Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ABIT Fatal1ty FP-IN9 SLI


Phoenyx

Posts recomendados

Fala Galera,

Eu estava um pouco chateado porque a minha CPU não rodava estável 2 x ORTHOS ( Blend mode) por mais de 10 min com frequencia acima de 3.880 Ghz e tensão da CPU STOCK (1.37v). Eu vi por ai que os P4 só precisavam de mais tensão quando rodavam acima de 4.1 Ghz...:mad:

Para estabilizar eu era obrigado a aumentar o VCORE da CPU para 1.42v(_(, o que tornava inviavel aqui o uso devido a alta temperatura (65º+ at FULL LOAD)... Mas pelo menos o ORTHOS passava no teste...

Hj ao meio dia fiz uns testes baseando-se em alguns foruns gringos e descobri o quanto é importante as opções listadas abaixo:

- CPU VTT Voltage

- NB Voltage

Aqui elas estavam em 1,20v... Então coloquei ambas em 1.24v com a CPU em 3.910Ghz.... Mesmo assim o ORTHOS acusou erros... :angry:

Continuei os testes e coloquei ambas a 1.28v.... Rodei novamente 2 x ORTHOS e o que aconteceu ?

ahuuhauhahuahuahu :lol:

Ficou Perfeito Galera ! Agora consigo rodar a 3.910 :wub: ROCK SOLID sem precisar aumentar o VCORE !

Sugiro que os amigos que aumentam o VCORE para estabilizar a CPU alterem antes estas duas opções pois elas podem ajudar na estabilidade sem precisar aumentar o VCORE !

Hj a noite vou ver se consigo rodar a 4.0 Ghz sem precisar aumentar o VCORE.

Abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O NB voltage só é necessário aumentar quando você passa dos ~350MHz de FSB, o que acredito não ser o seu caso aí jclafi.

A única proteção que esta mobo tem contra falha de atualização é o bootblock da Award, mas nem sempre é possível reverter a situação por ele.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante Phoenix... Verifiquei em outros foruns q o pessoal aumenta a tensão do NB para estabilizar quando o FSB e a frequencia do PCx quando estão em over, porém esse valor de FSB que você citou não consegui encontrar...

É claro que no meu caso o FSB ainda é baixo, 920 Mhz (230 x 4), porém somente consigo over estavel no ORTHOS desta forma...:huh:

Vou reduzir a noite o NB para o valor padrão... Deixar somente o CPU VTT para fazer um teste.

Retorno com os resultados !

Abraço

O NB voltage só é necessário aumentar quando você passa dos ~350MHz de FSB, o que acredito não ser o seu caso aí jclafi.

A única proteção que esta mobo tem contra falha de atualização é o bootblock da Award, mas nem sempre é possível reverter a situação por ele.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui comigo deu ***** na atualização, BIOS checksum error...

Aconteceu o seguinte, gravei numa boa via DOS com awdflash e quando reiniciei foi aquela maravilha, BIOS checksum error...

Então eu tive que abrir o armário aqui e catar um drive de disquete, criei um disco de boot apenas com o awdflash e a BIOS 14 oficial e mandei atualizar de novo, dessa vez sem problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre que atualizo BIOS fico cabrero:mellow:....Ainda bem q depois deu certo TemporaryOne ! :D

Tenho certeza que você não utilizou o procedimento padrão de segurança cara.... :lol:

Abraço

Aqui comigo deu ***** na atualização, BIOS checksum error...

Aconteceu o seguinte, gravei numa boa via DOS com awdflash e quando reiniciei foi aquela maravilha, BIOS checksum error...

Então eu tive que abrir o armário aqui e catar um drive de disquete, criei um disco de boot apenas com o awdflash e a BIOS 14 oficial e mandei atualizar de novo, dessa vez sem problemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. How to upgrade BIOS:

a. Create a MS-DOS startup disk.

b. Extract all files in the operation system.

c. Copy the files to startup disk.

d. Boot into MS-DOS.

e. Run "runme.bat"

*** Please notice that we suggest you flashing the bios with switches

"/py /sn /cd /cp /cc /cks /R" or by "runme.bat".

