Ir ao conteúdo

Problemas Com Bios Da Asus P5b Premium Vista Edition

maecar

Posts recomendados

Postado

Pessoal, recentemente montei um micro com a seguinte configuração:

PLACA MÃE ASUS P5B PREMIUM VISTA EDITION

2GB MEMORIA DDR2 100 KINGSTON

PROCESSADOR INTEL CORE 2 QUAD Q6600

PLACA DE VÍDEO GEFORCE 8600GT 512MB

Ocorre que eu vinha tendo muitos problemas com o micro no momento do liga/desliga. Com a configuração de fábrica da bios, ao desligar o Windows XP o micro desliga normalmente. Porém, após 3 segundos, ligava sozinho, realizava boot e entrava no windows, como se eu tivesse apertado o botão POWER... Uma noite desliguei o micro e saí quando voltei no dia seguinte ele estava ligado... rs

Ao checar o manual da placa mãe e as configurações da BIOS, reparei que haviam alguns ajustes em POWER para gerenciar melhor o funcionamento do micro. Alterei algumas coisas, seguindo lógica é claro, e reiniciei. O micro funcionou normalmente.

Depois desliguei da energia completamente. No dia seguinte, após ligar, surgia na tela a logo da ASUS, soava o beep normal e em seguida o micro desligou. Após 10 tentativas de ligá-lo ficou nesse ciclo e nem no SETUP consegui entrar... A solução foi resetar a BIOS para voltar as configurações de fábrica.

E desde então venho tentando encontrar uma forma nas configurações de se resolver esse problema, mas sempre caio no dilema do micro não ir pro boot e eu ter que resetar a bios da placa mãe.

Ontem resolvi atualizar o firmware dela para a versão mais nova (0902) baixada do site da Asus. A atualização ocorreu sem problemas, e o micro funcionou normalmente depois. Desliguei e o problema relatado acima estava resolvido. Então, por fim, desliguei o micro da energia e aguardei um tempo para fazer novos testes. E eis que um novo problema surgiu. Agora sempre que desligo o micro da energia, no momento do POST surge uma mensagem de que não há configurações salvas nas BIOS e que tenho que abrir o SETUP para refazer isso. Após entrar no SETUP e salvar as configurações de fábrica, reinicio o micro e ele funciona normalmente.

Porém após desligar o cabo de força e ligá-lo novamente o problema acima ocorre novamente (não há configs salvas na CMOS, BIOS...) e que devo abrir o SETUP para reconfigurar.

Alguém aqui no fórum teve este problema com a P5B PREMIUM da ASUS? O que fazer para resolver o problema de salvar configs na BIOS?

Espero poder contar com a ajuda de vocês.

Obrigado!!

Postado

Não tenho esta placa mãe, mas tenho uma da Asus e tive um problema com o monitor.

Em tempos quando estava baixando arquivos via torrent, eu desligava o monitor no botão power, imediatamente o computador entrava em modo de espera e mesmo eu ligando o botão power o micro não voltava - apesar de ficar ligado.

Comecei a então configurá-lo pelo modo de gerenciamento de energia do Windows XP e não tive mais este problema.

Não sei como funciona esta placa mas acho que pode ser também problemas com os programas da Asus, como AI Suite ou outros de gerenciamento da bios.

Tente desistalá-los e refaça a operação.

• mês depois...
Postado

Eu Tive O Mesmo Problema Que O Nosso Amigo Maecar Citou, De quando Desligar O Pc E Ele Reiniciar, porém, Nao Mexi Em Nada, Nao Atualizei Bios E O Problema Foi Resolvido, Simplesmente Deixei Correr, E Parou De Acontecer, Mas Estou Pretendendo Atualizar A Bios E Nao Sei Qual Seria A Melhor AtualizaÇÃo....

