Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: Construindo um filtro de linha... Atualizado.


Posts recomendados

Olá pessoal,

Tô com uma dúvida cruel em relação a capacitores, alguém poderia explicar qual a difgerença física dos::confused:

Capacitores x, x1 x2

Capacitores y, y1,y2

Em que parte do filtro são aplicados e quando devem serem aplicados?

Obrigado

Meio por cima.. Os capacitores tipo Y ficam entre fase e terra. Geralmente eles suportam tensões altas porque eles não podem falhar, uma vez que tem utilidade na proteção do usuário também. Nas fontes chaveadas, até onde eu sei, resolvem o problema de corrente que circula na carcaça por causa dos dissipadores e fecham circuito com o terra.

Os capacitores tipo X ficam entre fases, e servem pra "fechar o circuito" entre os componentes.

Tipo, eles são filtros de EMI (interferência eletromagnética), até onde eu sei servem bem para não "alterarem" a qualidade da rede de energia (tipo jogando harmônicas, etc..).

Mais técnicamente (pra quem curte), a ideia é criar um caminho de baixa impedância pra que as componentes de corrente em alta frequência circulem por esses caminhos alternativos, e não pela rede.

Agora sobre a composição física do componente, como ele é feito pra atender a esse tipo de demanda.. Dai não sei, ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença entre X1, X2, Y1, Y2... tem haver com a suportabilidade do capacitor a picos de tensão.

Como disse o GuidoX, esses capacitores não podem falhar e logo devem suportar picos de tensão elevados. Agora não me lembro se é "1" ou "2" é o mais resistente, mas sei que esse número indica a suportabilidade do capacitor, indica que eles passaram por testes muito mais rigorosos.

Aproveitando o assunto, gostaria de acrescentar que os capacitores Yx são os responsáveis por pequenas fugas de corrente à terra e isso apesar de gerar um benefício, gera um outro malefício que é colocar corrente no fio terra, onde idealmente não deveria existir. As normas internacionais e nacionais aceitam essas pequenas capacitâncias no fio terra, mas no caso de uso de dispositivos DR essas capacitâncias podem gerar problemas quando a instalação conta com muitos computadores, estabilizadores, nobreaks... Um exemplo que cito é meu nobreak APC BE600BR que possui 4 capacitores Y. Esse nobreak sem carga nenhuma nas suas saídas joga 0.92mA no fio terra - medido com um multimetro TRUE RMS. Quando ligo todo meu equipamento essa fuga sobe pra 1.4mA - 1.6mA. Se eu somar outro nobreak igual que tenho em outro PC + a fuga das fonte já dá mais de 3mA de fuga de corrente, aí soma a fuga do chuveiro elétrico e alguns outros equipamentos, chega perto de 10mA, sendo que o DR não pode passar de 15mA sob o risco de começar a apresentar disparos indesejáveis já que eles podem atuar desde 50% da sua corrente nominal de fuga - 30mA.

Um estabilizador SMS recente apresenta aproximdamente 0.30mA de fuga, sem carga, mas não sei porque esses nobreaks APC vêm com tantos capacitores Y, até as fontes de PC costumam vir apenas com dois. Acho que filtros, estabilizadores e nobreak não precisavam de capacitores Y, isso já deveria existir dentro das fontes de alimentação. Os filtros APC não vêm com capacitores Y...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado,

GuidoEx e _rau_

Depois de muto penar achei algo sobre o assunto:

4-Capacitores cerâmicos de segurança

Definições (IEC 384-14 1993)

Função X: são aplicações cuja falha do capacitor não resulta em risco de choque elétrico.

Há três subclasses de acordo com o pico de tensão dos impulsos sobrepostos a tensão de rede: Subclasse X1: impulsos até 4000Vdc Subclasse X2: impulsos até 2500Vdc Subclasse X3: impulsos até 1200Vdc

Função Y: são aplicações cuja falha do capacitor pode resultar em risco de choque elétrico.

Há quatro subclasses de acordo com o pico de tensão dos impulsos sobrepostos a tensão de rede: Subclasse Y1: sobreimpulsos até 8000Vdc em 250Vac Subclasse Y2: sobreimpulsos até 5000Vdc em 250Vac Subclasse Y3: 250Vac nominais sem sobreimpulsos Subclasse Y4: sobreimpulsos até 2500Vdc em 150Vac

Antena: são capacitores usados para desacoplar os terminais de antena de equipamentos de aúdio e vídeo, cuja falha pode resultar em risco de choque elétrico.

