Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queimou a fonte


FBorges22

Posts recomendados

  • Membro VIP

Saudações

Estou com problema em uma fonte que estou tentando consertar. A mesma foi queimada devido a um erro que cometi de não trocar a chave seletora de tensão, ou seja, liguei acidentalmente a fonte que estava em 110V em uma tomada 220V!

No dia em que fiz isso o fusível literalmente explodiu em vários pedaços, tentei trocá-lo e experimentei religar a fonte na tensão correta e ela simplesmente não ligava.

Depois de todos esses incidentes comecei a abrir a fonte e procurar pelo o defeito. Mas ainda não tive sucesso, pois os componentes da fonte visualmente parecem estar bem; Já testei vários componentes, utilizando o multímetro, e muitos parecem estar bons.

Tenho uma pergunta:

Quando uma fonte queima devido à tentativa de ligar em uma tensão errada onde costuma queimar? Não estou conseguindo encontrar a falha de jeito nenhum. Alguém poderia me ajudar?

Obrigado,

Felipe Borges

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Saudações

Estou com problema em uma fonte que estou tentando consertar. A mesma foi queimada devido a um erro que cometi de não trocar a chave seletora de tensão, ou seja, liguei acidentalmente a fonte que estava em 110V em uma tomada 220V!

No dia em que fiz isso o fusível literalmente explodiu em vários pedaços, tentei trocá-lo e experimentei religar a fonte na tensão correta e ela simplesmente não ligava.

Depois de todos esses incidentes comecei a abrir a fonte e procurar pelo o defeito. Mas ainda não tive sucesso, pois os componentes da fonte visualmente parecem estar bem; Já testei vários componentes, utilizando o multímetro, e muitos parecem estar bons.

Tenho uma pergunta:

Quando uma fonte queima devido à tentativa de ligar em uma tensão errada onde costuma queimar? Não estou conseguindo encontrar a falha de jeito nenhum. Alguém poderia me ajudar?

Obrigado,

Felipe Borges

Fusível que evaporou, diodos de entrada. Se tiver algum queimado troque todos os envolvidos na retificação. Os capacitores eletrolíticos podem ter sido afetados. Até ai quase sempre fica o maior estrago. O problema avançar além dai é difícil, mas pode também ter queimado os transistores por excesso de tensão.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mais detalhes sobre a fonte:

  1. A fonte é uma Satellite SATA-545K8.
  2. Testei a ponte retificadora e ela aparentemente está boa.
  3. Os capacitores eletrolíticos aparentemente não sofream estragos.
  4. Os transistores estão bons também.

Preciso comprar um capacitômetro para testar os capacitores. Porque o meu multímetro vai até 200uF e os capacitores são de 800uF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas fontes que consertei geralmente o que aconteceu foram os capacitores do dobrador pifarem devido ao excesso de tensão. Verifique também o termistor que fica em série com o fusível. Se continua a queimar fusíveis verifique se sua fonte não tem varistores em curto. Eles geralmente ficam protegidos por luvas termo-encolhíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, faca o q o pessoal falou, verifique primeiro o circuito primario da fonte, principalmente os capacitores dobradores, as vezes você so fazendo o teste d fulga no multimetro não adianta, de preferência verifique sua capacitancia, se o circuito primario tiver ok, veja o circuito secundario, verifique os reguladores de tensão. Qq coisa post aqi...Boa Sorte!!!

Ronaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!