Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual Channel x FSB


leonardosnake

Posts recomendados

Eai amigos ninjas ...

Então estou com uma dúvida aqui, por exemplo se eu montar um core 2 duo com fsb de 1066mhz tenho q por duas memoria ddr2 533 pra igualar certo ... se eu por duas 667 minhas memorias vão rodar a 1334 q no caso não precisa porque o fsb va mobo vai ser menos então dá na mesma eu por duas 533 q é mais barato certo? ou mesmo passando o fsb da mobo vai ter mais desempenho ou vai ficar ocioso isso ai?

e outra coisa no caso da amd eles poe o fsb como 2000 mhz é isso mesmo tudo isso?

então no caso amd pode por duas ddr2 800 q vai usar todo o desempenho? gostaria de entender isso agradeço :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, você não está errado de todo, mas tem várias contas e coisas que fazem essa frequência da memo ser usada em alguns instantes.

Porém você está correto no sentido que duas memos 533MHz em dual vão trabalhar exatamente igual a duas 667MHz, 800MHz ou mesmo as de 1066MHz em dual também em um FSB de 1066MHz, mas acontece que não está só se pensando em dual, pois caso você use a memória em single chanel aí as maiores frequências vão tirar maior proveito da frequência maior, visto que já temos no mercado as memos de 1066MHz. Mas na verdade duas memórias 512MB de 533MHz vão ter o mesmo desempenho de um pente de 1GB de 1066MHz, e além de que o preço no final das 2 de 533MHz vão ficar bem mais baratos.

Outro fator interesantíssimo, o ganho em performace do video onboard será bem melhor no 1GB com dois pentes de 512MB de 533MHz do que no 1 pente de 1GB de 1066MHz, isso porque a maioria dos videos onboard trabalham em 64Bits e com o dual vão trabalhar em 128Bits, já na frequência de 1066MHz em single o video vai ficar em 64Bits.

São coisas que muitos usuários mais leigos e até alguns que dizem ser entendidos não notam, e que vão direto na maior frequência ou capacidade sem ter uma noção melhor de como funciona o sistema, assim para muitos uma memo de 1066MHz será melhor que uma 533MHz, no caso de se usar o dual só será melhor caso o FSB vá além disso caso contrário até você botanto duas memos de 1066MHz em dual terá o mesmíssimo desempenho de duas de 533MHz em dual caso o FSB seja de 1066MHz.

Mas isso é mais limitação dos processadores da Intel, pois os da AMD costumam ter suas frequências de barramento de 1600MHz e 2000MHz, mas também não adianta suportar 2000MHz se o chipset da placa mãe não suportar isso.

Então o melhor é que todo o conjunto trabalhe na mesma frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, você não está errado de todo, mas tem várias contas e coisas que fazem essa frequência da memo ser usada em alguns instantes.

Porém você está correto no sentido que duas memos 533MHz em dual vão trabalhar exatamente igual a duas 667MHz, 800MHz ou mesmo as de 1066MHz em dual também em um FSB de 1066MHz, mas acontece que não está só se pensando em dual, pois caso você use a memória em single chanel aí as maiores frequências vão tirar maior proveito da frequência maior, visto que já temos no mercado as memos de 1066MHz. Mas na verdade duas memórias 512MB de 533MHz vão ter o mesmo desempenho de um pente de 1GB de 1066MHz, e além de que o preço no final das 2 de 533MHz vão ficar bem mais baratos.

Outro fator interesantíssimo, o ganho em performace do video onboard será bem melhor no 1GB com dois pentes de 512MB de 533MHz do que no 1 pente de 1GB de 1066MHz, isso porque a maioria dos videos onboard trabalham em 64Bits e com o dual vão trabalhar em 128Bits, já na frequência de 1066MHz em single o video vai ficar em 64Bits.

São coisas que muitos usuários mais leigos e até alguns que dizem ser entendidos não notam, e que vão direto na maior frequência ou capacidade sem ter uma noção melhor de como funciona o sistema, assim para muitos uma memo de 1066MHz será melhor que uma 533MHz, no caso de se usar o dual só será melhor caso o FSB vá além disso caso contrário até você botanto duas memos de 1066MHz em dual terá o mesmíssimo desempenho de duas de 533MHz em dual caso o FSB seja de 1066MHz.

Mas isso é mais limitação dos processadores da Intel, pois os da AMD costumam ter suas frequências de barramento de 1600MHz e 2000MHz, mas também não adianta suportar 2000MHz se o chipset da placa mãe não suportar isso.

