Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led's na roda da bike


Antonio_Junior

Posts recomendados

Usar reed-switch é muito mais fácil, em termos de hardware, do que vários outros tipos de sensor (ao menos em teoria)... Só existe um grande problema: o ruído gerado pelo abrir e fechar dos contatos!

Existem dezenas de aparelhos que o utilizam... Velocímetros de bicicleta, bicicleta ergométrica, esteiras mecânicas (aquelas de exercícios físicos)... Só que, em todos estes casos, a precisão não importa tanto (andando de bicicleta, você não tem como saber se o que está marcando no velocímetro está correto ou não... Que tal enviarmos uma solicitação ao Pedro Bial e a Glória Maria para o INMETRO testar os tais velocímetros... Brincadeirinha)

Uma vez eu tentei usar um carinha destes (reed-switch) como sensor de um indicador de RPM (usando circuitos TTL) e vocês não imaginam a luta que foi para eliminar o ruído! Não pensem que "colocando um capacitor resolve", pois não é bem assim!

Um reed-switch é algo barato, e se fosse confiável seria utilizado industrialmente exatamente por isto. Mas eu pergunto: alguém já viu um destes utilizado numa injeção eletrônica? Ou numa máquina qualquer de grande porte? A resposta é NÃO. Eles não são confiáveis para isto, pois geram muito ruído.

Se for decidido pela sua utilização, o que podemos tentar fazer é filtrar o sinal no software do processador (que, por sinal, deve ser a técnica utilizada no velocímetro citado anteriormente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usar reed-switch é muito mais fácil, em termos de hardware, do que vários outros tipos de sensor (ao menos em teoria)... Só existe um grande problema: o ruído gerado pelo abrir e fechar dos contatos!

Existem dezenas de aparelhos que o utilizam... Velocímetros de bicicleta, bicicleta ergométrica, esteiras mecânicas (aquelas de exercícios físicos)... Só que, em todos estes casos, a precisão não importa tanto (andando de bicicleta, você não tem como saber se o que está marcando no velocímetro está correto ou não... Que tal enviarmos uma solicitação ao Pedro Bial e a Glória Maria para o INMETRO testar os tais velocímetros... Brincadeirinha)

Uma vez eu tentei usar um carinha destes (reed-switch) como sensor de um indicador de RPM (usando circuitos TTL) e vocês não imaginam a luta que foi para eliminar o ruído! Não pensem que "colocando um capacitor resolve", pois não é bem assim!

Um reed-switch é algo barato, e se fosse confiável seria utilizado industrialmente exatamente por isto. Mas eu pergunto: alguém já viu um destes utilizado numa injeção eletrônica? Ou numa máquina qualquer de grande porte? A resposta é NÃO. Eles não são confiáveis para isto, pois geram muito ruído.

Se for decidido pela sua utilização, o que podemos tentar fazer é filtrar o sinal no software do processador (que, por sinal, deve ser a técnica utilizada no velocímetro citado anteriormente).

Sinceramente,vou dizer o que penso.

Na minha opinião,não dá pra usar um reed-switch,porque:

  • A questão da velocidade e do ruido.Alem de citado anteriormente que talvez ele não tivesse velocidade suficiente para acompanhar a roda(ainda mais eu que só ando a mais de 110 km/h:D)
  • O ruido,mais uma coisa pra complicar o circuito,o que é muito ruim;
  • Durabilidade:Como o soschip disse,iria durar pouco tempo.

Ainda acredito no sensor hall.Acho que o soschip não viu o topico que eu passei.Repetindo,alguem sabe as espesificaçoes:

Soschip,abri um de processador, de 8x8,se não me engano,os componentes eram todos smd,mas achei um com 10 pernas,(5 de cada lado)tipo um ci(smd,claro)com a seguinte inscrição:

B1862

9F2

Do resto,tinha 2 capacitores,um diodo e um que acredito ser um resistor(tudo smd)

E agora?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruído é um problema sério. Se o ruído do reed-switch for igual de alguns botões por ai (uns 100ms) é um problema muito sério, pois a bicicleta a 10Hz como citado anteriormente, a roda dá uma volta a cada 100ms, que é praticamente o tempo de ruído. Portanto seria importante medir o tempo máximo de ruído antes de escolher.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi por causa do ruído que eu sugeri utilizar o sensor ótico (I.R.), embora saiba que ele não é o ideal, por causa da sujeira.

