Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como escolher a melhor e mais indicada fonte para seu PC


faller

Posts recomendados

Obrigado Ughadoo pelo o que acrescentastes.

Entendi muito bem o que você quis dizer com seu post.

De nada. :)

Só comentei porque considerei o critério para aquela nota 5 injusto. Se eles não sabiam o preço o correto seria simplesmente eliminar a nota de Value e dar a nota pela média dos outros 3 quesitos.

Depois de falar sobre os conectores entrei no site do distribuidor da ST e parece que eles melhoraram mesmo esse ponto. Agora todas as fontes de 450W para cima tem pelo menos 2 conectores PCI-E de 6+2 pinos: http://www.windys.com.br/atx_12v_22.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De nada. :)

Só comentei porque considerei o critério para aquela nota 5 injusto. Se eles não sabiam o preço o correto seria simplesmente eliminar a nota de Value e dar a nota pela média dos outros 3 quesitos.

Depois de falar sobre os conectores entrei no site do distribuidor da ST e parece que eles melhoraram mesmo esse ponto. Agora todas as fontes de 450W para cima tem pelo menos 2 conectores PCI-E de 6+2 pinos: http://www.windys.com.br/atx_12v_22.html

Bom..

Agora teremos uma Seventeam 550PAM com conectores a nível da potência ? :D

Concordo com a injustiça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sou da opinião de que "o que não mata, engorda".

Ou seja, mesmo que meu pc necessite de 300w de potência, se eu tiver 2 boas opções, sendo que uma é consideravelmente superior a outra em potência, porque optar pela mais fraca? Isso no caso da Seventeam 750ZAF x Corsair 520HX.

Há quem diga: "Ah, mas utilizando uma porcentagem baixa da fonte você irá trabalhar na faixa de menor eficiência dela". Mas eu tô falando de uma fonte 80 plus bronze.

Pra mim não chega a ter nenhuma grande importância, afinal, 1 ano já é tempo de sobra pra se testar uma fonte. Mas sem dúvidas a garantia de 3 anos da Zalman e de 5 anos da Corsair é uma coisa positiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor me cite quais são os componentes, de qualidade, q a 450VX possui q a SevenTeam 550-PAM não possui, ou se possui, são de qualidade inferior.

Estou muito interessado neste assunto, e no aguardo.

Obrigado !

Pelo que já foi visto essa discussão já foi longe e não é meu interesse dar prosseguimento à mesma. Só quero te lembrar do que eu disse no post que deu cabo a toda essa discussão, e acho que você se esqueceu:

De qualquer forma, a 550-PAM também é um primor de fonte, a diferença, além do que já foi citado, é que a VX450 já está consagrada no mercado, pelos seus usuários.

Conforme o João Gorilão já disse anteriormente, nós embasamos nossas opiniões juntando uma série de fatores, dentre eles os testes já realizados e o reconhecimento dos consumidores com relação à fontes de renome como Corsair e Zalman.

E o que dizer da Seventeam? Bom, é um fabricante que fabrica fontes de média-baixa até altíssima qualidade, isso é claro. Mas, comparado com Corsair e Zalman por exemplo, até hoje não se constatou fontes de baixa qualidade desses fabricantes. Esse é o respaldo que temos para fazer tais suposições sobre esses fabricantes.

E como sempre, no mercado existem produtos e produtos, fabricantes e fabricantes, e até um misto disso. Cabe ao consumidor comparar com dados técnicos informados pelo fabricante, dados comprovados em testes e opiniões (de aceitação ou rejeição) dos consumidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... melhor ficar por aqui mesmo até que alguém que conheça mais profundamente as fontes (talvez o Faller que tb gosta muito da Corsair e da Zalman) possa vir aqui esclarecer a nossa curiosidade.

Eu nem entro muito em tópicos de recomendações de fontes porque geralmente é ficar respondendo a mesma pergunta "n" vezes seguidas. Alguns sequer citam opções ou são capazes de ler meia-dúzia de posts.

Mas quando eu vi a curiosidade do JClafi eu não resisti, mesmo porque tenho a mesma dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que essa discussão não tem muito sentido.

Ambos os posicionamentos tem argumentos fortes e certamente nenhum irá prevalecer sobre o outro, tendo em vista que cada um irá defender sua própria opinião.