Então o melhor é que todo o conjunto trabalhe na mesma frequência.

Po achei muito interessante essa do video onboard a 128 bits :D

Eu não sabia dessa valeu...

E enquanto a AMD já arrebenta né esse FSB dela ... 2000 Mhz dahora ...dá pra arregaça

Então aprendi com isso ai legal mesmo valeu, é q tem clientes no meu trampo q pegam placa com fsb de 800 Mhz com p4 HT e querem fazer dual channel com ddr2 800 q é bestera né...

como é só ddr2 usando as 533 pra dual já tá mais q suficiente correto? e mais em conta .. é bestera por essas 800 isso?!!

cara valeu ai mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza amigo, nada adianta memórias com frequências altas se o FSB é inferior, pois as memos vão baixar suas frequências para a frequência do barramento.

Quando uma especificação diz que a placa suporta tál frequência de memória não que dizer que ela trabalhe nessa frequência, apenas que se colocar tal memória com tal frequência o micro irá funcionar.

Muitos levam ao pé da letra o que está escrito, mas tem de ter o conhecimento para saber realmente o que está escrito.

Um exemplo simples disso que estou falando:

Uma placa Intel com FSB de 1333MHz suportaria em single chanel as memórias de 533/667/800/1066MHz, porém em dual chanel ela ficaria assim:

2X 533MHz = 1066MHz

2X 667MHz = 1333MHz

2X 800MHz = 1600MHz nesse caso a placa não suportaria essa frequência, e você passando qualquer programa como o Everest e o CPU-Z veria que a frequência em dual channel teria baixado para 1333MHz, e isso seria o mesmo nas duas memos de 1066MHz. Ou seja: Nada adianta se comprar memórias de alta frequência se sua placa tem o FSB menor. Salvo se você tiver a intenção de fazer overclok, nesse caso o clock das memória poderiam se elevar sem prejudicar elas, pois elas apenas estariam indo trabalhar em suas frequências reais, mas com isso tanto o seu FSB quanto o processador irão aumentar de frequência, nesse caso com possíveis perigos dependedo do over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara muito obrigado mesmo você me ajudou muito mesmo ...

não to conseguindo me orientar em relação a detalhes mais tecnicos das placas por exemplo video onboard de moboard nunca fala no manual qtos mega tem ou até qto vai... e em relação aos bits tb ... tenho q procurar pelo modelo do chipset né?

e obrigado pelas dúvidas tiradas ... sou tecnico novo em hardware quero aprender muita coisa ainda :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a noobice, mas eu não entendi essa parada de FSB x RAM, o cara tem um FSB de 1066 mhz, legal! Agora ele quer uma memória de 533 em dual para equivaler o FSB dele?

Quer dizer que pra eu tirar proveito do barramento externo de uma athlon 64 3000+ por exemplo, eu tenho que comprar memórias que trabalhem na mesma frequência do mesmo?

Eu tenho um athlon 64 3000 + socket 939 (duh!) com memória de 1.5 giga DDR

3 pentes de 512 sendo 2 em dual channel e um em single channel

o barramento externo do athlon 64 3000+ é de 800 mhz e das minhas memórias (PC3200 ou DDR 400) de 200 mhz

tenho dois chips trabalhando a 800 mhz e 1 a 400 mhz de efetividade?

Ou seja, a minha placa usará o potencial total da máquina?

Os chips da AMD como o DDR 400 que trabalham a 200 mhz em dual channel chegam a 800 mhz não é? Ou somente a largura da banda que aumenta de 64 bits para 128 bits?

minhas memórias

memorytu3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a noobice, mas eu não entendi essa parada de FSB x RAM, o cara tem um FSB de 1066 mhz, legal! Agora ele quer uma memória de 533 em dual para equivaler o FSB dele?

Quer dizer que pra eu tirar proveito do barramento externo de uma Athlon 64 3000+ por exemplo, eu tenho que comprar memórias que trabalhem na mesma frequência do mesmo?

Eu tenho um Athlon 64 3000 + socket 939 (duh!) com memória de 1.5 giga DDR

3 pentes de 512 sendo 2 em dual channel e um em single channel

o barramento externo do athlon 64 3000+ é de 800 mhz e das minhas memórias (PC3200 ou DDR 400) de 200 mhz

tenho dois chips trabalhando a 800 mhz e 1 a 400 mhz de efetividade?