Uma vez eu tentei usar um carinha destes (reed-switch) como sensor de um indicador de RPM (usando circuitos TTL) e vocês não imaginam a luta que foi para eliminar o ruído!

Na ocasião, o que resolveu o meu problema foi um sensor como o que eu sugeri: um bastão de ferrite com uma bobina. Toda vez que o ímã passava na frente dela (era o mesmo ímã que antes fechava o reed-switch), gerava um pulso elétrico para o contador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sinceramente,vou dizer o que penso.

Na minha opinião,não dá pra usar um reed-switch,porque:

  • A questão da velocidade e do ruido.Alem de citado anteriormente que talvez ele não tivesse velocidade suficiente para acompanhar a roda(ainda mais eu que só ando a mais de 110 km/h:D)
  • O ruido,mais uma coisa pra complicar o circuito,o que é muito ruim;
  • Durabilidade:Como o soschip disse,iria durar pouco tempo.

Ainda acredito no sensor hall.Acho que o soschip não viu o topico que eu passei.Repetindo,alguem sabe as espesificaçoes:

Abraços!

Vi sim, mas este não é o sensor HALL e sim o driver do FAN.

O sensor, se tiver, está ligado nos pinos 1, 2 e 9 do LB1862 (B1862).

http://www.ortodoxism.ro/datasheets/sanyo/ds_pdf_e/LB1862.pdf

O que encontrei num FAN velho que desmontei é este:

http://www.ortodoxism.ro/datasheets2/8/0i353xl09hhj0fyoy34xeodsg8ky.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabando com a historia do sensor,vou usar um sensor hall.

Soschip,no esquema que você passou da adaptação tem um pino que tá escrito 14V.por acaso são 14 volts?Porque o circuito e alimentado com 9.

Ah,sim encontrei o sensor hall.Ele é smd,minusculo,pois a fan era de processador.

Assim que eu tiver um tempo livre, vou começar a escrever o programa. Vai ser só 8 leds mesmo, né?

Sim.8 led's de um lado e 8 do outro.Valeu pelo programa!:bandeira:

Aproveitando deem uma olhada no meu topico de trafo:clique aqui!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Acabando com a historia do sensor,vou usar um sensor hall.

Soschip,no esquema que você passou da adaptação tem um pino que tá escrito 14V.por acaso são 14 volts?Porque o circuito e alimentado com 9.

Ah,sim encontrei o sensor hall.Ele é smd,minusculo...

Abraços!

Sim, mas acredito que funciona com 9, pois se não me engano testei ele com 5V. Aliás esta será a tensão do seu circuito se usar um uControlador. Terá de usar um 7805 ou 78L05.

Daria pra você passar o código desse sensor hall pra gente ver o datasheet?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também da para achar o sensor Hall em lojas de auto peças ou ferro velho... Ele é usado no sistema de ignição eletrônica de vários carros (fica no distribuidor e faz o mesmo que os antigos platinados)... A vantagem é que ele é montado de forma mais robusta, devido as condições adversas de funcionamento no motor (sujeira, calor, umidade, etc...)

Dependendo do preço, pode ser uma opção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas acredito que funciona com 9, pois se não me engano testei ele com 5V. Aliás esta será a tensão do seu circuito se usar um uControlador. Terá de usar um 7805 ou 78L05.

Daria pra você passar o código desse sensor hall pra gente ver o datasheet?

E o mesmo que você passou no post ''80''(Só que na versão smd)

Também da para achar o sensor Hall em lojas de auto peças ou ferro velho... Ele é usado no sistema de ignição eletrônica de vários carros (fica no distribuidor e faz o mesmo que os antigos platinados)... A vantagem é que ele é montado de forma mais robusta, devido as condições adversas de funcionamento no motor (sujeira, calor, umidade, etc...)

Dependendo do preço, pode ser uma opção...

Vou ver com meu amigo tecnico em carros e posto aqui,e uma boa opção proncipalmente por causa das condiçoes que pode trabalhar!