2. For more detail, please visit:

http://www.abit.com.tw/page/en/download/guide.php

3. After BIOS updated, pull off the power cord and then clear the CMOS data

via jumper before restarting system please.

Pois é, eu faço exatamente isso e ainda tenho o cuidado de iniciar o DOS em modo real

A segurança aqui foi a placa ter conseguido pelo menos acessar o boot block e rodar o mínimo para eu ter uma linha de comando para poder atualizar de novo

O awdflash volta e meia dá uns paus assim (em outras placas tb), como por exemplo congelar no meio do processo ou então falhar na hora da gravação e depois quando você tenta de novo, o programa diz que não é possível dá aquele Unknown Flash Type maldito...

Por isso quando eu tenho que atualizar prefiro FlashMenu/Winflash

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava brincando, hehehehe.. O procedimento de segurança q eu comentei é cruzar os dedos cara ... :D

Mas pelo menos agora temos a especificação no topico para atualização de BIOS .. ehheh :lol:

Abraço

1. How to upgrade BIOS:

a. Create a MS-DOS startup disk.

b. Extract all files in the operation system.

c. Copy the files to startup disk.

d. Boot into MS-DOS.

e. Run "runme.bat"

*** Please notice that we suggest you flashing the bios with switches

"/py /sn /cd /cp /cc /cks /R" or by "runme.bat".

2. For more detail, please visit:

http://www.abit.com.tw/page/en/download/guide.php

3. After BIOS updated, pull off the power cord and then clear the CMOS data

via jumper before restarting system please.

Pois é, eu faço exatamente isso e ainda tenho o cuidado de iniciar o DOS em modo real

A segurança aqui foi a placa ter conseguido pelo menos acessar o boot block e rodar o mínimo para eu ter uma linha de comando para poder atualizar de novo

O awdflash volta e meia dá uns paus assim (em outras placas tb), como por exemplo congelar no meio do processo ou então falhar na hora da gravação e depois quando você tenta de novo, o programa diz que não é possível dá aquele Unknown Flash Type maldito...

Por isso quando eu tenho que atualizar prefiro FlashMenu/Winflash

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phoenyx,

Abaixei a tensão do NB e deu certo cara ^_^, deixei em 1.20v e não senti problemas de instabilidade. Obrigado !!

Em relação ao CPUVTT não vai cara, se eu deixo em 1.24v o ORTHOS berra... :mellow: e agora ? Alguma sugestão ? Ta a 1.28v

As outras novidades é que consegui colocar a minha memoria rodando a 4-4-4-12-CR1 :lol: !!! Para estabilizar tive que alimentar com 1.90v !

Os resultados foram interessantes !!

Abraços

O NB voltage só é necessário aumentar quando você

passa dos ~350MHz de FSB, o que acredito não ser o seu caso aí jclafi.

A única proteção que esta mobo tem contra falha de atualização é o bootblock da Award, mas nem sempre é possível reverter a situação por ele.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba! Você é um cara de muita sorte! Conseguir tamanho overclock com memos kingston normais e 1.9v =O! Pra se ter uma ideia, as Corsair XMS2 800mhz 4 4 4 12 T2 usam 2.1v! Aqui, as OCZ Platinum pegam 4 4 4 12 T1 com 1.85v, mas pra pegar 1066 só com 2.1v e a 5 5 5 15 =(.

Testei aumentar o NB pra 1.28 e o CPUVTT igual, mas não cosnegui um único mhz a mais, tudo que consegui foi um considerável aumento na temperatuda. Vou tentar colocar mais NB daqui a pouco, pois agora vou tirar uma soneca pós almoço, hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dae Brother...

Elas são 667 mesmo, eu não alterei a frequência de operação dela... Apenas apertei os timmigs para ver se obtia algum ganho em testes sintéticos.. No inicio deu uns pau .. ehheheh .... Só depois me toquei da tensão .... Fiquei muito feliz q deu certo ! :lol:

A diferença foi maior nos testes sintéticos. No uso dia-a-dia eu achei q o PC ficou um pouco mais ágil, mas pode ser só impressão minha, pois antes da mudança eu já achava bom o desempenho do PC...

