Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Com minha 8800GTS...


longuete

Posts recomendados

Com a chegada da minha 8800GTS (560/1700), vou ter que trocar de fonte. Mas não entendi uma coisa: essa placa pede 26A na linha de 12V. Nunca vi uma fonte fornecer isso. O máximo que vejo é 16, 18, 20A... será que esses 26A na linha de 12V é combinado? Falo isso porque minha ST 420BKV fornece 16A na linha de 12V e tá rodando a 8800GTS. Só desligou uma vez, depois de uns 30 min, quando estava muito calor e eu estava jogando Need For Speed Most Wanted.

Tô pensando em pegar uma ST 550PAG. O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim cara, isso é combinado...

quanto essa seventeam, pode ir sem medo, fonte mt boa, além de que até uma 450pag já daria!

Kássio, nãos ei se você leu o review da 420BKV aqui no CDH. Viu que, nessa fonte, o primário apresenta um projeto semelhante a de fontes AT, embora o secundário seja eficiente. Eu comprei a 420BKV porque confiei na marca e depois vi que não era nada disso. Você já ouviu algum relato (ou review) de que a lina PAG da Seventeam apresenta problemas semelhantes ao da linha BVK?

Porque também tem a série TR2, da Thermaltake. Pensei nessa aqui: http://www.thermaltake.com/product/Power/TR2power/w0146/w0146.asp

mas ela tem PFC PASSIVO, enquanto a Seventeam acima tem PFC Ativo. Qual das duas seria melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, a ST-550P-AG pode fornecer 32A de forma combinada nas suas duas linhas de 12V.

Gostaria de chamar a atenção sobre o fato de os fabricantes indicarem os tais 26A. Eles o fazem pensando em nunca correrem riscos quanto a um usuário com problemas graças a fonte e por isso, calculam por alto, que o consumidor possa ter um pc que tenha alto consumo (um Quad-Core por exemplo), que tenha ítens de casemod, vários HDs, etc, e aí indicam os tais 26A, lembrando ainda que esta corrente seria para o pc como um todo, e não apenas para a placa de vídeo, que individualmente consome cerca de 10A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, quando a NVidia recomenda 26A na linha de 12V para a 8800GTS não significa que a 8800 consuma os 26A efetivamente, mas sim que o "suposto" sistema (incluindo a 8800) utilize 26A. E se uma 8800GTS consome cerca de 10A, então os demais periféricos consumiriam cerca de 16A. É isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é bem assim. Na linha +12V2 apenas é alimentado o subsistema de vídeo. O processador é alimentado pela linha +12V1. E os outros periféricos usam a +12V3. Então tome cuidado na hora de comprar a sua fonte. Eu recomendo a Corsair HX520 watts ou uma Enermax ELT400.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem assim. Na linha +12V2 apenas é alimentado o subsistema de vídeo. O processador é alimentado pela linha +12V1. E os outros periféricos usam a +12V3. Então tome cuidado na hora de comprar a sua fonte. Eu recomendo a Corsair HX520 watts ou uma Enermax ELT400.

E se eu for comprar a Corsair CMPSU-450VX e a CMPSU-750TX , quer dizer que eu não posso usar placa de vídeo?????

A fonte não tem essa divisão...a linha alimenta todo o pc...idependente de ter 1 ou 10 linhas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não depende da fonte? Lendo isto aqui https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1304/4, entendi que, embora os fabricantes de fontes (como foi o caso da ST 420BKV) digam que suas fontes possuem linhas de 12V independentes, na prática, isso não acontece, pois as linhas de 12V são interligadas internamente por um mesmo barramento de 12V. Isso me leva a crer no conceito de "barramento virtual" quando se fala em linha de 12V.

Dá para colocar uma fonte ATX 2.2 no meu gabinete no lugar de uma ATX 2.0? A furação é a mesma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não depende da fonte? Lendo isto aqui https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1304/4, entendi que, embora os fabricantes de fontes (como foi o caso da ST 420BKV) digam que suas fontes possuem linhas de 12V independentes, na prática, isso não acontece, pois as linhas de 12V são interligadas internamente por um mesmo barramento de 12V. Isso me leva a crer no conceito de "barramento virtual" quando se fala em linha de 12V.

Dá para colocar uma fonte ATX 2.2 no meu gabinete no lugar de uma ATX 2.0? A furação é a mesma?

Não, independe da fonte. Senão nas configurações antigas teriamos que ter 2 linhas de 5V, para alguns modelos de Athlon XP e placa de védeo, o que não ocorre...