Eu acho que o SuperrooT e os outros que indicam fontes da Corsair e Zalman estão agindo de forma correta, pelo fato de que praticamente todos os modelos dessas marcas são de qualidade indiscutível e possuem ótimos componentes.

O próprio CdH já constatou isso ao testar várias fontes de ambas as marcas, como a ZM460B-APS, a ZM600-HP, a VX450, a HX620 e a TX750, sendo que todas receberam o selo de produto recomendado.

Daí o fato de que a segurança de indicar fontes dessas marcas - em que 100% dos produtos testados pelo CdH tiveram sua confiabilidade, segurança e qualidade comprovadas - é muito maior do indicar uma da Seventeam que, mesmo produzindo igualmente ótimas fontes (como é o caso da ST-550P-AM e também da ST-550P-AG, essa última testada pelo CdH aqui), também tem fontes que não são tão boas (como a ST-420BKV).

Por outro lado, o jclafi também está correto em defender o fator custo/benefício. Como alguns modelos da Seventeam são comprovadamente tão bons quanto os produtos da Corsair ou Zalman, é muito melhor pegar uma fonte que forneça potência maior que a sua concorrente de preço, só porque essa última é "de grife".

Assim, entendo que ambos estão corretos dentro de seus pontos de vista.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não achei um review da ST550P-AM, aí fica difícil falar sobre os componentes internos. Então, o que eu gosto de olhar é isso aqui:

http://www.80plus.org/manu/psu/psu_reports/SP401-SEVENTEAM-ST-550P-AM-550W-Report.pdf

http://www.80plus.org/manu/psu/psu_reports/CORSAIR_CMPSU-450VX_450W_Report.pdf

Algo bem objetivo. Dá pra ver que ambas são ótimas. Aí você que escolhe se paga a diferença de preço ou não baseado em outros fatores: conectores, garantia, tradição da marca, etc.

Outro ponto que pra mim é importante. Há vários reviews que analisam totalmente a Corsair, citando os componentes mais importantes. Já a Seventeam não, tem que tentar adivinhar, por modelos parecidos que foram analisados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais importante é escolher a fonte pelo modelo e não pela marca. Se alguém for comprar uma fonte só vendo pela marca é mesmo conveniente pegar uma Corsair ou uma Zalman. Como essas empresas não fabricam fontes, elas podem escolher modelos específicos de vários fabricantes que atendam a uma única faixa de mercado (no caso o entusiasta).

Já os fabricantes atendem a varias faixas. A Sea Sonic vai da faixa média até a alta. A CWT da baixa até a alta, a Seventeam da média-baixa até a alta, a Deer (Satellite) da muito baixa até a média-alta, etc. Isso falando de fontes ATX; os fabricantes também tem fontes para servidores, mini-ATX, redundantes, para notebook e outras.

Um exemplo interessante é a CWT que faz fontes boas como algumas Corsair e ruins como a C3tech PSN que sequer tem filtro de entrada. A CWT sabe muito bem como fazer uma fonte de ótima qualidade, mas produz também fontes quase genéricas simplesmente porque há mercado para elas. O mesmo acontece com os outros fabricantes.

No caso específico da Corsair e da Seventeam seria necessário comparar as fontes da Corsair com as fontes para o mercado entusiasta da Seventeam, que seriam principalmente as PAF, P-AF, E-AF e Z-AF. Não tem o menor sentido comparar uma CMPSU-450VX com uma ST-420BKV, mas ela poderia ser comparada com a ST-450PAF, por exemplo. Uma CMPSU-550VX poderia ser comparada com a ST-550P-AF e assim por diante.

Curiosidade: enquanto a Zalman tem um modelo na faixa de 450W, a Corsair tem dois, a ST tem pelo menos dez e a CWT pelo menos oito. A linha completa da Zalman consiste de 9 fontes e a da Corsair de 10 fontes.

Quanto a discussão seria melhor parar mesmo, porque não é construtiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais importante é escolher a fonte pelo modelo e não pela marca. Se alguém for comprar uma fonte só vendo pela marca é mesmo conveniente pegar uma Corsair ou uma Zalman.

