Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

64bits x 128bits - como identificar


Ctenaglia

Posts recomendados

Como detectar se o bus da placa de vídeo é 64 ou 128bits através dos chips de memória (Parte 1)

Este tópico tem o intuito de auxiliar os colegas na identificação correta quando da aquisição de uma placa de vídeo, podendo desta forma, diferenciar uma versão de 64bits de uma de 128bits. É um método bastante simples e que possibilita 100% de certeza na identificação do bus witdh. Antes porém, cabe uma breve explicação sobre qual o real impacto no desempenho 3D de uma placa de 64bits em relação ao de uma placa de 128bits:

Geralmente, quando falamos nos bits nas placas de vídeo, estamos nos referindo ao BUS WIDTH, que indica a largura de banda do bus de dados, ou seja, o número de bits de dados que podem ser escritos ou acessados simultaneamente. Quanto maior a largura da banda, melhor será o desempenho da placa.

Isso é mais fácil de ser visualizado quando verificamos outro parâmetro que é o Bandwidth Memory que indica a quantidade de dados que podem ser transferidos através de uma interface num determinado período de tempo. Vamos supor duas placas com clock de memória de 400MHz sendo uma de 64bits e a outra de 128bits:

- 400 x 128 / 8 = 6.4GB/s

- 400 x 64 / 8 = 3.2GB/s

Isso não quer dizer necessariamente que o desempenho da placa de 64bits é metade de uma de 128bits, pois esta taxa é o pico máximo teórico. Na prática, se compararmos uma R9600 por exemplo, a queda de performance é em média de 40% aproximadamente. Fica mais fácil visualizarmos isso através da tabela abaixo, onde constam o desempenho (FPS) da R9600 (128bits) e da R9600SE (64bits), ambas operando no mesmo clock (325/400):

ctenaglia-64bitsx128bits_9600.jpg

(dados obtidos do 3Digest da Digit-Life)

Para a verificação de qual é o Bus da placa basta identificar o tipo do chip de memória utilizado na placa. Eles podem ser de 3 tipos (encapsulamento) diferentes (veja figuras abaixo) :

TSOPII (66pins) : 16-bit

TQFP (100pins) : 32-bit

BGA (144balls) : 32-bit

Daí, é só verificar a quantidade de chips de memória existentes na placa:

4 chips de 16-bit = bus bandw de 64-bit

8 chips de 16-bit = bus bandw de 128-bit

4 chips de 32-bit = bus bandw de 128-bit

FOTOS DOS CHIPS DE MEMÓRIA:

ctenaglia-tsop_3.jpg

ctenaglia-bga_3.jpg

ctenaglia-tqfp_3.jpg

Nota: este método não é válido para alguns casos, como por exemplo a 9800Pro 256MB, onde se verifica a existência de 16 chips BGA. Num caso como este, foi necessário a colocação dos 16 chips para formar a capacidade total de 256MB visto os chips serem de 128Mbit (16MB) e, o fator determinante para a formação do bus, é o próprio processador gráfico que é limitado a 256bits pelos seus controladores de memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como detectar se o bus da placa de vídeo é 64 ou 128bits através dos chips de memória (Parte 2)

Aqui está uma FX5200 de 64bits (Low profile small card) . Este form factor identifica rapidamente uma placa de 64bits devido a falta de espaço para a colocação de mais chips:

ctenaglia-t128.jpg

Esta outra (esquerda) FX5200 de 64bits (ATX full size card) é facilmente identificável pelos 4 espaços vagos existentes na parte superior. A foto da direita mostra a mesma placa, sendo esta de 128 bits (com os 8 chips de memória)

ctenaglia-chaintek_fx5200_64bits.jpg

ctenaglia-chaintech_8_chips.jpg

Existe também uma outra arquitetura, como esta FX5200 da Prolink, onde os chips estão dispostos em ambos os lados da placa:

ctenaglia-ultimate_frente.jpg

ctenaglia-ultimate_tras.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nielp103@29 Ago. 2003,17:41

Ctenaglia, tem como identificar as FX ultimate e as FX simples ? Pelo que ví, visualmente elas são iguais ...

Há uma certa confusão a respeito da FX5200 Prolink Ultimate. Em resumo, a Ultimate vem com memória de 4ns e over "de fábrica" de 500MHz. O core clock é de 250MHz. Tirei esta dúvida com um chinês da Prolink que fica nos Estados Unidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Adelphos@29 Ago. 2003,15:10

Tá , agora me diz uma coisa.

Na hora que eu for comprar a minha geforce 4 mx 440 128mb agp 8x, qual o modelo eu peço para o vendedor para que ele me entregue uma de 128 bits ??

Putz....pergunta difícil. :zoio:  O grande problema é que os sites da maioria dos fabricantes não dão esta informação - são muito vagos quanto ao bus das placa (acho que isso é proposital). Além do mais, eu nunca confio muito nas informações dos sites.

Dei uma verificada e encontrei o seguinte:

- XFX PVT18KNC: clock de 270/550. Não deve ser uma placa muito fácil de se encontrar, além de ser provavelmente cara pois tem VIVO - ver: aqui

- XFX PVT18KNA : um colega de outro fórum confirmou ser de 128bits

- Sparkle SP7100M4-128 (AGP-4X) : a Sparkle tem placas muito boas mas relativamente difíceis de se encontrar no Brasil.

