Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema wireless no DV6000 RESOLVIDO!


bobfu

Posts recomendados

Caro Hansson, você é tecnico ou curioso? rsrsrsr,

voce registrou o procedimento, meu e-mail é [email protected], por gentileza me envie tudo que voce achar que possa me ajudar, como voce eu tambem nao posso gastar o que eles pedem. Meu notebook ainda liga se estiver quente ,e acho que o problema é na solda, estou disposto tambem a ir pro tudo ou nada. Parabéns.

Jeff

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Hansson, você é tecnico ou curioso? rsrsrsr,

voce registrou o procedimento, meu e-mail é [email protected], por gentileza me envie tudo que voce achar que possa me ajudar, como voce eu tambem nao posso gastar o que eles pedem. Meu notebook ainda liga se estiver quente ,e acho que o problema é na solda, estou disposto tambem a ir pro tudo ou nada. Parabéns.

Jeff

uahauhau

tecnico ou curioso foi boa uahuaha

sou Engenheiro de Computacao, por isso fui sem medo.

cara me add no msn (vou te enviar por email) que eu te explico o procedimento, nao é fácil mas também nao é difícil.

abraços !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você desmontará o seu note completamente, até restar apenas a placa mãe, removendo inclusive o conjunto cooler+dissipador. A parte de cima da placa será a que tiver os chips NF-430 e GO 6150 (este último fica sob o dissipador). Como são chips com encapsulamento BGA, não há pinos na lateral, mas sim na parte inferior do chip, que não está visível. Sendo assim, eu aqueci a parte inferior da placa, diretamente abaixo dos chips, ressoldando alguns componentes e possíveis contatos dos chips. Após essa primeira parte, virei a placa e aqueci a parte de cima, colocando o ar quente diretamente no encapsulamento dos chips e ao redor dos mesmos. Muito cuidado com a intensidade do ar que sai da estaćão, pois pode levantar ou mover algum componente smd (resistor ou capacitor). Após isso, deixe a placa esfriar e remonte o note. O procedimento é tedioso, mas bem simples. Só tenha cuidado com a intensidade do ar. Para testar a temperatura do ar, veja se o mesmo derrete uma solda comum com facilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ola pessoall.......

Ontem minha placa wireless parou!!! ...ja fiz d tudo aqui e nao volta a funcionar. Hoje atualizei a bios reinicei e ela voltou a funcionar

...mas assim q reinicei novamente ela ja nao funcionou mais.

tirando a parte d abrir o note e soldar novamente....Tem algo mais a fazer?? esse problema vai gerar outros problemas maiores como video, camera???

algo para conter o problema??

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, se o problema foi antes de atualizar a bios, obvio que não voltará a funcionar, mas

talvez o problema não se espalhe mais, para outros componentes, e isso, só o tempo poderá dizer, nunca li nada do tipo.

agora o ideal seria comprar no ML ou alguma loja um wireless interno, vou ver se acho o link aqui, mas nem me lembro quanto custa um, em média.

da uma olhada:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-70199000-_JM

e

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-67627286-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se o wireless parou e só então o BIOS é atualizado, isso não trará o wireless de volta.

O BIOS mais novo é preventivo, para aumentar a velocidade do rotação do cooler, para refrigerar melhor o notebook e não uma solução que vai recuperar os componentes que dera defeito; esses precisam ser trocados.

Por isso a importância de atualizar o quanto antes o BIOS nesses modelos DV6000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é pessoal....agora acho q ja era mesmo!!!

esse problema anda afetando muitos modelos da HP como visto no link

abaixo:

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/d...340175〈=en

Notes q encontram nessa lista tem garantia adicional!!!

mas agora o problema é q o note nao é do brasil...e para ter direito a garantia somente no pais d origem da compra!! :(

Valeu galera!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É me ferrei também... Tenho um DV9000 com uma GeForce GO 7600 que parou de funcionar. Simplesmente não liga mais, mas o note é de fora e a garantia já era. Vou tentar como último recurso fazer o q o pessoal anda fazendo, soldando na mão heheheheh Já tinha desistido mesmo de arrumar...

abrçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, graças à HP eu aprendi algumas coisinhas depois de ter comprado meu primeiro notebook:

1) Jamais comprar notebook "importado", apesar de todos serem, claro.

2) Procurar marcas que ofereçam 3 anos de garantia NO MÍNIMO. As unicas que conheço são dell e lenovo-thinkpad, mas como a dell cobra uma facada por mais 2 anos (o que demonstra claramente que eles nao confiam no taco deles), eu ficaria com o thinkpad, que tem 3 anos padrão.