No caso específico da Corsair e da Seventeam seria necessário comparar as fontes da Corsair com as fontes para o mercado entusiasta da Seventeam, que seriam principalmente as PAF, P-AF, E-AF e Z-AF. Não tem o menor sentido comparar uma CMPSU-450VX com uma ST-420BKV, mas ela poderia ser comparada com a ST-450PAF, por exemplo. Uma CMPSU-550VX poderia ser comparada com a ST-550P-AF e assim por diante.

Quanto a discussão seria melhor parar mesmo, porque não é construtiva.

Concordo... A comparação deve ser feita levando em conta o modelo e não a marca.

Pena que são poucos os que pensam assim.

Já em relação a marca, o que se compara é o que existe no nosso mercado.

A discussão realmente não é construtiva, visto que certas coisas que são repetidas não possuem qualquer respaldo. Será construtiva quando se chegar a uma conclusão baseada em argumentações comprovadamente verdadeiras e não somente em achismos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É... melhor ficar por aqui mesmo até que alguém que conheça mais profundamente as fontes (talvez o Faller que tb gosta muito da Corsair e da Zalman, mas que nunca vi dizer que é por causa de componentes) possa vir aqui esclarecer a nossa curiosidade.

Eu nem entro muito em tópicos de recomendações de fontes porque geralmente é ficar respondendo a mesma pergunta "n" vezes seguidas. Alguns sequer citam opções ou são capazes de ler meia-dúzia de posts.

Mas quando eu vi a curiosidade do JClafi eu não resisti, mesmo porque tenho a mesma dúvida.

Grande faller, ele podia mesmo aparecer.

O faller é tão grande como muitos dizem aqui sim.

Concordo plenamente que ele é muito sábio em fontes e também acredito sempre na palavra dele quando ele sempre aqui dizia sobre pegar a Zalman 360B-APS para uma configuração que demanda pouco em detrimento de uma outra como a SL-8600 muito debatido.

São ambas excelentes fontes.

O mais importante é escolher a fonte pelo modelo e não pela marca. Se alguém for comprar uma fonte só vendo pela marca é mesmo conveniente pegar uma Corsair ou uma Zalman. Como essas empresas não fabricam fontes, elas podem escolher modelos específicos de vários fabricantes que atendam a uma única faixa de mercado (no caso o entusiasta).

Já os fabricantes atendem a varias faixas. A Sea Sonic vai da faixa média até a alta. A CWT da baixa até a alta, a Seventeam da média-baixa até a alta, a Deer (Satellite) da muito baixa até a média-alta, etc. Isso falando de fontes ATX; os fabricantes também tem fontes para servidores, mini-ATX, redundantes, para notebook e outras.

Um exemplo interessante é a CWT que faz fontes boas como algumas Corsair e ruins como a C3tech PSN que sequer tem filtro de entrada. A CWT sabe muito bem como fazer uma fonte de ótima qualidade, mas produz também fontes quase genéricas simplesmente porque há mercado para elas. O mesmo acontece com os outros fabricantes.

No caso específico da Corsair e da Seventeam seria necessário comparar as fontes da Corsair com as fontes para o mercado entusiasta da Seventeam, que seriam principalmente as PAF, P-AF, E-AF e Z-AF. Não tem o menor sentido comparar uma CMPSU-450VX com uma ST-420BKV, mas ela poderia ser comparada com a ST-450PAF, por exemplo. Uma CMPSU-550VX poderia ser comparada com a ST-550P-AF e assim por diante.

Curiosidade: enquanto a Zalman tem um modelo na faixa de 450W, a Corsair tem dois, a ST tem pelo menos dez e a CWT pelo menos oito. A linha completa da Zalman consiste de 9 fontes e a da Corsair de 10 fontes.

Quanto a discussão seria melhor parar mesmo, porque não é construtiva.

Grande Ughadoo.

Mais um post sábio.

Obrigado mais uma vez, também concordo que comparar marca vs marca é errado, e não foi isso que gerou a discussão e sim Corsair 450VX vs 550PAM.

Me passe algum teste aí 550PAM vs Corsair 450VX mostrando que as duas se equiparam, ou se a Seventeam se sobresai e sim vou encarar seu contestamento como verdadeiro e não achismo.

Estamos sim achando exceto quando msotrei o review da 550PAM, mas você também está achando que a 550PAM tem a mesma qualidade que a 450VX.

Abraço a todos.

