Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led Infravermelho (InfraRed)


xandy_jpv

Posts recomendados

Olá amigos, tudo ok?

Eu desenvolvi um projeto de um sensor de presença com um Fotodiodo e um Led Infravermelho! Pesquizei na Internet e descobri fabricantes dizendo nos seus datasheets que poderia ser usado uma corrente máxima de 100mA, outros de 50mA, etc

Gostaria de uma opinião de vocês... Qual a corrente ideal e a corrente máxima que os Leds Infravermelhos de 5mm suportam? Detalhe: Eu preciso deixar ligado o circuito direto (a corrente vai circular o led 24 horas por dia, e não um simples pulso)

PS - Eu deixei regulado em 40mA, mas não sei se foi por caca minha ou qual motivo, dois deles já queimaram...

Aguardo a opinião de todos...

Abraços

Up!!!

Alguém teria uma ideia do problema??? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A maioria dos LEDs trabalham com no máximo 20mA DC. Quando o fabricante diz 100mA ele se refere a uma corrente pulsante geralmente numa relação 1/10 , ou seja, 1 tempo ligado e 10 desligado a uma determinada frequência. Veja este exemplo:

http://ledsupply.com/l2-0-ir5th30-1.php?gclid=CNuuv53R0I8CFQGzGgodpFlr-g

Preste atenção nesta especificação:

pulso máximo de corrente direta

Max Forward Current Pulse 150mA for <= 0.1ms, duty <= 1/10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se voce precisar ligar alguma coisa que consuma mais, você pode utilizar relés para acionar alguma coisa.

de uma olha em um topico meu você pode usar o mesmo sistema ou adapta-lo para acionar relés por fototransistores ou foto diodos...

o esquema é para amplificar o sinal recebido pelos foto sensores para acionar relés,

http://forum.clubedohardware.com.br/rele-acionado-luz/477130

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Bom dia amigos.

Bom vou aproveitar que vocês estão pesquizando sobre leds infra vermelhos e fazer uma pergunta.

Apezar de eu trabalhar inportando e vendendo esses leds e outros eu nao obtenho conhecimento sobre eles, conhecimento que eu digo seria do que é posivel fazer com eles.

Bom eu fiquei sabendo que tem algumas pessoas que sao meio taradinhas e fizeram um refletor de leds infravermelhos para ver atraves das roupas.

Eu pretendo fazer o mesmo so que nao para ver atraves das roupas e sim atraves de plasticos e etc... para que eu nao precise abrir as inbalagens para ver quantia de material que vai dentro deles etc...ok.

ALGUEM AI PODERIA ME dizer O QuE DEVO FAZER PARA FAZER ISSO???

Eu devo modificar minha camera????

Eu tenho aqui varios leds infra vermelhos de varias intencidades eu tenho aqui um super led infravermelho de 2w fluxo de corente de 1amper tensão 3,2v.

eu coloquei deles 4 ficou uma coissa super potente usei minha webcam para captar a radiaçao eu consegui iluminar uma metragem de 100 metros com uma intencidade otima ficou forte mesmo mas nao consegui ver atraves de roupas e muito menos de plasticos foscos.

PESQUIZEI SOBRE E VI QUE ESISTE UMA CAMERA COM UMA LENTE ESPECIFICA PARA CAPTAR A RADIAÇAO E LOGO DEPOIS ACHEI UM LINcK DE UM TECNICO MODIFICANDO A CAMERA DIGITAL ELE TIROU O FILTRO QUE É UM PLASTIQUINHO QUE FICA SOBRE O CHIP QUE CAPTA AS IMAGENS DA CAMERA DAI ELE USOU LEDS BEM MAIS FRACOS QUE OS MEUS E COMSEGUIO VER SOBRE ROUPAS.

POR FAVOR ALGUEM AI PODERIA ME dizer O QUE FAZER???

muito obrigado pela atençao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou atrás de um LED IR mais potente dos que acho por aqui (controle remoto) para montar o Wiimote white board: http://www.cs.cmu.edu/~johnny/projects/wii/

Não entendo de eletrônica e não tenho noção de qual modelo posso usar, sugestões?

Moro em Londrina-PR, mas se alguem souber onde encontrar em São Paulo também vale :)

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

E aee galeraa, tudo bem??

Aproveitando esse tópico, eu gostaria de saber o seguinte.

Bom, minha dúvida é a seguinte:

Eu gostaria de saber como funciona a frequência de um transmissor e receptor infravermelho, tipo assim: em quantos hertz eles trabalham, e se por exemplo, minha corrente for baixa a frequência é baixa, se for alta , então a frequência é alta, é assim que funciona ou estou equivocado, tenho dúvidas, vocês poderiam me ajudar????

