do AMD e sua qualidade melhorou significativamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse topico foi mt esclarecedor, principalmente pras pessoas que insistem em dizer que turion X2 tem desempenho superior ao c2d, os graficos comprovam e ponto final, pior que ainda tem gente que insiste no erro, na maioria das vezes sao as pessoas que compraram um um Turion x2, se arrependeram e mesmo assim querem dizer que preferem o turion x2, só pra dizer que nao saiu por baixo, a diferenca é gritante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Daigonet,

Acho que esses benchmarks não foram justos com a AMD, uma vez que botaram os melhores processadores da linha core 2 duo em comparação com os intermediários da linha x2. Acho que os desempenhos do TL 62 e do TL 60 deveriam estar na tabela também. Tive vários computadores. Alguns com chips da Intel, outros com chips da AMD. Acho que na hora de comprar temos que avaliar qual será o uso da máquina, qual a tendência de evolução da tecnologia e também comparar preços de sistemas equivalentes em performance. Foi assim com a intel, no início dos Pentium. Foi assim com a AMD, no início dos Athlon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Estou pensando em adquirir um notebook com o processador Core 2 DUO da nossa querida marca Intel, e vocês não estou descultindo sobre esses 2 processadores não né? Gente o da intel da de 10 a 0 no da AMD, nunca, o da intel pode ser mais caro, mais o ke kusta mais caro é que é o melhor, isso é sem condições...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficar discutindo desempenho de processador Intel e AMD, é o mesmo que discutir, religião e futebol, cada um tem uma preferência, e dificilmente vai mudar a respeito, e as vezes até se ofende com o comentário de outra pessoa.

A questão é que a pouco tempo atrás a AMD era superior a Intel, isso é fato, como é fato hoje a Intel reverter o quadro com o Core 2 Duo, sendo assim, em vez de estarem discutindo qual é melhor deveriam ver o quão saudavel ficou essa briga entre os dois, pois assim o preço de processador despencou, sei disso, pois acompanho a briga desde 95 (ops 93) quando a Intel lançou o Pentium e a AMD o K5.

E calcular desempenho entre duas maquinas, é algo muito injusto, pois por mais igual que seja o hardware, existe a questão de software, que influencia em muito, configuração influencia, manutenção influencia (desfragmentar, anti-virus, anti-spyware, etc...)

Eu concordo muito com Daigo, quando disse em um post que o processador é o menor dos detalhes, e que o ideal é analisar o conjunto todo, memoria, video, hd, processador, etc...

A proposito, tenho um Acer 4520-5726 que é um AMD x2 1.9, 2Gb, HD 160, GeF7000M, estou mais do que satisfeito com o desempenho, trabalho o dia todo com ele, e em horarios de folga posso até jogar Neverwinter Nights 2 - Mask of the Betrayer sem problemas, mas ressalto que a escolha foi o conjunto junto com o valor final, custo-beneficio.

E no meu caso o mais caro nunca foi o melhor, e sim o que eu posso comprar, esse sim é o melhor, nem que for um fusquinha, sei que é meu.

Da mesma forma q a diferença de preço hoje é pequena, a diferença de desempenho também é, desde que sejamos coerentes em pegar dois processadores de valores e clocks semelhantes, quem diz que a diferença é gritante, é porque não tem respaudo nenhum para afirma tal coisa, talvez isso seja porque conhece tanto de processador quanto eu conheço de turbina supersonica, ou seja, nada :D

Se a sugestao servir, e estiverem tão interessados assim em desempenho, compre com no minimo 2gb de mem, e se preocupe mais com a placa de video, tenho certeza que muitos aqui concordam que ela tem maior influencia que o processador.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, preciso duma ajuda..

Eu nao quero entrar nos méritos da briga AMD x INTEL, mas sim no desempenho de duas máquinas.

Pelo que eu pude ver nos notebooks que eu andei vendo por aí.. as marcas brazucas como amazon e cce, não estão deixando a desejar em comparação as gringas (HP, Acer)..

Então tô querendo aproveitar essa baixa de valores dos notes e trocar meu desktop por um note. A ideia é manter meu monitor de 19" LCD da Samsung.. e comprar um kit de teclado e mouse sem fio da microsoft.. assim quando estiver em casa, usar o note como um desk....

Estou na dúvida entre esses dois notebooks:

http://www.americanas.com.br/AcomProd/590/2492147

e

http://www.americanas.com.br/AcomProd/590/2502498

O CCE é um Intel Core 2 Duo 5450 1,66Ghz com Cache de 2mb e a placa de vídeo é uma Mirage 3+ Graphic compartilhada de até 256mb.

