Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core 2 Duo, Core 2 Quad, Core 2 Extreme... Duvidas???


RickCell

Posts recomendados

A diferença do Core 2 Extreme para o Core 2 Quad seria mais ou menos a diferença do Core 2 Duo para o Pentium D , ou seja, no Core 2 Extreme os 4 núcleos conversam entre sim internamente e o Core 2 Quad a comunicação do núcleo 1 e 2 com o 3 e 4 é feito externamente , e tambem o Core 2 Extreme seria um processador de 4 núcleos nativo enquanto o Core 2 Quad nao.... é essa a diferença, eu troquei algo....??? então o Core 2 Extreme é melhor que o Core 2 Quad???

Caso seja isso, então um Core 2 Duo tem desempenho melhor que o Core 2 Quad no caso o Core 2 Quad so seria superior ao Core 2 Duo em aplicativos que sejam otimizados para 4 núcleos, assim como acontece com o Pentium 4 e Pentium D, onde em aplicativos Single o Pentium 4 leva vantagem sobre o Pentium D ???

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença do Core 2 Extreme para o Core 2 Quad seria mais ou menos a diferença do Core 2 Duo para o Pentium D
não... o extreme apenas significa que ele tem o multiplicador destravado e o preço mais alto de toda a linha... tecnologicamente eles são exatamente Core 2 Duo (no caso do X6800) e Core 2 Quad (no caso dos iniciados por QX)
ou seja, no Core 2 Extreme os 4 núcleos conversam entre sim internamente e o Core 2 Quad a comunicação do núcleo 1 e 2 com o 3 e 4 é feito externamente e tambem o Core 2 Extreme seria um processador de 4 núcleos nativo enquanto o Core 2 Quad nao.... é essa a diferença, eu troquei algo....??? então o Core 2 Extreme é melhor que o Core 2 Quad???
como eu disse acima, os QX (extreme de 4 núcleos) são exatamente Core 2 Quad... não são quad cores nativos e os núcleos não se comunicam todos entre si internamente... ele tem todas as características (e desvantagens citadas) do core 2 quad "não-extreme"... todos são feitos no modelo 2+2 onde os núcleos 1 e 2 só conseguem se comunicar com os núcleos 3 e 4 pelo fsb
Caso seja isso, então um Core 2 Duo tem desempenho melhor que o Core 2 Quad
sim (mas não pelos motivos que você citou), quando o programa não souber usar mais que 2 núcleos e o clock do Core 2 Duo for maior que o do core 2 quad
no caso o Core 2 Quad so seria superior ao Core 2 Duo em aplicativos que sejam otimizados para 4 núcleos
o mesmo se aplica nesse caso, se o Core 2 Duo tiver maior clock e a aplicação não conseguir usar os 4 núcleos do core 2 quad, o core 2 duo leva vantagem
assim como acontece com o Pentium 4 e Pentium D, onde em aplicativos Single o Pentium 4 leva vantagem sobre o Pentium D ???
o mesmo já se aplicava nessa época... se for um p4 com clock mais alto etc etc etc
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou montando um PC para Games de ultima geração, musicas,fotos,videos,Internet...em fim um PC para tudo, no caso você recomendaria que eu pegasse um Core 2 Duo ou um Core 2 Quad???

E pegando um Core 2 Duo eu nao estaria me limitando apenas no presente, ja que jogos como Crysis ja usam os 4 núcleos do processador , e pegando um Core 2 Quad meu PC ja estaria mais pronto para o futuro, onde creio talvez que sera usado mais processadores de 4 núcleos do que 2....

O que você recomenda???

valeu

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma dúvida parecida porque estou querendo montar um micro também..

qual vocês recomendariam custo/benefício?

Processador Intel Core 2 Duo E6750 S775 2,66GHz FSB1333 4MB - BX80557E6750SLA9V - Box 559,00

Processador Intel Core 2 Duo E6850 S775 3GHz FSB1333 4MB - BX80557E6850SLA9U - Box 849,00

Processador Intel Core 2 Quad Q6600 S775 2,4GHz FSB1066 8MB - BX80562Q6600SLACR - Box 835,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma dúvida parecida porque estou querendo montar um micro também..

qual vocês recomendariam custo/benefício?

Processador Intel Core 2 Duo E6750 S775 2,66GHz FSB1333 4MB - BX80557E6750SLA9V - Box 559,00

Processador Intel Core 2 Duo E6850 S775 3GHz FSB1333 4MB - BX80557E6850SLA9U - Box 849,00

Processador Intel Core 2 Quad Q6600 S775 2,4GHz FSB1066 8MB - BX80562Q6600SLACR - Box 835,00

Como a tendência para o futuro é o processador multi core, no seu lugar se fosse possível financeiramente, eu pegaria o C2Q 6600.

Se estiver com orçamento apertado, fique com o C2D E6750 pelo custo - benefício. Fora que com um overclock você alcança o clock do E6850 que na minha opinião não vale o que custa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
tenho uma dúvida parecida porque estou querendo montar um micro também..

qual vocês recomendariam custo/benefício?

