Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais as vantagens reais de particionar o HD?


Posts recomendados

Olá pessoal!!!

Tenho um HD SATA II Samsung 160gb mod. 160JJ e ouço falar muito em particionamento de HD, mas nunca entendi as reais necessidades de se dividir um HD em dois ou três. O que vejo por aí é que muitas pessoas particionam sem necessidade.

Quais as vantagens e necessidades reais de se particionar um HD? O que ponho nas devidas partições?

Alguém poderia, por gentileza me esclarecer isso?

Obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos do Fórum do Clube do Hardware! ^_^

Na hora de instalar o sistema operacional, é perguntando como você quer instalar o sistema. Você pode particionar o seu HDD (dependendo do tamanho, claro) pelas seguintes vantagens:

1.) Em uma partição você mantém o sistema operacional. Caso um dia ele der problemas (precisar apagar o HDD), você formata apenas a "parte" do Windows. Assim você não perde os seus dados importantes, como músicas, filmes e etc (se esses dados estiverem na segunda partição);

2.) Essa opção também é usada para quem quer manter dois sistemas operacionais no mesmo HDD... Eu já tive instalado em uma partição o Windows 98 e na outra partição o Windows 2000 (ambos em FAT32). Muitas vezes você têm um certo aplicativo que dá incompatibilidade com um sistema, por isso há a necessidade de instalar um segundo sistema operaciona no HDD.

3.) Já que você têm um HDD de 160 GiB, você pode fazer assim:

Partição 01: 20 GiB - Windows (no caso, o Windows dificilmente consumirá 20 GiB. A não ser que você tenha muitos programas e jogos instalados)

Partição 02: 40 GiB - Backup de seus arquivos e algo mais que você queria salvar nessa partição

Partição 03: 100 GiB - Músicas e Filmes que você pode baixar da internet e salvar nessa partição...

Se um dia o Windows der problema, você apagará só a partição 01 (no caso a do Windows) e não precisará apagar todos esses outros dados...

Até mais amigo.

Espero ter ajudado em algo!!

Abraços!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

particionando um HD voce ganha segurança, velocidade, aproveitamento do espaço melhor, organização.

No caso se usar um tamanho de 160 gb para fazer uma partição, se der pau no sistema operacional voce perde tudo. Se fizer 2 ou 3 partições e colocar o sistema operacional em uma ,basta formatar depois e seus dados permanecerão nas outras partições que não foram formatadas.

No caso de uma partição grande, o tamanho dos clusters tb é grande, e no caso de uma partição menor os clusters são menores assim tem um aproveitamento maior do espaço do disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí galera, valeu mesmo pelas informações mas ainda me restam algumas dúvidas:

Uma vez particionado o HD, é possível desparticioná-lo?

Qual a maneira mais adequada para eu particionar meu HD sem ter que formatá-lo todo e manter as informações?

Existe alguma recomendação para o particionamento em um HD SATA II?

Obrigado mais uma vez pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

HD's SATA só podem ser particionado com um sistema operacional que tenha suporte a ele, como o windows XP.

Quando voce vai instalar o Xp no HD voce pode já criar as partições, porém na instalação é formatada apenas a primeira partição. As outras voce formata de dentro do windows.

No caso de já estar o sitema operacional instalado e querer dividí-lo em partições ou alterar o tamanho destas, aí teria que usar um programa tipo o partition magic 8.0. Só que é recomendável fazer um backup dos dados porque há o risco de se perder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá amigos...

Comprei um computador com linux e quero instalar o XP sem detonar o linux, pois formatando pergo os drivers e não tenho CD de recuperação...queria saber se posso fazer o particionamento sem que seja necessário apagar o linux. Também queria saber se ao instalar um novo SO os drivers são aproveitados. Tipo, os drivers que já tão no micro rodarão no XP?

Obrigado pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 10 anos depois...

Quais as Cinco vantagens de fazer partições no HD?

 

1 - Possibilidade de fazer dual boot

2 - Testar vários sistemas de arquivos diferentes

3 - Melhor gerenciamento do espaço

4 - Prevenção contra falhas e erros

5 - Segurança dos dados

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/02/cinco-vantagens-de-fazer-particoes-no-hd.html

 

só que tem mais algumas vantagens, e ainda depende muito dos prós, porque, pra que, etc

pra isso fiz este post de discussão: https://pcecel.webnode.com/news/particionando-hd/

 

falta alguns ajuste de algumas fotos que em breve farei os reparos, fiquem a vontade para as criticas e discussões pois eu acho muito importante receber qualquer coisa, nos faz ler mais e aprender mais ainda sobre cada tópico e pessoas

 

que estou à alimentar com mais idéias nas lihas HTML, e/ou tirar frases que não estão de acordo com as regras do site, também testes feitos por laboratórios e autônomos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!