O Amazon é um AMD Turion TL 50 X2 1.6Ghz com Cache de 512Kb e a placa de vídeo é uma Geforce compartilhada de até 128mb.

Aí que fica a minha dúvida.. eu pretendo usar AutoCAD, Photoshop, Corel E outras ferramentas gráficas e pretendo usar para jogos tmb. Qual dos dois CONJUNTOS (nao estou falando só dos processadores) terá um rendimento melhor para o q eu quero?

Valeu pessoal!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

autocad ? jogos ? nao cata nenhum dos 2, pega um kennex q tem video dedicado classe 3 ou pega um vostro 1400 q sai quase mesmo preço e tb tem video dedicado classe 3 se você selecionar a nv8400gs na config.

kennex você acha no extra, ultimamente so em loja fisica e tem q procurar, eles mal chegam ja acabam, na net tem so a versao antiga ainda, mas sai um pouco mais barato e o vostro você monta no site da dell

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Ice, vou dar uma olhada.. mas será q consigo pelo mesmo preço e em 12x mesmo!?!?!? ;P

Anyway.. se nao rolar esses outros.. qual seria a menos pior opção entre os 2 que eu havia falado? A essa altura do campeonato qquer coisa é melhor que o meu P4 2.8Ghz 512mb e FX5200 de 128mb ;P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu paguei em 10x sem juros no cartao o kennex, mas acho q existe a possibilidade de 12 x pelo q postaram no review sem juros tb.

cara e tem o e-max tb, placa classe 4 ati X1300 q custa menos q o kennex e vostro. bem melhor q este q você ta vendo, tb no extra em 10 ou 12x sem juros. e tb difícil de achar, esse tem na net

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PROCESSADOR

Processador Intel® Core™2 Duo T7250 (2.0 GHz, 2 MB L2 cache, 800 MHz FSB) - BRH7735SISTEMA OPERACIONALWindows Vista® Home Basic Original em PortuguêsPLACA DE VÍDEOPlaca Gráfica Nvidia GeForce® 8400M GS de 128MBTELA LCDTela de LCD de 14.1" WXGA Wide ScreenCÂMERASem CâmeraMEMÓRIAMemória DDR2 667MHz de 2GB (2X1GB)DISCO RÍGIDODisco Rígido SATA 80G 5400 RPM

Esse acima é o VOSTRO (o processador era o + barato fora o celeron q nao tem condições), R$2.829 ;/ Fica meio pesado pra mim...

O Kennex nao tem no site do extra.. e nao tem extra onde eu moro.. ;/ to fu..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara comprei ontem um paguei 2400 e pouco, tem q pedir sem memoria e por por fora, esse é o truque.

Detalhes do Pedido

Descrição do Item Preço Unitário Quantidade Preço Total

Vostro Notebook 1400

Processador Intel® Core™2 Duo T7250 (2.0 GHz, 2 MB L2 cache, 800 MHz FSB) - BRH7735, Windows Vista® Home Basic Original em Português R$2.336,44 1 R$2.336,44

Vostro 1400 Processador Intel® Core™2 Duo T7250 (2.0 GHz, 2 MB L2 cache, 800 MHz FSB) - BRH7735

[471-1298]

Painel LCD Tela de LCD de 14.1" WXGA Wide Screen

[320-5564]

Memória Memória DDR2 667MHz de 512MB (1X512MB)

[311-7452]

Placa de Vídeo Placa Gráfica Nvidia GeForce® 8400M GS de 128MB

[320-5563]

Disco Rígido Disco Rígido SATA 80G 5400 RPM

[341-4902]

Sistema Operacional Windows Vista® Home Basic Original em Português

[412-0995]

[420-7423]

[420-7658]

NIC Integrada e Modem Modem e Placa de Rede 10/100 Integrados

[430-0493]

Software Adobe Adobe® Acrobat® Reader 7.08

[410-1092]

Unidade Óptica Gravador de DVD 8X +/-RW

[313-5349]

Placa de Som Áudio integrado 2.0 com alta definção

[313-4783]

Placas de Rede Sem Fio Intel® Wireless™ 3945 (802.11a/g) cartão miniPCI

[430-2633]

Doc/Dsk Sem Câmera

[320-5567]

Software de Produtividade Microsoft® Works 9.0 em português

[420-8049]

Conjunto de Segurança/Antivírus (pré-instalação) McAfee Security Center 2008 com VirusScan, Anti- Spyware, Firewall, SpamKiller, Controle de Privacidade em Português - 30 dias

[410-1445]

Bateria Primária Bateria Principal de Íon de Lítio com 6 células 56 WHr

[312-0556]

Suporte Pós Garantia Sem Suporte Dell após 1 ano de garantia padrão

[916-0700]

[916-0817]

[916-1247]

Instalação Sem o serviço de Instalação para implementação rápida dos seus novos sistemas.

