Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Biosmod K7vta5 (ak35gt2/r)


Phoenyx

Posts recomendados

  • Membro VIP

***ATUALIZADO***

Olá!

Bom, como todos sabem, a ECS K7VTA5 na verdade é uma Shuttle AK35GT2/R. O problema é q a mesma foi descontinuada, não são mais fabricadas.

Alguns já devem ter percebido q a controladora RAID q equipa esta placa é produzida pela Highpoint, sua série é a 372. Existem modelos feitos em cartões PCI, iguaizinhos. A questão é q ambos possuem uma ROM, a qual pode ser atualizada, corrigindo bugs e melhorando o desempenho.

Para cartões PCI você simplesmente vai até o site do fabricante e baixa a versão mais nova, simples. Já para o modelo integrado quem fica responsável pela atualização é o fabricante da placa-mãe, pois o ROM está dentro do BIOS da mesma. Acho q vocês entenderam onde eu quero chegar...

A Highpoint disponibilizou no começo deste ano um ROM novo para esta controladora, é o 372.2351. Já a última atualização do BIOS da placa-mãe (ak35s20i) leva ainda o 372.231.

O q fiz então, modifiquei a versão "I" inserindo os novos dados desta controladora. Por isto, visando colaborar com os usuários desta placa, coloco a versão AK35S20I-MOD disponível para download: Link (Indisponível no momento)

Versões anteriores:

AK35S20H-MOD (HPT372.234 + Logo AMD) Link

No pacote há mais detalhes sobre as atualizações, além do executável para reprogramação e o novo driver para o RAID. Aproveitei também para retirar aquele logo EPA Polution, substituí por um da AMD, bem mais bacana...

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.phoenyx_sp.kit.net/screens/awardbmp.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Até mais! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Valeu pedraozao, fico feliz q tenha gostado da ideia. A princípio não está descartada a hipótese q a Shuttle dê continuidade a confecção d ROM's para esta placa, mas como não lançam uma desde janeiro (9 meses) dificilmente vão fazer algo a respeito.

Repare q eles tinham a disposição estes dados sobre a controladora RAID desde novembro do ano passado, porque não atualizaram? Estávamos usando a versão 231 desde o início praticamente, isto demonstra uma total falta d vontade, concorda?

A respeito do BootVis, não sei do q você está falando, na pasta zipada há o arquivo executável da award + o arquivo .bin, além d um pequeno texto mostrando as alterações... Só isto.

Estou fazendo outra, ainda está em fase d testes, esta sim promete maiores diferenças, aguardem...

[]'s :**

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx@22 Set. 2003,00:18

Valeu pedraozao, fico feliz q tenha gostado da ideia. A princípio não está descartada a hipótese q a Shuttle dê continuidade a confecção d ROM's para esta placa, mas como não lançam uma desde janeiro (9 meses) dificilmente vão fazer algo a respeito.

Repare q eles tinham a disposição estes dados sobre a controladora RAID desde novembro do ano passado, porque não atualizaram? Estávamos usando a versão 231 desde o início praticamente, isto demonstra uma total falta d vontade, concorda?

A respeito do BootVis, não sei do q você está falando, na pasta zipada há o arquivo executável da award + o arquivo .bin, além d um pequeno texto mostrando as alterações... Só isto.

Estou fazendo outra, ainda está em fase d testes, esta sim promete maiores diferenças, aguardem...

[]'s :**

beleza.  Tomara que saia logo essa nova que você está preparando.  

Quanto ao BootVis, foi que quando eu descompactei o arquivo zipado veio o programinha flash e o BootVis, mas os arquivos do bootvis são .bin, então deve ser isso mesmo.

Abraço e obrigado. :jump:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx@24 Set. 2003,03:06

Foi só você falar Pedro... Lançaram mais uma atualização, AK35S20H. Bom, eu a modifiquei também (olhe o primeiro post) pois sua única diferença é o reconhecimento total aos Thorton's.

Tá dado o recado!

[]'s

Valeu mais uma vez! :oba:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Update, versão AK35S20H_Modified (AK35S20P)

Logo EPA Polution trocado por este aqui:

                                                               <div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.phoenyx_sp.kit.net/screens/awardbmp.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

                                                               Estou aberto para idéias e sugestões...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phenyx....

Achei legal esta sua atitude de colocar uma atualização de BIOS dessa placa-mãe, parabens....