Há duas classes relacionadas com a tensão de teste: 4000Vac durante 2 seg (GZO), 2500Vac durante 2 seg (GKO), Capacitores de segurança Thomson Família 61V (GZO): atendem subclasse X1, Y1 Família 62O (GKO): atendem subclasse X2, Y2 Família 65N (***): atendem subclasse X3, Y3.

Amigos, a minha dúvida é onde usar o capacitor ceramico e aquele de poliester num filtro de linha.

aqui é 220V fase-fase,lendo com calma os posts acima deduzi o seguinte: devo então usar os ceramicos no fase-terra(ou seja:ligar dois capacitores em serie e em paralelo com a rede, e a derivação dos dois ao terra) e os de polyester fase-fase? seria isso?!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece que a Clamper não respeita isso nos seu filtro Clamper Computer Protector PRO já que usa capacitores poliester pra uso geral entre Fase-Terra e Neutro-Terra. A falha desses capacitores creio que poderá gerar um risco de choque elétrico.

chipprincipalwd2.jpg

Além de tudo ela deixa vago o lugar que seria o de um capacitor "X"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conseguir a tensão ~110-127V através de 1 Fase + Neutro. Uma rede Fase-Fase típica onde a rede de distribuição tem seus transformadores configurados pra 127/220V apresenta a tensão 220V ao ligar duas fases ao mesmo tempo e ~127V ao ligar 1 Fase+Neutro.

Há regiões do país onde os transformadores são configurados pra entregar 220V Fase+Neutro e Fase+Fase se consegue 380V, que é uma tensão utilizada geralmente pra alimentar motores elétricos.

Em redes Fase-Fase típicas o uso do fio terra é essencial para protetores contra raios em linhas de sinal principalmente e esse aterramento deve ser muito bem implementando e medido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendido,sobre capacitores e não querendo abusar,

você poderia me dizer se os das classes x e y são apenas os de ceramica ou há tb poliester x e y. Qual a função de um capacitor de cerâmica e de ploiester num filtro de linha.

Obrigado

Cara, será que vocÊ não passa o link/bibliografia do que você achou dos capacitores X e Y?

Sobre o material.. Cerâmica dificilmente atinge capacitâncias elevadas, pelo menos eu nunca vi. Comparativamente o poliéster (ou outros ai de filme plástico) conseguem capacitâncias maiores.

O grande ponto é que os de filme plástico se comportam melhor em alta frequência do que os eletrolíticos.. Como geralmente os filtros trabalham com transientes de frequências elevadas, é um ponto a ser pensado.

Mas precisaria ler mais sobre isso pra opinar com mais precisão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, será que vocÊ não passa o link/bibliografia do que você achou dos capacitores X e Y?

Sobre o material.. Cerâmica dificilmente atinge capacitâncias elevadas, pelo menos eu nunca vi. Comparativamente o poliéster (ou outros ai de filme plástico) conseguem capacitâncias maiores.

O grande ponto é que os de filme plástico se comportam melhor em alta frequência do que os eletrolíticos.. Como geralmente os filtros trabalham com transientes de frequências elevadas, é um ponto a ser pensado.

Mas precisaria ler mais sobre isso pra opinar com mais precisão.

OK, valeu.

Link do que você pediu, qualquer problema é so avisar http://www.4shared.com/file/69072367/d05c56c6/Parte_PrE1tica_Capacitores.html?dirPwdVerified=42d34648

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom Dia amigos! Sou novato aqui no Fórum!

Estou muito interessado em construir o modelo de filtro proposto pelo colega Almeida Filho, e para isso pretendo usar a carcaça desse estabilizaDOR aqui da foto. De acordo com aquelas fotos do colega Faller, essas tomadas não são as ideais, mas parece que não são tão ruins assim, acho que vou usar elas mesmo. Tenho uma dúvida com relação a elas: parece-me que os fios Fase e Neutro estão interligados na 1ª tomada, essa menor, individual, e isso parece estar errado, pois nas outras 3 tomadas, os fios Fase e Neutro não são interligados. Posso deixar desse jeito essa ligação das tomadas, ou assim tá errado mesmo?