Queria que essa dicussão ficasse ainda, mas sem defamações.

valeu mesmo pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

A discussão no meu ver é muito boa, legal ver o ponto de vista dos colegas nos posts aqui do forum e, ainda não acredito, q tamanha conversa com todos é fruto de uma simples pergunta, cuja resposta ainda não encontrei.

Brincando nessa discussão eu evolui muito e a maneira de pensar de cada um é interessante e notável.

João e SupereRoot desculpe se os ofendi essa não era a intenção em momento algum, o legal é q ficou claro pra mim as opiniões de todos e é interessante comentar q, todas elas, tem seu ponto de vista relevante. Acho q posso ser rispido demais, isso deve parecer q quero ofender.

Achei muito interessante a questão de 'não se análisar diretamente as MARCAS", mas o meu ponto sempre foi o custo/benefício, não se preocupando tanto com "MARCA" em questão.

João a tangente foi uma brincadeira, não quis te ofender, só comentar que você diz poucas e boas palavras e logo se retira, não quis te ofender.

Vejam eu já afirmei e assumi, com a minha pergunta inicial, q não domino a área em debate. Se chega alguém aqui no forum e me diz algo como foi dito, afirmando q CORSAIR é melhor, nada mais normal que eu perguntar o porquê, não acham ?

Abraços colegas !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me passe algum teste aí 550PAM vs Corsair 450VX mostrando que as duas se equiparam, ou se a Seventeam se sobresai e sim vou encarar seu contestamento como verdadeiro e não achismo.

Estamos sim achando exceto quando msotrei o review da 550PAM, mas você também está achando que a 550PAM tem a mesma qualidade que a 450VX.

Abraço a todos.

Queria que essa dicussão ficasse ainda, mas sem defamações.

valeu mesmo pessoal.

Joao, se fosse comparar uma Corsair 550VX com a Seventeam 550PAM, sem sombra de duvidas, fonte por fonte, eu ficaria com a Corsair.

Talvez fique meio confuso isso que eu irei dizer agora, mas...

Eu estou falando que uma boa fonte de 550w, de alta eficiencia (Seventeam), e de uma qualidade estão boa qto uma boa fonte de 450w, tb de alta eficiencia (Corsair). Ou seja, pra mim eu to ate exaltando a Corsair, afinal, teoricamente a 450VX deveria ser ate inferior.

Mas eu nao vejo nenhuma grande razao em pagar a mesma coisa numa fonte menos potente. Pra mim a questao e simples. A Seventeam em questao e uma fonte totalmente confiavel, que suporta configuracoes que a Corsair 450VX nao suporta.

Agora, se na questao da performance ela tomou uma nota menor por ter um riple um pouco maior, isso e um ponto favoravel a Corsair. Mas se tudo ainda ficou dentro do aceitavel, pra mim a Seventeam continua tendo uma vantagem crucial, que e a potencia.

Ate porque ela tendo mais potencia, ela vai trabalhar mais folgada. então e provavel que segure um determinado pc com o mesmo nivel de qualidade.

A gente pode dizer que a Corsair 450VX e uma excelente fonte de 450w e que a Seventeam 550 PAM e uma otima fonte de 550w.

Mas nao existe nada que comprometa a Seventeam.

E + ou - como comparar Porsche e Ferrari. A maioria prefere um carro Ferrari (ja eu sou fanatico pelo 911 turbo :D). Mas o Porsche tem otima qualidade e melhor custo - beneficio e nenhum ponto negativo que comprometa o produto.

E eu tb nao acredito que uma discussao estão grande surgiu de apenas 1 pergunta (ainda nao esclarecida).

Obs... perdoem a falta de acentuacao. O teclado desconfigurou sozinho aqui nao sei porque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei muito interessante a questão de 'não se análisar diretamente as MARCAS", mas o meu ponto sempre foi o custo/benefício, não se preocupando tanto com "MARCA" em questão.

João a tangente foi uma brincadeira, não quis te ofender, só comentar dizia poucas e boas palavras e logo se retirava, não quis te ofender.

Vejam eu já afirmei e assumi, com a minha pergunta inicial, q não domino a área em debate. Se chega alguém aqui no forum e me diz algo como foi dito, afirmando q CORSAIR é melhor, nada mais normal que eu perguntar o porquê, não acham ?

Abraços colegas !

