Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multifuncional HP F380 - Autonomia da tinta


Posts recomendados

Adquiri recentemente uma multifuncional HP F380. Tudo ia bem, até que fui surpreendido pela informação de “nível baixo de tinta no cartucho preto”... E eu havia imprimido pouco menos de 250 páginas, em qualidade “RASCUNHO”!

Confesso que fiquei perplexo! Comecei então a “garimpar” na Net tudo que podia acerca desta impressora e de seus cartuchos. Após exaustiva pesquisa, consegui chegar a estas duas páginas:

http://h10060.www1.hp.com/pageyield/br/pt/DJF380/index.html

http://h10060.www1.hp.com/pageyield/articles/br/pt/IsoInkjetYield.html

Fica a dúvida: por qual motivo estas informações não estão disponíveis junto com o produto, de maneira a nortear melhor a escolha do produto pelo consumidor?

Sinto-me ludibriado pela HP! Afinal, duzentas páginas por cartucho é pouco! E o pior é que não fui informado, por ocasião da compra, do rendimento baixo destes cartuchos, embora seja obrigação do fabricante fornecer tais informações, conforme o Código de Defesa do Consumidor:

Art. 12. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.

Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

§ 3° Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.

Cabe lembrar que em nenhum local da documentação que acompanha o produto existe a informação acerca do rendimento esperado dos cartuchos.

Contatei a HP e os questionei acerca destes cartuchos ... Até agora nem sombra de resposta!

Assim que obtiver resposta, posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é como está a qualidade de impressao, se estiver imprimindo normal vai usando até ela começar a falhar e essa mensagem na minha maquina deve tei tido impresso umas 270 paginas e so troquei o cartucho na 4a mensagem dessa que começou a sair falho:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabteixeira, não quero te encher o saco, mas é conveniente analisar bem o produto antes de comprar, se você quer algo mais robusto para mais impressões, é importante verificar a capacidade dos cartuchos antes...

minha lexmark faz 500 impressões +/- com o cartucho preto de 11 ml...

e nem uso tanto.... só troco cartucho a cada 6 meses.... tô nessa rotina há quase 4 anos já =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cartucho 21, assim como toda a série nova da HP, vem com 5 ml de tinta, mas suporta até 12 ml na recarga. E daí, na próxima recarga, você vai poder passar de 500 páginas no modo rascunho.

Só não deixe acabar a tinta, pra depois mandar encher, ou o seu modo rascunho vai sair todo riscado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tb acho q foram pokas folhas...mas...qual o intuito de você se sentir enganado e achar q o direito do consumidor vai lhe amparar nisso? confesso q nao entendi. o q as pessoas tem q fazer... e pesquisar antes da compra e nao depois. tenho uma impressora hp 3845 e fiquei 13 meses c/ o mesmo cartucho....e agora o preto acabou...levei para recarga....mas ela avisou de final de tinta desde o ano passado...mas so recarreguei quando acabou de verdade. pense nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas...qual o intuito de você se sentir enganado e achar q o direito do consumidor vai lhe amparar nisso? confesso q nao entendi. o q as pessoas tem q fazer...

A Lei é muito clara! A HP tem obrigação de fornecer, de maneira CLARA todas as características do produto, de maneira que o consumidor possa escolher se aquele produto vai atender-lhe ou não! Fornecer de maneira clara quer dizer fornecer de maneira que as pessoas entendam. De nada adianta dizer que dentro do cartucho cabem 5, 10 ou sei lá quantos mililitros de tinta! Acontece que a informação acerca da autonomia do cartucho está "escondida" no site do fabricante (eu só achei depois de procuirar muito no GOOGLE) e deveria, pela lei, estar junto com a impressora...

Cabteixeira, não quero te encher o saco, mas é conveniente analisar bem o produto antes de comprar, se você quer algo mais robusto para mais impressões, é importante verificar a capacidade dos cartuchos antes...

De certa forma podemos ver aqui a inversão de valores que acontece na nossa sociedade! Existe uma lei: os fabricantes a ignoram e os consumidores a desconhecem!

Não é do consumidor a obrigação de procurar na internet pelas informações (até porque nem todos que tem computadores possuem acesso a ela)!

Os fabricantes tem a obrigação de fornecer todos os dados necessários para que nós possamos escolher entre este e aquele fabricante, entre este ou aquele modelo, etc.!

O cartucho 21, assim como toda a série nova da HP, vem com 5 ml de tinta, mas suporta até 12 ml na recarga. E daí, na próxima recarga, você vai poder passar de 500 páginas no modo rascunho.

