Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, finalmente consegui montar meu Filtro! Segui o esquema do Almeida e do Faller, adicionando os Fusíveis Térmicos sanduichados entre os Varistores. Ainda está faltando o Centelhador a Gás, mas logo irei comprá-lo. O layout que segui foi o do Beardyfella no tutorial em que o Faller dá utilidade a um estabilizador http://forum.clubedohardware.com.br/como-tornei-util/492673/5

A placa não coube na caixa do estabilizador que usei para a montagem, e por isso, fiz uma placa menor e acomodei o 2º Núcleo Toroidal numa plaquinha de fenolite (sem cobre) presa e colada na carcaça metálica. A placa maior que fiz anteriormente e que não coube na minha caixa metálica vou arrumar pra um camarada meu aqui, que é mais uma pobre alma que tinha fé nos Estabilizadores, mas que foi convertido por este Fórum maravilhoso. Tá faltando colocar Diodo, Resistor, Capacitor para o Led, Centelhador e Fusíveis Térmicos.

Gostaria de saber de vocês se esses 3 fusíveis brancos aí da foto são os Fusíveis Rápidos? O de vidro tá na foto só pra comparação. Comprei no Mercado Livre e abri um para verificar e notei que eles possuem areia no interior. Esse é o rápido mesmo:confused::confused::confused:

Vou passar os endereços de onde comprei os componentes, espero ajudar

Fusíveis Térmicos c/ tF = 87ºC:

ODISON Eletrônica (11) 3361-2722 / 3223-3458

Rua dos Andradas, 154 Santa Efigênia

www.odison.com.br comercial@odison.com.br

Fusíveis (supostamente) Rápidos

Mercado Livre

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142517421-fusivel-6a-5x20-rápido-kit-c-10pcs-a1-_JM

Os demais componentes foram comprados na MULT Comercial

Rua dos Timbiras, 238 Santa Efigênia (11) 3225-0772

Achei núcleos de ferrite e caixas metálicas de filtro de linha numa loja que vende materias usados e sucatas de 1ª numa dessas travessas da Santa Efigênia ( Aurora, Andradas, Timbiras e sei lá mais o quê) e infelizmente não guardei o nome mas deve ser fácil encontrar: foi um daqueles caras que perguntam "Posso ajudar AMIGÃO?" que me mostrou. Vindo do Viaduto Santa Efigênia fica numa dessas travessas, à esquerda da R. Santa Efigênia.

Meus Parabéns meu Muito Obrigado ao Faller, Almeida, Beardyfella, _rau_, GuidoEx e a tantos outros camaradas. VALEU

kdk0158.th.jpg

kdk0150.th.jpg

kdk0145.th.jpg

kdk0132v.th.jpg

kdk0130.th.jpg

• Curtir 1
Postado

Aparentemente ficou bem legal! Parece que a solda tá bem feita, os componentes bem distribuidos.

Cara, pra colocar um pouco de pelo em ovo, se quiser dar uma mudada, talvez em projetos futuros, vou te passar algumas coisas que eu faria:

Na parte de baixo da placa, dá um reforço de solda nas trilhas. Tipo, mela a trilha com estanho.. Uma forma de alargar o caminho que a corrente tem pra passar.. Dai depois você dá uma mão de verniz embaixo da placa, pra não oxidar. Isso ai são medidas pra evitar problemas ao longo do tempo né.

Parabéns pela montagem!

• Curtir 1
Postado
  GuidoEx disse:
Aparentemente ficou bem legal! Parece que a solda tá bem feita, os componentes bem distribuidos.

Cara, pra colocar um pouco de pelo em ovo, se quiser dar uma mudada, talvez em projetos futuros, vou te passar algumas coisas que eu faria:

Na parte de baixo da placa, dá um reforço de solda nas trilhas. Tipo, mela a trilha com estanho.. Uma forma de alargar o caminho que a corrente tem pra passar.. Dai depois você dá uma mão de verniz embaixo da placa, pra não oxidar. Isso ai são medidas pra evitar problemas ao longo do tempo né.

Parabéns pela montagem!

Guido, acabei de estanhar as trilhas do filtro que estou usando e do que vou arranjar pro meu camarada.