Outra dúvida: aqui a tensão é de 110/127 V ( com fase, neutro e aterramento). Por enquanto a demanda de energia aqui do micro é pequena mas estou usando uma fonte Corsair HX1000, pensando num aumento de demanda que virá ( CrossfireX, Raid e o escambal a 4, depois que me livrar dos carnês e boletos,rss), então nesse caso, os varistores ideais seriam os TVR 20 201, 221 ou seria melhor utilizar TVR 20 241 (150V AC). É isso, dúvida com relação as tomadas e ligaçao Fase e Neutro, e com relação aos varistores.

Abraço Galera! Abraço pras mamães de vocês, Feliz Dia das Mães!<a  href=%7Boption%7Dhttp://img199.imageshack.us/img199/4356/kdk0693.th.jpg' alt='kdk0693.th.jpg'> kdk0692.th.jpg kdk0688.th.jpg kdk0688.th.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tenho uma dúvida com relação a elas: parece-me que os fios Fase e Neutro estão interligados na 1ª tomada, essa menor, individual, e isso parece estar errado, pois nas outras 3 tomadas, os fios Fase e Neutro não são interligados. Posso deixar desse jeito essa ligação das tomadas, ou assim tá errado mesmo?

Ajude a ajudá-lo... Imagine-se tentando entender o seu problema somente olhando as fotos que postaste e o que escreveste... Abstenha-se do fato de ter visto esse seu estabilizador, pela frente, por trás, de baixo de cima, de frente, com um close na fiação das tomadas etc...

Acho que vais entender porque ninguém arriscou em responder-lhe...

Dizes que os fios fase e neutro estão interligados na primeira tomada??? Isso para mim é curto circuito...

- O que queres dizer com interligados ( ligados a tomada ou ligados entre si??????)

- Ai dizes que na outra tomada esses fios não são interligados (vem a mesma dúvida... O que significa, no seu entendimento, interligados???)

Outra dúvida: aqui a tensão é de 110/127 V ( com fase, neutro e aterramento). Por enquanto a demanda de energia aqui do micro é pequena mas estou usando uma fonte Corsair HX1000, pensando num aumento de demanda que virá ( CrossfireX, Raid e o escambal a 4, depois que me livrar dos carnês e boletos,rss), então nesse caso, os varistores ideais seriam os TVR 20 201, 221 ou seria melhor utilizar TVR 20 241 (150V AC). É isso, dúvida com relação as tomadas e ligaçao Fase e Neutro, e com relação aos varistores.

Abraço Galera! Abraço pras mamães de vocês, Feliz Dia das Mães!<a  href=%7Boption%7Dhttp://img199.imageshack.us/img199/4356/kdk0693.th.jpg' alt='kdk0693.th.jpg'> kdk0692.th.jpg kdk0688.th.jpg kdk0688.th.jpg

Eu usaria o 20D221 ou TVR221... Ambos para 140 Volts...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ajude a ajudá-lo... Imagine-se tentando entender o seu problema somente olhando as fotos que postaste e o que escreveste... Abstenha-se do fato de ter visto esse seu estabilizador, pela frente, por trás, de baixo de cima, de frente, com um close na fiação das tomadas etc...

Acho que vais entender porque ninguém arriscou em responder-lhe...

Dizes que os fios fase e neutro estão interligados na primeira tomada??? Isso para mim é curto circuito...

- O que queres dizer com interligados ( ligados a tomada ou ligados entre si??????)

- Ai dizes que na outra tomada esses fios não são interligados (vem a mesma dúvida... O que significa, no seu entendimento, interligados???)

Eu usaria o 20D221 ou TVR221... Ambos para 140 Volts...

Você tem toda razão Faller, faltou clareza em minha pergunta!

Quando eu disse Fase e Neutro interligados queria dizer que estes dois fios estavam ligados entre si [o fio branco, que eu supunha ser o Fase, estava ligado ao fio preto (de maneira errada no meu modo de ver) naquela tomada].

Não irei usar mais essas tomadas, que são ruins e não são individuais. Elas usam lâminas que são compartilhadas nas três tomadas.

Vou por a "mão na massa" e ir atrás de tomadas de melhor qualidade e dos varistores que você aconselhou. Desse inútil estabilizaDOR irei aproveitar apenas a caixa metálica. Valeu Faller, muito obrigado!

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí Pessoal meu núcleo de Ferrite Final, agora so falta o fusível térmico, para dar inicio a odisséia, com muita ajuda do nosso amigo, colaborador e incentivador Faller... desde já muito grato a ele...

