Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Codecs para Alta Definição


Posts recomendados

É o seguinte minha intenção é baixar filmes em 720p, 1080p ou m-HD para fazer novos arquivos em cima desses com codec xvid para ter um video com qualidade um pouco a cima de um DVDRip que é encontrado na internet e deixar com no máximo 1900MB para colocar no pendrive e ver no DVD player e em relação ao container eu tenho o programa mkvmerge GUI que dá para ver o que está dentro do .mkv e geralmente não vem em xvid os filmes que eu baixo nas resoluçôes que citei e outra coisa como funciona esse esquema do dvd rodar divx em hd e esse tal de rescaling e usar um conversor em duas passadas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o seguinte minha intenção é baixar filmes em 720p, 1080p ou m-HD para fazer novos arquivos em cima desses com codec xvid para ter um video com qualidade um pouco a cima de um DVDRip que é encontrado na internet e deixar com no máximo 1900MB para colocar no pendrive e ver no DVD player e em relação ao container eu tenho o programa mkvmerge GUI que dá para ver o que está dentro do .mkv e geralmente não vem em xvid os filmes que eu baixo nas resoluçôes que citei e outra coisa como funciona esse esquema do dvd rodar divx em hd e esse tal de rescaling e usar um conversor em duas passadas ?

O rescaling não é nada além do player adequar a imagem a seu televisor, como faz com DVDs comuns (que também têm resolução superior à resolução das TVs convencionais). Se o player rodar divx e xvid em HD, ele fará rescaling automaticamente. Mas pra evitar surpresas e perda de tempo, sugiro que diminua a resolução mesmo, pra algo como 640x480 (é um valor adequado). Quanto às duas passadas, configure o encoder pra fazer a codificação em duas etapas. Na primeira (1st pass) ele analisa o vídeo, na segunda (2nd pass ou nth pass, dependendo do software) ele faz o encode baseando-se na análise, gerando um vídeo de melhor qualidade e economizando no bitrate. Tente um software como o AVIDemux, que é muito competente. Ele possui um filtro chamado hqd3d que serve pra diminuir os blocos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então quer dizer que baixando um filme 720p ou 1080p ou m-HD etc. em matroska e converter ele para XVID em duas passadas com tamanho maximo de 1900MB e diminuindo a resolução para 720x480 ou 640x480 ele vai ficar com uma qualidade superior ao DVDRip se claro o matroska que eu baixar tiver qualidade boa e outra coisa você teria como me explicar ou me indicar algum tutorial pro AVIdemux porque não sei mexer em direito no programa e outra coisa em relação na hora de configurar o encoder do XVID eu tenho que colocar lá em encoding Type 2nd pass certo ? o resto como fica ? poderia me explicar assim meio que por cima ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então quer dizer que baixando um filme 720p ou 1080p ou m-HD etc. em matroska e converter ele para XVID em duas passadas com tamanho maximo de 1900MB e diminuindo a resolução para 720x480 ou 640x480 ele vai ficar com uma qualidade superior ao DVDRip

DVDRip não é codec, é apenas uma nomenclatura informando que o vídeo encodado é originário de DVD (720x480, no máx. 8 - 10 Mbps), podendo usar qualquer codec: dvix, xvid, wmv, h264, mov e outros. O que você ver mais é o dvix e xvid. Não há muita diferença entre dvix e xvid em termos de qualidade, lógico que conhecendo bem o xvid você pode tirar o máximo proveito, mas o dvix é muito bom para players e não fica travando o video. Recomendo usar o dvix para o seu player.

Outro fator importante, qualidade não se define com tamanho, apesar que tenha relação, mas não é o principal quando se quer qualidade, o bitrate que define a qualidade. Veja no manual do seu player o bitrate máximo que ele aceita. Isso que determinará a sua qualidade.

outra coisa você teria como me explicar ou me indicar algum tutorial pro AVIdemux porque não sei mexer em direito no programa e outra coisa em relação na hora de configurar o encoder do XVID eu tenho que colocar lá em encoding Type 2nd pass certo ? o resto como fica ? poderia me explicar assim meio que por cima ?

O San-R já te deu mostrou alguns caminhos, cabe a você trilhar. Pesquise no google e no próprio fórum sobre tutorais avidemux e outros. Acho que já foi explicado meio que por cima, use a ferramenta de pesquisar no fórum que você vai encontrar todas as suas respostas.

Boa Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma outra pergunta que eu gostaria de fazer, em duas passadas eu consigo converter x264 ou H264 (Não sei a diferença) para Xvid sem muitas perdas ?