Esteticamente não ficou muito legal porque deveria ser feito antes de soldar os componentes, não é mesmo? Mas o que vale é a funcionalidade, e até que pra quem nunca tinha feito isso antes... Achei um vídeo na net que mostrava como fazer o estanhamento, aí mandei bronca.

Só tá faltando comprar o centelhador.Você sabe se estes fusíveis cerâmicos (os brancos, possuem areia dentro) são os fusíveis rápidos mesmo?

Valeu!! <a  href=%7Boption%7Dhttp://a.imageshack.us/img101/1897/kdk0162.th.jpg' alt='kdk0162.th.jpg'> kdk0150.th.jpg

• Curtir 1
Postado

Ficou bala em meu. É esse o caminho mesmo, você pegou bem o jeito.

Nas próximas que você for fazer, seja lá do que for, segue mais duas dicas:

1- Como você mesmo disse, estranha a trilha antes de colocar os componentes. Ai beleza, não muda nada, mas se tivesse algum integrado mais delicado (aquelas caixinhas pretas com várias perninhas) você correria um grande risco de queimá-los.

2- Quando a terminação da trilha for assim quadrada (o que é muito incomum, geralmente ela é arredondada) você, quando for traçar a placa, deixa as pontas arredondadas. Tendeu? Em vez de terminar quadrada, com pontas, termina tipo quenem o cabo de uma faca, arredondado. Isso evita um negócio que é conhecido como "efeito de pontas", que é o fato de as cargas elétricas se acumularem brutalmente em regiões mais pontiagudas. Isso ai pode gerar interferência. Mas relaxa, isso pra montagens futuras.

Estou anexando uma imagem pra você ter uma ideia de como funciona esse efeito de pontas na prática.

11_25_09.gif

• Curtir 1
Postado
  cg3eduardo disse:
Guido, acabei de estanhar as trilhas do filtro que estou usando e do que vou arranjar pro meu camarada.

Esteticamente não ficou muito legal porque deveria ser feito antes de soldar os componentes, não é mesmo? Mas o que vale é a funcionalidade, e até que pra quem nunca tinha feito isso antes... Achei um vídeo na net que mostrava como fazer o estanhamento, aí mandei bronca.

Só tá faltando comprar o centelhador.Você sabe se estes fusíveis cerâmicos (os brancos, possuem areia dentro) são os fusíveis rápidos mesmo?

Valeu!! ;)

• Curtir 1
Postado

Olá, sou novo no forum, li o tutorial sobre o filtro de linha e pesquisei bastante no google sobre utilidade real dos estabilizadores quando comprei uma impressora a laser de 420W e me disseram que eu tinha que comprar um estabilizador de R$150,00!

Estou com algumas dúvidas, tipo:

1) pra que serve o resistor de 470K e 2W em paralelo com a carga nos modelos de circuito fase-neutro?

2) a area de sacao do fio do toroide e de 0.8mm, suporta 1,6A. Se eu for usar um fus[ivel de 8A, para uma potencia de 1500W em 220V, teria que usar um fio mais grosso no enrolamento? qual a corrente que passa por esse enrolamento?

Obrigado e ate mais!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
  Trevas disse:
Olá, sou novo no forum, li o tutorial sobre o filtro de linha e pesquisei bastante no google sobre utilidade real dos estabilizadores quando comprei uma impressora a laser de 420W e me disseram que eu tinha que comprar um estabilizador de R$150,00!

Comentário: Cuide com estabilizadores em impressoras laser, pelos altos picos de demanda que ela apresenta. Fosse você não usaria. Se necessário fosse a mudança de tensão usariam simplesmente um autotransformador...

Estou com algumas dúvidas, tipo:

1) pra que serve o resistor de 470K e 2W em paralelo com a carga nos modelos de circuito fase-neutro?

Comentário: Para providenciar a descarga dos capacitores do filtro. Não fora isso você poderia tomar um choque de até 310 Volts ao tocar no plug, mesmo desligado da tomada.

2) a area de sacao do fio do toroide e de 0.8mm, suporta 1,6A. Se eu for usar um fus[ivel de 8A, para uma potencia de 1500W em 220V, teria que usar um fio mais grosso no enrolamento? qual a corrente que passa por esse enrolamento?