E como eu faço para regular a frequência(numéro de piscadas do transmissor), com que eu faço isso???

Obrigado desde já!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
A maioria dos LEDs trabalham com no máximo 20mA DC. Quando o fabricante diz 100mA ele se refere a uma corrente pulsante geralmente numa relação 1/10 , ou seja, 1 tempo ligado e 10 desligado a uma determinada frequência. Veja este exemplo:

http://ledsupply.com/l2-0-ir5th30-1.php?gclid=CNuuv53R0I8CFQGzGgodpFlr-g

Preste atenção nesta especificação:

pulso máximo de corrente direta

Max Forward Current Pulse 150mA for <= 0.1ms, duty <= 1/10

Sendo assim para calcular a potencia e resistencia de um resistor a ser usado em um led infravermelho devo considerar o led como sendo 100ma ou 20ma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de saber como funciona a frequência de um transmissor e receptor infravermelho, tipo assim: em quantos hertz eles trabalham, e se por exemplo, minha corrente for baixa a frequência é baixa, se for alta , então a frequência é alta, é assim que funciona ou estou equivocado, tenho dúvidas, vocês poderiam me ajudar????

E como eu faço para regular a frequência(numéro de piscadas do transmissor), com que eu faço isso???

Salve, lcorbi1.

Esses dados dependem do projetista do dispositivo. No mercado, existem módulos prontos que operam em 38KHz, p. ex., então, já que existe esse componente pronto, o cara que projeta o circuito simplesmente adapta os componentes para essa frequência.

Nesse caso, para que haja fucnionamento correto, seu transmissor tem que transmitir nessa frequência, tb.

Veja isto aqui. Tem diversos módulos de IR, mas, o mais comum é o de 38KHz, mesmo:

http://www.para.com.tw/products/list.php?g=cG4lM0Q0

Frequência não depende de corrente. O que acontece com os LEDs, é que se a corrente for baixa, a intensidade luminosa do LED tb vai ser baixa, ou seja, o brilho do LED é proporcional a corrente que percorre o dispositivo.

Pra regular a frequência, você precisa de um oscilador preciso, que te forneça a frequência desejada. Pra fazer um LED infra transmitir em 38KHz, você pode usar um simples 555, p. ex.

É isso aí.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

O negocio é o seguinte man, existem dois tipos de leds, os leds de baixa qualidade, que custa em media de 40 centavos, que a cor e definida pelo seu encapsulamento, esses leds sao fraquíssimos, eles aguentam no max. aproximadamente 2,5V e uma corrente de 40mA pra ele ainda chega a ser forte.

O segundo tipo de LED é o Auto-Brilho, sao leds mais fortes e custam mais caro, em media 1 real e 50 centavos.

O encapsulamento dele e transparente e a tensão dele vai a depender da cor, por exemplo o azul e o branco sao cores que agentam tensão de até 6v com uma corrente de 100mA ! sendo assim são muito mais resistentes e sua luminosidade é sensacional.

As cores como laranja de autobrilho aguenta uma tensão melhor mesmo sendo de autobrilho ele aguenta uma tensão de 4V por aproximadamente 60mA... Mesmo assim sao otimos !

então man LED tem que ser de autobrilho, se os leds que você esta queimando for de autobrilho, pode ter certeza que a informaçao de que a corrente que você coloco nele nao foi 40mA, eles aguentam corrente maior que isso.

valeu man espero ter ajudado, alguma duvida e so avisar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos.

Bom vou aproveitar que vocês estão pesquizando sobre leds infra vermelhos e fazer uma pergunta.

Apezar de eu trabalhar inportando e vendendo esses leds e outros eu nao obtenho conhecimento sobre eles, conhecimento que eu digo seria do que é posivel fazer com eles.

Bom eu fiquei sabendo que tem algumas pessoas que sao meio taradinhas e fizeram um refletor de leds infravermelhos para ver atraves das roupas.

Eu pretendo fazer o mesmo so que nao para ver atraves das roupas e sim atraves de plasticos e etc... para que eu nao precise abrir as inbalagens para ver quantia de material que vai dentro deles etc...ok.

ALGUEM AI PODERIA ME dizer O QuE DEVO FAZER PARA FAZER ISSO???

Eu devo modificar minha camera????