X264 é a versão opensource da biblioteca usada pra gerar vídeos em H.264 AVC. Quanto à sua pergunta, muito difícil converter AVC pra Xvid sem ocorrer perdas visíveis. Dá pra minimizá-las mas o trabalho é árduo. É necessário usar um bitrate bem maior que o normal, usar alguns filtros e várias passadas. Poderia pesquisar um pouco sobre o AVISynth e o MeGui pra essa tarefa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal eu vou comprar alguns blu-ray e queria encoda-los para guardar em arquivos no PC para nao precisar ficar usando a midia o tempo todo para assistir

Como a VGA do meu PC já esta ligada na minha TV de plasma eu queria assistir esses videos direto do PC sempre precisar do disco, ou seja, eu queria colocar o blu-ray no gravador/leitor de blu-ray no PC e encodar o disco para .MKV ou outro codec qualquer contanto que fique em 1080p nativos com som nativo também e q eu nao perca qualidade nenhuma (nao importa o tamanho que o arquivo fique)

Isso é possivel??

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...

Olá, após ler este tópico, achei ele muito interessante, então vai a minha dúvida, tenho dvd player que veio com minha tv lcd sony bravia 40 polegadas full hd, o dvd aceita resolução de 1080p, queria saber qual o melhor programa e com melhor resultado para gravar os seguintes formatos de videos, 1080p,720p.BluRay.DUAL.x264-3LT0N mkv, também em 1080p, não tenho nenhuma experiência, vou usar o pc da assinatura e meu notebook(acer aspire 3100, 1.5 de ram, 128 de video(compartilhado), semprom 3500+, desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, após ler este tópico, achei ele muito interessante, então vai a minha dúvida, tenho dvd player que veio com minha tv lcd sony bravia 40 polegadas full hd, o dvd aceita resolução de 1080p, queria saber qual o melhor programa e com melhor resultado para gravar os seguintes formatos de videos, 1080p,720p.BluRay.DUAL.x264-3LT0N mkv, também em 1080p, não tenho nenhuma experiência, vou usar o pc da assinatura e meu notebook(acer aspire 3100, 1.5 de ram, 128 de video(compartilhado), semprom 3500+, desde já agradeço.

Pode tentar usar o conversor SUPER. No entanto, dê uma olhada no manual de seu aparelho pra ver que tipo de vídeo ele suporta, pra poder configurar o SUPER de maneira correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Oi.. tenho uma dúvida.. Estou com vídeos para baixar em formato AVC... como não entendo nadica de nada, gostaria de saber se consigo assistir nomalmente em meu pc sem ter que instalar codec especial, tenho o k-lite mega codec... Outra dúvida.. porque tenho videos em formato AVI e quando vou assistir recebo a mensagem que o media player não roda??? Tem algum outro que resolva esse problema? Já tentei o Real Player e nada...

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi.. tenho uma dúvida.. Estou com vídeos para baixar em formato AVC... como não entendo nadica de nada, gostaria de saber se consigo assistir nomalmente em meu pc sem ter que instalar codec especial, tenho o k-lite mega codec... Outra dúvida.. porque tenho videos em formato AVI e quando vou assistir recebo a mensagem que o media player não roda??? Tem algum outro que resolva esse problema? Já tentei o Real Player e nada...

Obrigada

Tendo o K-Lite instalado, normalmente se consegue assistir aos vídeos em AVC sem problemas. Quanto aos vídeos AVI, pode ser incompatibilidade entre a configuração de seu PC e a resolução do vídeo. Vídeos em HD (sejam eles em AVI, AVC, MPEG, MKV, etc) precisam de PCs mais parrudos. Tente instalar o programa SMPlayer e veja se ele roda os vídeos. Ele não precisa de codecs extras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, eu já tenho uma certa experiência com encode de vídeos. Não tenho dificuldade em fazer conversões de vídeos de alta definição, baixa definição, entendo bem disso até. Mas estou com problemas pra fazer isso adicionando legendas! Eu estou com dificuldade [especificamente] para adicionar legendas .ASS [outros formatos eu consigo] em um vídeo Full HD 1920x1080p sem perder qualidade, sincronia da legenda ou ficar com um arquivo gigantesco. Eu estou tentando com o MediaCoder e o Megui, mas estou tendo mais problemas do que imaginava. Usei um script .avs [de AviSynth eu ainda sou leigo] dessa forma como me indicaram:

DirectShowSource("D:\Legendas\Ghost Hound 01.mp4")

LoadPlugin("C:\Arquivos de programas\Aegisub\csri\VSFilter.dll")

TextSub("D:\Legendas\Ghost Hound 01.ass")

Abri esse script tanto no MediaCoder e Megui e deu erro em ambos, tentei fazer o serviço em ambos os programas sem usar script .avs mas não consegui também. O arquivo original tem 715MB e consegui apenas convertê-lo com o Megui perdendo qualidade [mesmo usando o codec x.264], legenda atrasada e o vídeo ficou com 204mb [coloquei um bitrate de 4000] usando o script que mencionei.