Comentário: Fios com secção de 0,8mm suportam de 10 a 11 Amperes, segundo se pode ver na tabela ai: http://www.egeneral.com.br/TabelaAWG.htm

Respondido portanto...

Obrigado e ate mais!

Abraço.......

• Curtir 1
Postado

E ae,

valeu por tirar minhas dúvidas, faller!

esse tópico nao pode morrer nunca, nao é hobby nem curiosidade, é utilidade pública!

De parabens, faller, AlmeidaFilho, _rau_ e todos os outros que contribuiram, nao só pelo conhecimento, mas pela iniciativa de compartilhá-lo com tanta paciência;

em breve vou postar as fotos da gambiarra que está tomando forma aqui em casa! hehe

se não for abusar, tenho mais umas dúvidas...

- o resistor vai consumir 2w o tempo todo?

- quanto a placa de circuito, as trilhas tem que ter 15mm de largura, mas a distancia entre elas pode ser de no minimo quanto?

- para 220, qual o varistor mais aconselhavel: tvr 20361, ou 20391?

- eu poderia usar um varistor menor entre neutro e terra em 220? e entre o fase e o terra? de quanto?

- colocar a etapa da filtragem antes dos varistores, como sugerido por Stranhoso fjakjfok, vale a pena, nao fica ruim?

ate mais!

• Curtir 1
Postado
  faller disse:
Ô gente boa... Estão assassinando a eletrônica por ai.. Esse esquemático recém passado ai de cima já está defasado.. Tinha que ser para junho, para as festas juninas... Ao ligar seria um crepitar de fusíveis a queimar.. Altos fogos, estrondos e festança...

Só faltaria o vinho e a fogueira para pular..

Olhe ai.. Um filtro de linha com proteção, muito melhor que todos que conheço e que se encontram por ai no mercado, tem mais ou menos essa cara dai que vou colocar.. Tanto para 110 quanto para 220 Volts com aterramento. quem tiver que fazer alguma coisa diferente, ou não achar os componentes todos, vire-se, adapte..

Para 127 Volts com aterramento..

Proteoefiltropara127Voltscomaterram.jpg

Para 220 Volts com aterramento..

Proteoefiltropara220Voltscomaterram.jpg

Abraço...

Grande Faller,

Este novo projeto que você nos apresenta possui duas pequenas diferenças com relação àquela proteção em que você usou a estrutura de um estabilizador: http://forum.clubedohardware.com.br/como-tornei-util/492673

Agora o centelhador a gás está disposto após os varistores, indutores e capacitores e no seu projeto anterior o centelhador vinha logo na entrada, antes dos varistores. Por que razão houve essa mudança? A proteção é maior dessa maneira?

A outra mudança observada é que antes você usava 4 varistores como proteção F-N e nesse projeto você sugere 2 varistores entre F-N. Sei que tanto aquele projeto quanto o de agora são excelentes, mas gostaria de saber se essas mudanças na disposição de alguns elementos é que permitiu a diminuição do nº de varistores F-N ?

Você saberia dizer -talvez só pela foto seja meio difícil-, se o material de que são feitos esses núcleos é ferrite ou Iron Powder?

Você aconselha o uso deste núcleo retangular em filtro passa-baixa? As dimensões aproximadas em mm são 32x28x12 LxAxP. Essa peça foi tirada de uma fonte. Já o núcleo circular têm diametro externo de 27mm e interno de 15mm por 10mm de altura.

kdk0233.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Supondo que esses dois núcleos comportem um mesmo número de espiras e sejam de um mesmo material, qual proporcionaria um melhor filtro?

Mais uma vez obrigado, com a sua ajuda e a de outros colegas aqui do fórum e seguindo o seu projeto consegui montar minha proteção que está funcionando muito bem há algumas semanas( post #601).

Grande abraço!

• Curtir 1
Postado

Olá pessoal. Tenho algumas dúvidas teóricas em relação ao filtro passa baixa...

- Porque o indutor é responsável por filtrar as altas freqüências?

-A função do capacitor é “estabilizar” a tensão? Qual a diferença entre o papel do capacitor classe X e classe Y?

