Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve, edu.

40V para esses eletrolíticos, depois da retificação, vão estar bem no limite! Seria melhor usar capacitores de 50 ou de 63V.

Os capacitores de desacoplamento que faltam, você pode usar de 100nf ou 220nf. 50V ou mais é bom.

Um fusível é um dispositivo elétrico usado pra proteger circuitos. Quando a corrente ultrapassa o valor do fusível, ele se queima e abre o circuito. Queima, mesmo! É um fio dentro de um cilindro de vidro. Os mais comuns.

O símbolo pode ser um retângulo com uma linha no meio, ou então, um ciclo de senóide com duas pontas de ligação.

Veja isto. O terceiro símbolo eu nunca tinha visto!

http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Fuses.svg

[]'s

Postado

Opa, fiz as mudanças indicadas:

fonte15pi0.jpg

Cara, pelo que vi estamos direcionando a ofnte para 1,5A. Isso é muito bom!

A parte dos capacitores ta certo agora?

Uma duvida nos resistores. Qual deve ser a potência deles? Os potenciometros podem ser esses comuns ou devem ser mais fortes (maior potência)? Contando 1,5A

Quais diodos posso usar para a ponte? (creio que 2A por segurança)

Postado

220uF, não!

220nF, ou 0,22uF. Capacitor de poliester ou cerâmico. 50V ou mais.

Como IADJ é da ordem de microamperes, você pode usar resistores de 1/8, ou 1/4W.

1/4W, melhor!

Cada ramo da sua fonte pode fornecer até 2,5A.

você pode experimentar a série 1N5400, para 3A, ou então, a série 6Axx, de 6A.

Melhor os 6A.

http://www.vishay.com/docs/88516/1n5400.pdf

http://www.datasheetsite.com/datasheet/6A05

Esses diodos são fáceis de encontrar no mercado.

Potênciometros são os comuns, mesmo.

[]'s

Postado

fiz as mudanças:

fonte15tw0.jpg

Agora a fonte pode me gerar 2A?

Aqueles diodos 1N4001 eu devo trocar por 6A1 também?]

Valeu galera!

Postado

O total da fonte pode gerar 5A.

2,5A no ramo positivo, e 2,5A no ramo negativo (os 78, 79xx fornecem até 1A, e os 317, 337 até 1,5A). Somando a carga máxima desse ramo, 2,5A.

Depende do transformador. Se você colocar um trafo de 2A, a corrente total fica sujeita ao consumo dos ramos.

[]'s

Postado
O total da fonte pode gerar 5A.

2,5A no ramo positivo, e 2,5A no ramo negativo (os 78, 79xx fornecem até 1A, e os 317, 337 até 1,5A). Somando a carga máxima desse ramo, 2,5A.

Depende do transformador. Se você colocar um trafo de 2A, a corrente total fica sujeita ao consumo dos ramos.

[]'s

Então qual deve ser a corrente do trafo e do fusivel?

QQuanto aos 1N4001 deixa ou troca pelos 6A1?

Postado
Então qual deve ser a corrente do trafo e do fusivel?

QQuanto aos 1N4001 deixa ou troca pelos 6A1?

2,5A por ramo.... Dois ramos.... Total = 5A. Um trafo de 25+25V/5A.

Potência do trafo = 25 * 5 = 75W.

Como as relações de potência no primário e no secundário são iguais, na teoria, então, se a rede elétrica for de 110V ==> 75/110 = 681mA no primário.

Coloca um fusível de 500mA no primário. Se você exigir a carga toda, coloca um fusível de 1A no primário.

E quanto aos 4001, pode deixar assim mesmo. Na realidade eles nem são necessários.

[]'s

• Membro VIP
Postado

O Maurício 2006 se enganou no cálculo da potência. 25 x 5 = 125 Watts... 125/110= 1,14 Amperes. Coloque um transformador com capacidade de 125 Watts e um fusível de 1,5 Amperes na entrada.

Abraço...

Postado

Ok, arrumei o que vocês me falaram. Ficou assim:

fonte15ps2.jpg

Então ela vai me fornecer:

+12V / 1A

-12V / 1A

+1.2a24V / 1.5A

-1.2a24V / 1.5A

Sendo que eu posso ligar tudo junto?

Posso colocar um fusivel de 1A para ele queimar antes dos componentes chegarem perto do seu limite?

Postado

Opa, quem sabe algum componente que faça exatamente a mesma coisa que o LM3812 e o LM3912 mas com corrente de 1.5A? (detalhe no circuito eu apenas trocaria o LM mais nada!

É possivel eu colocar um fusível em cada saida, andei pensando que o fusivel queima quando a saida passa de 5A mas se apenas UMA saida chegar a isso vai torrar o regulador de tensão!

• Membro VIP
Postado
Opa, quem sabe algum componente que faça exatamente a mesma coisa que o LM3812 e o LM3912 mas com corrente de 1.5A? (detalhe no circuito eu apenas trocaria o LM mais nada!