O conteiner do vídeo é .mp4 e o codec é x.264, o vídeo original tem qualidade altíssima e nenhuma distorção visível de qualidade.

Pra mim, a melhor forma [que pretendo conseguir] seria adicionar a legenda com perfeição mesmo gerando um arquivo grande [mais de 1gb, ou até 2gb]. E depois reencodar novamente com um bom codec, sem perder tanta qualidade [o ideal pra mim, seria que o arquivo mantesse sua qualidade, com a legenda, com no máximo 800MB, no fim de tudo].

Espero que eu tenha errado em algo simples e que possam me ajudar [e me corrigir].

Alguma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola

estou tentando converter um dvd, .vob para mkv, usando o megui

parece que consegui, porém, ele faz vob por vob; não fica unido em um unico arquivo.

como posso fazer em unico arquivo???

grato

:)

Tem três jeitos:

1 - copie o tal DVD pro HD usando o DVDDecrypter, no modo IFO (selecionando smente o filme que quer converter) e marcando a opção pra não dividir o arquivo (Split File None). No fim você terá um VOB único, com todo o filme e poderá converter da maneira que quiser.

2 - Pegue os VOB e una-os num programa que possua smart encode, tipo o Womble MPEG Wiizard. É só colocar os VOBs na timeline e mandar salvar. O programa vai só uní-los, sem perda de qualidade. Depois é só converter usando o método de costume.

3 - O jeito difícil. Use o programa DGIndex pra indexar os VOBs. É só abrir o programa, abrir todos os VOBs nele e salvar o projeto. O áudio será automaticamente demuxado, num único arquivo. Tendo o arquivo d2v (índice do DGIndex), crie um script avs usando a opção MPEG2Source (ao invés do DirectShowSource), apontando pro arquivo d2v. utilize esse script pra fazer o encode normalmente. Vale lembrar: pro MPEG2Source funcionar, baixe o DGIndex (www.videohelp.com) e descompacte seu conteúdo na pasta de plugins do AVISynth. Se precisar carregue o módulo DGDecode.dll com o comando LoadPlugin, no script avs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu já tenho uma certa experiência com encode de vídeos. Não tenho dificuldade em fazer conversões de vídeos de alta definição, baixa definição, entendo bem disso até. Mas estou com problemas pra fazer isso adicionando legendas! Eu estou com dificuldade [especificamente] para adicionar legendas .ASS [outros formatos eu consigo] em um vídeo Full HD 1920x1080p sem perder qualidade, sincronia da legenda ou ficar com um arquivo gigantesco. Eu estou tentando com o MediaCoder e o Megui, mas estou tendo mais problemas do que imaginava. Usei um script .avs [de AviSynth eu ainda sou leigo] dessa forma como me indicaram:

DirectShowSource("D:\Legendas\Ghost Hound 01.mp4")

LoadPlugin("C:\Arquivos de programas\Aegisub\csri\VSFilter.dll")

TextSub("D:\Legendas\Ghost Hound 01.ass")

Abri esse script tanto no MediaCoder e Megui e deu erro em ambos, tentei fazer o serviço em ambos os programas sem usar script .avs mas não consegui também. O arquivo original tem 715MB e consegui apenas convertê-lo com o Megui perdendo qualidade [mesmo usando o codec x.264], legenda atrasada e o vídeo ficou com 204mb [coloquei um bitrate de 4000] usando o script que mencionei.

O conteiner do vídeo é .mp4 e o codec é x.264, o vídeo original tem qualidade altíssima e nenhuma distorção visível de qualidade.

Pra mim, a melhor forma [que pretendo conseguir] seria adicionar a legenda com perfeição mesmo gerando um arquivo grande [mais de 1gb, ou até 2gb]. E depois reencodar novamente com um bom codec, sem perder tanta qualidade [o ideal pra mim, seria que o arquivo mantesse sua qualidade, com a legenda, com no máximo 800MB, no fim de tudo].

Espero que eu tenha errado em algo simples e que possam me ajudar [e me corrigir].

Alguma luz?

Já usei arquivos ass aqui e nunca tive problemas (só da cor, mas foi só editar o arquivo manualmente pra corrigir). Acho que o problema envolvendo tamanho de arquivo e falta de qualidade seja alguma configuração dos encoders. Pra tirar a dúvida, poderia tentar usar legendas ssa, só pra desencargo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem três jeitos:

1 - copie o tal DVD pro HD usando o DVDDecrypter, no modo IFO (selecionando smente o filme que quer converter) e marcando a opção pra não dividir o arquivo (Split File None). No fim você terá um VOB único, com todo o filme e poderá converter da maneira que quiser.