Se tiver algum entendido do assunto que tenha paciência de explicar fisicamente o processo de filtragem ficaria muito grato!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
  LeonardoF.S disse:
Olá pessoal. Tenho algumas dúvidas teóricas em relação ao filtro passa baixa...

Quando você faz um filtro passa baixas LC (com um indutor em série e um capacitor em paralelo) a razão de atenuação do sinal é diretamente proporcional a reatância de cada um dos elementos.

A reatância do elemento, assim numa explicação para leigos, seria o equivalente a resistência a passagem da corrente elétrica alternada amarrada a frequência dessa forma de onda alternada..

Desse modo a reatância Xl de um indutor é expressa na fórmula Xl=2 pi f L

A reatância do capacitor Xc é expressa pela fórmula Xc - 1/ 2 pi f C

Fica fácil de se ver que tanto maior a frequência duas coisas vão acontecer:

Xl ficará cada vez maior

Xc ficará cada vez menor

Como o sinal AC do filtro tem de passar por Xl e como tem um Xc na saída para atenuar o mesmo, tanto mais alta a freqüência maior será a atenuação desse filtro...

Usa-se indutores e capacitores nos filtros pela sua característica de apresentar resistência a passagem dessa AC dependentes da frequência desses sinais AC.

• Curtir 1
Postado

Ok faller. Obrigado pela resposta mas a dúvida é como acontece esta atenuação...

Quando circula uma corrente por um indutor é gerado um campo eletromagnético que é "cortado" pelas espiras do indutor induzindo em si mesmo uma força contra eletromotriz que se opõe a tensão de alimentação, provocando o atraso de 90° elétricos da corrente em relação a tensão em um indutor ideal... Toda essa parte teórica me parece clara... o que não entendo é como um indutor pode "frear" uma freqüência de 10kHz por exemplo...

E quanto ao capacitor, como tu mesmo disse, quanto maior a freqüência menor a reatância capacitiva. Com altas freqüências “não da tempo” do capacitor se carregar que o sentido da corrente já está invertido... a meu ver isso parece um circuito aberto... por outro lado a reatância capacitiva, que é uma oposição a passagem da corrente, seria cada vez menor com o aumento da freqüência... o que provocaria o aumento da passagem da corrente

. Como se pode ver esta parte ainda não está clara para mim... a forma como o capacitor vai se comportar neste circuito de acordo com as freqüências e de que formar ele filtraria.

Desde já obrigado!!

• Curtir 1
Postado

e ae, LeonardoF.S!

Primeiro a do capacitor que é mais fácil:

Se não da tempo do capacitor se carregar, porque a corrente muda de sentido muito rápido,

então a tensão em seus terminais quase nao vai aumentar de zero para alguma coisa, o que

significa que ele nao vai "consumir"(na verdade armazenar) energia nenhuma, se comportando

assim como um curto.

Não pense em corrente, pense em tensão. Capacitor aceita degrau de corrente, só nao

aceita de tensão (ou seja, pode passar uma corrente altissima pelo capacitor sem

carregálo - desde que seja por pouco tempo, já que: I=c*dV/dt: a corrente no capacitor define

a taxa de variação da tensão no tempo, e não a tensão em sí).

O que dá a reatancia é o fato de ele se carregar, consumindo assim uma tensão, que vai occorrer

em frequencias mais baixas (pra dar tempo)...

Se você tentar colocar um degrau de tensão num capacitor, a corrente que vai passar vai se praticamente infinita,

torrando tudo (claro que nem o degrau existe nem a corrente infinita.. hehe)

o que é um degrau:

http://www.dt.fee.unicamp.br/~www/ea513/node145.html

Já no indutor é o contrário: V=L*dI/dt, a tensão define a taxa de variação da corrente, e ele aceita

degrau de tensão não de corrente.

Daí, o raciocinio é o dual do capacitor. a tensão variando muito rápido não dá tempo de aumentar a corrente,

bloqueando correntes de alta frequência no circuito. ->Observe que ele não obstacula a tensão de alta frequência,

só a corrente.

