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Led's na roda da bike


Antonio_Junior

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MiniPOV_PCI.jpg

É apenas uma sugestão... Pra te ser sinsero, nem verifiquei se tem algum erro...

A placa é de dupla face. As trilhas em vermelho ficam do lado dos componentes e as pretas do lado contrário...

Cabteixeira...estou sem palavras para descrever o que você fez por mim!

MUITO OBRIGADO!

Bem,agora so falta aprender a progamar o pic,alguem se propoe a ajudar?

Cabteixeira,me passa seu msn pra nois bater um papo?

Abraços e novamente muito obrigado!

EDIT:E esses 2 led's vermelhos separados dos azuis,pra que servem?

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Quanto tempo(médio)a bateria ira durar usando umas duas horas por dia?

Se todos os leds ficarem acesos ao mesmo tempo, são 240mA só neles...

Não sei qual a corrente fornecida pela bateria, mas o ideal é usar uma de NiCad ou outro tipo recorregável...

Quanto a progamação do PIC,que faremos?você fez o arquivo de progamação ou posso usar o programa que o tiago ofereceu?

Não comecei a fazer o programa ainda...

qual a adptação que devo fazer no circuito para colocar o sensor de ima e bobina?Posso colocar um botão na entrada do pic para eu mudar o desenho(se eu puder colocar 2 ou mais desenhos)

Teria que fazer experiências primeiro, para saber se o sensor daria certo e quais as características ideais (quantas espiras, qual o tamanho do ferrite, qual a bitola do fio, etc.) ... Quanto ao botão, você pode fazer em software (o desenho muda sozinho, de tempo em tempo).

Os BC548 são os drivers dos led's,certo?

Certo.

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**,se foi rápido em?:D

Cabteixeira...estou sem palavras para descrever o que você fez por mim!

MUITO OBRIGADO!

Bem,agora so falta aprender a progamar o pic,alguem se propoe a ajudar?

Cabteixeira,me passa seu msn pra nois bater um papo?

Abraços e novamente muito obrigado!

EDIT:E esses 2 led's vermelhos separados dos azuis,pra que servem?

responda ai,se puder.

ei,me passa como progamar,que eu me viro com a progamação do PIC,acho que você ja fez muita coisa por mim.

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Eu tenho um componente que ele fecha o circuito quando se coloca um imã proximo a ele como um fotodiodo mas a diferença é que ele é acionado por magnetismo e nao por infra-vermelho, eu acho que é mais funcional.

não sei ao certo o nome do componente pois foi retirado de algum outro circuito que nao me lembro, mais tarde vou ver se tiro uma foto do componente

Quanto ao topico, tenho que parabeniza-los pelos grandes avanços, vou continuar monitorando.

outra coisa que me lembrei agora, quanto ao problema de imagem espelho do outro lado da roda que alguem citou, o problema poderia ser solucionado de uma forma simples apenas fazendo uma ponte. tipo os leds de um lados serem soldados assim 1,2,3,4,5... e do outro lado serem soldados invertidos... 5,4,3,2,1 acho que deve resolver o problema.

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E ai gente!

Primeiro obrigado pelas contribuições,elas melhoram muito o circuito e tambem o forum em si.

Bem,cabteixeira ou outro que saiba responder,posso testar o sensor eletro-magnetico assim:

Enrolando x voltas de fio bitola x num bastão de ferrite diametro x,e nas duas pontas do fio conectar-se um multimetro,ao se passar um ima o multimetro iria acusar tensão,corrente,sei lá,indicando assim que o sensor seriviria ou teria que melhora-lo,o que acham?Tem rumo ou estou erradissimo?

Eu tenho um componente que ele fecha o circuito quando se coloca um imã proximo a ele como um fotodiodo mas a diferença é que ele é acionado por magnetismo e nao por infra-vermelho, eu acho que é mais funcional.

não sei ao certo o nome do componente pois foi retirado de algum outro circuito que nao me lembro, mais tarde vou ver se tiro uma foto do componente

Chama-se reed-switch,ele fecha quando se passa algo magnetico(como um imâ)ele fecha,deixando passar corrente.Ja disseram nesse topico antes que ele não serviria,por causa da velocidade(acho que e querer comparar um transistor a um relê,certo?)

outra coisa que me lembrei agora, quanto ao problema de imagem espelho do outro lado da roda que alguem citou, o problema poderia ser solucionado de uma forma simples apenas fazendo uma ponte. tipo os leds de um lados serem soldados assim 1,2,3,4,5... e do outro lado serem soldados invertidos... 5,4,3,2,1 acho que deve resolver o problema. Ontem 22:21 H

O cabteixeira ja corrigiu isso fazendo a placa dupla-face.Mas a ideia ebem legal tambem.

