Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria de 12v


claudiojz

Posts recomendados

Olá amigos

Desculpem mas estou voltando ao mesmo assunto pois não recebi nenhuma resposta da outra vez.

Tenho um rádio que é alimentado por 6 pilhas = 9V,liguei um bateria de nobreak de 12V e de 7A e o rádio funcionou bem. E se eu ligar uma bateria de carro de 12V porém de 56A, essa alta corrente poderá danificar esse rádio?

E uma outra pergunta sobre outro assunto, tenho um outro rádio somente AM, é possível fazer essa conversão de rádio AM para VHF, ou somente os FMs são possíveis?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá amigos

Desculpem mas estou voltando ao mesmo assunto pois não recebi nenhuma resposta da outra vez.

Tenho um rádio que é alimentado por 6 pilhas = 9V,liguei um bateria de nobreak de 12V e de 7A e o rádio funcionou bem. E se eu ligar uma bateria de carro de 12V porém de 56A, essa alta corrente poderá danificar esse rádio?

A corrente da bateria não interessa ai nesse caso, nem tampouco ela é de 7 ou 56 Amperes... ela é de 7A/h ou de 56A/h. Esse dado reflete a capacidade que essa bteria tem no fornecimento de corrente. Mais ou menos assim... Bateria de 56/h é capaz de fornecer uma corrente de 56 Amperes durante uma hora, ou 28 Amperes durante 2 horas, ou 5,6 Amperes durante 10 horas ou 0,56 Amperes em 100 horas de uso.... Quem determina a corrente que vai passar é sempre a carga, seu rádio no caso.

Ligar um rádio que foi projetado para 9 Volts em uma bateria de 12 Volts, sim é possível, mas não recomendável, de modo direto. Veja que você está colocando ai uma tensão de alimentação cerca de 33% maior. Funcionar funciona, mas pode estar estressando esse seu rádio de algum modo. Providencie uma queda de tensão para que esses 12 Volts se apresente para o rádio como 9 volts. Seria mais seguro. Existem reguladores de tensão que fazem isso(LM7809).

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é pessoal o rádio queimou, mas foi com uma bateria de HT de 7,5 V de tensão que liguei por engano durante 10 segundos os polos invertido. Senti um leve cheiro de queimado quando percebi e depois disso o radio não ligou mais. Alguém pode me ajudar a identificar o que poderia ter queimado, testei os diodos com um multimetro e estão normais, não sei medir capacitores ceramico nem eletrôliticos.

Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos

Desculpem mas estou voltando ao mesmo assunto pois não recebi nenhuma resposta da outra vez.

Tenho um rádio que é alimentado por 6 pilhas = 9V,liguei um bateria de nobreak de 12V e de 7A e o rádio funcionou bem. E se eu ligar uma bateria de carro de 12V porém de 56A, essa alta corrente poderá danificar esse rádio?

E uma outra pergunta sobre outro assunto, tenho um outro rádio somente AM, é possível fazer essa conversão de rádio AM para VHF, ou somente os FMs são possíveis?

A corrente que ira trafegar é muito grande , até mesmo a de 7A danifica os componentes a longo prazo , o correto mesmo é usar uma fonte de acordo com as especificações do fabricante, FALOUU;;;;;;;;;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um rádio gravador antigo da marca "Internacional". Procurei no corpo dele o local de fabricação, porém não há nada.

Ele possue uma caracteristica marcante que são leds de várias cores nos alto-falantes.

Opera em 9V com seis pilhas grandes.

infelizmente é só isso que posso identificar nele como subsidios para que possam encontrar o esquema dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara ,faz o seguinte ,pega este teu radio e bote numa bacia com alcool isopropilico .Deixe no minimo 40 dias (se estiver com pressa 35).Depois deixer mais 40 dias no tinner,este de pintura mesmo,(vá na ferragem e peça o mais abrasivo possível ) ok.

Duvido que tu volte a te incomodar com este aparelho.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!