Pra um completo entendimento do que acontece num circuito desses, inclusive em regime permanente (em condicoes normais de uso)

tem que analisar o circuito e plotar os graficos, nao cheguei na disciplina que estuda correntes e tensoes alternadas

ainda, então nao to muito familiarizado com a resolucao desses circuitos, mas sei que envolve ferramentas matemaicas bem

complicadas como transformada de laplace, convolucao, ai fica pra outra pessoa mais qualificada que eu... heheh

se quiser ir mais fundo, pesquisa circuit theory no google

Até mais!

• Curtir 1
Postado

Trevas

Cara muito obrigado!! Tu se fez muito claro nas explicações!!

Não entendi muito bem esta parte:

Trevas disse:
Se você tentar colocar um degrau de tensão num capacitor, a corrente que vai passar vai se praticamente infinita,

torrando tudo

Pelo circuito que tu me mando, uma fonte de tensão em forma de degrau teria a função de: ora energizar o circuito, ora colocá-lo em curto? É isto?

E por que iria torrar tudo se esta corrente tem um limite? Ela seria elevada somente no instante inicial...

A questão da filtragem... o que é melhor? mais indutância, mais capacitância, ou um "equilibrio"?

Entendi porque o indutor em série filtraria a corrente... mas e o capacitor em paralelo?

Fica claro que, se o capacitor estivesse em série, iria “acabar” com as tensões com baixa freqüência... mas em paralelo ele me parece ser inútil... a função dele ali seria filtrar as tensões com alta freqüência ou manter o fator de potência próximo de 1, ja que o indutor iria atrasar a corrente em relação a tensão?

Mais uma vez, obrigado aos colegas pelas explicações!!

• Curtir 1
Postado
  cg3eduardo disse:
Grande Faller,

Este novo projeto que você nos apresenta possui duas pequenas diferenças com relação àquela proteção em que você usou a estrutura de um estabilizador: http://forum.clubedohardware.com.br/como-tornei-util/492673

Agora o centelhador a gás está disposto após os varistores, indutores e capacitores e no seu projeto anterior o centelhador vinha logo na entrada, antes dos varistores. Por que razão houve essa mudança? A proteção é maior dessa maneira?

A outra mudança observada é que antes você usava 4 varistores como proteção F-N e nesse projeto você sugere 2 varistores entre F-N. Sei que tanto aquele projeto quanto o de agora são excelentes, mas gostaria de saber se essas mudanças na disposição de alguns elementos é que permitiu a diminuição do nº de varistores F-N ?

Você saberia dizer -talvez só pela foto seja meio difícil-, se o material de que são feitos esses núcleos é ferrite ou Iron Powder?

Você aconselha o uso deste núcleo retangular em filtro passa-baixa? As dimensões aproximadas em mm são 32x28x12 LxAxP. Essa peça foi tirada de uma fonte. Já o núcleo circular têm diametro externo de 27mm e interno de 15mm por 10mm de altura.

kdk0233.jpg

Supondo que esses dois núcleos comportem um mesmo número de espiras e sejam de um mesmo material, qual proporcionaria um melhor filtro?

Mais uma vez obrigado, com a sua ajuda e a de outros colegas aqui do fórum e seguindo o seu projeto consegui montar minha proteção que está funcionando muito bem há algumas semanas( post #601).

Grande abraço!

Por favor, alguém saberia me responder?!

• Curtir 1
Postado

Caro LeonardoF.S,

Degrau e uma forma de onda (em forma de degrau, heheh). quando eu falo que apliquei um degrau de tensão

em a um componente, significa que nao tinha nenhuma tensão nele (o circuito estava aberto), dai eu apliquei

uma tensão qualquer (fechei o circuito ligando uma xave por exemplo).

ele ia torrar porque o degrau é uma variação de 0 para um valor de tensão (por exemplo 220V) quase que instantâneo,

o que significa que a sua taxa de variação no tempo é quase infinita (instantâneo), fazendo assim com que a

corrente fosse igualmente grande já que:

I=c*dV/dt: a taxa de variação da tensão no tempo é diretamente proporcional á corrente;

Quando o capacitor esta dentro de um circuito, a tensão em seus terminais depende do circuito, então ele nao esta sujeito a degrais.