Pessoal, ainda tenho algumas dúvidas... Para enrolar o núcleo basta que eu pegue um par de fios cabinho e enrolar até onde der? Outra coisa, qual a influência do diâmetro do fio no resultado final? Por exemplo, se eu enrolar com fio 2mm ao invés de 0.8mm?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal, ainda tenho algumas dúvidas... Para enrolar o núcleo basta que eu pegue um par de fios cabinho e enrolar até onde der? Outra coisa, qual a influência do diâmetro do fio no resultado final? Por exemplo, se eu enrolar com fio 2mm ao invés de 0.8mm?

Quanto menor a área da secção do fio (mais fino), maior número de espiras conseguirás colocar, desse modo aumentando a indutância, que por sua vez fará com que a frequência de corte seja menor (vai começar a retirar lixo, ruído desde frequências bem mais baixas, e isso é bom). O contraponto a isso é que quanto menor essa área, além de caber maior tamanho do fio, maior será a queda de tensão sobre essa bobina, queda essa completamente inútil, contabilizando tão somente para as perdas...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller e amigos do fórum,

Depois de alguma dificuldade em comprar um bom filtro por um preço aceitável decidi importar um e no meio tempo construir outro de acordo com os planos do almeida filho e as sugestões do Faller para melhorá-lo ainda mais.

Achei vários dos materiais numa loja de eletrônicos aqui perto de casa, mas alguns dos componentes eles não tinham a disposição ou tinham outras especificações. Ainda não comprei nada além do ferro de solda e a solda. Gostaria de saber se esses componentes alternativos que eu encontrem servem para a tarefa a frente, sabendo que meu modelo será o de 110V.

Não consegui achar o Varistor 20271 de 175V, a vendedora me ofereceu o de 250V saindo a 2 reais cada um. Posso usar esse mesmo ou é melhor procurar mais?

O capacitor cerâmico não tinha de 4700pF X 1200V, mas encontrei o 4700pF X 4000V, 1 real cada. Esse serve?

Porta fusível a vendedora me disse que existem vários tipos, ela tinha o porta fusível de painel, R$2, é esse mesmo?

Fusível de ação rápida a vendedora disse não conhecer, tinha o fusível comum e o fusível de retardo. Será que esse fusível de retardo é a mesma coisa que o de ação rápida? (Pelo português não parece ser a mesma coisa, desculpem por favor meu analfabetismo eletrônico).

Não achei núcleo toroidal. Acho que alguns outros do fórum tiveram dificuldades de achar também. Alguma sugestão de onde comprar?

Muito obrigado pela ajuda, e desculpem mais uma vez se as perguntas forem idiotas. Ainda estou tentando deixar de ser leigo no assunto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para complementar o posta acima gostaria de pedir a opinião dos amigos com mais experiência em eletrônica sobre o aproveitamento de algumas peças do meu antigo estabilizador. Depois de arrancar o TLEC fora, sobrou o que vou mostrar nas fotos a seguir:

Placa de circuitos. Não sei pra que servem a maioria dos componentes:

estabilizador01.jpg

Vista lateral da placa, e o que parece ser um capacitor (de poliéster?):

estabilizador02.jpg

Ligação da placa com o led e a chave de liga/desliga:

estabilizador03.jpg

Placa pelo lado de baixo. O desenho parece complexo:

estabilizador04.jpg

Vista frontal do ex-estabilizador:

estabilizador05.jpg

As tomadas parecem ser do estilo que o faller gosta:

estabilizador06.jpg

Vista traseira das tomadas:

estabilizador07.jpg

E então? consigo aproveitar algo além da carcaça?

Obrigado a todos pela ajuda e desculpem a minha ignorância no assunto!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui achar o Varistor 20271 de 175V, a vendedora me ofereceu o de 250V saindo a 2 reais cada um. Posso usar esse mesmo ou é melhor procurar mais?

Não vou te dizer que não presta, mas acho melhor você procurar melhor. Como sua aplicação é para 110V, tente achar o de 175V mesmo.

O capacitor cerâmico não tinha de 4700pF X 1200V, mas encontrei o 4700pF X 4000V, 1 real cada. Esse serve?

Tranquilamente. Se fosse 4700pF X 1000000V também serviria.

Porta fusível a vendedora me disse que existem vários tipos, ela tinha o porta fusível de painel, R$2, é esse mesmo?