O úncico motivo pelo qual a HP continua fazendo a todos os consumidores de palhaço é que os próprios consumidores aceitam! Vamos pensar um pouco: se cabem 12ml, por qual motivo só vem de fábrica com 5ml?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu pai foi para o paraguay e eu pedi para ele trazer essa impressora... Pesquisei bastante antes de comprar e já sabia da pouca quantidade de tinta por isso irei fazer recargas sempre q o nível de tinta estiver baixo... ^_^

Agora estou com duvidas qual tinta comprar no ML porque sao muitas... (a maioria de baixa qualidade) Alguem tem alguma dica ae?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha....assim q você se interessou em procurar....você achou...sobra a autonomia....com certeza...se tivesse procurado antes....tb acharia....a 1 ano e pouco atras...fiz isso quando comprei a minha...o fato d q nem todos possuem internet tb nao impede as pessoas de obterem informaçoes...uma vez q se você ver uma impressora dessas na loja....você pode pedir para ver o manual e ver os requerimentos....capacidades e caracteristicas. ora amigo...por incrivel q pareça...tem gente c/ pentium 100 q se julga lesado por nao conseguir instalar essas impressoras quando descobrem q e feita atraves de cabo usb...e nem por isso....na verdade....se o cara lesse o manual na hora q fosse comprar....na loja mesmo...saberia q tem q ter usb....pentium XXXX para cima....entre outros fatores que limitam.....e assim vai...nao vejo nada de errado.....para se reclamar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu pai foi para o paraguay e eu pedi para ele trazer essa impressora... Pesquisei bastante antes de comprar e já sabia da pouca quantidade de tinta por isso irei fazer recargas sempre q o nível de tinta estiver baixo... ^_^

Agora estou com duvidas qual tinta comprar no ML porque sao muitas... (a maioria de baixa qualidade) Alguem tem alguma dica ae?

Eu tenho comprado tintas do Sadi Tomé, nesse link:

http://www.stmsuprimentos.com.br

E tenho usado a tinta preta pigmentada Resistente a Agua e ao Tempo. Aquela de 25,00 reais.

Realmente, se deixar secar por 3 dias, num papel à prova dágua, ela é mesmo resistente á agua e ao tempo.

Mas, se você não imprime todo dia, aconselho o uso de tinta corante, porque a pigmentada seca muito rápido na cabeça de impressão. E se ficar uma semana sem usar, vai ter que desobstruir o cartucho toda vez que for imprimir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se o cara lesse o manual na hora q fosse comprar....na loja mesmo...

Pois é disso que estou falando... Todas as informações acerca do funcionamento, autonomia, características, etc. deveriam constar no manual do equipamento e não constam! E se alguém se julga lesado por não encontrar esta ou aquela informação no manual, na realidade, ele estará realmente sendo lesado! Se o fabricante somente detalhar o seu produto na internet ele estará infringindo a lei, pois as informações devem estar junto com o produto! Por acaso você nunca reparou nas embalagens dos produtos alimentícios? Nela estão escritas todas as informações acerca do produto nela contido... E estas informações estão lá pelo simples motivo de que a lei obriga!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Lei é muito clara! A HP tem obrigação de fornecer, de maneira CLARA todas as características do produto, de maneira que o consumidor possa escolher se aquele produto vai atender-lhe ou não! Fornecer de maneira clara quer dizer fornecer de maneira que as pessoas entendam. De nada adianta dizer que dentro do cartucho cabem 5, 10 ou sei lá quantos mililitros de tinta! Acontece que a informação acerca da autonomia do cartucho está "escondida" no site do fabricante (eu só achei depois de procuirar muito no GOOGLE) e deveria, pela lei, estar junto com a impressora

amigo, mesmo que tivesse alguma informação do tipo que você. queria, essa informação seria apenas uma estimativa muito vaga, não daria pra se basear nisso, não tem como dizer que um cartucho vai imprimir X paginas, depende de muitos fatores, página cheia, ou apenas uma porcentagem, tipo de fonte, etc, etc, que adiantaria isso

E tem mais, quando você. comprou, você. viu as especificações que tinha la, e portanto já sabia que não tinha essa especificação, por que reclama agora. você. comprou vendo que a unica informação que tinha era da capacidade do cartucho, pronto

E as impressoras de outras marcas, tb. apresentam problemas desse tipo

Então não tem cabimento essa tua revolta, e ademais, quando for recarregar o cartucho, cabe mais que 5ml nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, mesmo que tivesse alguma informação do tipo que você. queria, essa informação seria apenas uma estimativa muito vaga, não daria pra se basear nisso, não tem como dizer que um cartucho vai imprimir X paginas, depende de muitos fatores, página cheia, ou apenas uma porcentagem, tipo de fonte, etc, etc, que adiantaria isso

Mesmo que fosse uma estimativa, esta informação deveria sim estar junto com o equipamento. E não fui eu quem inventou isso! A exigência pode ser verificada na Lei Federal 8.078, de 11 de setembro de 1990 (vide início do tópico).