Hehehe.

Pensei que tú ia me falar da tangente igual na matematica e ao pé da letra, foge do circulo Seno e Co-seno rsrsr

Joao, se fosse comparar uma Corsair 550VX com a Seventeam 550PAM, sem sombra de duvidas, fonte por fonte, eu ficaria com a Corsair.

Talvez fique meio confuso isso que eu irei dizer agora, mas...

Somos dois Danelon, claro dito o custo/benefício e se eu não tivesse grana ia de 550PAM, mas tem uma vantagem da 550PAM que é a eficiencia um cadin melhor.

Eu estou falando que uma boa fonte de 550w, de alta eficiencia (Seventeam), e de uma qualidade estão boa qto uma boa fonte de 450w, tb de alta eficiencia (Corsair). Ou seja, pra mim eu to ate exaltando a Corsair, afinal, teoricamente a 450VX deveria ser ate inferior.

São diferentes faixas de potência, a Corsair fica inferior a isso, mas pra quem precisa de apenas uma 450VX com 33A nos 12V a Corsair se sai melhor e isso provei com os testinhos hehe.

Mas eu nao vejo nenhuma grande razao em pagar a mesma coisa numa fonte menos potente.

Então Danelon, eu pensei assim também quando troquei minha 450VX pela 550VX, segundo sempre o que ando vendo a 550VX é uma fonte um pouco pior que a 450VX.

Mas tá bom, ambas ótimas fontes, sua opinião cara e repeito sim, mas vai ver o cara não precisa mais que aquilo...

Pra mim a questao e simples. A Seventeam em questao e uma fonte totalmente confiavel, que suporta configuracoes que a Corsair 450VX nao suporta.

Sim...

Vai ser melhor ainda quando chegar a Seventeam 550PAS é isso ? (ASM, o Ugahdoo falou) que vai vir com mais cabos.

Tomara que o acabamentos dos cabos seja bom também.

Agora, se na questao da performance ela tomou uma nota menor por ter um riple um pouco maior, isso e um ponto favoravel a Corsair. Mas se tudo ainda ficou dentro do aceitavel, pra mim a Seventeam continua tendo uma vantagem crucial, que e a potencia.

Só no ripple msotra que a Corsair possui melhores capacitores e indutores que corrigem ele e outros detalhes...

Mas tá aceitavel ainda, mas não deixa de comparar.

Ate porque ela tendo mais potencia, ela vai trabalhar mais folgada. então e provavel que segure um determinado pc com o mesmo nivel de qualidade.

Depende, dependendo da folgagem a mais pode diminuir a eficiencia, mas o bom é a prevenção para os up futuros.

A gente pode dizer que a Corsair 450VX e uma excelente fonte de 450w e que a Seventeam 550 PAM e uma otima fonte de 550w.

Mas nao existe nada que comprometa a Seventeam.

Gostei da citação.

Boa !!!!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somos dois Danelon, claro dito o custo/benefício e se eu não tivesse grana ia de 550PAM, mas tem uma vantagem da 550PAM que é a eficiencia um cadin melhor.

Empate técnico na verdade. Depende da carga.

Então Danelon, eu pensei assim também quando troquei minha 450VX pela 550VX, segundo sempre o que ando vendo a 550VX é uma fonte um pouco pior que a 450VX.

Mas tá bom, ambas ótimas fontes, sua opinião cara e repeito sim, mas vai ver o cara não precisa mais que aquilo...

Não é não. A 550 é mais barulhenta e um pouco menos eficiente. A 450 é pior nos parâmetros elétricos como ripple e estabilidade das linhas. Como a 550 tem mais capacidade de fornecimento de corrente, mais cabos e um regulador de tensão para cada uma das linhas (talvez isso explique a estabilidade das linhas), a escolha depende de cada um:

http://www.xbitlabs.com/articles/coolers/display/corsair-psu-roundup.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Empate técnico na verdade. Depende da carga.

É verdade.

Me comparei apenas com o 80PLUs.

Realmente é um empate.

Não é não. A 550 é mais barulhenta e um pouco menos eficiente. A 450 é pior nos parâmetros elétricos como ripple e estabilidade das linhas. Como a 550 tem mais capacidade de fornecimento de corrente, mais cabos e um regulador de tensão para cada uma das linhas (talvez isso explique a estabilidade das linhas), a escolha depende de cada um:

http://www.xbitlabs.com/articles/coolers/display/corsair-psu-roundup.html

Que linhas ?