Qualquer um que suporte esses fusíveis pequenos serve. Isso ai é só pela facilidade de trocar o fusível.

Fusível de ação rápida a vendedora disse não conhecer, tinha o fusível comum e o fusível de retardo. Será que esse fusível de retardo é a mesma coisa que o de ação rápida?

O de retardo não serve, ele demora mais pra queimar do que o usual. Ele serve quando você sabe que vai ter uma sobrecorrente/sobretenção rápida, mas não deve evitar isso. Na nossa aplicação, ele tem que queimar o mais rápido possível caso a tensão suba muito, então vai OU de normal OU de rápido.

Se você realmente quer algo mais rápido que o comum, e não achar nenhum lugar onde o cara tenha um fusível rápido, peça a cotação de algum fusível NH AR. Esses fusíveis não são esses com vidrinho, são uns realmente profissas feitos para aplicações profissionais. So que ai tem que ver bem pra qual corrente você vai pedir.

A fonte do seu PC é boa?

Não achei núcleo toroidal. Acho que alguns outros do fórum tiveram dificuldades de achar também. Alguma sugestão de onde comprar?

Você pode comprar qualquer um, mas claro que tem uns melhores que os outros para dadas aplicações. Os tipo E são bem populares, se tiver à mão use um desses.

Muito obrigado pela ajuda, e desculpem mais uma vez se as perguntas forem idiotas. Ainda estou tentando deixar de ser leigo no assunto.

Perguntar é a atitude mais inteligente a ser tomada em um momento desses. Ninguém sabe tudo, e todo mundo erra.

Para o arthurbeltrao:

Cara, dai eu só aproveitaria a caixa com tomada e o porta-fusível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para complementar o posta acima gostaria de pedir a opinião dos amigos com mais experiência em eletrônica sobre o aproveitamento de algumas peças do meu antigo estabilizador. Depois de arrancar o TLEC fora, sobrou o que vou mostrar nas fotos a seguir:

E então? consigo aproveitar algo além da carcaça?

Obrigado a todos pela ajuda e desculpem a minha ignorância no assunto!

Os fios, as tomadas, o botão on/off o porta fusivel. O resto é lixo à ser reciclado! Nessa placa dele não tem nada de util pra você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui achar o Varistor 20271 de 175V, a vendedora me ofereceu o de 250V saindo a 2 reais cada um. Posso usar esse mesmo ou é melhor procurar mais?

Vou te dizer que não presta, a menos que seja para uso em Nova Friburgo. Se é pra fazer o próprio filtro, só faz sentido fazer como deve ser feito. Siga aí a orientação do GuidoEx e depois nos mostre o resultado final do seu produto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal,

Consegui comprar a maioria dos materiais e também aproveitei e peguei um multímetro. Ficou faltando o material para as bobinas (núcleo e fio esmaltado) e os capacitores de 4700pf. Olhando os esquemas para rede de 127V sem aterramento verifiquei que usaremos apenas 2 desses capacitores ceramicos de 4700pf e que ao final do circuito temos um item novo "R1 470K 2W". Que tipo de componente e esse? Não vi ele na lista de materiais.

Aproveito para incluir as fotos dos componentes que comprei.

Varistor de 175V:

varistor1.jpg

O capacitor ceramico é o item que tenho mais dúvidas. Ninguém sabia me dizer qual a classe do bicho e comprei esse ai da foto abaixo.

Capacitor ceramico 4K7 de 4KV:

capacitorceramico1.jpg

Detalhe do texto do capacitor ceramico:

capacitorceramico2.jpg

Capacitor de poliester:

capacitorpoliester1.jpg

Peço aos amigos que por favor dêem uma olhada nas images quando for possível para ver se os componentes corretos foram comprados. Vou aguardar a ajuda de vocês antes de começar a montagem do filtro. A placa de circuitos eu comprei na medida de 15x5 mas acho que ào vou ter problemas já que não vou precisar da trilha central uma vez que vou implementar a solução de 127V sem aterramento.

Obrigado a todos.

[]'s

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Mais uma pergnta, estou tendo dificuldade de achar esse capacitor de 4700pf Classe Y com 1200V. Os vendedores não sabem me dizer se é classe Y ou não, e também já achei na net capacitores classe X/Y. Podem me dizer se esse aqui é o certo?

http://www.soldafria.com.br/capacitor-disco-ceramico-47nf-x-2kv-4k7-47kpf-472-p-3065.html

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!