Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, depois de várias tentativas, consegui construir o indutor de 10mH!!

Antes usava um toroide de 25mm de diâmetro com Al desconhecido... mas era impossível conseguir tal indutância então comprei um toroide grande na Severo Roth, acredito que uns 35mm (não medi).

Como condutor, usei um cabo bastante flexível com isolação de tecido, constituído de 65 fios de 0,12mm de diâmetro cada. Área total de ± 0,73mm²

Seguem as fotos:

Bobina 1

bobina1i.jpg

Bobina 2

bobina2u.jpg

Indutância polarizado diretamente

direto.jpg

Indutância polarizado inversamente

inverso.jpg

Resistência da isolação do condutor

resistnciadaisolao.jpg

Como a isolação era de tecido, fiquei meio desconfiado que houvesse uma corrente de fuga pelas malhas do tecido, mas acho que a resistência está bem alta.

Resitência do condutor

resitnciadocondutor.jpg

Caso seja colocado uma carga no filtro que demande pouco mais de 1200W, medi a resistência do indutor com 10A circulando.

Resistência medida: 0,191 Ω.

Casso seja demandada essa corrente, vai ter uma queda de tensão de 1,91V e uma potência perdida de 19,1W no indutor. Mas acho que boa parte desse valor é por causa da emenda porca que fiz na hora de medir.

Mais uma pergunta para o faller:

Sem querer ser detalista de mais, mas as indutâncias estão boas ou devo eliminar umas espiras para se aproximar mais dos 10mH??

Abraço

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Olá, realmente é um varistor muito parrudo em capacidade e tamanho com talves uma única vantagem significativa que é a durabilidade frente aos irmãos menores, mas não foi a minha intenção inicial comprar um DPS Clamper para arrancar o varistor acontece que o DPS que comprei estava inutilizado como proteção indicando status "defeito". Depois de um problema com um parafuso do borne que tava travado tentei óleo desingripante e tudo até que na tentativa de afrouxá-lo a qualquer custo arrebentei a conexão do protetor térmico e o bendito do parafuso nem se mexeu.Como nesse caso a garantia creio não me serviria mais instalei outro DPS indêntico novinho no quadro e fiquei com esse para reaproveitar somente o elemento de proteção que estava intacto.

Mas se tava indicando defeito, tem certeza que esse varistor tá bom? Já testou-o com tensão nos terminais dele? Pode ser que ele entre em curto assim q você ligar na energia.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Sem querer ser detalista de mais, mas as indutâncias estão boas ou devo eliminar umas espiras para se aproximar mais dos 10mH??

De modo algum... Qualquer valor de indutância ai vai funcionar visto que o ruído geralmente se dá em alta frequência e a tensão da rede tem a frequência de 60 Hz.

O filtro deve ser um passa baixas que deixe passar 60 Hz e bloqueie as altas frequências, geralmente da ordem de kHz um até MHz. Qualquer valor de indutor, de menos de 1 mH até já daria um bom filtro..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Qual seria a máxima indutância que um indutor nesse filtro poderia ter sem interferir na frequência de 60Hz?

Com dois indutores de 40 mH e um capacitor de 100nF, perfazendo a função de passa-baixa, a perda de tensão em 60 Hz fica lá pelos 4%.. Ai começa a atrapalhar..

Com 10mH e os mesmos 100nF a perda de tensão fica e torno dos 0,3%, ou seja 0,4 Volts AC em 60 hz. Desprezível...

• Curtir 1
Postado

Amigos, tenho acompanhado este tópico e estou empenhado em proteger os equipamentos de som da igreja. Recentemente houve uma manutenção nas lâmpadas e muitos reatores foram jogados fora, peguei eles e desmontei para ver se algum componente me interessava para fins de filtragem e retirei os seguintes:

080120113880.jpg

indutores, o menor mede 10mm de diametro e o retangular partido mede 23mm por 16mm eles serviriam para filtro?

080120113881.jpg

cpacitores

marrom: 602K 1,6Kv

coral: 4n7 1600v

azuis: 6n8/k/1k0

poliéster 27nj 630 v3

outro u47 k 400

também consegui esses em outras placas:

080120113886.jpg

azul quadrado 1nK 400

azul ceramica 472K 2Kv

verde poliester 2G104K

aproveitando ainda esses indutores abaixo são para uso em que?