Agora será que você pode me dizer ( afinal sou leigo neste assunto ) como fazer esta atualização com segurança e como fazer se der algo errado para voltar a configuração atual ??

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Claro, sem problemas...

C precavendo d possíveis erros:

Ainda dentro do Windows crie um disco d boot, coloque o executável da AWARD e o BIOS q você queira dentro (c não tiver uma cópia baixe-a no site da Shuttle).

Pronto, você acabou d fazer um disco d segurança.

Para atualizar:

C você utiliza o Win2000 ou o WinXP terá q usar também um disco d boot pois a atualização é feita pelo DOS. Como o disco flexível é mais sujeito a erros recomendo q você extraia o conteúdo da pasta oferecida por mim na raiz do seu HD.

D um boot pelo disco d inicialização e no prompt digite:

C:\awdflash ak35s20p.bin

O programa d flasheamento lhe perguntará c quer salvar o BIOS anterior, como você já tem uma cópia d segurança diga não. Agora será perguntado c desejas realmente flashear, diga sim. Espere a atualização terminar, quando aparecer o aviso "retire o disco do floppy e aperte F1" faça isto.

Pronto, está atualizado!

OBS:

Em hipótese alguma desligue ou resete o micro durante a atualização, caso faça isto sua máquina não ligará mais.

C algum problema ocorrer após o flasheamento com o novo BIOS não c desespere pois ele possui um sistema chamado bootblock. Com ele sua máquina ligará e acionará o floppy onde deve ser inserido aquele disco d segurança q criamos. D uns 5 minutos e reinicie o micro.

É isto aí, boa sorte! :**

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo Phoenyx

Infelizmente não consegui atualizar com a sua BIOS.  Deu um erro e não grava de jeito nenhum.  Aí atualizei com a da Shutle mesmo.  Não sei o que pode ter ocorrido.  

Eu notei uma coisa.  O arquivo da Shuttle é um .rom e o seu é .bin.  Tem alguma coisa à ver?

Vou esperar a sua próxima pra atualizar.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por pedraozao@28 Set. 2003,13:03

Meu amigo Phoenyx

Infelizmente não consegui atualizar com a sua BIOS.  Deu um erro e não grava de jeito nenhum.  Aí atualizei com a da Shutle mesmo.  Não sei o que pode ter ocorrido.  

Eu notei uma coisa.  O arquivo da Shuttle é um .rom e o seu é .bin.  Tem alguma coisa à ver?

Vou esperar a sua próxima pra atualizar.

[]s

Tanto o ROM q modifiquei quanto o disponibilizado pela Shuttle possuem a estensão ".bin". Não sei o q está acontecendo aí meu amigo. você usou o executável da AWARD q eu incluí na pasta zipada?

Edit: Outra coisa, não esqueça q no prompt você deve digitar AK35S20P, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Postado Originalmente por Phoenyx@20 Set. 2003,21:21

Por isto, visando colaborar com usuários desta mesma placa, coloco a versão AK35S20H-Modified disponível para download:

http://www.phoenyx_sp.kit.net/testes/ak35s20h_modified.zip

Putz faz tempo que não entro na seção de motherboards e nem tinha notado este tópico...parebéns pela iniciativa!

você está hospedando o arquivo da kit.net? Estes sites gratuitos vivem com alguns problemas de vez em quando...se quiser um mirror pra sua bios modificada me avisa que eu coloco na minha conta da faculdade, pelo menos é um mirror mais confiável.

:**

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Há Tempos não acesso esse excelente Fórum e não tinha notado este tópico. B)

Parabéns pela iniciativa, por esse trabalho caprichado e fico constrangido em contribuir tão pouco para esta comunidade, mas ao mesmo, fico muito feliz que tenha pessoas dispostas a judar de uma forma tão caprichada. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu fiz como está descrito no primeiro post Tabgal. Peguei o último BIOS disponível da Shuttle (AK35S20H) e a última ROM da Highpoint (372.234), arranquei os dados antigos da controladora presentes no BIOS e substituí pelos novos, só isso. Aproveitei também para tirar aquele logo da EPA Polution (Energy Star) q aparece no post pelo da AMD mostrado também neste tópico.