Da sim, mas não é por causa da furação, e sim o tipo da fonte...Esses 1.3, 2.0, 2.2 são as revisões que a fonte teva para se adequar às novas configurações!

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

grande danirava! Me diz uma coisa: quando tú comprou sua ST-450P-AG, tú não ficou receoso que essa linha P-AG da Seventeam viesse com a mesma arquitetura ultrapassada da linha BKV? A série BKV foi um engano pra muitos... eu mesmo, comprei e, depois da compra, apareceu um review dela aqui no CDH metendo malha nessa série BKV. Aí que a gente vê a besteira que fez (embora a minha nunca tenha dado problema e só agora, com a chegada da 8800GTS, que ela deu uma resetada). Você acha que a linha P-AG é diferente da BKV apenas por ter PFC ativo ou é uma fonte totalmente reformulada? Tem gente dizendo que a linha P-AG é uma BKV maquiada com PFC... e aí? Já viu algum review dela (P-AG)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa orientação que os fabricantes de placa fornecem é para o PC inteiro...

8800GTX768.jpg

Veja ai acima, extraído lá do site da XbitLabs, o consumo máximo de algumas placas de vídeo. Olhe bem a 8800GTS mostrando um consumo máximo de 102 Watts. Ora, 102Watts / 12 Volts = 8,5 Amperes...

Mesmo que ela fosse uma 8800GTS OC com 117 Watts, seu consumo seria 117/12 = 9,75Amperes... Simples..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha 8800GTS é overclocada de fábrica (560/1700). Bom, se a Seventeam 420-BKV fornece 26A nas linha de 12V, não é estranho que a mesma desligue quando jogo um jogo pesado? Com a X800GTO isso não acontecia...

Só me resta acreditar que a ST 420BKV não fornece os 26A nas linha de 12V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A minha 8800GTS é overclocada de fábrica (560/1700). Bom, se a Seventeam 420-BKV fornece 26A nas linha de 12V, não é estranho que a mesma desligue quando jogo um jogo pesado? Com a X800GTO isso não acontecia...

Só me resta acreditar que a ST 420BKV não fornece os 26A nas linha de 12V.

Vai depender também do tempo de uso dessa tua fonte ai. Normalmente, em função do stress a que são submetidos os capacitores da fonte com retificação normal, sem PFC, esses capacitores acabam perdendo parte de sua capacidade. Isso na prática acaba trazendo como característica da fonte a queda das tensões em função da corrente, quando dela é exigida mais potência. Inclusive naquela potência que a mesma um dia foi capaz de admunistrar, com tensões dentro da faixa tolerada, com o tempo não mais consegue segurar estáveis tensões na mesma demanda. Isso é característico de fontes com retificação normal. Essas tensões que não conseguem ficar dentro do tolerável acabam por resetar o PC, até por segurança. A própria fonte tem um avaliador de tensão internamente que informa a mobo acerca de condições de tensão fora da faixa. Ela faz isso a través da linha POWER_OK da fonte a té a mobo. Ao receber um sinal na linha de POPWER_OK a modo provoca o reset da CPU.

Resumindo, não pense que a ST420BKV não é capaz de fornecer determinada potência. Pense sim que, em função da idade, ela já não mais está conseguindo...

E, para comprar uma nova fonte, dê preferência às fontes com PFC onde esse stress é consideravelmente menor, ou seja, longa vida de potência para elas...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

grande danirava! Me diz uma coisa: quando tú comprou sua ST-450P-AG, tú não ficou receoso que essa linha P-AG da Seventeam viesse com a mesma arquitetura ultrapassada da linha BKV? A série BKV foi um engano pra muitos... eu mesmo, comprei e, depois da compra, apareceu um review dela aqui no CDH metendo malha nessa série BKV. Aí que a gente vê a besteira que fez (embora a minha nunca tenha dado problema e só agora, com a chegada da 8800GTS, que ela deu uma resetada). Você acha que a linha P-AG é diferente da BKV apenas por ter PFC ativo ou é uma fonte totalmente reformulada? Tem gente dizendo que a linha P-AG é uma BKV maquiada com PFC... e aí? Já viu algum review dela (P-AG)?

Então, confesso que fiquei com receio, mas apesar de eu nunca ter aberto ela, e não ter encontrado nehum review, eu acredito que a Seventeam caprichou nessa fonte, pois ela trabalha quase fria, o que mostra que não desperdiça energia em forma de calor. Meu pc nunca resetou com ela. E outra coisa, as Seventeams da série P-AF são muito bem faladas nos fóruns internacionais....acredito que sejam parecidas com a série P-AG.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, confesso que fiquei com receio, mas apesar de eu nunca ter aberto ela, e não ter encontrado nehum review, eu acredito que a Seventeam caprichou nessa fonte, pois ela trabalha quase fria, o que mostra que não desperdiça energia em forma de calor. Meu pc nunca resetou com ela. E outra coisa, as Seventeams da série P-AF são muito bem faladas nos fóruns internacionais....acredito que sejam parecidas com a série P-AG.