080120113885.jpg

o verde é de 100uH e o outro é de 56uH

obrigado

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Vejo nesses indutores uma baixa capacidade de trabalho com correntes da ordem de 3 a 5 Amperes, que geralmente se espera de um filtro..

Seriam indutores para correntes da ordem de 500 a 1 Ampere no máximo... Falta fio mais grosso ai.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Dá para usar os ferrites retangulares enrolando fio mais grosso?

Nenhum problema a não ser que a indutância resultante será bem baixa e consequentemente seu filtro terá uma frequência de corte bastante alta..

difícil e perigosamente conseguirás colocar ai, nesse ferrite, dois enrolamentos para fazer um filtro balanceado. Vais ter de usar dois indutores com dois núcleos por filtro, no mínimo, para fazer um filtro balanceado.

Ferrite com dois enrolamentos:

Indutorcomboaseparaoentrebobinas.jpg

Abraço...

• Curtir 1
Postado

Faller, novamente estou com dúvida em relação à indutância mais adequada, desta vez no indutor de 100uH.

Com 11 espiras consigo 99uH e com 12 aproximadamente 116mH.

Poder ser uma diferença insignificante, mas como não tenho noção de quanto isso vai afetar, vou te amolar com perguntas de novo... 99uH ou 116uH?

Desde já obrigado!

• Curtir 1
Postado
Ontem caiu o transformador em frente à minha casa, quebrou até o basaldo da calçada, deve ter caído pois colocaram um pedaço de pau para o para-raio com um parafuso que deve ter feito uma cunha e lascado o poste no meio e devido ao peso o transformador lascou e trouxe consigo o outro poste ao chão. Na hora ficou meia fase e o filtro logo abriu. Torrou um varistor que estava antes do TCO, pois coloquei o primeiro TCO após o primeiro varistor o que nunca ia proteger. O telefone sem fio se foi, isso que tinha aqueles protetor da Clone Rj11 que comprovadamente não serviu para nada. Comprei um Gigaset Siemens A390. Torrou o varistor do T-N. Pergunto se o fio do TERRA apesar de estar bem aterrado na haste, caso ele fique frouxo na tomada a ponto de não fechar o aterramento, o varistor iria descarregar na LATA do computador? Pergunto isso pois fui olhar a tomada e estava quase escapando o fio terra do pino desta tomada.

Seu aterramento por acaso é um em esquema TT, hastes independentes? Pelo que você relata, aparentemente sim. Um aterramento em esquema TN-S ou TN-C-S não teria ocorrido isso.

Provavelmente houve uma sobretensão no neutro e como seu aterramento é independente, houve uma DDP elevada entre N e T que torrou o varistor - antes ele do que sua fonte! Se o aterramento fosse um TN, ambos N e T elevariam o potencial igualmente e não teria ocorrido a queima do varistor, pelo menos teoricamente não.

Como essa sobretensão veio pelo neutro e não diretamente da sua malha independente, se o fio terra tivesse solto o neutro elevaria a tensão e o varistor poderia provavelmente conduzir pro ponto de menor resistência que com certeza iria à carcaça do PC, que iria encontrar um ponto de descarga mais fácil, que poderia ser o estouro de um capacitor Y entre N-T dentro da fonte por exemplo, ou não, talvez o neutro e terra ficasse flutuante na carcaça, em mesma tensão, sem ter pra onde ir a corrente, ficando ali esperando alguém aterrar a carcaça, dando um choque elétrico em alguém.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Faller, novamente estou com dúvida em relação à indutância mais adequada, desta vez no indutor de 100uH.

Com 11 espiras consigo 99uH e com 12 aproximadamente 116mH.

Poder ser uma diferença insignificante, mas como não tenho noção de quanto isso vai afetar, vou te amolar com perguntas de novo... 99uH ou 116uH?

Desde já obrigado!

É praticamente irrelevante nessa aplicação. Eu pegaria o valor maior, 116uH.

Escolha, só escolha, nada mais..

Abraço..

• Curtir 1
Postado

beleza... Deixei com 12 espiras!