É apenas uma para as duas.

Obrigado pelo teste, me baseie em outro e pensei que a Corsair 450VX sairia um pouco na frente, depois fui ver ele de novo e tirei as conclusões. :wacko:

Desculpas.

Abraço e valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que linhas ?

É apenas uma para as duas.

A CMPSU-550VX tem na verdade 4 linhas +12V. Como a proteção OCP delas foi configurada para valores altos elas se comportam como uma única saída.

No site www.technic3d.com tem um teste com a CMPSU-550VX que mostra bem isso. Tem também testes com a CMPSU-450HX e com a ST-550P-AF, para comparar.

=> http://www.technic3d.com/article-633,1-corsair-vx550w-cmpsu-550vx.htm

=> http://www.technic3d.com/article-812,1-corsair-cmpsu-450hx-450w-netzteil-im-test.htm

=> http://www.technic3d.com/article-785,1-seventeam-st550p-af-550w-netzteil-im-test.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A CMPSU-550VX tem na verdade 4 linhas +12V. Como a proteção OCP delas foi configurada para valores altos elas se comportam como uma única saída.

No site www.technic3d.com tem um teste com a CMPSU-550VX que mostra bem isso. Tem também testes com a CMPSU-450HX e com a ST-550P-AF, para comparar.

=> http://www.technic3d.com/article-633,1-corsair-vx550w-cmpsu-550vx.htm

=> http://www.technic3d.com/article-812,1-corsair-cmpsu-450hx-450w-netzteil-im-test.htm

=> http://www.technic3d.com/article-785,1-seventeam-st550p-af-550w-netzteil-im-test.htm

entendi.

valeu Ughadoo.

Mas isso faz diferença ?

Ela tem apenas uma linha com 4 virtuais configurados com valores altos ?

É isso ?

Ou há uma divisão nela com 4 ? o que acho pouco provavel...

Como é esse caso das linhas nessa fonte ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a 550VX:

"The three chokes mean that the PSU has dedicated voltage regulation: there is one choke responsible for each of the three main output lines."

http://www.xbitlabs.com/articles/coolers/display/corsair-psu-roundup_4.html#sect0

Interessante.

Dessa eu não sabia mesmo.

Sempre vi os reviews falando de apenas 1 mesmo.

Muito obrigado pela informação.

Então são mesmo mais linhas com cada um um regulador de tensão.

São as ditas reais ou são semi-reais ?

Alguém me explica isso direito ?

Vou ficar doido auheuaheuahue

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante.

Dessa eu não sabia mesmo.

Sempre vi os reviews falando de apenas 1 mesmo.

Muito obrigado pela informação.

Então são mesmo mais linhas com cada um um regulador de tensão.

São as ditas reais ou são semi-reais ?

Alguém me explica isso direito ?

Vou ficar doido auheuaheuahue

O que eu falei e o que o frerd falou são assuntos diferentes.

Eu falei que a Corsair 550VX internamente tem 4 saídas de 12V, cada uma com proteção OCP independente: no teste do Technic3D a +12V1 estava com OCP regulado para 47A, a +12V2 com 54A, a +12V3 com 46A e a +12V4 com 50A ( ver nesta página do teste ). Como o total das saídas é de 41A, isso significa que a fonte não desliga por desbalanceamento entre as saídas e então ela se comporta como uma fonte de saída única.

Na prática isso significa que a proteção OCP está semi-desativada e que a proteção contra sobrecorrente deverá ser feita por outro circuito.

Já o colega frerd falou que a 550VX tem regulação dedicada para cada uma das tensões principais (+12, +5 e +3,3V) devido a ter três toróides na saída. Quando uma saída é mais exigida o normal é a tensão dessa saída cair e as das outras subir. Usando-se toróides interligados entre as saidas é possível compensar e diminuir esse efeito. Com três toróides temos regulação semi-independente das três saídas, já nas fontes mais simples temos apenas dois toróides, as saídas terão que ser agrupadas e a regulação não será tão boa.

As Corsair acima de 500W e as Seventeam PAF, P-AF e Z-AF são exemplos de fontes com regulação semi-independente. Esse tipo de regulação é melhor mas também um pouco mais caro.