[916-0747]

Garantia GARANTIA, 1-1 ANO, SOS, DAO/BCC

[310-5594]

Google PORTAL DE BUSCA GOOGLE

[420-7291]

Documentação e Cabos Documentação e Cabos de Alimentação

[310-9547]

Subtotal: R$2.336,44

Frete: R$112,74

Total1: R$2.449,18

c você achar o kennex acho q vale mais a pena o modelo novo.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lefeijo... Eu estou muito interessado nesse Amazon PC... pelo q me consta é um ótimo custo/benefício... eu iria comprá-lo hj no shoptime mas esgotou... :( Fui ontem no Extra aqui em Natal e não tem Kennex q o Ice sugeriu... Mas sinceramente, acho q vou esperar esse amazon pc mesmo... me pareceu com muito boa configuração e acredito (opinião pessoal) ser mais confiável q o CCE... Não me apego muito a marcas mas no caso da CCE num sei porque ainda tenho um pé atrás... Se comprar este Amazon, fala das suas impressões.... Valeu?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara comprei ontem um paguei 2400 e pouco, tem q pedir sem memoria e por por fora, esse é o truque.

Detalhes do Pedido

Descrição do Item Preço Unitário Quantidade Preço Total

Vostro Notebook 1400

Processador Intel® Core™2 Duo T7250 (2.0 GHz, 2 MB L2 cache, 800 MHz FSB) - BRH7735, Windows Vista® Home Basic Original em Português R$2.336,44 1 R$2.336,44

Vostro 1400 Processador Intel® Core™2 Duo T7250 (2.0 GHz, 2 MB L2 cache, 800 MHz FSB) - BRH7735

[471-1298]

Painel LCD Tela de LCD de 14.1" WXGA Wide Screen

[320-5564]

Memória Memória DDR2 667MHz de 512MB (1X512MB)

[311-7452]

Placa de Vídeo Placa Gráfica Nvidia GeForce® 8400M GS de 128MB

[320-5563]

Disco Rígido Disco Rígido SATA 80G 5400 RPM

[341-4902]

Sistema Operacional Windows Vista® Home Basic Original em Português

[412-0995]

[420-7423]

[420-7658]

NIC Integrada e Modem Modem e Placa de Rede 10/100 Integrados

[430-0493]

Software Adobe Adobe® Acrobat® Reader 7.08

[410-1092]

Unidade Óptica Gravador de DVD 8X +/-RW

[313-5349]

Placa de Som Áudio integrado 2.0 com alta definção

[313-4783]

Placas de Rede Sem Fio Intel® Wireless™ 3945 (802.11a/g) cartão miniPCI

[430-2633]

Doc/Dsk Sem Câmera

[320-5567]

Software de Produtividade Microsoft® Works 9.0 em português

[420-8049]

Conjunto de Segurança/Antivírus (pré-instalação) McAfee Security Center 2008 com VirusScan, Anti- Spyware, Firewall, SpamKiller, Controle de Privacidade em Português - 30 dias

[410-1445]

Bateria Primária Bateria Principal de Íon de Lítio com 6 células 56 WHr

[312-0556]

Suporte Pós Garantia Sem Suporte Dell após 1 ano de garantia padrão

[916-0700]

[916-0817]

[916-1247]

Instalação Sem o serviço de Instalação para implementação rápida dos seus novos sistemas.

[916-0747]

Garantia GARANTIA, 1-1 ANO, SOS, DAO/BCC

[310-5594]

Google PORTAL DE BUSCA GOOGLE

[420-7291]

Documentação e Cabos Documentação e Cabos de Alimentação

[310-9547]

Subtotal: R$2.336,44

Frete: R$112,74

Total1: R$2.449,18

c você achar o kennex acho q vale mais a pena o modelo novo.

[]'s

Fiz a mesmo cotação q você Ice no site e consegui o mesmo preço .. O processador q tá muito bom , você bota esse ai T7250 e só sobe 137 reais no preço ... Ta bem bom esse preço mesmo .. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!