3) Jamais comprar qualquer produto da HP, devido ao péssimo atendimento ao consumidor, tanto aqui quanto no exterior. É estão ridiculo que frequentemente censuram posts nos forums deles, onde milhares se queixam por causa deste e de muitos outros problemas.

4) Existe uma coisa chamada juizado especial cível (JEC), que felizmente nao precisei acionar, uma vez que a loja onde comprei o note defeituoso resolveu me dar um novo (infelizmente teve que ser um HP da serie dv6000, mas ja atualizei a BIOS e comprei cooler externo, ESPERO que assim nao aconteça esse problema de novo).

Aos que compraram no exterior e pagaram as tarifas, acho que a unica solucao é o JEC, entrar com ação contra a HP. Nao custa nada e nao precisa de advogado (apesar de dizerem que é bom ter um).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal o meu note é um DV2025nr e está com o mesmo problema apresentado no DV6000 a diferença é que o vídeo está normal (NVidia Go 6150). Sou técnico em informática, só que para o lado de programas não entendo de eletrônica e também não sei se vale a pena confiar de levar o note em alguma casa de reparos para refazer esta solda. Moro em Brasília, não sei se tem alguém ai por perto :lol: mais se tiver me dê um alô!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, tenho um DV6110 e comigo aconteceu o mesmo problema da wireless (um belo dia eu ligo o note e ela não funcionava mais). Pesquisando pela net vi que esse é um problema já conhecido pela HP (http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?docname=c01319037&lc=pt&cc=br&dlc=pt&product=3432960〈=pt)

Bem, eu não tenho coragem de fazer isso que o pessoal fez de abrir o note por conta própria e tentar arrumar. O meu note foi comprado aqui no Brasil mesmo (no shoptime) então resolvi ligar para o 0800 da HP.

Fiquei muito satisfeito com o atendimento, o atendente foi bem tranquilo e não apresentou dificuldades em abrir o chamado para o conserto do meu note. A HP não trabalha mais com assitência técnica autorizada, só a assistência deles mesmos.

Eu liguei no dia 28/03, no dia 02/04 a transportadora já estava lá em casa para buscar o note e levar para São Paulo. Ontem, dia 15/04 meu note já estava de volta novinho em folha. :P

Segundo o relatório da assistência, a minha placa mãe foi trocada.

Bom pessoal, passei aqui só mesmo para deixar o meu relato e encorajar o pessoal que tem o produto comprado aqui no Brasil a enviar pra assistência da HP que o procedimento é bem tranquilo e sem custo algum. E detalhe, meu note já estava fora da garantia, e agora com esse conserto ela foi renovada para mais 12 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá meus caros,

tudo bem? Seguinte, tenho um DV6258se que apresenta o problema com o wireless semelhante ao que foi postado aqui. Minha dúvida é a seguinte:

Eu poderia ressoldar os chipsets SEM utilizar a solda BGA? Ou seja, usando uma outra solda qualquer mas que não apresente o problema do superaquecimento? Pois se for pra ressoldar com a BGA e ter a propabilidade do problema REaparecer não fica muito viável... :(

Já li a respeito da aquisição de cooler e sobre a "criação" de mais "furos" no meu laptop...Mas sinceramente, gostaria de deixar pra ser uma última alternativa....

valeu!

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal eu nao estou entendendo!! seguda-feira...quando liguei o note d manha o wireless voltou a funcionar!! hoje estava usando normalmente quando do nada ele apareceu novamente!! é normal??? nao tem nada a se fazer pra ele voltar a funcionar?? sem ser soldar novamente??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que resoldar mais a atualização de BIOS (que fazem o cooler girar mais rápido e fazer mais barulho) resolvam o seu problema.

Meu caro Carvalhoso,

Obrigado pela resposta... :)

Mas na verdade, sei que tenho que ressoldar...mas minha dúvida persiste...Posso utilizar putra solda que não seja a BGA? Penso em soldar com uma que não tenho o problema de superaquecimento.

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola caros colegas do Clude do Hardware...

Demorou para mim encontrar uma solução para o meu DV6353...

Pesquisei em vários fóruns sobre o problema do wireless parar de funcinar (luz do wireless sempre laranja)e nada...

até que instalei o EVEREST UTIMATE EDITION e percebi que o mesmo chipset que controla o VIDEO controla também os slots mimi-PCIe, daí tudo começou a se “encaixar”, pois tinha varias pessoas de diversos fóruns que comentava que o DV6000 parada do nada de dar vídeo também...

O motivo maior para o nosso bendito wireless parar de funcionar é porque os chipsets GO GEFORCE 6150 (maior problema) e o NFORCE 430 superaquecem !!! e ao manusearmos o note com chipsets à “FLOR DA PELE” danifica ou melhor, delata a solda destes chips (BGA).

