Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ABIT Fatal1ty FP-IN9 SLI


Phoenyx

Posts recomendados

Pois é cara,

E eu que encomendei um E4400 e estou desconfiado que ele vai vir travado...

Que droga, acho que vou acabar pegando um E6300, ou um modelo da série E6XXX com um multiplicador mais alto... O medo fica em relação ao FSB travado porém eu acho que a série E6XXX não tem esse problema.

Já tentou a Bios 13 BETA ? Se você quiser eu tenho todas as BIOS para essa placa, baixei todas para fazer testes mas acabei ficando com a 14 até agora...

Uma pergunta, vcom VCORE stock qual a velocidade que você consegue 100% estável no orthos ? Seria 2.66 ou 2.88 ?

Abraço

valeu jclafi,

Não vou assassinar meu E4300 mesmo não, foi apenas um momento de insanidade temporária, hehehe.

Acredito que caí feio na situação do processador travado. Estou tentando fazer um pen-drive de boot pois disquete eu não tenho, e assim poderei mudar a bios pra versão beta 13.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jclafi,

Infelizmente com Vcore stock não estou conseguindo nenhum overclock. Consegui estabilidade setando na Bios 1.35v, o que me dá vcore quase stock segundo o EQ. Rodei ontem o dia todo assim e orhtos 2h30min. No entando, hoje pela manhã o sistema não bootava! Clear CMOS, setei as mesmas coisas, e não bootou. Tá estranho cara, hora boota hora não!

Se eu tivesse drive de disquete, eu já teria atualizado a bios. No entanto, só tenho pen-drive e está difícil atualizar por ele, a mobo não está reconhecendo o mesmo.

Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode utilizar o FlashMenu para atualizar a sua BIOS sem precisar do disquete. O FlashMenu atualiza a BIOS via windows. Porém para versões BETA o pessoal dos foruns não recomenda utilizar o FlashMenu, e sim via disquete de boot mesmo.

Quando eu estava rodando o meu VCORE em 1.4175 tb tinha problemas com o 1º boot. O micro não reiniciava ou ficava instavel dentro do windows após algumas horas.

Para resolver isso acabei rodando o meu over com todas as voltagens em stock. Desta forma o PC ficou estavel e nunca mais tive problemas com boot.

O FSB do seu proc é 266 ? Com VCORE padrão você consegue 300 ou 330 ao menos? Se sim, qual seria a velocidade nestes FSB? 2.66 ? 2.88 ?

abraços

jclafi,

Infelizmente com Vcore stock não estou conseguindo nenhum overclock. Consegui estabilidade setando na Bios 1.35v, o que me dá vcore quase stock segundo o EQ. Rodei ontem o dia todo assim e orhtos 2h30min. No entando, hoje pela manhã o sistema não bootava! Clear CMOS, setei as mesmas coisas, e não bootou. Tá estranho cara, hora boota hora não!

Se eu tivesse drive de disquete, eu já teria atualizado a bios. No entanto, só tenho pen-drive e está difícil atualizar por ele, a mobo não está reconhecendo o mesmo.

Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jclafi, Não sou o Phoenyx mas já o fiz mais ou menos a mesma pergunta. Acontece que a ultima versão é a abiteq_1111.zip, que o Pohenyx coloca pra nós com link e tudo no seguno post deste tópico. O arquivo abiteq1211.zip é um arquivo muito antigo, note as datas e compare. Ele realmente não funciona. Já o 1111 é uma boa pedida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente minha ativação foi liberda... depois de seis dias...

Enfim, sobre temperaturas quem usa E2xx0/E4xx0 baseados no Allendale L2 devem usar o CoreTemp 0.94 ou Speedfan.

Esses dois programas estão corretamente configurados para assumir o Tj(max) de 85ºC do Allendale enquanto outros programas erroneamente usam o Tj(max) 100ºC que é para Conroe.

O Everest 1091 acusa uma temperatura cerca de 15 graus acima (provavelmente deve estar assumindo Tj(max) 100ºC)

Outra coisa, quando ligo a máquina pela primeira vez, o sensor analógico (da própria IN9, sem ser o sensor digital interno do processador) acusa uma temperatura de 13~15 graus acima. Quando a máquina volta do modo stand by, o sensor analógico passa a mostrar temperaturas mais próximas do sensor digital, ficando cerca de 3~5 acima. Estou com um E4400 usando a bios 14. Com vocês acontece a mesma coisa ?

