Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Metade da Lan parou de funcionar, Switch Dlink DES-3550


jhonyyy

Posts recomendados

Tenho uma lan e estou com um problema bem estranho...

sao 31 computadores conectados em um Switch Dlink DES-3550

Funcionava tudo perfeito, porém agora só metade da lan "acha" o cabo de rede...

quando deixo as duas pontas em auto aparece como cabo de rede desconectado, quando configuro a placa de rede pra 10/full aparece cabo de rede conectado e funciona normal.

Ou então coloco no proprio swtich para aquela porta trabalhar a 10m/full e tb funciona normal...

Alguem sabe o que pode ta causando isso? uma lan funcionando 10M é complicado :S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É acho que seu Switch ferrou mesmo, mas me fale, por que comprou D-link

D-link é excelente para pequenos escritorios, domesticos e tal, mas aguentam. Mas agora uma lan-house ja sobrecarrega ele, tente se for comprar comprar um melhor ;)

caso for o switch, alguma sugestao de marca a comprar ou nao comprar de jeito nenhum ? :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

3Com, Juniper, Enterasys são exemplos de switchs de ótima qualidade.

A maioria dos switchs com muitas portas possuem dois chips de controle, um para cada metade das portas. Se um dos seus não está conseguindo gerenciar a 100 Mbps, você pode estar com problemas de excesso de tráfego em uma das portas, eco, ou mesmo no chip de controle do switch. Experimente desconectar um a um cada cabo da metade ruim e veja se a desconexão de um resolve o problema. Do contrário, teste com outro switch.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3Com, Juniper, Enterasys são exemplos de switchs de ótima qualidade.

A maioria dos switchs com muitas portas possuem dois chips de controle, um para cada metade das portas. Se um dos seus não está conseguindo gerenciar a 100 Mbps, você pode estar com problemas de excesso de tráfego em uma das portas, eco, ou mesmo no chip de controle do switch. Experimente desconectar um a um cada cabo da metade ruim e veja se a desconexão de um resolve o problema. Do contrário, teste com outro switch.

Abraços!

Bom Fernando, acho q você tinha razão...

Coloquei no próprio switch 10M/full, beleza... funcionou tudo Ok.

Depois fiz o teste, e coloquei todos a 100M/full, uma quantidade de pcs nao reconheceu o cabo de rede...

Refiz esses mesmo 2 testes, e aconteceu a mesma coisa... exatamente os mesmos pcs nao reconheceram o cabo...

Testei as portas inicias do switch, também nao funcionaram... porém as portas 49 e 50 q sao giga, funcionaram. Então peguei um cabo de rede coloquei uma ponta na 49 e coloquei a outra ponta no uplink de um hub q tinha aqui, e encaxei os cabos dos pcs q tavam desconectados nesse hub e então ? Funciono tudo certo...

Pelo esses testes q fiz então... provavelmente ou aquelas portas estão quebradas, ou o chip de controle delas certo?

post-49951-13884946240064_thumb.jpg

post-49951-13884946240514_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depende, amigo. As portas que não funcionam à 100 Mbps são as de 1 à 15, certo? Então há grandes chances de ser o chip mesmo. Mas tente ligar os PCs nestas portas e ir tirando de um por um para ver se os 14 restantes se conectam. Uma só porta/máquina pode estar causando tudo isso.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende, amigo. As portas que não funcionam à 100 Mbps são as de 1 à 15, certo? Então há grandes chances de ser o chip mesmo. Mas tente ligar os PCs nestas portas e ir tirando de um por um para ver se os 14 restantes se conectam. Uma só porta/máquina pode estar causando tudo isso.

Abraços!

então Fernando, as portas q nao funcionam sao aquelas q estão em branco na screen (21,22,26,27,etc...).

Bom de qualquer forma hoje a noite vou tirar um cabo por vez para testar.

Desde ja agradeço a ajuda a todos. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente ontem de madrugada nao deu para testar... advinha o porque ? porque NAO DEU PROBLEMA NENHUM ! LOL

Tem umas coisas q nao tem explicaçao... liguei a lan inteira, tudo funcionando a 100M, desliguei tudo, liguei de novo e nada... tudo funcionando, botei todos os pcs a 10M e depois voltei eles a 100M e nada... tudo perfeito... ok fui embora...

Chego hj de manha me ligam porque tinha varios pcs com "cabo de rede desconectado" ...

Cheguei só botei eles a 10M e funcionaram tudo ok... agora porque q de noite nao me da problema justamente quando quero testa e de manha dah :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jhonyyy, dúvida...

Primeiro, quantas portas estão livres nesse switch e quantas portas você está ocupando, não só as máquinas, inclui aí também o modem ADLS, e se tiver cascateamento também...

Segundo, sabe informar se o switch é gerenciável?

Com relaçao ao acesso a internet... tenho um servidor, porém ja testei com o modem ligado diretamente ao switch, dai o problema era maior ainda porque dai era o modem q ficava "sem cabo de rede" por causa do switch, e nessa mesma hora eu ligava meu notebook no modem ( tem 4 portas fast-ethernet) e a internet funcionava perfeitamente nele...

e com relaçao ao switch sao 31 portas usadas ele é gerenciavel...

O cascateamento ta sendo feito agora... antes nao tava... em um post em cima expliquei q quando coloquei os cabos q tavam "desconectados" nesse outro switch funciono certinhu, então pra minimiza meu problema e tenta deixa a lan funcionando a 100M, to usando todas as portas (16) desse switch...

E com esse mesmo teste q fiz em cima... conclui-se 2 coisas acho... ou uma porta ta quebrada e ta me zuando tudo... ou meu switch fico loco

se ele fico loco, quais as opções q tenho? reseta ele para os padroes de fabrica? Atualiza o firmware? ja vi q tem disponivel atualizaçao no site da d-link ... + alguma opção pra solução ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!