Abraços!

Pelas especificações, me parece que a série PAF é melhor e com um projeto mais moderno que a série P-AG, com linhas de 12V mais fortes e maior eficiência.

Com a volta das Zalman acho a ZM-360B-APS uma melhor compra que a ST-450P-AG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A minha 8800GTS é overclocada de fábrica (560/1700). Bom, se a Seventeam 420-BKV fornece 26A nas linha de 12V, não é estranho que a mesma desligue quando jogo um jogo pesado? Com a X800GTO isso não acontecia...

Só me resta acreditar que a ST 420BKV não fornece os 26A nas linha de 12V.

Pudera. Essa tua 8800GTS OC demanda cerca de 117 Watts, que já vimos exige uma corrente de quase 10 Amperes. Aquela tua x800GTO demandava menos de 50 Watts, que significam cerca de 4 Amperes.

São 6 amperes de diferença, o suficiente para a sua fonte abrir as pernas...

Lembre-se que o restante pode estar sendo usado no restante da tua config que penso não a declaraste...

Veja ai...

6800GS.jpg

Mas a Zalman ZM-360-APS é superior à Seventeam ST-550P-AF? Botar a ZM-360 na minha máquina não vai suprir as necessidades da minha 8800GTS. Tem que ser um fonte com mais de 450W reais.

Não existe a fonte ST550P-AF, existe a 520P-AF e a 580P-AF, são mais difíceis de encontrar.

Mais uma vez estou vendo em você o velho entendimento errado na escolha de uma fonte para PC, estás comparando, e achando, a potência da ZM360B-APS é inferior a potência de uma fonte de 450 Watts reais, cuide, pois em potência útil isso pode não ser verdade.

Todas as fonte existentes no mercado irão conseguir suprir a sua configuração com a potência necessária nas tensões de 3,3 e 5 Volts. Para comparar uma fonte com outra você tem que analisar a potência ou corrente disponível nas saídas de 12 Volts, no modo combinado, isto é, ambas mandando toda a corrente que conseguem mandar, que não é necessariamente a soma das correntes máximas de cada linha.

Dê uma lida nesse tópico para melhorar tua compreensão do assunto:

http://forum.clubedohardware.com.br/como-escolher-melhor/464986/2

A primeira providência de quem deseja bem dimensionar uma fonte implica em fazer uma simulação, e existem sites que lhe ajudam na tarefa, onde o www.extreme.outervision.com é um deles.

Sabida a demanda de potência, ou de corrente na linha de 12 Volts, basta partir para cima das especificações das fontes sérias, e escolher.

Vou te dar um exemplo muito simples.

A ZM360B-APS fornece uma corrente de 26A nas linhas de 12 Volts, no modo combinado.

A ST450P-AG oferece 25 Amperes no mesmo caso.

A ThermalTake TR2 430Watts oferece 18 Amperes nas linhas de 12 Volts, no modo combinado.

Chega ou quer mais??? Ai, por exemplo, um incauto como você que pensa que potência é tudo compra uma TT TR2 430 Watts pensando que ela é cerca de 20% "mais forte" do que a ZM360B-APS. Ledo engano, ela é cerca de 30% mais fraca do que a Zalman. Olho vivo!!!

Se você quiser comparar a ST550P-AG com a ZM, faça-o com a ZM460B-APS.

ST550P-AG => 32 Amperes nas saídas de 12 Volts

ZM460B-APS => 34 Amperes nas saídas de 12 Volts.

Declare ai toda a sua configuração, tudo o que consome energia em seu PC, que hoje pela noite te ajudo a especificar a fonte.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processador AM2 X 2 5200

Placa mão Abit KN9-S

Placa de vídeo XfX 8800GTS (560/1700)

2 GB RAM DDR2 667 (2 X 1GB)

Placa de captura Pixelview PlayTV HD

2 HD SATA II

Placa de som Creative Live 5.1

Floopy drive

1 CDROM e 1 DVD-RW

Teclado e muse USB

HD externo USB

Fui no site que você indicou e o consumo estimado para meu sistema foi, em full load, 468W. Portanto, uma de 500W para cima seria a mais indicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!