Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bebedouro Automático


andre_padilha

Posts recomendados

Ola pessoal,

Estou pensando em fazer um projeto de bebedouro automatico. Vou usar esses bebedouros pra garrafao de 20 litros.

Funcionaria assim, voce poderia regular a quantidade de agua que deseja beber, 100 ml, 200 ml, 1 L, etc... E apertando um botao sairia somente a quantidade desejada de agua...

Penso em usar um 555 em monoestavel para o tempo, e usar um resistor variavel para selecionar a quantidade de agua desejada...

O que eu quero são sugestões para o circuito e para a valvula, que ate agora nao tenho ideia de como será feita!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! É uma ideia interessante! Eu faria esse circuito utilizando um microcontrolador (talvez um 8051). Teria um leque maior de possibilidades. Você pode conectar um display para visualizar a quantidade de água e um botão para selecionar essa quantidade.

Não sei se você tem familiaridade com microcontroladores, mas tá aí a dica :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

perfumadinho

nao tenho nenhum experiencia com microcontrolares, mas talvez seja a hora de eu começar a aprender... creio que fica bem mais eficiente usando microntroladores...

silvio.a.s

gostei da ideia , quando estiver pronto o projeto da pra tentar implementar com ldr...

o meu maior problemae é a válvula, não tenho ideia do que usar...

sera que ja nao existe alguma valvula de água eletrica no mercado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

inicialmente pensei em controlar por tempo. Mas tenho que fazer testes para ver a diferença de tempo entre enxer um copo com o galao cheio, e com o galão quase vazio. Se essa diferença for muito grande terei que ver outras formas.

Tenho uma maquina de lavar sem usar aqui em casa vou dar uma olhada.

valeuu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

inicialmente pensei em controlar por tempo. Mas tenho que fazer testes para ver a diferença de tempo entre enxer um copo com o galao cheio, e com o galão quase vazio. Se essa diferença for muito grande terei que ver outras formas.

Tenho uma maquina de lavar sem usar aqui em casa vou dar uma olhada.

valeuu!!

Note que o problema que está a colocar agora é muito diferente do original.

No primeiro caso sabendo a quantidade de liquido a transferir e o débito de água por minuto , controlando o tempo pode fazer isso facilmente.

Agora o queestáa colocar é que o recipiente pode estar vazio , ou mais ou menos cheio.

A meu ver o que precisa seria um sistema que para além de limitar a quantidade de liquido máxima , teria de detectar nível do líquido.

São coisas diferentes como deve compreender.

É necessário "especificar" muito bem o que quer ou então pode crer que vai ser difícil alguém ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

inicialmente pensei em controlar por tempo. Mas tenho que fazer testes para ver a diferença de tempo entre enxer um copo com o galao cheio, e com o galão quase vazio. Se essa diferença for muito grande terei que ver outras formas.

Tenho uma maquina de lavar sem usar aqui em casa vou dar uma olhada.

valeuu!!

Como pretende usar um microcontrolador neste seu projeto, pode resolver este seu problema usando uma pequena célula de carga.

No seu programa deverá constar um banco de dados com as informações de cada recipiente (tara, peso líquido, peso bruto...).

Desta forma você terá a flexibilidade de completar qualquer recipiente (copo, galão, litro, garrafa PET, jarra, balde etc), independente da quantidade de fluido já existente. O seu sistema é quem vai detectar a quantidade de líquido após selecionado o tipo de recipiente no banco de dados (via teclado, chaves, sensores opticos etc).

Se necessário, posso te indicar alguns fornecedores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar uma bamba d'água de máquinas de lavar consul, que não dá pressão a água, apenas libera quantidades usando corrente alternada em 127V ou 220V! Coloca na "boca" do garrafão e controla usando as ideia dos colegas acima! Dá pra acoplar fácilmente uma mangueira nela, que leve a água até a "torneirinha", que pode ser apenas um caninho curvo, sem controle manual, sendo tudo controlado através da tensão aplicada a esse pequeno liberador de água (de máq. de lavar roupas consul digital, use o do modelo de 5Kg), também dá pra fazer uma adaptação com um funil bem grande, com seu "caninho" preso a esse "liberador d'água" e seu "reservatório" na "boca" do garrafão de 20 litros.

Na minha opinião esse "liberador dágua" de máquinas de lavar roupas consul 5Kg seria o ideal, pois além de não colocar pressão nenhuma na água, pode ser ligado direto em mangueiras com rosca (rosca de tamanho igual ao de mangueiras de jardim padrão) e deve ser simples comandar o acionamento em 127V ou 220V usando "relês"!!!

Edit: Essa bombinha d'água, custava a 6 meses atrás, R$6,50 - é bem baratinha e fácil de conseguir!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!