Tem muita gente que fala que o problema esta no software e não no Hardware MAS não é verdade, pois se iniciarmos o WINDOWS em modo de segurança o nosso chipset de vídeo nem esquenta..!! e possivelmente volte a funcionar o wireless.

CHEGA DE CONVERSA.. VAMOS SOLUCIONAR!!!

No meu caso foi fácil, pois sou um programador e técnico em eletrônica.

o que eu precisei foi de:

UMA ESTAÇÃO DE AR QUENTE (Própria para soldar BGAs).

UM LIQUIDO PARA FACILITAR A SOLDA DE COMPONENTES BGAs (pode-se usar uma mistura de BREU e álcool isopropilico).

ÁLCOOL ISOPROPILICO (para limpeza da placa mãe).

Com tudo em mãos deve-se ressoldar os chipsets (BGAs) GO 6150 (perto processador) e o NFORCE 430 (perto do slot mini-PCIe), para isso devemos colocando o liquido (facilitador) embaixo deles e com a temperatura de aproximadamente (+ ou -) 350° C na estação de ar quente, vamos os aquecer por aproximadamente 1 minuto ou mais...

Depois de ressoldá-los, espere esfriar a placa naturalmente, lembre se que não se pode locomover a placa, deixar a placa mãe em um lugar fixo é o ideal para ressoldar os chips.

Após isto tem que fazer a limpeza na placa com o álcool isopropilico, pois o líquido de solda ainda fica na placa.

Por ultimo limpe o slot mimi-PCIe e os terminais da plaquinha BROADCOM (Wireless), para fazer esta limpeza pode-se usar também o álcool isopropilico.

Com estes procedimentos o Wireless e o Vídeo do seu note funcionarão corretamente!!!

Para que não ocorra mais este problema evite fazer o note esquentar muito, para isto use cooler externo em baixo dele, e sempre espere o note esfriar para guardá-lo e transportá-lo.

O link abaixo mostra como desmontar o seu DV6000!!!

http://www.youtube.com/watch?v=YIRiu6aPogE

OBS: NÂO ME RESPONSABILIZO POR DANOS CALSADOS...

Valeuu....:lol:^_^^_^... Fusilli ...

Caro Bobfu,

Percebi que possui bons conhecimentos em Eletrônica e seu post foi de uma ajuda tremenda!!! :)

Mas tenho uma dúvida que cheguei até a postar aqui...

Eu posso ressoldar estes chipsets mas sem utilizar a solda BGA? Pois, se for para soldar para que o problema retorne não compensa... :(

Já li a respeito da aquisição de cooler e até de possíveis "furos" em meu laptop, mas queria deixar como última alternativa...

o que acha? Posso ou não utilizar uma outra solda que não tenha esse problema de superaquecimento? ;)

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade BGA não é bem um tipo de solda... é um padrão onde os contatos ficam embaixo do chip.

Se quiser o que você pode fazer no caso do wireless é comprar uma outra placa mini-pci (ou PCI-Express, depende da que usa no notebook). Mas ainda assim aconselharia atualizar a BIOS para baixar a temperatura geral do notebook e não ter problemas com esta nova placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá meu caro Carvalhoso,

desculpe a ignorância....rsrsrs...após uma breve pesquisa no mestre google verifiquei que a minha pergunta realmente não procede....Na verdade não é a solda que é BGA mas sim o componente utilizado nos chipsets.

De qualquer forma, vou procurar saber se eu posso utilizar qualquer solda e qual a probabilidade de ocorrer o erro novamente....

No mais, obrigado! :)

[ ]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Pessoal.

Sou novo aqui no forum, acabei de me cadastrar. Sempre venho tirar minhas dúvidas.

Também estou com o problema (Wireless) no meu DV6115ca comprado no canada.

Vi que o bobfu resolveu o problema no note dele.

Bem, não sou técnico nem engenheiro mas mexo uma pouco com equipamentos eletrônicos.

Minha dúvida é: Tem a possibilidade de soldar o mini-pci da wireless sem abrir todo o notebook? Eu abri só a parte de baixo dele onde fica exatamente a placa wireless, removi e coloquei novamente. Voltou a funcionar mas depois que desliguei e liguei parou novamente.

Já atualizei a BIOS e a temperatura está entre 38º e 42º. O maior fico foi 50º, durante atualizações.

Acredito que não vou ter mais problemas (perda de audio e video) como andei lendo nos foruns.

Não acho que influencia mas meu Windows é o XP.

Obrigado pela atenção e um abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!