O que o capacitor em paralelo faz é permitir que as frequencias mais altas escoem para a terra (ou para o neutro),

não indo assim para o seu equipamento, já que ele se comporta como um curto (um fio sem resistencia) para essas

frequencias;

Bom, eu não entendo muito de filtros, mas pelo pouco que entendo de circuitos, não é a simples questão de: mais

indutancia ou mais capacitancia, e sim resolver o circuito para entender exatamente como ele se comporta com

difirentes valores dos dois; pelo que eu li por aqui, faller disse que quanto maior o valor dos componentes, mais

baixa e a frequencia de corte. tem uns programinhas que simulam os filtros, da pra brincar mesmo sem entender

muito, se eu não me engano é filter solutions (programa indicado por faller).

http://www.filter-solutions.com/

resumindo, eu nao entendo de filtros. hehe

em relação ao atraso da corrente e fator de potência eu to por fora, ainda não estudei isso, mas se você me mandar

uns links eu posso dar uma olhada...

Até mais

caro cg3eduardo,

tambem gostaria de saber sobre tais modificações. O núcleo serve pra aumentar a indutancia, a diferenca dos formatos

e que o toroide nao dixa vazar campo mas pra o nosso circuito nao tem problema se vazar. o proprio faler usou um trans

formador com esse núcleo (o quadrado) num filtro; o melhor dos dois é o que proporcionar a maior área de seção

transversal para o mesmo comprimento se forem feitos do mesmo material.

L = (Uo n^2 A)/ c

Sendo:

L a indutância em Henrys

n o número total de espiras

A a área da seção transversal da espira

c o comprimento total do solenóide, em metros

Uo = PI * 4E-7

Até mais!

• Curtir 1
Postado

Ok... tudo esclarecido!!

Só mais algumas dúvidas... por que é recomendado este tipo de indutor?

indutor-1.jpg

em vez deste?

indutor.jpg

Não seria melhor usar dois indutores deste segundo tipo, um para o fase e o outro para o neutro?

Eu poderia atrulhá-lo de voltas? de modo que alguma espiras ficassem sobrepostas umas sobre as outras?

Algo deste gênero:

26-toroide79.JPG

Pergunta meio ***** mas... para o cálculo da freqüência de corte, a indutância total do circuito seria (indutor do fase + indutor do neutro) certo?

Estava penssando eu confexionar 2 indutores (da maneira mais idêntica possível), mediar a indutância total deles em série e em cima disso escolher um capacitor para o circuito... pode ser??

Valeu pessoal...

• Curtir 1
Postado
  LeonardoF.S disse:
Ok... tudo esclarecido!!

Só mais algumas dúvidas... por que é recomendado este tipo de indutor?

indutor-1.jpg

em vez deste?

indutor.jpg

Não seria melhor usar dois indutores deste segundo tipo, um para o fase e o outro para o neutro?

Eu poderia atrulhá-lo de voltas? de modo que alguma espiras ficassem sobrepostas umas sobre as outras?

Algo deste gênero:

26-toroide79.JPG

Pergunta meio ***** mas... para o cálculo da freqüência de corte, a indutância total do circuito seria (indutor do fase + indutor do neutro) certo?

Estava penssando eu confexionar 2 indutores (da maneira mais idêntica possível), mediar a indutância total deles em série e em cima disso escolher um capacitor para o circuito... pode ser??

Valeu pessoal...

Não tenho certeza, é apenas um palpite, na base do achismo, rss!

Acho que o primeiro indutor, com duas bobinas num mesmo núcleo é preferível devido a simetria, pois dessa forma você tem duas bobinas com um mesmo número de voltas num mesmo núcleo, mesmo material. Ao meu ver, fazendo duas bobinas em dois núcleos separados, mesmo que o número de voltas seja igual e o material e medidas dos núcleos sejam iguais, talvez devido ao processo de fabricação do núcleo, a permeabilidade entre eles seja diferente, resultando em indutâncias diferentes mesmo com bobinas iguais ( mesmo número de espiras).

Mas como eu disse, é só achismo. Dando palpites também aprenderei se estiver errado. Estarei contigo aguardando uma resposta mais técnica, respaldada e confiável.

Abraço!