Fiz um over leve com a bios 12 logo que liguei o sistema pela primeira vez e consegui FSB 1066 normalmente sem mexer em nada. Já com a bios 14 não consegui. Ainda vou resetar o sistema para brincar mais um pouco mas parece que a bios 14 pede mais tensão mesmo, certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS: Não coloquei pra ti o link aqui pois minha internet está com problemas!

Sobre meu OC e a BIOS version:

Bem, vi nums foruns da vida um rapaz que tinha colocado o E4300 dele logo de cara a 3.0ghz (333x9). Ele atualizou a bios usando o programa da Abit e teve uma surpresinha: NENHUM OVERCLOK PEGAVA! Achei o caso no mínimo parecido com o meu, hehehe. A solução encontrada por ele foi usar a 13mod e hoje ele vive bem.

Consegui fazer meu Voyager GT (ô paixão, aiai...) atuar como floopy e botei a 13mod. Setei o bus em 1333, vcore 1.4 e o mult em x8, como eu antes fazia, e mandei bala. Funcionou de cara! Fiquei impressionada por que com a 14 eu tinha de reiniciar o PC duas vezes. Setei o Vcore um pouco alto d+, deveria colocar 1.375. Não posso deixar em stock por que acredito ser meu vdrop maior que o normal, já que estando setado a 1.375 ele fica a 1.35v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega muito obrigado pela ajuda !!!

Desculpe por não ter lido antes vou verificar os outros opst´s da galera para ver o link...

Achei meio tosco esse abiteq, na mnha opinião o PCPROBE da ASUS é muito melhor, pois mantem o histórico completo das variações de tensão, temperatura e rotação das fans...

Abraço

jclafi, Não sou o Phoenyx mas já o fiz mais ou menos a mesma pergunta. Acontece que a ultima versão é a abiteq_1111.zip, que o Pohenyx coloca pra nós com link e tudo no seguno post deste tópico. O arquivo abiteq1211.zip é um arquivo muito antigo, note as datas e compare. Ele realmente não funciona. Já o 1111 é uma boa pedida.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vários usuários desta placa já relataram isso e concordo com os relatos... A BIOS 14 pede mais tensão do que a 12, porém eu gostei até agora da BIOS 14, tirando o BUG do VCORE...:huh:

Com a BIOS 14 qual foi o máximo estável com o seu E4400 ?

abraço

Finalmente minha ativação foi liberda... depois de seis dias...

Enfim, sobre temperaturas quem usa E2xx0/E4xx0 baseados no Allendale L2 devem usar o CoreTemp 0.94 ou Speedfan.

Esses dois programas estão corretamente configurados para assumir o Tj(max) de 85ºC do Allendale enquanto outros programas erroneamente usam o Tj(max) 100ºC que é para Conroe.

O Everest 1091 acusa uma temperatura cerca de 15 graus acima (provavelmente deve estar assumindo Tj(max) 100ºC)

Outra coisa, quando ligo a máquina pela primeira vez, o sensor analógico (da própria IN9, sem ser o sensor digital interno do processador) acusa uma temperatura de 13~15 graus acima. Quando a máquina volta do modo stand by, o sensor analógico passa a mostrar temperaturas mais próximas do sensor digital, ficando cerca de 3~5 acima. Estou com um E4400 usando a bios 14. Com vocês acontece a mesma coisa ?

Fiz um over leve com a bios 12 logo que liguei o sistema pela primeira vez e consegui FSB 1066 normalmente sem mexer em nada. Já com a bios 14 não consegui. Ainda vou resetar o sistema para brincar mais um pouco mas parece que a bios 14 pede mais tensão mesmo, certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,

você usou a BIOS > "M624B_13.B02" ?

Vou fazer uns testes hj de noite mas com essa eu acho que consigo uns 4.0 Ghz com core default ! :D

Realmente essa BIOS 14 pede muito mais tensão, uma pena porque achei ela estável e o meu PC com ela Reinicia/Liga/Desliga perfeitamente ! Ou seja, nunca deixa de responder mesmo saindo da BIOS após alterar o over..

Tenta deixar o seu VCORE o mais baixo possivel... Aqui se eu aumentar a tensão a coisa fica quente !

hehehehe

Abraço!

PS: Não coloquei pra ti o link aqui pois minha internet está com problemas!

Sobre meu OC e a BIOS version:

Bem, vi nums foruns da vida um rapaz que tinha colocado o E4300 dele logo de cara a 3.0ghz (333x9). Ele atualizou a bios usando o programa da Abit e teve uma surpresinha: NENHUM OVERCLOK PEGAVA! Achei o caso no mínimo parecido com o meu, hehehe. A solução encontrada por ele foi usar a 13mod e hoje ele vive bem.

