Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara


Posts recomendados

Excelente tópico, parabéns pela iniciativa em promover a qualidade da energia elétrica.

Estou fazendo um trabalho sobre fontes chaveadas, um pequeno projeto, queria incluir um circuito PFC na entrada mas não entendi como o controle desse MOSFET é feito. Alguém teria algum material a respeito?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Meu caro amigo!!!!!

você poderia dar algum projeto de PFC ativo pra que eu e outros leitores possam montar!!!!!

Seria muito interessante montar esse circuito e acoplar ele numa fonte real que não tem PFC ativo, mesmo que custe um pouco montar!!!!!

Será que tem algum?

Pode ser até mesmo com o CM6800,melhor seria com um outro CI que não fosse SMD para facilitar na montagem!!!!!!!

Desde já agradeço!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
você poderia dar algum projeto de PFC ativo pra que eu e outros leitores possam montar!!!!!

Seria muito interessante montar esse circuito e acoplar ele numa fonte real que não tem PFC ativo, mesmo que custe um pouco montar!!!!!

Será que tem algum?

Pode ser até mesmo com o CM6800,melhor seria com um outro CI que não fosse SMD para facilitar na montagem!!!!!!!

Desde já agradeço!!!!!!

Vejo alguma solução desse tipo como excelente se for para aprendizado, mas péssima se for avaliada sua relação custo/benefício.

Atualmente o mercado oferece fontes já com PFC ativo em valores bastante razoáveis. Analise comigo... Qual o preço de uma boa fonte comum, com capacidade de oferta de potência numa faixa próxima aos 400 Watts (que serviria para alimentar 90% ou mais dos PC´s que se vê por ai).

Caracterizemos a fonte, poderia ser uma Cooler Master 460, cuja potência real gira em torno dos 400 Watts se sabe... Boa fonte com capacidade de oferta de corrente, nas linhas de 12 Volts, de 26 Amperes. Ela pode ser encontrada por volta de R$140. Uma fonte Seventeam ST 380P-AS, já com PFC ativo e eficiência alta, com uma potência semelhante, um pouco mais baixa, pode ser encontrada por R$ 170. São R$ 30,00 de diferença. É impossível sequer você comprar os componentes para a montagem de um circuito que faça o PFC ativo nem com o dobro dessa grana dai.

Ou seja; Montar um PFC ativo como mod de uma fonte existente somente como exercício de aprendizado..

Para montagem desse tipo de circuito, que não é nada simples, aconselho estudar os datasheets dos controladores de PFC (tem vários no mercado mundial). Muitos deles tem exemplos de circuitos mínimos..

Mas aviso, não é uma montagem simples, envolve tensões altas (da ordem de 300 Volts AC ou mais) e também corrente razoável. Não é um bom lugar para errar ai nuim circuito desses dai. Um erro pode virar fumaça na hora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os datasheets eu conheço muito bem sim, pois faço manutenção em fontes de alimentação e conheço alguns modelos de várias fontes!!!!

Só não costumo fazer manutenção em fontes real!!!!!

Não que não saiba, mas porque ninguem pediu!!!!

Senão eu mesmo já teria copiado esse circuito de PFC!!!!!!

Quanto a possibilidade de cometer um erro e explodir tudo, não vou ter problema quanto a isso, pois faço reparo em vários aparelhos eletrõnicos e uso em série com eles uma lâmpada incandecente de 100W para evitar curto circuito e esfumaçar tudo!!!!!

Qualquer erro, a Lãmpada acende pegando a carga toda pra ela sem danificar nada!!!!!

Se alguém já tem um pronto ou conhece algum site que tenha esse projeto me passe por favor!!!!

Ou se alguém puder montar um esquema baseado numa fonte real que tenha pra me passar, tb

Se alguem quiser se aventurar em copiar o PFC de uma fonte real que tenha,vai ser bem vindo!!!!!

Meu email é:[email protected]

Obrigado!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Faller! Eu me interessei em montar uns circuitos de PFC ativo para utilizar em aparelhos que não são exatamente Computadores, mas que utilizam fontes no mínimo parecidas...