Não comecei a fazer o programa ainda...

Alguem se compromete(Thiago?????)a fazer ou pelo menos dar uma base pra progamar o pic?

Cabteixeira,volto a perguntar,o que são aqueles led's separados dos outros?Pra que servem?

E quanto ao sensor hall?Ainda há chance?Se não me engano,e apenas um transistor.(me baseei no projeto dos americanos(SpokePov))

E que venha o TOIM'S SPOKEPOV PROJECT'S!

Abraços!

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Bom... os links que tinham por aqui do Spoke POV que eu andei dando uma olhada (estou interessado tb no projeto) usavam o Reed-Switch, então acho que não tem problema com questão de velocidade não (a não ser que seja uma velocidade mínima, mas aí eu acho que não depende do Reed).

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Cabteixeira,volto a perguntar,o que são aqueles led's separados dos outros?Pra que servem?

Os dois componentes (próximos do PIC) que ficam na ponta da placa são o led e o sensor I.R.. Eles ficam apontando pra fora da placa, de maneira que quando passem de frente de um espelho (um "olho de gato", como aqueles que se colocam em bicicletas mesmo), a luz emitida por um insida sobre o outro. É que eu acabei esquecendo de identificar, no desenho da placa, os componentes...

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Bem,cabteixeira ou outro que saiba responder,posso testar o sensor eletro-magnetico assim:

Enrolando x voltas de fio bitola x num bastão de ferrite diametro x,e nas duas pontas do fio conectar-se um multimetro,ao se passar um ima o multimetro iria acusar tensão,corrente,sei lá,indicando assim que o sensor seriviria ou teria que melhora-lo,o que acham?Tem rumo ou estou erradissimo?

Se você tiver tempo (eu, casado, com três filhos, realmente não tenho...), tente o seguinte:

Material:

1) Um bastão de ferrite cilíndrico (pode ser retirado de um rádio AM velho... Era utilizado na bobina de antena).

2) Fio de cobre esmaltado (pode ser reaproveitado de um transformador velho...). Utilize um fio fino, não importa a bitola exata.

3) Um ímã (retirado de um alto-falante velho)

4) Um led qualquer de 3mm (um que você não se incomode se ele queimar!)

Enrole o fio no bastão de ferrite (umas 100 espiras, talvez). Ligue as duas pontas no Led. Aproxime e afaste o ímã do ferrite, em movimentos rápidos... Primeiro de uma extremidade do ferrite e se o led não der sinal de vida, tente do outro lado...

Se o Led piscar, o teu sensor estará pronto para usar. Se não piscar, tente outras combinações de espiras e de bitola de fio.

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Se você tiver tempo (eu, casado, com três filhos, realmente não tenho...), tente o seguinte:

Material:

1) Um bastão de ferrite cilíndrico (pode ser retirado de um rádio AM velho... Era utilizado na bobina de antena).

2) Fio de cobre esmaltado (pode ser reaproveitado de um transformador velho...). Utilize um fio fino, não importa a bitola exata.

3) Um ímã (retirado de um alto-falante velho)

4) Um led qualquer de 3mm (um que você não se incomode se ele queimar!)

Enrole o fio no bastão de ferrite (umas 100 espiras, talvez). Ligue as duas pontas no Led. Aproxime e afaste o ímã do ferrite, em movimentos rápidos... Primeiro de uma extremidade do ferrite e se o led não der sinal de vida, tente do outro lado...

Se o Led piscar, o teu sensor estará pronto para usar. Se não piscar, tente outras combinações de espiras e de bitola de fio.

Realmente,tempo,e uma coisa que todo mundo anda caçando!

Mas eu,estudante de ferias:Dtenho que sobra,e vou sim fazer isso dai,depois respondo aqui e você me diz como fazer a devida modificação no circuito.Quanto aos led's,desculpe minha noobice:wub:,não estava me lembrando do sensor IR quando perguntei.

Posso fazer, mas antes preciso do esquema elétrico final da placa, ou pelo menos saber quantos leds terá.

O esquema e a PCI estão nesta pagina,se não conseguir ver tente aqui.

O aro?Como se mede o aro?Acredito que seja 26'' mesmo(Bicicleta media,dessas)

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desculpe mas quero insistir no reed-switch que nosso amigo disse que é este o nome. porque acho que é mais eficiente que uma bobina.

vou explicar porque já usei em um circuito o seguinte esquema, um eletroima ligado a uma saida de som e um reed-switch aclopado com uma bateria e um altofalante. ou seja um reedswitch consegue acoplar e desacoplar a velocidade de modulação do som, cerca de 20khz que eu acho que já é o suficiente. e outra é que na minha bicicleta eu possuo um ciclocomputador que usa um reed-switch e um ima preso a roda, segundo o fabricante o mesmo consegue fazer leituras até 300km/h. acho que a bobina em uma velocidade alta pode gerar uma corrente quase continua e o tempo de carregamento e descarregamento se tornar curto suficiente para manter o led aceso ou atrasado, o que pode deformar a imagem ja que a sincronia é vital para formar a imagem adequadamente.