• Curtir 1
Postado
  cg3eduardo disse:
Grande Faller,

kdk0233.jpg

Grande abraço!

Por favor, alguém saberia me responder? O novo projeto ao qual me refiro está no Post # 609.

• Curtir 1
Postado
  cg3eduardo disse:
Acho que o primeiro indutor, com duas bobinas num mesmo núcleo é preferível devido a simetria, pois dessa forma você tem duas bobinas com um mesmo número de voltas num mesmo núcleo, mesmo material.

Mas que simetria? só pelo fato de ser o mesmo núcleo ferroso, não significa que elas tenham a mesma indutância. E independente de ser o mesmo núcleo ou não, o material será o mesmo, pois os núcleos serão do mesmo modelo, mesmo fabricante e possivelmente do mesmo lote.

cg3eduardo disse:
Ao meu ver, fazendo duas bobinas em dois núcleos separados, mesmo que o número de voltas seja igual e o material e medidas dos núcleos sejam iguais, talvez devido ao processo de fabricação do núcleo, a permeabilidade entre eles seja diferente, resultando em indutâncias diferentes mesmo com bobinas iguais ( mesmo número de espiras).

Quanto a isso não há problema... onde trabalho, tenho condições de medir a indutância delas e posso deixá-las mais equivalentes.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Se enrola em um mesmo núcleo para aproveitar uma das características dessa topologia que é de duplicar a indutância conforme o arranjo do filtro..

Veja ai cada um dos indutores apresenta uma indutância de 2,72 mH

Indutores01.jpg

Se casar os indutores de modo correto não vou ter a soma da indutância dos mesmos, o que seria normal e aconteceria se ambos os indutores fossem em núcleos separados, mas sim 4 vezes o valor unitário de cada indutor, no caso 10,87 mH...

indutores02.jpg

Essa é a razão principal de se usar o mesmo núcleo para os dois indutores..

Abraço...

• Curtir 1
Postado

Bela explicação faller !!!

Quanto aos núcleos que eu tenho, vocês saberiam dizer de que material é feito o núcleo retangular? Ele resulta um bom indutor também ou é melhor arrumar outro circular?

Abraço!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
  cg3eduardo disse:
Bela explicação faller !!!

Quanto aos núcleos que eu tenho, vocês saberiam dizer de que material é feito o núcleo retangular? Ele resulta um bom indutor também ou é melhor arrumar outro circular?

Abraço!

Não, não sei dizer de que é feito o núcleo retangular... Não existem bons indutores e maus indutores. O que existe é um valor diferente de indutância resultante, em função da característica de cada diferente material empregado nos núcleos. Nada disso entretanto deverá prejudicar a execução de um filtro passa baixa para eliminação de espúrios, RFI e EMI, visto que a frequência dessas interferências são muito, mas muito elevadas, se comparadas aos 60 Hz da frequência da rede. Faça seu filtro mesmo usando esse núcleo quadrado que vai dar certo. Muitos indutores de filtro são feitos assim. Segue abaixo fotos mostrando isso..

No meu próprio filtro

IndutordefontedemonitorCRTSansung20.jpg

Em novo filtro, que está nascendo, um indutor com 77mH

Indutorde77miliHenries.jpg

Esse amarelo, logo a direita da ponte, faz parte do filtro e é montado em um núcleo retangular.

4Duploindutor.jpg

Veja ai dois exemplares de indutor em núcleo retangular, um fico na placa e outro, colocado sobre o capacitor só para tirar a foto.

Indutores2.jpg

E, agora respondendo suas perguntas:

- Este novo projeto que você nos apresenta possui duas pequenas diferenças com relação àquela proteção em que você usou a estrutura de um estabilizador: http://forum.clubedohardware.com.br/...ei-util/492673

Resposta: Como o centelhador a gás tem uma resposta bem mais lenta que os varistores, ele não será jamais o primeiro a ser acionado, e de nada adianta ele estar "de cara" na entrada. Desse modo foi para o outro local, mas que não muda muito também... Preferência na hora de desenhar talvez responda melhor essa questão. Se faz alguém mais feliz trazê-lo de volta a posição de entrada, sinta-se a vontade, não vai alterar sua função, nem seu desempenho, na proteção..