Eu tenho aqui varios leds infra vermelhos de varias intencidades eu tenho aqui um super led infravermelho de 2w fluxo de corente de 1amper tensão 3,2v.

eu coloquei deles 4 ficou uma coissa super potente usei minha webcam para captar a radiaçao eu consegui iluminar uma metragem de 100 metros com uma intencidade otima ficou forte mesmo mas nao consegui ver atraves de roupas e muito menos de plasticos foscos.

PESQUIZEI SOBRE E VI QUE ESISTE UMA CAMERA COM UMA LENTE ESPECIFICA PARA CAPTAR A RADIAÇAO E LOGO DEPOIS ACHEI UM LINcK DE UM TECNICO MODIFICANDO A CAMERA DIGITAL ELE TIROU O FILTRO QUE É UM PLASTIQUINHO QUE FICA SOBRE O CHIP QUE CAPTA AS IMAGENS DA CAMERA DAI ELE USOU LEDS BEM MAIS FRACOS QUE OS MEUS E COMSEGUIO VER SOBRE ROUPAS.

POR FAVOR ALGUEM AI PODERIA ME dizer O QUE FAZER???

muito obrigado pela atençao.

Boa noite DBender, seria interessante você dar uma olhada na teoria da termografia, tu vai ver que o que tu quer fazer só funciona se o objeto a ser visto emita radiação infravermelha de alguma forma, se tu iluminar o objeto com os raios IV do Led tu só vai ver os contornos da embalagem e não o que tem no interior.

da uma olhada no Google, tem muita imagem de termografia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá DBENDER, eu importo esse tipo de lente, se chama filtro IR, se tiver interesse manda PV pra mim. Eu fiz esse teste que você citou, tenho um blog de tecnologia e testei o experimento para postar lá, realmente sem o filtro não vê nada, mas com a iluminação correta e o filtro funciona perfeitamente, ótimo também para fazer um item de segurança em shoppings, lojas, etc.

Citação:

Postado Originalmente por DBENDER

Bom dia amigos.

Bom vou aproveitar que vocês estão pesquizando sobre leds infra vermelhos e fazer uma pergunta.

Apezar de eu trabalhar inportando e vendendo esses leds e outros eu nao obtenho conhecimento sobre eles, conhecimento que eu digo seria do que é posivel fazer com eles.

Bom eu fiquei sabendo que tem algumas pessoas que sao meio taradinhas e fizeram um refletor de leds infravermelhos para ver atraves das roupas.

Eu pretendo fazer o mesmo so que nao para ver atraves das roupas e sim atraves de plasticos e etc... para que eu nao precise abrir as inbalagens para ver quantia de material que vai dentro deles etc...ok.

ALGUEM AI PODERIA ME dizer O QuE DEVO FAZER PARA FAZER ISSO???

Eu devo modificar minha camera????

Eu tenho aqui varios leds infra vermelhos de varias intencidades eu tenho aqui um super led infravermelho de 2w fluxo de corente de 1amper tensão 3,2v.

eu coloquei deles 4 ficou uma coissa super potente usei minha webcam para captar a radiaçao eu consegui iluminar uma metragem de 100 metros com uma intencidade otima ficou forte mesmo mas nao consegui ver atraves de roupas e muito menos de plasticos foscos.

PESQUIZEI SOBRE E VI QUE ESISTE UMA CAMERA COM UMA LENTE ESPECIFICA PARA CAPTAR A RADIAÇAO E LOGO DEPOIS ACHEI UM LINcK DE UM TECNICO MODIFICANDO A CAMERA DIGITAL ELE TIROU O FILTRO QUE É UM PLASTIQUINHO QUE FICA SOBRE O CHIP QUE CAPTA AS IMAGENS DA CAMERA DAI ELE USOU LEDS BEM MAIS FRACOS QUE OS MEUS E COMSEGUIO VER SOBRE ROUPAS.

POR FAVOR ALGUEM AI PODERIA ME dizer O QUE FAZER???

muito obrigado pela atençao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

2 diferenças:

1 - o normal emite luz visível, usado para iluminação ou sinalização. O IR emite infravermelho, não é visível, onda de 940nm, usado para controle com receptor IR. Muito usado em controle remoto de TV e som.

2 - O material do qual é feito.

Ambos possuem Vf e Imax que devem ser observados no uso.É comum o IR ser encapsulado com o transparent dark, plástico escuro que não oferece resistência a passagem do espectro IR.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membro VIP

Não. Pra este caso há de ser rádio frequencia mesmo. Uma luz infravermelha quase bem forte é bem capaz de refletir nas paredes e atingir um receptor noutro cômodo. Claro, portas abertas...

Certa feita teorizei um treco deste pra zoar som do vizinho que ouvia música ruim e alta... aff... Ideia ainda tá em banho maria

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...