Consertando o link do trafo:Clique aqui! Postem lá se não for imcomodo!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai amigos... como vão com a programação do pic?

aproveitando o andamento sobre pic, queria apenas saber se um pic poderia ser utilizado para gerar frequencias estacionarias predefinidas entre 1Hz e uns 30Khz. como um pequeno ocilador de audio é para uso em testes de som para eu poder amplificar este som. tipo eu vou jumpeando para obter uma onda de ex 20Hz, depois 60Hz, etc...

obs são so ondas estacionarias tipo senoide.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai amigos... como vão com a programação do pic?

aproveitando o andamento sobre pic, queria apenas saber se um pic poderia ser utilizado para gerar frequencias estacionarias predefinidas entre 1Hz e uns 30Khz. como um pequeno ocilador de audio é para uso em testes de som para eu poder amplificar este som. tipo eu vou jumpeando para obter uma onda de ex 20Hz, depois 60Hz, etc...

obs são so ondas estacionarias tipo senoide.

Você precisa de frequências exatas ? Se não for necessário, não precisa nem de PIC para isso (não que o PIC seja a única maneira de conseguir frequências exatas, mas aomenos não exige nada de hardware)...

Aí bastaria um osciladorzinho ajustável...

Agora quanto a conseguir uma senóide bonitinha a coisa já complica um pouco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E ai amigos... como vão com a programação do pic?

aproveitando o andamento sobre pic, queria apenas saber se um pic poderia ser utilizado para gerar frequencias estacionarias predefinidas entre 1Hz e uns 30Khz. como um pequeno ocilador de audio é para uso em testes de som para eu poder amplificar este som. tipo eu vou jumpeando para obter uma onda de ex 20Hz, depois 60Hz, etc...

Microcontroladores de 8 bits só são indicados para gerar ondas quadradas ou retangulares.

Para senoides teria que ser DSPs (Digital Signal Processors)

Para o seu caso sugiro um CI dedicado a isto: um gerador de funções XR2206

http://www.ortodoxism.ro/datasheets/exar/XR2206v103.pdf

http://www2.eletronica.org/hack-s-dicas/gerador-de-funcoes-simples-e-poderoso

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerador_de_fun%C3%A7%C3%B5es

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Programa: http://rs113.rapidshare.com/files/76888067/Led_Gira.zip

Obs: Precisa do .NET Framework 1.1 instalado. Caso não tenha, basta fazer download no site da Microsoft.

UaU!Gostei demais do programa!simples e funcional!funciona que é uma beleza,coloquei umas imagens lá,e tal....mas...(sempre eu com perguntas):

O que seria Threshold?

(li o leia-me,mas não endendi essa parte,dá pra tirar em miudos?)

Quanto as repetições,como saber quantas voltas da por exemplo,10 minutos?

Esse codido .asm já e pra ser gravado no pic sem nenhuma alteração?

Abraços!E Obrigado pelo programa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, quando fiz o programa considerei que a cor preta na imagem é onde o led deve ficar aceso, e qualquer outra cor para ficar apagado. No entanto, as vezes você tem uma variação, a imagem não é preta (é por ex, cinza escuro) quase preto. Para você pode ser igual, mas para o computador ele vai entender tudo como não preto, logo nada irá acender. Então existe uma linha imaginária que o computador usa para definir o que vai ser considerado preto e o que não vai, que é o Threshold.

As repetições estão baseadas nas rotações. Quanto tempo, depende da velocidade que você andar. Portanto : Tempo [Min] = Repetições / (11,3514 * Velocidade [Km/h])

Não, o programa .asm precisa ser compilado e gravado. Ele deverá ser compilado no programa MPLAB da Microchip. E gravado depende do seu gravador também pode ser gravado pelo MPLAB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá ficando legal o negócio... Assim que puder, posto fotos da montagem do protótipo...

Protótipo?você tambem esta fazendo um?Que legal!

Aê,falei com um cara no mercado livre que faz placas de circuito impresso e ele cobrou 80,00 reais na placa desse circuito,corroida,envernizada e furada.Está um preço bom ou tenho que chorar mais?(era 100,00 já baixou não acham?)

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!