Hoje terminei o filtro!! Liguei na tomada e nada... quando vi, 2 TCO's estavam queimados. Quando fui substituí-los, arranquei as trilhas junto... que raiva!! Vou ter que imprimir outra placa...

Aí estão algumas fotos do circuito impresso:

placav.png

pcih.jpg

Componentes posicionados:

pci.png

Esta foi minha primeira PCI... Aliás, foi motivo de gargalhada la na empresa! Se alguém puder me ajudar a melhorar o layout seria excelente!! ...Me indicaram uma dúzia de programas para fazer este circuito, porém não tenho tempo para aprender a mexer neles agora... fiz esta placa no auto cad.

Obs.: Tentei soldar os TCO's mais rápido possível, mesmo assim queimarm! (250V - 10A - 77°C)

Obrigado a todos!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Três dicas para soldar TCO..

1) Deixe seu lides o mais comprido que puderes, nem os corte...

2) Antes de soldar pince o lide do mesmo com um alicate, se possível de bico chato, para servir como dissipador de calor. Claro, pince com o alicate entre o ponto de solda e o corpo do TCO, mais para o lado do ponto de solda.. Se não teveres mãos para auxiliar nessa tarefa, abrace o cabo desse alicate com alguns atilhos de borracha (borrachinha de dinheiro) e terás uma pinça auto prensil..

3) Não gaste muito tempo no processo de soldagem. Seja rápido.

Quanto a placa.. Lembra um quadro de Picasso...

Mas nem esquente, se cumpre a função é a conta...

Algumas dicas para placa: Não afine uma trilha desnecessariamente pois reduz sua capacidade de transporte de corrente e deixa, nos furos, pouco cobre para segurar a trilha no lugar.. Ai ao tirar um componente solta a trilha mesmo.. Se tem espaco, alargue as trilhas principalmente aquelas de corrente maior. Alargue as mesmas nos furos..

• Curtir 1
Postado

É porque não viram quando montei meu primeiro filtro, hoje tenho vergonha daquilo. Hj ele tá na minha caixa de sucatas...

• Curtir 1
Postado

Queria saber ate quantos mH [maximo possivel] posso utilizar com filtro sem atrapalhar o funcionamento, pois conseguir 30mH em um indutor e 35mH com um maior.

Postado

Finalmente terminei o filtro!!

Usei como carcaça o "filtro" da SMS:

dscf0193.jpg

dscf0201p.jpg

dscf0205ll.jpg

Gostei bastante do diâmetro dos Jumpers!!

dscf0484z.jpg

Filtro novo:

Proteoefiltropara127Voltscomaterram.jpg

dscf0643.jpg

dscf0668k.jpg

dscf0676.jpg

Além de ficar com o dobro do peso, percebi que ele passou a emitir um ruído bastante irritante conforme a carga que eu coloco nele! Primeiro liguei uma luminária com reator eletromagnético para lâmpada de 9W... fez um ruidinho, então liguei um ventilador... aí o filtro começou a berrar enlouquecidamente!! Por ultimo leguei um ferro de solda que também emitiu ruído!

Acredito que os indutores são os responsáveis pela barulheira... Apertei as espiras com bastante força, folgadas com certeza elas não estão! Acho que eles estão meio frouxos dentro do filtro.... Se eu forrar eles com bastante algodão vai resolver este problema (sem criar outro)?

Desde já obrigado!

• Curtir 1
Postado

Bem... fiz alguns testes só de curiosidade para ver o que está se passando no filtro...

Como carga, nada menos do que o tão polêmico estabilizador!

Estabilizador desligado:

tensonasadadofiltrosemc.jpg

senoidesemcarga.jpg

Estabilizador ligado:

tensonasadadofiltrocomc.jpg

senoidecomcarga.jpg

Achei muito estranho a onda sair deste jeito!! Estou começando a desconfiar que fiz algo errado... não sei se na construção do filtro ou na medição.

Saída do estabilizador ligado direto na tomada:

sadadoestabilizador.jpg

Vou tentar achar uma carga que polua bastante a rede para comparar a saída da tomada com saída do filtro.