- A outra mudança observada é que antes você usava 4 varistores como proteção F-N e nesse projeto você sugere 2 varistores entre F-N. Sei que tanto aquele projeto quanto o de agora são , mas gostaria de saber se essas mudanças na disposição de alguns elementos é que permitiu a diminuição do nº de varistores F-N ?

Resposta: O uso de varistor único sempre será o melhor dos mundos, visto que é impossível "casar" com perfeição dois varistores. Entretanto, quando se deseja colocar uma maior capacidade de absorção de energia se pode usar de dois artifícios:

1) Adotar varistores maiores, de maior diâmetro, (40 mm por exemplo) como o visto nessa foto dai, ao lado do varistor de 20 mm que normalmente estão dentro das melhores proteções..

PICT0004-2.jpg

2) Baseado no fato de que esses varistores de 40 mm ser de extrema dificuldade de se encontrar no mercado e quando se encontra são caros, existe uma possibilidade de colocar em paralelo uma quantidade maior de varistores. Cada varistor, independente do fabricante e de modelo, tem sua característica própria de condução, que certamente não vai ser igual aquela de seu vizinho. Desse modo existe uma tendência de algum varistor trabalhar sozinho no enfrentamento de um surto, por um tempo muito curto antes de "acionar" seu vizinho em paralelo. Desse modo se pode deduzir que a real capacidade de absorção de energia de exceção de um conjunto em paralelo não é a mesma que de um único varistor de maior diâmetro...

A falta de um varistor de 40 mm me levou a colocar 4 varistores em paralelo naquela proteção que montei dentro de um estabilizador..

Na prática e dentro de um bom senso, o uso de dois varistores de 20mm "sanduichando" o fusível térmico me parece uma excelente solução..

- Você saberia dizer -talvez só pela foto seja meio difícil-, se o material de que são feitos esses núcleos é ferrite ou Iron Powder?

Só se fosse vidente..

- Você aconselha o uso deste núcleo retangular em filtro passa-baixa? As dimensões aproximadas em mm são 32x28x12 LxAxP. Essa peça foi tirada de uma fonte.

Resposta: Depende de que parte da fonte você a tirou. Muitas vezes as pessoas retiram esse núcleo quadrado justo daquela posição que mostrei acima em foto, dentro de uma fonte, perto da ponte, dos diodos, aonde a função é a de filtro mesmo desmancham e rebobinam sem saber que desmancharam um indutor já pronto para usar em um filtro...

Se retirou da etapa de saída, com muitos enrolamentos sobre o mesmo(3 ou 4) esse núcleo foi feito para trabalhar no chaveamento de alta frequência da fonte e não raramente tem gap quer visível entre um núcleo e outro, quer intrínseco ao produto, sob a forma de "bolhas" de ar internas ao material. Isso melhora as suas características de saturação o que é muito útil na função de transformador chaveador da fonte mas não ajuda nada em 60 Hz, que é o caso do filtro, atrapalhando até um pouco quando se quer um indutor com uma indutância maior um pouco...

Mas resumindo: Se for da etapa de entrada é ideal para filtro. Se for da etapa de saída da fonte, não chega a ser ideal mas também pode ser usado...

Abraço...

• Curtir 1
Postado
  faller disse:
Se casar os indutores de modo correto não vou ter a soma da indutância dos mesmos, o que seria normal e aconteceria se ambos os indutores fossem em núcleos separados, mas sim 4 vezes o valor unitário de cada indutor, no caso 10,87 mH...

Abraço...

Valeu faler!!

Neste esquema que você postou, dois indutores estão casados corretamente e outros dois estão invertidos... Porque isso? isso não faria com que suas indutancias se anulem?

Outra... como você fez o download do filter solutions? Tu usa a versão gratuita ou comprou as mais completas?

Obrigado!

Postado
  faller disse:

Abraço...

Valeu faler!!

Neste esquema que você postou, dois indutores estão casados corretamente e outros dois estão invertidos... Porque isso? isso não faria com que suas indutancias se anulem?

Outra... como você fez o download do filter solutions? Tu usa a versão gratuita ou comprou as mais completas?

Obrigado!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!