Consegui fazer meu Voyager GT (ô paixão, aiai...) atuar como floopy e botei a 13mod. Setei o bus em 1333, vcore 1.4 e o mult em x8, como eu antes fazia, e mandei bala. Funcionou de cara! Fiquei impressionada por que com a 14 eu tinha de reiniciar o PC duas vezes. Setei o Vcore um pouco alto d+, deveria colocar 1.375. Não posso deixar em stock por que acredito ser meu vdrop maior que o normal, já que estando setado a 1.375 ele fica a 1.35v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jclafi, gostei mais do EQ que do Probe por conta da simplicidade que o primeiro apresenta, não sou muito dado a históricos, mesmo por que o EQ será desinstalado assim que eu conseguir atingir 3.0ghz com estabilidade sólida.

TemOne, a BIOS 14 realmente exige mais Vcore. No meu caso, MUITO mais Vcore. Pro meu sistema a 14 é uma bela porcaria, odiei, passei uma semana de raiva por culpa dela. Recomendo a 13mod fortemente!

Se tiver um pendrive e não tiver drive de disquete eu posso dizer como fazer um disco de boot com o pendrive e atualizar por ele.

novidade: Rodando o Orthos com 333x8 vcore stock(milagre!!!!!), 48cº full load. Memos 800mhz 4-4-4-12 T1 a 1.85v (OCZ Platinum rev. 2).

PS: vou mandar uma caixa de bombom pro cara que fez a 13mod!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,

você usou a BIOS13 Beta 2 ?

Abraço

jclafi, gostei mais do EQ que do Probe por conta da simplicidade que o primeiro apresenta, não sou muito dado a históricos, mesmo por que o EQ será desinstalado assim que eu conseguir atingir 3.0ghz com estabilidade sólida.

TemOne, a BIOS 14 realmente exige mais Vcore. No meu caso, MUITO mais Vcore. Pro meu sistema a 14 é uma bela porcaria, odiei, passei uma semana de raiva por culpa dela. Recomendo a 13mod fortemente!

Se tiver um pendrive e não tiver drive de disquete eu posso dizer como fazer um disco de boot com o pendrive e atualizar por ele.

novidade: Rodando o Orthos com 333x8 vcore stock(milagre!!!!!), 48cº full load. Memos 800mhz 4-4-4-12 T1 a 1.85v (OCZ Platinum rev. 2).

PS: vou mandar uma caixa de bombom pro cara que fez a 13mod!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente essa bios.

Estou agora tentando fazer mais overclock, mas meu processador definitivamente não é tão bom quanto o da maioria. A maioria está pegando 333x9 de cara e com Vcore stock, ao que me parece. O meu não pegou nem com 1.35. Vou tentar com 1.4v mais tarde. Vou rodar um 3D Mark agora e um pouco de Orthos pra deixá-lo mais acostumado à ideia de overclock!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mxp.dogaum, vou tentar a 13mod e a oficial e ver se muda alguma coisa.

Só não queria ter que fazer esse downgrade e depois passar a ter problemas que não existem na 14... a 14 é muito boa mas para rodar em stock, uma pena exigir muita tensão para poder subir bem.

Eu queria deixar tudo sem overvolt mas pelo jeito não vai ser possível, vou ter de mexer em todas nas voltagens do cpu, nb, fsb e ddr2... li tb que o C55 pede 1.4~1.6V para rodar com FSB alto...

Aqui eu atualizo pelo Winflash 1.54 sem problemas (quase, porque dá umas travadinhas) vai mais rápido que o awdflash em DOS puro.

É bom também porque com o Winflash tenho a opção de não gravar o boot block

E sobre a temperatura pessoal, notaram alguma coisa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, para testar estabilidade da CPU apenas, devo usar o Orthos em qualquer configuração ou tem alguma mais indicada? Por quanto tempo é recomendando usa-lo pra certificar que o sistema está perfeito? Imagino 3h como o mínimo, mas gostaria de saber um valor ideal, indicado até mesmo de forma "comercial".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mxp.dogaum e qto a diferença da temperatura do primeiro boot e depois de entrar em modo stand by ?

Eu testo estabilidade das memórias com o MemTest86+ e o MemTest windows (esse pelo menos umas 3h~5h) e a estabilidade geral do sistema com o OCCT durante 30 minutos.

E outra, qual a revisão da placa de vocês ? A minha é v1.10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TempOne, na verdade não observei essas diferenças que você procura, mas minha Tº em idle beira os 30Cº.