Essa placa mãe ROCK`S !

Abraço

Caramba! Você é um cara de muita sorte! Conseguir tamanho overclock com memos kingston normais e 1.9v =O! Pra se ter uma ideia, as Corsair XMS2 800mhz 4 4 4 12 T2 usam 2.1v! Aqui, as OCZ Platinum pegam 4 4 4 12 T1 com 1.85v, mas pra pegar 1066 só com 2.1v e a 5 5 5 15 =(.

Testei aumentar o NB pra 1.28 e o CPUVTT igual, mas não cosnegui um único mhz a mais, tudo que consegui foi um considerável aumento na temperatuda. Vou tentar colocar mais NB daqui a pouco, pois agora vou tirar uma soneca pós almoço, hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, troquei meu E4300 por um E6600, e para minha surpresa ele so foi bem com a Bios 13 oficial, testei a 13 Mod e 14 Mod e nada de dar boot acima de 410 FSB, com a 13 Oficial estou com o FSB em 450 com mult 8x rodando a 3.6ghz com 1.46v, amanha vou testar a estabilidade e posto os testes com os dados da que coloquei na Bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, troquei meu E4300 por esse E6600 e acho q acertei, parece q peguei um muito bom, chegou a 3.8ghz com 475 de FSB facilmente, nao travou nenhuma vez, fui subindo de 50mhz até chegar aí, estava estavell no winxp, fiz varios testes, usei por 1 hora assim, depois voltei para o mult 9 e to usando agora 390x9 = 3.5ghz com 1.42v ta rock solid.

Sobre a Bios.

Testei primeiro na 13 Beta Mod, que era a melhor para o meu E4300, não foi bem, dava boot com FSB 425 mas dava erro ao entrar no Win.

Bios 14 Mod Germany, igual a 13 Beta Mod.

Bios 13 Oficial, essa nem tem no site da Abit, peguei pelo Ftp deles. Para minha surpresa foi a que se deu melhor com o E6600, entrou com 425 de FSB e foi subindo sem erros até os 475 do teste.

Bios: Configuração

Linked

Memoria em Sync

FSB 1900 (475)

Mult 8x

PCI-E 100mhz

Vcore CPU: 1.58v

VTT 1.43v

NB 1.50v

LDT 2x

Desabilitei todas as funções na parte do CPU, C1E, Thermal, Bit, Virtualização.

Validação CPU-Z

validaocortadarr7.jpg

http://valid.x86-secret.com/show_oc.php?id=234557

Super PI 1M

superpi3800rk0.th.jpg

Everest Teste de memoria.

everestmemoria3800ha6.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poxa, meu E4300 não mudou nada com minhas alterações no VTT e no NB. Setei até 1.31v e não mudou em nada, reseta com alguns minutos de OCCT ou Orthos. =(

Estou usando a 363x8 e aumentar o NB não me deu maiores nem menores possibilidades de OC. Isso com a BIOS 13 oficial. Com a beta só testei até 1.28v com o mesmo resultado (nenhum).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!!!

Comprei a placa faz pouco tempo e enfrento duas dificuldades

Tenho uma Corsair DDR 2 800 Mhz 2 x 1GB e um Core 6420.

A latência da memória é 4-4-4-12 mas a placa reconhece como

5-5-5-18.

Ao ajustar a latência para o valor ou simplesmente habilitar o modo

manual na configuração do processador o ABIT EQ avisa que não possui

energia suficiente.... e eu não atualizei nenhum dado do processador,

só habilitei as configurações manuais.

Quanto a fonte eu tenho um Seventeam 550 com conector de 8 pinos...

Como tenho pouco conhecimento sobre o produto não sei se é mais

um problema da placa ou se devo configurar a tensão de alimentação...

De qualquer jeito atualizando a BIOS será que se resolvem os problemas?

Valeu!!!