2 - Pegue os VOB e una-os num programa que possua smart encode, tipo o Womble MPEG Wiizard. É só colocar os VOBs na timeline e mandar salvar. O programa vai só uní-los, sem perda de qualidade. Depois é só converter usando o método de costume.

3 - O jeito difícil. Use o programa DGIndex pra indexar os VOBs. É só abrir o programa, abrir todos os VOBs nele e salvar o projeto. O áudio será automaticamente demuxado, num único arquivo. Tendo o arquivo d2v (índice do DGIndex), crie um script avs usando a opção MPEG2Source (ao invés do DirectShowSource), apontando pro arquivo d2v. utilize esse script pra fazer o encode normalmente. Vale lembrar: pro MPEG2Source funcionar, baixe o DGIndex (www.videohelp.com) e descompacte seu conteúdo na pasta de plugins do AVISynth. Se precisar carregue o módulo DGDecode.dll com o comando LoadPlugin, no script avs.

ola

tentei o passo 1, e nao consegui. não aparece no Decry, IFO (Split File None) !!

porque será ??

tentei passo 3, e parece que consegui, porém ficou sem audio, parece q extraiu em arquivo separado, todos audios, e usei mkvmerge para juntá-los, porém ficou fora sincronia. e tamanho ficou gde. 1.5 gb.

no megui tem como configurar pra ficar tamanho que queremos??

grato

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

thevic2007, quanto ao Decrypter, você tem que ir em Mode>IFO e Depois em Tools>Settings e na aba IFO Mode, escolher File Splitting "None". Aí é só copiar o filme para o HD com o programa.

Quanto ao método 3, é necessário você indicar no script avs o framerate do vídeo. Usando o parâmetro DirectShowSource, a opção de framerate já aparece. Usando MPEG2Source, é necessário usar outro parâmetro pra indicar o framerate. O parâmetro seria AssumeFPS, como no exemplo "AssumeFPS (29.970)". Desculpe minha falha. Esperoi que resolva o problema de sincronia.

Quanto ao MeGUI e tamanho de arquivo, acho que não dá. Vai ter que usar uma calculadora de bitrate. procure aqui www.videohelp.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Uma pequena dúvida.

Tenho uma placa de captura. Quando capturo o vídeo pelo KMplayer, usando o x264vfw, o resultado é um vídeo corrido e dessincronizado com o áudio. Qual configuração no x264vfw deve estar causando este problema?

Obrigado.

O codec x264 é muito eficiente, mas igualmente pesado pra ser usado em tempo real. Sugiro que capture com um codec lossless tipo o DV, HuffYUV ou até mesmo MJPEG e depois faça a conversão para H.264 usando o VirtualDub por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Caro San-R, estou baixando alguns filmes em 1080 utilizando o Pirete buy, para rodá-los em minha tv de led serie7 da samsung com um hd externo. Entretanto nao consigo rodálos direto pois são em aruivo WMV ou 2 mts ( acho que é isso...). Gostaria de poder assisti-los em alta definição direto na tv, voce saberia me orintar o que devo fazer! Não sei quase nada sobre conversores e afins!!

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

barrica, existe um software chamado MultiAVCHD que tem por finalidade criar, à partir de vídeos em alta definição, discos ou arquivos compatíveis com vários equipamentos, como TVs, BD Players, PS3, Players de Mídia HD, entre outros. Veja quais são as especificações exatas dos vídeos que sua TV roda e veja se esse software consegue criar um arquivo compatível. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

barrica, existe um software chamado MultiAVCHD que tem por finalidade criar, à partir de vídeos em alta definição, discos ou arquivos compatíveis com vários equipamentos, como TVs, BD Players, PS3, Players de Mídia HD, entre outros. Veja quais são as especificações exatas dos vídeos que sua TV roda e veja se esse software consegue criar um arquivo compatível. Boa sorte!

Bom dia San-R, esse meu estatus de super iniciante me atralha bastante!Rsrs. Eu baixei um softwer gratuido com o programa que voce recomendou. Na realidade ainda não consegui fazer a conversão. Preciso de algum lugar para pbter instruções basicas sobre concersores e extensões. Procurei na net mais ainda não encontrei. Continuarei tentando!! Grande abraço e boa semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

pessoal, nao sei se aqui é o lugar certo, mas estou tendo dificuldades com alguns videos no formato mkv, o problema é com lag, eles estão travando muito, e olha q eu tenho um computador nada modesco como vocês podem ver, nao consigo entender, geralmente o problema é com videos com resolução 1080, se alguem puder me ajudar!!!

ja formatei o pc 3x e nada, instalei varios outros codecs e ainda continua travando, reparei q o processador fica em 100% quando rodando esses videos!!!

Será q pode ser defeito no proprio video? porque na verdade foram 2 ou 3 videos q apresentaram isso :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!