Reed-switch:

imagem001kc5.jpg

Velocimetro:

img?s=MLB&f=65776293_6442.jpgimg?s=MLB&f=59582415_2160.jpg

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-66459284-_JM

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...

Alguem se compromete(Thiago?????)a fazer ou pelo menos dar uma base pra progamar o pic?

...

Abraços!

Seguem alguns links:

http://www.edutecbauru.com.br/cursopic/

http://www.editoraerica.com.br/buscafinal.asp?cod=8674

http://www.editoraerica.com.br/buscafinal.asp?cod=7376&autor=David%20Jos%C3%A9%20de%20Souza%20e%20Nicol%C3%A1s%20C%C3%A9sar%20Lavinia

Os livros eu achei em bibliotecas, dê uma procurada por aí, quem sabe você também encontra.

flws,

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O mais importante é o sensor não ter ruído. E acredito que um reed-switch funcione.

Thiago,você me conveceu!Cabteixeira,explique ai a devida adaptação no circuito!

Thiago,tenho um aqui,e não sabia que ele era usado nos velocimetros,me desculpe minha teimosia,e porque anteriormente isso foi discutido e o reed-swich foi descartado,mas vou testar e dizer resultados!

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  • Membro VIP

Leiam atentamente as características dos reed-switches, principalmente ao que diz respeito a vida elétrica (número de operações mínima garantida pela fébrica).

http://www.metaltex.com.br/downloads/AMPOLAS.pdf

ou seja, se um reed de 10^6 (1000000) de operações de vida elétrica chaveasse a 20kHz como dito acima (impossível para chaveamento mecânico) em 50 segundos atingiria este número...

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Leiam atentamente as características dos reed-switches, principalmente ao que diz respeito a vida elétrica (número de operações mínima garantida pela fébrica).

http://www.metaltex.com.br/downloads/AMPOLAS.pdf

ou seja, se um reed de 10^6 (1000000) de operações de vida elétrica chaveasse a 20kHz como dito acima (impossível para chaveamento mecânico) em 50 segundos atingiria este número...

Exatamente na velocidade que o reed peca,ai não serviria pro nosso circuito...

Vou fazer o da bobina mesmo.

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Se você tiver um mini-ventilador quebrado:'fan', abra-o e verifique que tem um sensor hall, muito parecido com um transistor BC. seria o componente ideal.

Alta resistência mecânica

Alta velocidade.

Número de operações ilimitadas

tenho sim,vou desmontar e posto aqui se achei o sensor hall ''caseiro de fan'' :D:D:D

Valeu soschip,você me salvou desse problema!

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Se abrir, poste aqui o código deste sensor que te informo como ligar. OK.

Soschip,abri um de processador, de 8x8,se não me engano,os componentes eram todos smd,mas achei um com 10 pernas,(5 de cada lado)tipo um ci(smd,claro)com a seguinte inscrição:

B1862

9F2

Do resto,tinha 2 capacitores,um diodo e um que acredito ser um resistor(tudo smd)

E agora?

Uma roda aro 26, gira a 10 hz a 80 km/h. Como o sensor só vai ser chaveado a cada revolução da roda, a frequência de chaveamento será igual a da roda. Para a roda girar a 20kHz, tem que estar a cerca de 200000 km/h

Vamos ver a resposta do soschip e resolvemos de vez o problema do sensor!

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Uma roda aro 26, gira a 10 hz a 80 km/h. Como o sensor só vai ser chaveado a cada revolução da roda, a frequência de chaveamento será igual a da roda. Para a roda girar a 20kHz, tem que estar a cerca de 200000 km/h

mas se for mesmo isto, 10Hz ou 60 RPM não há problema em usar reed-switches, desde que ele esteja bem protegido e seja de boa qualidade.

A própria metaltex fornece uns de 10^8 ou seja 100.000.000 de operações de vida útil. Mas os mais comuns de qualidade são 1000000= 10^6 Façam os cálculos de quantos KM dá pra rodar na bike.

O que acaba primeiro, o REED ou o pneu?

Usando regra de 3:

1 hora tem 3600 seg.

10Hz = 36000 ciclos por hora

80KM ------ 36000

x--------1000000

~2200KM

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