As Corsair de 400 e 450W, as Seventeam P-AM e P-AD e as Zalman de 360 e 460W são exemplos de boas fontes com regulação em grupo. Note que as fontes simples, incluindo as genéricas, também usam esse modo de regulação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu falei e o que o frerd falou são assuntos diferentes.

Eu falei que a Corsair 550VX internamente tem 4 saídas de 12V, cada uma com proteção OCP independente: no teste do Technic3D a +12V1 estava com OCP regulado para 47A, a +12V2 com 54A, a +12V3 com 46A e a +12V4 com 50A ( ver nesta página do teste ). Como o total das saídas é de 41A, isso significa que a fonte não desliga por desbalanceamento entre as saídas e então ela se comporta como uma fonte de saída única.

Na prática isso significa que a proteção OCP está semi-desativada e que a proteção contra sobrecorrente deverá ser feita por outro circuito.

Certo Ugahdoo.

Mas qual a vantagem disso ?

São linhas virtuais ? Reais ? Diriamos semi-virtuais formando um único já que nenhuma desarmaria independemente.

Por que são 4 e não apenas 1 no projeto ?

Ou é apenas 1 mas com 4 proteções indepentes que não se desarmam independente

O que é ?

Abraço e valeu.

Na prática isso significa que a proteção OCP está semi-desativada e que a proteção contra sobrecorrente deverá ser feita por outro circuito.

Já o colega frerd falou que a 550VX tem regulação dedicada para cada uma das tensões principais (+12, +5 e +3,3V) devido a ter três toróides na saída. Quando uma saída é mais exigida o normal é a tensão dessa saída cair e as das outras subir. Usando-se toróides interligados entre as saidas é possível compensar e diminuir esse efeito. Com três toróides temos regulação semi-independente das três saídas, já nas fontes mais simples temos apenas dois toróides, as saídas terão que ser agrupadas e a regulação não será tão boa.

A certo.

Entendi.

valeu

As Corsair acima de 500W e as Seventeam PAF, P-AF e Z-AF são exemplos de fontes com regulação semi-independente. Esse tipo de regulação é melhor mas também um pouco mais caro.

Por que não ter apenas uma proteção ?

Abraço.

As Corsair de 400 e 450W, as Seventeam P-AM e P-AD e as Zalman de 360 e 460W são exemplos de boas fontes com regulação em grupo. Note que as fontes simples, incluindo as genéricas, também usam esse modo de regulação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas qual a vantagem disso ?

São linhas virtuais ? Reais ? Diriamos semi-virtuais formando um único já que nenhuma desarmaria independemente.

Por que são 4 e não apenas 1 no projeto ?

Ou é apenas 1 mas com 4 proteções indepentes que não se desarmam independente

O que é ?

São linhas virtuais e não há nenhuma vantagem nisso. Isso foi feito porque a fonte CWT original tinha 4 linhas virtuais e a Corsair queria uma fonte com apenas 1 linha. Para atender o pedido da Corsair a CWT desativou as proteções OCP individuais configurando-as com valores altos. Isso também foi feito por outros fabricantes, e se a fonte tiver outras proteções de sobrecorrente/sobrepotência não causa problema algum.

As Corsair de 400 e 450W, as Seventeam P-AM e P-AD e as Zalman de 360 e 460W são exemplos de boas fontes com regulação em grupo. Note que as fontes simples, incluindo as genéricas, também usam esse modo de regulação.

Sim sim, percebi mesmo.,

E também exite o 3.3V indepente, outro trafo dos 5V certo ?

Não entendi direito esta última pergunta. Algumas fontes podem ter um regulador independente para o 3.3V sim. Isso é mais comum em fontes de alta potência devido ao custo extra. Transformadores independentes para cada saída também são possíveis, mas só seriam vantajosos se tivessem chaveamento e controle independentes também - uma fonte produzida desse jeito teria saídas realmente independentes, excelente regulação de tensões e custo muito alto.

Uma alternativa para ter saídas com regulação totalmente independente é fazer uma saída +12V forte (o trafo principal seria apenas para os +12V e os -12V) e dessa saída +12V puxar as saídas +5 e +3,3V através de reguladores chaveados step-down. A regulação de tensões também seria excelente e o custo seria menor que usando trafos e chaveamento independente por saída.