Processador Intel Core 2 Duo E6750 S775 2,66GHz FSB1333 4MB - BX80557E6750SLA9V - Box 559,00

Processador Intel Core 2 Duo E6850 S775 3GHz FSB1333 4MB - BX80557E6850SLA9U - Box 849,00

Processador Intel Core 2 Quad Q6600 S775 2,4GHz FSB1066 8MB - BX80562Q6600SLACR - Box 835,00

Core 2 Dou E6850 é superior ao Core 2 Quad Q6600. eu recomendo o Core 2 Duo E6850 com clock de 3.0Ghz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

:muro:

Core 2 Dou E6850 é superior ao Core 2 Quad Q6600. eu recomendo o Core 2 Duo E6850 com clock de 3.0Ghz

Opa Opa, não é bem assim. Core 2 Duo E6850 não necessariamente é superior ao Core 2 Quad Q6600, reavalie sua resposta. :muro:

você precisa analisar quantidade de Core's, tamanho do cache, velocidade FSB, Clock, tendencias tecnológicas entre outros aspectos...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

epa... tem bobagem rolando por aqui...

o core 2 extreme não é jamais um core 2 quad ou um core 2 duo com multiplicador destravado...

a linha core 2 extreme é toda de 45nm... enquanto os C2D e C2Q são de 65nm...

isso dá uma diferença considerável no desempenho... além disso a intel destrava o multiplicador pra galera overclockar cabulosamente o processador... e como ele é de 45nm ele esquenta muito menos que os C2Q e C2D

no entanto mesmo os QX alguma coisa são 2 core 2 duo juntos... assim como o core 2 quad... no entando o FSB (barramento externo) do core 2 quad é 1066 enquanto o C2E é 1333... a intel não tem nenhum processador de 4 núcleos independentes... e a comunicação entre o C2D e o outro C2D dentro do core 2 quad ou core 2 extreme é feita pela ponte norte em qq modelo de 4 núcleos da intel...

e por favor parem de falar que o core 2 Quad é um investimento para o futuro porque não é! A intel já tá tirando eles de linha e colocando a versão de 45nm Q9300 2.5ghz... deve chegar no brasil dentro de 1 ou 2 meses... veja aqui a matéria completa

a linha 8000 chegou para substituir a linha 6000 dos processadores core 2 duo... e a superioridade deles é absurda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

epa... tem bobagem rolando por aqui...

É, estou vendo.

o core 2 extreme não é jamais um Core 2 Quad ou um Core 2 Duo com multiplicador destravado...

Na verdade ele é. Claro que ele também é o topo de linha do momento em que é lançado.

a linha core 2 extreme é toda de 45nm... enquanto os C2D e C2Q são de 65nm...

Em ambos os casos existem muitas exceções.

a linha 8000 chegou para substituir a linha 6000 dos processadores Core 2 Duo... e a superioridade deles é absurda...

Sim, eles são superiores. Mas isso não significa que seja realmente compensador comprar um deles.

OBS: Micro da BC é complicado... não dá pra agüentar ver algo que eu escrevi e ter dificuldade para ler...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu gostaria muito que você me falasse quais são as muitas exceções...

a ÚNICA exceção é o core 2 duo série 8000 (lançado em janeiro) e o core 2 quad série 9000 (lançado em fevereiro...)

e não ele não é um core 2 duo... tampouco um core 2 quad... é um core 2 extreme...

me cite um caso que compense comprar um E6000 e alguma coisa ao invés de um E8000 e alguma coisa... preço? huumm... nahh... to falando de desempenho...

~se não tiver nada de útil para falar... não se manifeste...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, só pra citar 2 exemplos mais conhecidos de Core 2 Extreme que não são feitos em 45nm: X6800 e X6700. A principal característica dos Core 2 Extreme é o multiplicador destravado. Se um processador não tem, não é um Core 2 Extreme. E como assim todos os C2D são feitos em 65nm se você mesmo tem um que é feito em 45nm?

Outra coisa, a superioridade dos novos C2D 45nm não é absurda. Óbvio que eles são melhores, mas pega por exemplo um comparativo entre um E6850 e um E8400 e você verá que a diferença não chega nem perto de ser absurda.

O Thiagolckurovski só fez afirmações corretas. você foi injusto com ele. Ele apenas te corrigiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pow fí... sinceramente pra mim ele não falou nada demais... chegou botando um monte de banca e não disse nenhuma informação útil...

bom... além desses 2 que você falou tem outros de 65nm tmb... mas não são os tops de linha...

sim, agora com a nova geração de C2D e C2Q, essa regra não se aplica mais... mas no geral é assim... todos os C2D e C2Q são de 65nm, exceto a série 8000 e a 9000...

já os C2E são uma bagunça...

bom, o melhor desempenho do 8400 em relação ao 6850 é de cerca de 11% em jogos e 7% nos demais aplicativos... realmente isso não é nada demais... mas quando eu digo que é absurdo, é porque um E6850 dificilmente vai chegar em 3.6 tá mais para 3.4ghz... enquanto tem neguinho colocando o 8400 a 4.5ghz com air cooler... cara um over desses não é normal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado eduardo.... tava na hr...