Ou seja, a minha placa usará o potencial total da máquina?

Os chips da AMD como o DDR 400 que trabalham a 200 mhz em dual channel chegam a 800 mhz não é? Ou somente a largura da banda que aumenta de 64 bits para 128 bits?

minhas memórias

memorytu3.jpg

Cara, primeiro me poste algo que diga que você tem dois pentes em dual channel e um em single, isso não acontece, pois o sistema de memória tem de trabalhar sempre se orientando pela frequência mais baixa.

O FSB é a frequência de barramento que liga o processador ao chipset, assim se o FSB da placa mãe for de 1066MHz, mas o processador suportar 1333MHz e você botar duas memos de 800MHz em dual, todo o sistema vai rodar a 1066MHz que seria a frequência mais baixa, visto que as memos en dual estariam em 1600MHz.

Porém se sua memo for de 800MHz mas não estiver em dual, todo o sistema vai andar em 800MHz, sempre se limitando pelo menor frequência. Pois a comunicação entre Processador, chipset e memória só pode ser uma, então se limita sempre ao componente com menor frequência.

A largura de banda vai para 128bis, mas isso é um ganho mais significativo para placas de video onboard, que tiram muito proveito desse fator.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente é bom colocar os três no mesmo valor, ou no máximo o primeiro valor maior. Mas veja que esses ajustes muitas vezes não são muito aconselháveis, visto que em muitas vezes causa instabilidade ao sistema.

E dependo de todo o conjunto, por vezes faz a sua memória ficar mais lenta.

Esse tipo de ajuste não é aconselhavel a quem não tem muita experiência nessa parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudaçoes galera do forum. Caro marxavbr, tenho visto q você é bem entendido no assunto de fsb e tem ajudado bem a galera aqui. Minha pergunta é o seguinte: pretendo melhorar a performance das memoria do meu pc. vamos lá: tenho placa-mãe GIGABYTE GA-P35-DS3 (FSB 1333) , processador core 2 duo 8400/3ghz (FSB 1333) e tenho 2x1gb kingston/800mhz. Terei mais desempenho (principalmente em games) se eu colocar 4gb (2x2 gb) 667 e dual chanel, 2gb (2x1) 1066 dual chanel, ou ainda 4 gb (4x1 gb) 667? neste caso nao sei como ficaria o dual chanel. obs. uso o windows xp pra rodar games pesados como crysis. Quem tiver bom conhecimento do assunto e puder me orientar eu agradeço desde já também. valeu povo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geralmente é bom colocar os três no mesmo valor, ou no máximo o primeiro valor maior. Mas veja que esses ajustes muitas vezes não são muito aconselháveis, visto que em muitas vezes causa instabilidade ao sistema.

E dependo de todo o conjunto, por vezes faz a sua memória ficar mais lenta.

Esse tipo de ajuste não é aconselhavel a quem não tem muita experiência nessa parte.

ah, na pergunta anterior esqueci de citar , minha placa de video é uma XFX 8600GT FATAL1TY 256MB , CLOCKS: 620/1700 MHZ de fabrica, mas consigo atingir 725/1904 com estabilidade atraves do PowerStrip. Outro problema é que no everest vi que rodando jogos a temperatura da VGA chegou a 93º, mesmo com 2 ventiladores que acoplei nos dissipadores da placa. Meu gabinete é um clone 1580, tem boa ventilaçao e espaço interno mas uso fechado. ja a fonte troquei por uma seventeam de 550w. sei que deveria trocar a placa de video ao invés das memorias, é que estou esperando baixar mais os preços da hd 3850 512mb. Mas minha dúvida no momento é a da pergunta anterior que diz respeito as memorias mesmo. Valeu de novo pela atençao. té + .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo o melhor desempenho que você pode alcançar é com o dual channel de 2g ddr2 1066, isso no windows xp pois ele dificilmente vai utilizar mais de 2g de ram, mas para isso você terá que fazer um bom over e tb vai depender da qualidade das memorias,

se elas forem boas coloque o o fsb em 1600 e baixe a velocidade das memorias para 800Mhz e coloque as latências em 4 4 4 12 ou mais baixas se puder, isso vai te propiciar bons resultados para jogos sem forçar muito a máquina lembre-se que para aproveitar melhor o desempenho da sua memoria você precisaria atingir o fsb de 2132 o que é difícil para qualquer placa mãe existente no mercado

não se esqueça de fazer os testes de leitura de memoria com o everest para cada configuração que você setar as memorias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!