Tenho 2 arcades em casa, e todos eles utilizam uma fonte que não dispôe de tal aparato, daí eu gostaria de tentar construir pra colocar nelas, e também como forma de aprendizado.

Gostaria de dizer que ví o link que postou acima com o referido projeto, mas infelizmente o link não funciona mais, poderia por gentileza me auxiliar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você tem razão. A Artimar tinha caminho para aquele item nas "novidades" e tirou do ar, o que é normal quando uma novidade não mais é novidade...

O caminho está ai, agora me dei o trabalho de buscá-lo junto a IR..

Veja ai: https://ec.irf.com/v6/en/US/adirect/ir?cmd=catProductDetailFrame&productID=IR1150STR

Procure no item Support Docs os documentos que possam lhe interessar

Abraço e obrigado por avisar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Faller.

Quando se colocar em uma fonte PFC ativo você tem que mudar todo o projeto da fonte ?

Andei vendo que todas as fontes sem PFC ativo são consideradas projeto antigo, eficiencia mais baixa, menor aproveitamento de energia.

Tirando as vatagens que vocÊ já me explicou do PFC ativo.

O que se muda em um projeto de fonte com o PFC ativo ?

Abraço faller.

E aí Faller.

Fora as vantagens do PFC já ditas.

Você descobriu mais outras ?

Mais especificas ou melhor, menores ?

Abraço Faller.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O PFC ativo é uma nova maneira de retificar, somente isso. Consome um pouco mais de energia se comparada a mesma fonte sem a etapa do PFC ativo, mas tem todas aquelas vantagens citadas lá no final do tópico inicial...

Fontes com PFC ativo são consideradas projeto antigo?? ?

De onde você tirou isso dai.

Tanto pode ser um projeto antigo, como essa daqui, uma Thermaltake Purepower RX W0144RU 600W com PFC ativo e 75% de eficiência ou pode ser um projeto novíssimo como essa daqui, uma SeaSonic S12 Energy Plus SS-550HT, com uma eficiência superior aos 90% segundo homologação no 80 Plus.

Desse modo, indiscutivelmente o PFC ativo veio para ficar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpe amigo, você escreveu sem PFC ativo e eu entendi exatamente ao contrário, deve ser o adiantado da hora, a cabeça não me ajudou.

Mas você tem toda a razão, fontes sem PFC são projetos mais antigos, atualmente uma fonte que quer se dar por boa, principalmente com potência acima da 400 Watts por ai, deverá incluir o PFC ativo em seu projeto obrigatoriamente.

Desculpe ai meu amigo de longe....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nunca abri um monitor desse dai para checar e nunca li sobre o assunto, mas te digo, fazer uma fonte com uma faixa tão grande quanto 90 até 264 Volts de operação (100-240 +-10%) e não aproveitar para gerenciar o Fator de potência é mais ou menos como ir a Roma e não ver o Papa.

Fazer o trabalho mais difícil, que é a gestão da tensão de entrada, e não se aproveitar disso para compensar o fator de potência é uma visão muito simplória.

Te diria que monitores mais antigos, ou de menor consumo, pode ser que não tinham PFC ativo. Os mais modernos e de maior consumo certamente tem.

Veja ai, medi os meus agora mesmo..

Meu monitor de 19 LCD, antigo, tem uns 2 anos.. Não tem PFC ativo embora seja alimentação de 100-240 VAC Fator de potência = 0,69

Monitor950BSansungPFC.jpg

Do PC do meu filho, mais moderno e de maior potência, com TV junto. Tem PFC ativo Fator de potência = 0,99

HDTVMonitorOleviaPFC.jpg

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Monitores LCD possuem PFC ativo em suas fontes embutidas? O meu é um syncMaster 931BW e não encontrei nenhuma referência quanto ao assunto no fabricante. A entrada AC é de 100~240V, mas isso significa necessariamente que ele possui PFC ativo?

O melhor serial usar um dispositivo no estilo do Kill a Watt.