• Administrador
Postado
Eu Tive O Mesmo Problema Que O Nosso Amigo Maecar Citou, De quando Desligar O Pc E Ele Reiniciar, porém, Nao Mexi Em Nada, Nao Atualizei Bios E O Problema Foi Resolvido, Simplesmente Deixei Correr, E Parou De Acontecer, Mas Estou Pretendendo Atualizar A Bios E Nao Sei Qual Seria A Melhor AtualizaÇÃo....

O que aconselho a vocês é evitarem as versões beta, algumas até são boas, mas muitas dão problemas...

• 9 meses depois...
Postado

Bom, estou voltando aqui pra deixar um parecer sobre o que aconteceu.

Fiz um update pra versão da BIOS mais nova na época. Após algumas mexidas nas configurações do setup ele finalmente parou de ligar sozinho...

Depois disso nem toquei mais nessa parte do setup, pra não complicar de vez...

Por acaso vocês tiveram travamentos na instalação do windows xp num micro com essa mobo? Ou mesmo travamentos na inicialização do windows xp... O meu problema agora é esses travamentos que acontecem de vez em quando.

Postado

Ocorrem aleatoriamente e sempre na inicialização do micro.

Hoje mesmo no finalzinho do carregamento de tudo aqui ele travou, reiniciei e travou de novo. Reiniciei pela terceira vez e finalmente foi.

As vezes trava na tela do logo do Windows XP, as vezes trava antes de carregar tudo...

E o estranho foi que tive que tentar instalar o xp nesse micro 4x, pois em 3 delas tive problemas ou o micro travou na instalação.

Num outro HD instalei o Windows Vista, que opera normalmente no micro, sem problema nenhum.

Postado

Montei ele com uma fonte LEADERSHIP GAMER de 700W.

Mas como eu disse, ele funciona normal com o Vista, estes problemas só ocorrem no windows xp.

E detalhe: uma vez carregado o windows sem travamento na inicialização, ele funciona normalmente.

Postado

Quando você instala o windows existe um momento que ele verifica seu hardware e quando ele carrega os drivers na inicialização ele também faz isso (o monitor pisca e as caixas de som fazem um estalo geralmente), você sabe dizer se é nesse momento que esse travamento acontece?

Postado

Não, o erro ocorreu em momentos diferentes nas tentativas que tive de instalação do xp. E teve vez que não travou, tanto que consegui instalar.

Quando ele trava na inicialização, nem dá pra perceber o que houve, você só descobre ao mexer no teclado ou mouse. Ele fica congelado.

Postado

Sim, como eu disse lá em cima: eu tentei instalar o windows xp 4 vezes, e em apenas 2 delas consegui fazê-lo passar na instalação sem travamento. Uma delas houveram diversos problemas com uso do SO, então tive que refazer o procedimento. Agora está okay, mas estes travamentos esporádicos na inicialização continuam incomodando.

Postado

Se ele tentar re-instalar vai acontecer os mesmos travamentos ...

Pelo hardware que você tem, eu trocaria a fonte até pra proteger seu investimento, Leadership é uma fonte assim ... ruim ... você sabe dizer quantos Amperes tem na linha de 12v dessa fonte ?

Postado

Comprei essa fonte justamente por muitos problemas com outras. A cada 6 meses tava trocando de fonte de energia... Depois que comprei essa, nunca mais tive problemas, é a mesma fonte que usava no meu micro antigo.

E como eu te disse, não deve ser problema com a fonte, afinal o micro trabalha muito bem no Windows Vista... As vezes alguns programas rodam melhor no vista que no xp.

Os dados que você pediu:

+12V -> 39A

-12V -> 0,8A

Postado

É cara ... complicado dizer aonde que está o problema, você já tentou instalar o XP com um CD diferente e deu a mesma coisa ?

Se você tiver um HD sobrando você poderia instalar nele sozinho so pra fazer o teste.

Postado

O cd que usei na instalação já instalei e instalo windows xp em vários micros que dou assistência.

Sobre tentar com outro hd, será a saída que ainda não tentei, apesar de que quando instalei era um hd seagate de 750gb novo que estava particionado em 3 de 250gb, e nas demais partições estava tudo normal com o vista.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!