Pessoal,

Como disse antes, estou tendo problemas com meu overclock. Coloquei o FSB em 205 e ficou tudo bem. Passei pra 220 e o sistema deu tela azul. Segunto o software da Abit, meu vcore está longe de 1.325 (não me lembro exatamente, mas está em algo em torno de 1.15). Seria isso meu problema? Estou formatando o disco e em breve testarei com um vcore mais alto pra tentar driblar o vdrop.

Pessoal, estou usando uma fonte Tt W0008 de 20 pinos e não de 24, e a alimentação auxiliar só tem 4 pinos e não 8. Seria isto um gargalo????

Meu sistema: E4300, Abit FP-IN9,SATA2 160GB 16mb Maxtor, exaustor de 12cm, exaustou de 8cm, ventilador de 8cm, GF 6800GT Fan MOD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive problemas com o timmigs das memórias tb... Após atualizar para a versão 14 da BIOS tudo se resolveu ....

As minhas são 5-5-5-15-CR1 mas ela reconhecia como 5-5-5-15-CR2... Atualize a sua BIOS cara.

Qual versão de BIOS você tá usando ? Se não me engano a minha veio com a 12. Atualiza ai e nos dá um feedback se deu certo ou não..

Abraço !

Olá!!!

Comprei a placa faz pouco tempo e enfrento duas dificuldades

Tenho uma Corsair DDR 2 800 Mhz 2 x 1GB e um Core 6420.

A latência da memória é 4-4-4-12 mas a placa reconhece como

5-5-5-18.

Ao ajustar a latência para o valor ou simplesmente habilitar o modo

manual na configuração do processador o ABIT EQ avisa que não possui

energia suficiente.... e eu não atualizei nenhum dado do processador,

só habilitei as configurações manuais.

Quanto a fonte eu tenho um Seventeam 550 com conector de 8 pinos...

Como tenho pouco conhecimento sobre o produto não sei se é mais

um problema da placa ou se devo configurar a tensão de alimentação...

De qualquer jeito atualizando a BIOS será que se resolvem os problemas?

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega,

Aqui no momento estou rodando ao P4 a 3.97Ghz... O CPUVTT está a 1.28v. Se eu coloco em 1.20v o ORTHOS dá erro. Porém o PC funciona perfeitamente !

Interessante isso. Já usei o PC um final de semana inteiro normalmente com o CPUVTT a 1.20v , porém ao rodar 10min o ORTHOS já dá erro. Se eu aumento o CPUVTT para 1.28v o ORTHOS roda tranquilo...

Como pode dar erro no ORTHOS (2x prime Blend) e o PC funcionar perfeitamente ?

Abraço

poxa, meu E4300 não mudou nada com minhas alterações no VTT e no NB. Setei até 1.31v e não mudou em nada, reseta com alguns minutos de OCCT ou Orthos. =(

Estou usando a 363x8 e aumentar o NB não me deu maiores nem menores possibilidades de OC. Isso com a BIOS 13 oficial. Com a beta só testei até 1.28v com o mesmo resultado (nenhum).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiago,

Oficialmente ela suporta até 800 pelo que eu sei ... Acredito que seria melhor você pegar DD2-800Mhz... Só para ter certeza...

Se você quiser faz um testes ai e depois posta para nos os resultados... Será q pelo menos liga ? ehhheheh

Abraço

Se eu compra essa placa mãe e colocar uma memoria 1GB samsung 1066mhz(PC8500) vai funcionar normalmente nessa placa mãe, porque eu tava vendo o review da P5N-E que fizeram aqui e ela não reconheceu essa memoria 1066.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega,

IN9 morrendo do nada ? Acho que você anda vendo muito filme de Ficção Científica ! :lol: Brincedeira amigo !

Em relação ao processador travado alguns E4400 não tem a mesma performance de over em relação aos primeiros fabricados. Mas isso para os E4400 cara !

Abraço

que história é essa q as abit in9 tão "morrendo" do nada?

os c2d 4300 tão vindo travados agora? tem como destravar pra fazer over normal e tal?

o bug do vdrop acontece toda vez q eu ligo o pc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!