Para tudo isto usei alguns programas bem conhecidos por aqueles q trocam o logotipo da tela inicial, CBROM6, Biosview, ModBin6, EPACoder, etc... Já para modificar o BIOS "H" colocando o "possível" divisor PCI 1/6 contido no BIOS "DIV" fiz uso d alguns programas em hexadecimal. Só não continuei o trabalho porque troquei d placa-mãe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx@22 set 2003, 02:30

<font color='#000F22'>Valeu pedraozao, fico feliz q tenha gostado da ideia. A princípio não está descartada a hipótese q a Shuttle dê continuidade a confecção d ROM's para esta placa, mas como não lançam uma desde janeiro (9 meses) dificilmente vão fazer algo a respeito.

Repare q eles tinham a disposição estes dados sobre a controladora RAID desde novembro do ano passado, porque não atualizaram? Estávamos usando a versão 231 desde o início praticamente, isto demonstra uma total falta d vontade, concorda?

A respeito do BootVis, não sei do q você está falando, na pasta zipada há o arquivo executável da award + o arquivo .bin, além d um pequeno texto mostrando as alterações... Só isto.

Estou fazendo outra, ainda está em fase d testes, esta sim promete maiores diferenças, aguardem...

[]'s :**</font>

Se bem entendi você modificou um arquivo .rom , é isso mesmo ?

Se você puder revelar , com que programa você fez isso ?

falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não, ROM é os dados contidos no BIOS... O arquivo tinha a extensão .bin. Já expliquei como fiz isso...

Ah, outra coisa galera, achei um ROM novo para a controladora RAID desta placa-mãe. É o HPT372.235, elaborado no meio deste ano... Vou editar a versão disponível aqui e adicionar os novos dados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí meu, há quanto tempo hein? Tá com tudo, já é até moderador!

Parabéns! :-BEER

Bah, que droga que a tua VTA5 morreu... (Andei me "atualizando" no ForumPCs e li a respeito...confirmei a má notícia aqui) Se bem que a A7N8X Deluxe é bem melhor. Só não entendo por que o setup do BIOS dá umas "piscadas" estranhas quando se altera as opções.

Já alterou o logo EPA da A7N8X? Bem, agora você pode trocar a tela full-screen também, heheheh! Dá pra ser ainda mais criativo.

Obrigado por ter postado que saiu uma versão nova da controladora RAID. Eu ainda estava usando a versão "G" do BIOS da AK...agora vale a pena fazer um novo mod com o H + o último HPT.

Assim que possível te mando o meu score do 3DMark2001 pra pegar o segundo lugar (9350, mais ou menos). Um abraço!

:bandeira::-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fala rapaz! C sumiu ######! Então, achei este ROM, mas ele não está disponível no site da Highpoint... Peguei num fórum gringo, o www.biosmods.com... manja?

Então, a minha VTA5 tá parada aqui sim... Mas para editar o BIOS não preciso dela, agora, para testar são outros quinhentos... :rolleyes:

Vou fazer o mod e ver c alguém o testa... A não ser q arrume esta placa-mãe... Vamos ver...

Quanto a A7N8X, poxa, baita placa cara, show d bola... Agora, quem falou q o setup dela "pisca"?! Aqui não acontece isso... Quanto ao logo, não vou editá-lo pois c deixo ele ativado o sistema demora mais pra carregar, seto ele sempre em off,não vale o trabalho...

Vê c não some mais "tiu"! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, "tiu" é fod@... Tenho só 23, daqui a pouco vem me chamar de "vô" igual ao dragão... :lol:

Pois é, chequei lá na página da Highpoint e não está lá mesmo...mas o arquivo está lá sim. É só pegar o link do 234 e trocar o 4 por 5, heheheh! Tentei o mesmo truque com 6, 7, 8...mas não deu certo! :D

Ahá, liberando BiosMOD sem testar, hein? Não esqueça de incluir um README no ZIP com a tradicional cláusula "NO WARRANTIES", heheheh!

Um amigo tem a A7N8X Deluxe. É muito estranho, mas o setup "pisca" mesmo...é engraçado, não chega a "piscar", é muito rápido, parece que a tela do setup é meio "inconsistente"... Sei lá, é muito estranho. Outra coisa estranha é que o setup não deixa desativar o SPREAD SPECTRUM - mesmo colocando em off, ele ativa sozinho depois. Um dia desses eu vou "reflashar" aquilo lá pra ver se melhora.

falou! :-BEER

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!