É possivel eu colocar um fusível em cada saida, andei pensando que o fusivel queima quando a saida passa de 5A mas se apenas UMA saida chegar a isso vai torrar o regulador de tensão!

Provavelmente você tenha querido citar LM7812 e LM7912, correto??

Para a regulação positiva, com valor fixo de 12 Volts, não conheço nenhum outro, mas conheço um CI, ajustável, que pode fazer esses 12 Volts, se você quiser, de forma fixa, qué o LM338, para até 5 Amperes e o LM350, para 3 Amperes. Reguladores negativos para maior corrente, para 12 Volts, não conheço nenhum.

Você não necessita colocar fusível nas saídas desses reguladores pois eles são limitados em corrente e também em temperatura. São mais ou menos indestrutíveis, entretanto uma das variáveis que os podem destruir é a tensão de entrada. Se fores no datasheet deles verás que a máxima tensão que eles toleram é de 35 Volts. Se você colocar um transformador com 25 Volts de saída, a tensão de pico nos capacitores eletrolíticos será de 25 x raíz de 2 = 25 x 1,4142 = 35,26, absolutamente o limite que o CI aguenta.. Se a rede de sua casa subir em 10%, eles ficarão com 39Volts na cuca e certamente não aguentarão..

Então é aconselhável que você tenha um transformador com saída em cerca de 21 Volts AC no máximo, por precaução.. Mesmo assim você poderá levar essa sua fonte aos 24 Volts de saída, talvez tenha que aumentar um pouco a capacidade dos eletrolíticos de entrada, de 4700 para 10.000 uF..

Você pode estudar um pouco essa questão dos reguladores e vou te dar uma dica. Abra esse livro: Linear & Switching Voltage

Regulator Handbook

Se seu inglês for tolerável terás uma série de dicas excelente ai.. Só para exemplificar, se olhares na página 23 verás que a adição de dois transistores e dois resistores faz com que um LM7812 passe a oferecer até 5 Amperes (currente boost). Esse circuito dai:

Currentboost.jpg

Ou na página seguinte como fazer para evitar a alta tensão na entrada do CI regulador que pode ser o caso seu se já tiveres adquirido o transformador com 25 Volts AC no secundário..

Divirta-se...

Postado
Use também LM317 para positivo e LM337 para negativo, mas ambos com resistores R1 e R2 fixos.

Use a tabela do site

http://projekit.com/tabelas/tabela_LMxxx.html

EsqLM317.jpg

É, gostei bem mais da sua ideia, enquanto lia o post dele também pensei nisso e peço que se alguem puder faça os calculos dos resistores pois não sou bom nesse quesito! Jaja posto ai o esquema com os variaveis com resistores fixos!

Postado

Ok, eu fiz algumas modificações.

fonte15nh1.jpg

Eu tirei os diodos 1N4001. Coloquei o mesmo valor dos capacitores das saídas ajustáveis e os resistores também coloquei 1/4W.

Se cada saida ajustável me fornece 1.5A o transformador vai ser de 6A e 150W certo? O fusível continuo perguntando se posso colocar em ves de um na entrada colocar um em cada saída limitando 1A. Dai a conrrente máxima de saída vai ser 1A em cada segmento. O transformador de 6A ficara com uma boa margem de corrente (2A).

Qual o valor dos resistores?

R2= ((Vout - Vref) * R1) / (Vref + (Iadj * R1 ))

Vout = 25 V tensão de saida

Vin = Vout + 5 = 30 V tensão de entrada

Vref= 1,25 V tensão de referencia

Iadj = 0,0001 A corrente de ajuste

Fui ler isso. Mas minha Vref é 25V não 30 os valores permanecem os mesmos ou devo alterar o transformador?

Por favor me corrigam quanto a qualquer erro cometido!

Valeu!!!

• Membro VIP
Postado

Não entendi algumas coisas ai:

1) Qual a vantagem em trocar o LM7812 e LM7912 pelo LM317 e LM337, se vais querer uma tensão fixa de 12 Volts?

2) Quanto aos fusíveis de saída não leste meu post acima!

3) Quanto a tensão do transformador, também não leste...

Depois, quando ligares e não funcionar ou explodir, vais vir pedir auxílio...

Abraço...

Postado
Você não necessita colocar fusível nas saídas desses reguladores pois eles são limitados em corrente e também em temperatura. São mais ou menos indestrutíveis, entretanto uma das variáveis que os podem destruir é a tensão de entrada. Se fores no datasheet deles verás que a máxima tensão que eles toleram é de 35 Volts. Se você colocar um transformador com 25 Volts de saída, a tensão de pico nos capacitores eletrolíticos será de 25 x raíz de 2 = 25 x 1,4142 = 35,26, absolutamente o limite que o CI aguenta.. Se a rede de sua casa subir em 10%, eles ficarão com 39Volts na cuca e certamente não aguentarão..