- Asus V8170 DDR/T

- Chaintech GF4 MX440 128MB 8X APG VGA+DVI+TV-OUT MODEL AG482-128

- PalitDaytona  GF4 MX440 128MB DDR TV 8X AGP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha é uma Pallit Daytona, só que AGP 4X, tô pra ver placa barata melhor, olha só:

http://service.futuremark.com/compare?2k1=6897108

Agora o pior tá pra vir, Radeon 9600 com 128 Mb DDR (64 bits), quem diria, o que não se faz pra baixar o preço, tomara que isso não seja verdade, mas pelo que tem a ver mais com as placas Low Profile (pena que isso não é regra e merece nossa atenção na hora de comprar)

Gigabyte

g96f1.jpg

PowerColor

pc961.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é....já tinha visto estas placas. Não sei onde isso vai parar. Única solução seria a ATI e a nVidia estabelecer um padrão técnico e fazer com que os seus parceiros cumpram suas especificações. Mas infelizmente acho meio difícil isso acontecer pois afinal, estão vendendo as suas GPUs de qualquer forma, seja para placa com bus de 64 ou 128bits.

Quem se ferra é o consumidor menos informado que entra numa loja, vê uma caixa desta com um preçinho camarada e leva a bucha .

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.powercolor.com.tw/webmaster/product/images/12_1.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ctenaglia@30 Aug. 2003,02:45

Você colocou a sua MX440 em 360/500 ?  

Aqui eu rodo em stock mesmo (270/400) mas a pontuação tá boa: 6.280.

Hehehehe

Pois é, a coitada ainda vem sem cooler (nada que uma adaptação não resolvesse), e no gabinete eu furei a tampa lateral e tem um cooler  8x8 ventilando sobre ela, vai bem, fim de semana rola MOH Spearhead e Battlefield com uns  amigos e ela trampa assim mais de 8 horas, nunca deu um crash, coitada, mas ta no limite, a memo num guenta mais, ate congela o 3DMark 2K1 SE.

Mas a sua é uma MX 440 normal, a minha é SE (já tirei o dissipador pra vez assim q comprei, alias comprei por MX 440 normal, naquele maldito WAZ) genérica

:laser:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por NASCARBR@30 Ago. 2003,02:49

É uma sacanagem mesmo. Vocês acham que essa Radeon 9600 de 64bits é equiparável, em desempenho, à qual Radeon antiga?

Difícil saber isso. Temos que esperar sair algum review destas placas, mas com uma banda de 3.2Gb/s .......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por NASCARBR@30 Aug. 2003,02:49

Vocês acham que essa Radeon 9600 de 64bits é equiparável, em desempenho, à qual Radeon antiga?

O desempenho vai ser mais baixo, mesma coisa das G4 MX440 e FX 5200 com bus de 64, quer ver no que influi:

Processador Athlon XP  e P4 todos são de 32 bits porque acessam 32 bits no mesmo ciclo, agora imagine se eles acessacem 18 bits... Levaria 2 ciclos pra ler a mesma quantidade de informação. Imagina isso num a placa de vídeo, onde cada ciclo de trabalho é importante para desempenho. Bom eu aprendi isso ná época dos videogames, o salto dos 8 bits (nes)´para o 32bits(snes) e acho que é aplícavel aqui também, se tiver errado alguem me corrige por favor.

Tão falando que essa placa vai custar para o consumidor final entre $ 100 e $ 125, preço este que também deve ser praticado no paraguai, portanto cuidado com ofertas baratas demais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... o salto dos 8 bits (nes)´para o 32bits(snes) e acho que é aplícavel aqui também, se tiver errado alguem me corrige por favor.</font>

Corrigindo a pedido: Nes/Master 8 Bits, Snes/Mega 16 Bits, Play/Saturn/3DO 32 Bits, Nintendo 64/Dreamcast* 64 Bits, Play 2/GC/XBOX, 128 Bits.

* GPU 64/CPU 32.</font>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FX5200 = tem versões de 64bits. É só olhar nas fotos que coloquei da MSI e da Chaintech (a azul)

FX5600 = ainda não vi nenhuma. Na de 256MB precisa ter cuidado com a velocidade da memória pois já vi uma MSI TD256 com memória de 5ns (400MHz)

9600Pro = acabei de ver num site do Japão uma 9600Pro Lite mas ainda não consegui descobrir o que significa este modelo Lite. É de uma tal de Gigacube.

Acho que esta política da ATI de abrir para tudo que é fabricante vai dar ...  :dia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tinha lido algo sobre esse problema da MSI FX5600 256Mb aqui mesmo no fórum. Fui no site da MSI em inglês e lá não fala nada sobre a velocidade de memória, mas no site em português tá escrito:

Performance

Relógio GPU Core: 325MHz, Relógio de Memória: 550MHz

Achei estranho não ter no site principal e ter no em português. Além disso, o modelo TD é o único da MSI e eu gostaria de saber se realmente a memória é de 5ns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um negócio que não dá para levar a sério é site de fabricante, principalmente o da MSI. No fórum PCs um colega reportou que comprou a TD256 e a placa veio com memória de 5ns.

Sobre a R9600Pro Lite que postei acima já descobri: é 128bits mas o clock memory é 400MHz ao invés de 600MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!