Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Win 98 precisa de disquete de boot?


crs_design

Posts recomendados

Eu tenho o Win98 e o WinXP instalados em partições diferentes.

Não é necessário programa para gerenciar o dual boot destes dois sistemas operacionais, pois, o WinXP instala um gerenciador de dual boot.

Você pode colocar qualquer um deles em quaisquer das partições, bem como você pode até ter mais de 2 partições.

Nem o Win98, nem o WinXP necessitam de disquete de boot, pois, ambos são bootáveis pelo CD, isto desde que sua placa mãe dê boot pelo CD.

Para que você não tenha problemas com o dual boot, instale primeiro o Win98 e depois o XP.

Isto porque o Win98 não tem gerenciador de dual boot, ao contrário do XP, e se o Win98 for instalado depois, ele corrompe os arquivos de boot do XP.

Utilize o CD do WinXP para particionar o HD. Basta proceder como se fosse instalar o XP. Logo no começo da instalação será executado um utilitário para particionar o HD. Primeiramente você deverá excluir a partição existente para depois criar as novas partições. Interrompa a instalação depois que tiver particionado o HD.

Depois de particionar o HD, instale o Win98. Na instalação você poderá escolher instalar na partição que desejar.

Eu prefiro deixar a partição C para instalar o XP, pois, esta partição fica no começo do disco e portanto o acesso aos dados nela contidos é mais rápido (eu uso mais o XP).

Depois de instalar o Win98, basta instalar o XP que ele irá criar, automaticamente o gerenciador de boot de forma que toda vez que o computador for iniciado irá aparecer um menu para escolher qual sistema será inicializado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

putz, agora já foi, eu formatei, particionei e instalei o xp no pc, não vai ter problema mesmo?. mas você não sabe o que aconteceu, comprei um cd pirata do xp, depois de instalar quando eu estava na internet, apareceu uma tela dizendo que o pc iria reiniciar em 60 segundos, dai eu fui correndo no fórum e vi que esse problema aparece por causa do vírus blaster que estava no cd, filha da p... esses camelô né, voltando esse assunto, se acha que eu devo coloca no pc de novo o cd com o virus para particionar o hd, outra coisa, eu vou tequi apaga a partição já criada? outra coisa que você acha que é melhor, instalar o xp em fat32 ou nftc ou algo parecido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saia fora destes CD pirata. Compra um original, nem que seja em prestações a perder de vista. O pirata você não tem como manter atualizado e ficar livre de vírus. O XP tem várias falhas de segurança. Toda semana tem 2 ou três atualizações disponíveis para corrigir estas falhas. É aproveitando estas falhas que estes vírus se instalam.

Mas, voltando ao assundo da instalação.

Se você já particionou o HD, não precisa mais mexer nesta parte. Mas você disse que instalou o XP primeiro. O problema é que agora quando você for instalar o Win98 ele vai escrever em cima do arquivo de boot do XP e você não conseguirá inicializar o XP.

Faz o seguinte:

Instala o Win98. Se for instalar na particão que está o XP, primeiro formata a partição pra apagar ele.

Depois você instala o XP.

As vantagens do NTFS é a segurança dos dados (é possível proteger pastas) e a menor perda de espaço no HD, pois os clusters são menores. As desvantagens são que o Win98 não conseguirá acessar os dados na partição em NTFS e que o sistema NTFS tem um desempenho menor (é mais lento).

No seu caso, para que o Win98 possa acessar os dados que você tiver na partição do XP, seria melhor deixar tudo em FAT32. É assim que está aqui no meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!