E tem mais, quando você. comprou, você. viu as especificações que tinha la, e portanto já sabia que não tinha essa especificação, por que reclama agora. você. comprou vendo que a unica informação que tinha era da capacidade do cartucho, pronto

Primeiro: nunca é tarde para reclamar seus direitos!

Segundo: se o fabricante informa que num cartucho cabem 5ml de tinta, não é possível, com isto, adivinhar quantas páginas podem ou não ser impressas... Não trabalho com recarga de cartuchos, não costumo recarregar meus cartuchos, nunca me preocupei em saber quantos mililitros cabem dentro deste ou daquele modelo de cartucho... Já tive outra impressora, da mesma marca e, com certeza absoluta, a autonomia era muito maior! O que parece que ninguém percebe é que quando a HP diminui a quantidade de tinta dentro do cartucho, procede da mesma forma que outras indústrias que diminuem a quantidade de seus produtos (como o papel higiênico, que era vendido em rolos de 40m e agora em rolos de 30m, por exemplo)... Isso chama-se má fé!

Quem aceita uma situação como esta sem reclamar está simplesmente abdicando de seus direitos enquanto consumidor... Eu não abrirei mão dos meus!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Após vários contatos telefônicos com a HP, ficou acertado que eles me forneceriam um jogo de cartuchos novos por conta da falha deles em não fornecer as informações como deveriam.

Estou aguardando para ver se eles cumprem o que prometem...

Como disse anteriormente, em muitos casos as empresas fazem o que querem por conta da falta de interesse dos consumidores em brigar por seus direitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

pessoal, o cart. hp 21 vem com pouca tinta mesmo, mas ele suporta na recarga até 18 ml, depois a espuma vai cansando e esta capacidade vai baixando.

tem como montar um bulk ink para esta maquina com alimentação continua. onde os cart. irão durar muito mais, pois os cabeçotes nunca ficamsem tinta.

quem for comprar impressora multif. tomem cuidado com o modelo hp c3180, semelhante a antiga 1510, ela utiliza o cart. hp 92, que vem vem com 5 ml de tinta, e na recarga não suporta nem 10 ml, pois internamente ele tem uma parede que reduz sua capacidade. mais da metade do cartucho é um vazio que não serve pra nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal, o cart. hp 21 vem com pouca tinta mesmo, mas ele suporta na recarga até 18 ml, depois a espuma vai cansando e esta capacidade vai baixando.

tem como montar um bulk ink para esta maquina com alimentação continua. onde os cart. irão durar muito mais, pois os cabeçotes nunca ficamsem tinta.

quem for comprar impressora multif. tomem cuidado com o modelo hp c3180, semelhante a antiga 1510, ela utiliza o cart. hp 92, que vem vem com 5 ml de tinta, e na recarga não suporta nem 10 ml, pois internamente ele tem uma parede que reduz sua capacidade. mais da metade do cartucho é um vazio que não serve pra nada.

O Cartucho 92 vem com pouca tinta mesmo.

É possivel adapta-lo para caber até 25ml de tinta removendo a parede interna com cuidado e trocando a esponja por uma de maior absorção.

Interessados me chamem no MSN - [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Hoje eu recebi da HP um Kit de cartuchos novos (o preto e o colorido) como "forma de compensação pelos transtornos causados" pela situação.

Conforme eu disse antes, muito mais que ganhar um cartucho novo ou não, o importante é nunca abrir mão de seus direitos. Se todos fizessem o mesmo, lutando contra os fabricantes sempre que eles nos fizessem de palhaço, com certeza muita coisa mudaria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Após todos esses comentarios, mesmo sendo um topico antigo irei colocar minha opnião.

Vejo que nosso amigo brigou tanto para apenas receber um jogo de cartucho que custa menos de R$100,00. Porque não deixa de comprar papel higienico se tambem se sente lesado ao comprar o mesmo?

Outra informação importante que como foi dita é as informações devem ser buscadas antes das compras seja por internet ou pessoalmente em um revendedor autorizado.

E mais não vejo nada de errado nos produtos, pois os mesmos atendem todas as leis e codigos citados acima, tendo em vista que os mesmos não expecificam unidades de medidas ou algo parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!