Então é aconselhável que você tenha um transformador com saída em cerca de 21 Volts AC no máximo, por precaução.. Mesmo assim você poderá levar essa sua fonte aos 24 Volts de saída, talvez tenha que aumentar um pouco a capacidade dos eletrolíticos de entrada, de 4700 para 10.000 uF

Vou fazer essa mudanças no circuito... desculpe, acabei não lendo com a devida atenção.

1) Qual a vantagem em trocar o LM7812 e LM7912 pelo LM317 e LM337, se vais querer uma tensão fixa de 12 Volts?

É que o LM317 e o LM337 tem corrente de 1.5A e se eu colocar resistores fixos posso obter uma tensão de saída fixa de 12V tanto para mais quanto para menos com saida de 1.5A.

Valeu pelas dicas vou arrumar o circuito e posto ai!

• Membro VIP
Postado
É, gostei bem mais da sua ideia, enquanto lia o post dele também pensei nisso e peço que se alguem puder faça os calculos dos resistores pois não sou bom nesse quesito! Jaja posto ai o esquema com os variaveis com resistores fixos!

Os resistores estão na tabela que indiquei no link.

Postado
Os resistores estão na tabela que indiquei no link.

O valor mais aproximado é 11.45V e eua algo mais perto e se não fose exato que exedesce um puco. Algo entre 11.9V a 12.2V Para isso vou usar resiztores +-1%, porém tenho que saber os valores.

Ai esta o circuito com a alteração nos capacitores e no transformador:

fonte15lx6.jpg

Postado
Se precisa de valor exato, será defícil encontrar. Use um trimpot multivoltas de 5K ou comum de 1K em série com resistor de 1K8.

Eu tava pensando em colocar um reistor ajustável, dai eu com o auxilio de um multimtro eu arrumo um valor exato. Eu colocarie ele em serie com o resistor.

Vou colocar um no esquema dai me dis se está certo!

fonte15of1.jpg

Ok, eu coloquei o valor dos resistores. Me corrija de estiver errado. Se cada ramo fornece 1.5A o trafo deve ter 6A certo? A potência algo em torno de 130W? Qual deve ser o valor do fusivel??

Uma coisa pra calular o fusivel. A rede daqui onde eu moro (Novo Hamburgo. RS) é de 220V AC, mas até onde eu sei 220v é uma variação de +110 a -110. Como calculo a potência do fusivel assim?

• Membro VIP
Postado
Ok, eu coloquei o valor dos resistores. Me corrija de estiver errado. Se cada ramo fornece 1.5A o trafo deve ter 6A certo? A potência algo em torno de 130W? Qual deve ser o valor do fusivel??

Uma coisa pra calular o fusivel. A rede daqui onde eu moro (Novo Hamburgo. RS) é de 220V AC, mas até onde eu sei 220v é uma variação de +110 a -110. Como calculo a potência do fusivel assim?

P=V x I, onde I = P/V I = 130/220 = 0,59 Amperes. Coloque ai um fusível de 1 Ampere.

220 é a variação de 311 Volts positivos até 311 Volts negativos. A relação entre a tensão nominal AC e a tensão de pico é que essa tensão de pico é raiz de 2 vezes maior (220 x 1,4142 = 311).

Abraço..

Postado
P=V x I, onde I = P/V I = 130/220 = 0,59 Amperes. Coloque ai um fusível de 1 Ampere.

220 é a variação de 311 Volts positivos até 311 Volts negativos. A relação entre a tensão nominal AC e a tensão de pico é que essa tensão de pico é raiz de 2 vezes maior (220 x 1,4142 = 311).

Abraço..

Então eu conto o valor nominal AC para calcular a potência?]

Valeu vou ajustar as potencias e pa ja posto aqui!

Postado

fonte15qx2.jpg

OK, ao que podemos ver a fonte esta bem encaminhada.

Todos os valores estão fixados. Com os potênciometros eu posso regular as saídas variaveis.

E com o reistor ajustável eu errumo o valor exato para me dar uma saida de 12V e dai deixo lla dentro da fonte. ;]

Cada saida pode me dar 1.5A sendo que posso ligar todas ao mesmo tempo certo?

A pergunta matadora: Funciona?

Valeu a todas as ajudas!!

• Membro VIP
Postado
A pergunta matadora: Funciona?

Fazendo uma análise da faixa de variação do potenciômetro das duas primeiras fontes, aquelas que vão ficar fixas em 12 Volts se nota que o potenciometro irá poder variar essas saídas desde 11,5 até 17 Volts, faixa completamente deslocada se se deseja 12 Volts na saída.

Trocaria o conjunto de resistores para essa configuração 270 ohms, 1800 ohms e 1000 ohms no potenciometro. Ai a faixa de ajuste deverá ficar entre 9,5 Volts até 14,1 Volts, bem nais centrada nos 12 volts.. (na verdade é só trocar o resistor de 220 por 270 ohms)

Última dica: Dissipadores bons nesses CI´s, senão a fonte não conseguirá entregar 1,5 Amperes irá entrar em proteção térmica...

Abraço...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!