Vou baixar esse OCCT pra ver se ele é legal. A revisão da minha mobo eu ainda não sei, vou dar uma olhada mais tarde, pois estou sem a ferramenta aqui!

Ah! Pode confiar nas mensurações do Abit EQ, pois ele mostra as mesmas temperaturas e voltagens que o speed-fan.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mxp.dogaum, não se esqueça do bug do vcore... no 1º boot esta placa não leva em consideração a tensão que você setou para o overclock. você tem que ligar a máquina e logo em seguida meter o botão no reset, para só estão o valor pré-determinado ser carregado, beleza?

Qualquer novidade, poste aí.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo a 13mod fortemente!

Se tiver um pendrive e não tiver drive de disquete eu posso dizer como fazer um disco de boot com o pendrive e atualizar por ele.

novidade: Rodando o Orthos com 333x8 vcore stock(milagre!!!!!), 48cº full load. Memos 800mhz 4-4-4-12 T1 a 1.85v (OCZ Platinum rev. 2).

Olá mxp.dogaum e galera do tópico!

Venho aqui para começar a pegar informações sobre over para a minha plaquinha Fatal1ty.

O hardware será o seguinte:

ABIT Fatal1ty FP-IN9

C2D E4300

Cooler Evercool Sharks HPD-815 + Artic Silver 5

2x 1GB G.SKILL 800MHz (4-4-4-12)

Fonte Tt PurePower 430w

Estou querendo deixar o c2d rodando entre 2.6GHz e 3GHz diários, não quero nada muito agressivo. Então estou vindo aqui para perguntar quais os primeiros passos para um recém chegado.

Ah! E qual foi o procedimento que você utilizou para criar o PenDrive de boot? Poderia me ajudar a criar um também?

Vou ficar aguardando resposta ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nattivo,

O E4300 é um processador teoricamente simples de se fazer overclock. A minha dica é que você releia tudo o que já foi dito aqui anteriormente e poste apenas duvidas novas, que acho que nem existirão. Recomendo que use a BIOS 13 Mod Beta 2. Preste atenção também para o Bug do Vcore, citado pelo Phoenyx. Se der, você pode também lapidar seu cooler -- o que não é necessário, apenas um capricho.

Pra fazer o pendrive virar disquete, primeiro acompanhe este link:

http://www.meiobit.com/tutorial/inicializando_o_micro_pelo_pendrive

Feito como no link, você deverá baixar a Bios 14mod (a ultima do link), pra pegar o Award flash, que é o programa que faz a troca dos arquivos da BIOS. Coloque o Award Flash no pendrive e coloque também a bios de sua preferência. Anote num papel o nome do Bios que você colocou no disquete.

Reinicie o computador, entre no setup e configure para o primeiro boot ser o do disquete (não desative o disquete! seu pen-drive agora é um floppy, e não um pen-driveUSB)B .

Quando o computador iniciar em modo DOS, rode o comando com o nome do awardflash. Dentro Awardflash, escreva o nome do bios escolhido e mande atulizar =D!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mxp.dogaum e Phoenyx, obrigado pela resposta.

Irei fazer como o indicado e irei dar uma olhada minuciosa no tópico.

Quanto ao cooler, acho que não irei lapidar não. Não lembro bem onde vi, mas tinha lido um review sobre um caso no qual o ganho não foi tão significante e outro caso no qual ficou pior do que quando original. Enfim.. Ai prefiro não arriscar =)

Vou catar as BiosMod e irei atualizar a minha plaquinha =D

Essa placa tem alguma proteção contra falha de atualização? Tipo, cair a energia na hora lascou ou ela tem algum sistema de recuperação?

HeadShot.. UheuHEUhEUHEuHE :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até aonde sei essa ABIT não tem suporte para DUAL BIOS... Então se der algum problema não sei se será possível reverter a situação...

Cruza os dedos se você não tem nobreak.. :D

Abraço

mxp.dogaum e Phoenyx, obrigado pela resposta.

Irei fazer como o indicado e irei dar uma olhada minuciosa no tópico.

Quanto ao cooler, acho que não irei lapidar não. Não lembro bem onde vi, mas tinha lido um review sobre um caso no qual o ganho não foi tão significante e outro caso no qual ficou pior do que quando original. Enfim.. Ai prefiro não arriscar =)

Vou catar as BiosMod e irei atualizar a minha plaquinha =D

Essa placa tem alguma proteção contra falha de atualização? Tipo, cair a energia na hora lascou ou ela tem algum sistema de recuperação?

HeadShot.. UheuHEUhEUHEuHE :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!