Nota.: praticamente todas as fontes tem um pequeno trafo para gerar a tensão +5Vsb de modo independente. Como a saída +5Vsb opera mesmo com a fonte desligada ela não pode ser retirada do trafo principal da fonte.

Comprei a Seventeam 750ZAF, mesmo sabendo do "excesso de excesso" de potência. Em compensação, não troco de fonte tão cedo.

Realmente é um bocado de exagero para a sua configuração atual, mas é uma boa fonte e tem bom preço. Em termos de potência agora você. tem 11,5 vezes mais que as fontes LSE de 65W que uso nos meus notebooks-desktop...

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, vocês sabem informar quais as diferenças existentes entre a fonte Corsair HX620 e a Corsair TX650?

Isso porque a HX620 tem 3 barramentos virtuais de 12V, mas todos conectados em um único barramento real (embora cada barramento tenha seu OCP, segundo o teste feito pelo CdH), cada um deles fornecendo 18A, o que resulta em 54A. Já a TX650 tem um único barramento de 12V fornecendo 52A, segundo informações retiradas do site oficial. Assim, ocorre que a HX620 tem potência um pouco superior na linha de 12V, mas foi rotulada em potência menor que a TX650.

Além disso, a HX620 é modular e dispõe de maior número de conectores molex (10) do que a TX650 (8). Não teria que ser ao contrário em razão da maior potência TX650?

Gostaria que me explicassem isso, por favor.

Agradeço antecipadamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São linhas virtuais e não há nenhuma vantagem nisso. Isso foi feito porque a fonte CWT original tinha 4 linhas virtuais e a Corsair queria uma fonte com apenas 1 linha. Para atender o pedido da Corsair a CWT desativou as proteções OCP individuais configurando-as com valores altos. Isso também foi feito por outros fabricantes, e se a fonte tiver outras proteções de sobrecorrente/sobrepotência não causa problema algum.

A certo.

valeu Ugahdoo.

Agora sim entendi.

Muito obrigado

Não entendi direito esta última pergunta. Algumas fontes podem ter um regulador independente para o 3.3V sim. Isso é mais comum em fontes de alta potência devido ao custo extra. Transformadores independentes para cada saída também são possíveis, mas só seriam vantajosos se tivessem chaveamento e controle independentes também - uma fonte produzida desse jeito teria saídas realmente independentes, excelente regulação de tensões e custo muito alto.

Uma alternativa para ter saídas com regulação totalmente independente é fazer uma saída +12V forte (o trafo principal seria apenas para os +12V e os -12V) e dessa saída +12V puxar as saídas +5 e +3,3V através de reguladores chaveados step-down. A regulação de tensões também seria excelente e o custo seria menor que usando trafos e chaveamento independente por saída.

Nota.: praticamente todas as fontes tem um pequeno trafo para gerar a tensão +5Vsb de modo independente. Como a saída +5Vsb opera mesmo com a fonte desligada ela não pode ser retirada do trafo principal da fonte.

Era essa mesma a resposta que eu queria.

Muito obrigado novamente.

Galera, vocês sabem informar quais as diferenças existentes entre a fonte Corsair HX620 e a Corsair TX650?

Isso porque a HX620 tem 3 barramentos virtuais de 12V, mas todos conectados em um único barramento real (embora cada barramento tenha seu OCP, segundo o teste feito pelo CdH), cada um deles fornecendo 18A, o que resulta em 54A. Já a TX650 tem um único barramento de 12V fornecendo 52A, segundo informações retiradas do site oficial. Assim, ocorre que a HX620 tem potência um pouco superior na linha de 12V, mas foi rotulada em potência menor que a TX650.

Além disso, a HX620 é modular e dispõe de maior número de conectores molex (10) do que a TX650 (8). Não teria que ser ao contrário em razão da maior potência TX650?

Gostaria que me explicassem isso, por favor.

Agradeço antecipadamente.

Qualquer uma das duas que você pegar você vai estar pegando fontes excelentes, não sei lhe falar qual fonte é melhor pois as duas são Seasonic, muito parecidas devem ser internamente.

Se gostar de modulares e precisar de mais cabos vá na 620HX.

Se não vá de 650TX mesmo ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!