• Curtir 1
Postado

Carga : Resitor 220V - 500W

Resistor ligado diretamente na rede:

resistoralimentadodiret.jpg

resistoralimentadodiret.jpg

Resistor ligado no filtro:

resistoralimentadonofil.jpg

É normal distorcer a senoide deste jeito? Algo esta errado no filtro ou isso ja estava previsto?

Vou tirar os indutores e os capacitores... Vou deixar apenas os varistores e o dispersor a gas.

• Curtir 1
Postado

Olá pessoal. Li todos os posts, montei o filtro conforme as dicas e ilustrações demonstradas. Apesar das imagens, fiquei com uma dúvida apenas na ordem de qual topologia deve estar na entrada. Conforme pesquisei e apesar de haver afirmações de que não é tão importante a ordem, mas que cada indutor represente uma topologia diferente. Gostaria de saber através dessa mera imagem que tentei ilustrar, se o indutor 1 conforme a imagem está perfazendo o modo comum ou o modo diferencial? Considerei a entrada pela indutor 1 e a saída após o indutor 2. Ficarei grato pela ajuda e fiquem com Deus.

imagemsrf.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

É normal distorcer a senoide deste jeito? Algo esta errado no filtro ou isso ja estava previsto?

Vou tirar os indutores e os capacitores... Vou deixar apenas os varistores e o dispersor a gas.

Não, absolutamente não é normal. Filtros e proteções são elementos passivos que em nada alteram a forma de onda nem tampouco a tensão... Não tenho ideia do que seja isso dai.. Faça a pesquisa por eliminação de componentes..

Olá pessoal. Li todos os posts, montei o filtro conforme as dicas e ilustrações demonstradas. Apesar das imagens, fiquei com uma dúvida apenas na ordem de qual topologia deve estar na entrada. Conforme pesquisei e apesar de haver afirmações de que não é tão importante a ordem, mas que cada indutor represente uma topologia diferente. Gostaria de saber através dessa mera imagem que tentei ilustrar, se o indutor 1 conforme a imagem está perfazendo o modo comum ou o modo diferencial? Considerei a entrada pela indutor 1 e a saída após o indutor 2. Ficarei grato pela ajuda e fiquem com Deus.

imagemsrf.jpg

Veja o post de número #661 desse tópico em que estamos. Lá fala disso dai..

Abraço..

• Curtir 1
Postado
Não, absolutamente não é normal. Filtros e proteções são elementos passivos que em nada alteram a forma de onda nem tampouco a tensão...

Pois é... antes eu usei um estabilizador como carga e o formato de onda havia ficado pior ainda!

Também liguei uma serrinha tico tico, onda bem estranha por sinal! quando ela esta em baixa rotação a onda fica ceifada... acho que é o mesmo princípio dos chuveiros eletrônicos... só ficou uma senoide perfeita quando ela estava no máximo.

Quero achar algum aparelho que encha a rede de ruído... um secador de cabelo é uma boa??

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Pois é... antes eu usei um estabilizador como carga e o formato de onda havia ficado pior ainda!

Também liguei uma serrinha tico tico, onda bem estranha por sinal! quando ela esta em baixa rotação a onda fica ceifada... acho que é o mesmo princípio dos chuveiros eletrônicos... só ficou uma senoide perfeita quando ela estava no máximo.

Quero achar algum aparelho que encha a rede de ruído... um secador de cabelo é uma boa??

2 coisas

1

Quero ver tudo na integra, mas as figuras não estão aparecendo. Tens postado em algum site, outro? ou terias em PDF? ou pode me mandar o link, e com tua autorização transformo em PDF?

2

a sugestão

Não sei se poluiria, mas, um trafo retificado em meia onda, sem capacitor, ou com um de uns 200micro, com um motorzinho de carrinho de pilha (motor DC) de 6V ligado em 12 volts,

Uma fonte bem genérica de pc, ligada numa carga constante, tipo uma lâmpada, ou até módulo de carro,

ou o trafo que citei acima, ligado num motor AC (isso mesmo) tipo um trafo para 220V DC, ligado num motor de liquidificador (AC) tu não terás os capacitores que sobem a tensão, e terás o ruído elétrico das escovas (ou algumas delas, já que outra parte não orientará a onda para circular por apenas um lado)

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!