Outras alternativas para descobrir se tem ou não PFC ativo:

Comparar a potência consumida (indicada no manual) com a potência obtida quando se multiplica a menor tensão (100V) pela corrente máxima. Se os valores forem próximos tem PFC ativo, se forem muito diferentes não tem PFC ativo.

Outro modo seria descobrir se o mesmo modelo do seu monitor é vendido na Europa, se é, tem PFC ativo. (lá PFC ativo é obrigatório).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Pelo consumo de um monitor desses, não existe norma intenacionais, tão menos nacionais, que exija esse recurso em fontes desse tipo. As chances são maiores em dispositivos que consumam acima de 75W e estejam em conformidade com normas européias.

Garanto que essa fonte aí não tem PFC Ativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...

Boa noite a todos...

faller, tenho lido seus artigos aqui e em outros lugares na net, muito bons por sinal, já me ajudaram em muito a compreender a importência da fonte.

A dúvida é a seguinte, A diferença entre PFC Ativo ou Passivo.

Não sei se entendi direito, mas pelo que lí em outro artigo significa PFC Passivo tem a proteção, porém, menor do que PFC Ativo?

Vou comprar a fonte daqui a alguns dias, por isso preciso decidir... a grana tá curta... placa mãe, fonte, gabinete, cooler e fans.

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A dúvida é a seguinte, A diferença entre PFC Ativo ou Passivo.

Não sei se entendi direito, mas pelo que lí em outro artigo significa PFC Passivo tem a proteção, porém, menor do que PFC Ativo?

Vou comprar a fonte daqui a alguns dias, por isso preciso decidir... a grana tá curta... placa mãe, fonte, gabinete, cooler e fans.

Abç

O PFC ativo faz a correção do fator de potência através de modulação PWM da energia de entrada, fazendo com que sua fonte seja precedida de uma outra fonte, essa de corrente, que faz com que a corrente de entrada fique em sua forma de onda, muito parecida com a forma de onda da tensão de entrada e em fase com a mesma. Desse modo esse tipo de correção de fator de potência consegue resultados muito melhores que qualquer outra solução, inclusive aquela que tenta fazer a mesma coisa, de forma passiva..

O PFC passivo usa de pesado indutor, responsável pelo aumento de peso, de calor e ineficiência da fonte...

O fator de potência em correções ativas chega a bons 98 a 99% enquanto a correção do fator de potência passivo não passa dos 80% e as fontes sem correção conseguem alcançar parcos 66%, por ai..

Dificilmente encontrarás a venda no Brasil fontes com PFC passivo, e se encontrares as mesmas provavelmente só trabalharão em 220 Volts, pois fora projetadas para o mercado europeu (só 230/230 Volts).

Prefira PFC ativo. É melhor, mais eficiente, mais leve, e pode operar em faixa larga de tensão (90 a 265 Volts AC)

Veja ai só como exemplo da não aceitação das fontes com PFC passivo a oferta das mesmas na Newegg...

PFCnaNeweggem19_01_2010.jpg

Veja só... Lá nesse importante magazine eles tem a disposição um total de 319 diferentes marcas e modelos de fontes com PFC ativo, 114 sem PFC e somente 4 modelos com PFC passivo... Esqueça do PFC passivo, não tem muita vantagem não..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta...

Eu achei as fontes da Cooler Master com PFC passivo, por isso a pergunta.

Vou fazer outra cotaçao.

Abç

-----------------------------------------------------------------------

É isso aí... acho que encontrei uma fonte legal...

OCZ StealthXStream 400 W

com PFC ativo

Fan interno de 140mm

Potência real de 400W

Conector PCI-E 6+2-pin

Cabos com malha de proteção

Valor R$ 179,00

valeu

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É isso aí... acho que encontrei uma fonte legal...

OCZ StealthXStream 400 W

com PFC ativo

Fan interno de 140mm

Potência real de 400W

Conector PCI-E 6+2-pin

Cabos com malha de proteção

Valor R$ 179,00

valeu

Abç

Excelente fonte.. Das melhores senão a melhor nessa faixa de potência dai, a venda no Brasil..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!