para programas otimizados para MAIS de 2 nucles: Core 2 Quad (normalmente quase 2 vezes mais rápido que um Core 2 Duo de mesmo clock.. por mais alto que o clock do c2d seja, dificilmente tira essa diferenca)

para programas otimizados para ATE 2 núcleos: o de maior clock vence

extreme edition: a unica diferenca deles pra o resto de sua geração e o mult. do clock destravado... os extreme 6XXX so tem isso (alem de altos clocks) se comparados aos c2d 6XXX... o mesmo vale para os extreme 8XXX e 9XXX e os core 2 duo 8XXX e futuros c2q 9XXX....

resultado: como a tendencia mundial e cada vez mais profgramas conseguirem gerir 4 núcleos simultaneamente, fico com os C2Q que terao desempenho suficiente para qualker coisa hj em dia e serao mais eficientes que todos os dualcore no futuro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a ÚNICA exceção é o core 2 duo série 8000 (lançado em janeiro) e o core 2 quad série 9000 (lançado em fevereiro...)

He he he, isso foi engraçado. A "ÚNICA" exceção são duas! :lol:

e por favor parem de falar que o core 2 Quad é um investimento para o futuro porque não é! A intel já tá tirando eles de linha e colocando a versão de 45nm Q9300 2.5ghz... deve chegar no brasil dentro de 1 ou 2 meses...

Quando se diz que o Q6600 é a melhor opção para o futuro, a comparação é com algum core 2 duo, como o 8400, por exemplo. Em relação a ele, é um melhor investimento para o futuro. Se eu fosse comprar um processador hoje pensando em ficar com ele um bom tempo, ou seja, pensando no futuro, seria o Q6600, e não o 8400.

Agora se vale a pena ou não esperar mais algum tempo, um mês ou dois, a chegada aqui do 9300, é outra história. Sempre haverá um processador mais moderno prestes a ser lançado. Esperar um ou dois meses sempre vai significar, no mínimo, que você vai comprar o mesmo que antes só que por menos dinheiro, e algumas vezes algo melhor pelo mesmo dinheiro de antes.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ok Ok...

depois dessa briga toda o que tem um custo-beneficio melhor?

Um C2Q ou um C2D?

Eu comprei um C2Q 6600 e to achando ele excelente, mas fiz bobagem e deveria ter comprado um C2D das séries mais avançadas?

(não acho que o extreme tenha um custo-beneficio bom porque olhei o preço dele no mercado livre e não achei por menos de 2.700 R$)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fredao,

Pra jogos é melhor o E8400 disparado ...

Isso não quer dizer que o quad é ruim mas pelos testes que vi pela internet, pra games o E8400 está se saindo melhor.

Não é disparado tb, um Q6600 perde em geral por poucos frames em relação ao E8400, e no caso do Supreme Commander, onde há aproveitamento de 4 núcleos o Q6600 mesmo com clock menor ganha em desempenho, só pra você ter uma ideia do "futuro" dos games.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pensei entre um q6600 e um e8400 mesmo preço.optei por pegar um q6600 e over de 2,4 para 3,4GHz.so fiquei por 3,1 por enquanto porque o cooler é o stock(vagabundo).

olha isso: http://www.tomshardware.com/forum/248327-28-overclocked-q6600-e8400-compared-benchmarks-included

e convenhamos de 60 frames pra 70 frames qual o ganho pratico?absolutamente nehum!

vai de quad,mas so se for pra fazer um over nele,seao vai de e8400 mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ficaria com o e8400,nao pegaria um processador de 65nm como o q6600.Todo mundo fala pega os Quads pensando no futuro...No momento os C2D sao a melhor opção para jogos.E no futuro com certeza nao serao os quads...Talvez sejam os hexas,octas...:(

Realmente essa é uma grande observação: No futuro não serão os Quads, provavelmente serão os hexas... e por ai vai.

Esse é um problema extremamente chato: O que hj é caro, amanhã é barato. O que hj tem bom custo/benefício, amanhã não vale mais nada. E o que hj já é considerado fraco, amanhã vira motivo até de piada. É a velocidade da evolução tecnológica. Mas tudo tem seu lado bom, afinal, hj temos um grande prossedador e amanhã teremos um muito melhor!!! Putzzzzz...

Acho que não dá pra pensar em algo a longo prazo, apenas de curto a médio prazo. A não ser pra quem tem dinheiro de sobra...

Agora estou numa situação:

Vi no mercado livre:

*Core 2 Duo E8200: R$ 499,00

*Core 2 Duo E8400: R$ 560,00

E tenho um amigo que está me vendendo um Q6600 por R$ 550,00, ou seja, mais barato que o E8400. Nessa situação, o que vale mais a pena. Lembrando que quero um processador para jogos, mas não vou fazer overclock.

Outra: A diferença entre o E8200 e o E8400 é grande em termos de desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...